Páginas

domingo, 31 de maio de 2020

Federação Internacional de Basquete lança diretrizes para retomada de competições nacionais

Brasil na Copa América de Basquete — Foto: FIBA

A Fiba (Federação Internacional de Basquete) anunciou nesta terça-feira uma série de diretrizes para que a modalidade possa ser retomada de eventos nacionais em meio à pandemia do novo coronavírus. A entidade, que é baseada na Suíça, criou uma ferramenta em parceria com a Organização Mundial de Saúde para orientar decisões para a volta à prática em países.

A comissão médica da Fiba foi a encarregada de escrever o documento em conjunto com um comitê médico especialmente criado para o enfrentamento à Covid-19. O estudo foi remetido às federações nacionais, mas não sugeriu data para que haja reinício de torneios.

- Esta lista de diretrizes será benéfica para a comunidade do basquete no que diz respeito à retomada. Todos nós sentimos falta do nosso esporte sendo disputado de maneira segura e conforme a situação que envolve a Covid-19 evolui, a Fiba permanece comprometida em dar orientações para um ambiente seguro - afirmou o secretário-geral da entidade, Andreas Zagklis.

As competições de basquete estão interrompidas, em quase todos os lugares do mundo, desde a metade de março - a NBA, por exemplo, paralisou sua temporada em 11 de março.

As diretrizes informam que as federações devem, antes de retomar seus campeonatos, criar comitês dedicados para avaliar as atualizações de cenários da Covid-19 no mundo; atuar em consonância com órgãos de governo para definir procedimentos; dar orientações educativas para jogadores e treinadores sobre prevenção ao coronavírus; limitar acessos a locais de treinamento e competições; e incentivar o distanciamento social, mesmo com a retomada.

O documento também pede que haja estritas medidas médicas: por exemplo, testagem para todos os envolvidos, assim como tratamento garantido a todos. Viagens também precisam ter planejamento especial, com preparação e sanitização dos meios de transporte, sejam aviões ou automóveis.

Caso haja acesso de espectadores aos jogos, a Fiba preconiza que seja permitido um número mínimo, com respeito ao distanciamento e cuidados a pessoas do grupo de risco.

Por Globo Esporte São Paulo Foto: FIBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário