Páginas

sábado, 29 de outubro de 2016

Gustavo Borges realiza atividade em Natal para incentivar natação infantil

Gustavo Borges ex-nadador em Natal (Foto: Luiz Henrique/GloboEsporte.com)

Detentor de quatro medalhas olímpicas, sendo duas de prata e duas de bronze, ex-nadador Gustavo Borges largou as piscinas em 2004, mas não abandonou o esporte. Com um projeto de inclusão esportiva que desenvolve há 11 anos, viaja pelo Brasil proferindo palestras e incentivando a prática da natação enquanto elemento educativo. Em Natal nesta quarta-feira, o ex-nadador participou de atividades educativas com alunos da educação infantil de um colégio na capital potiguar.

Na atividade, o nadador realizou o "Desafio Tubarão" para demonstrar para as crianças a força do esporte. Dessa forma, busca despertar a vontade de praticar natação desde a infância e, assim, trabalhar a formação cidadã, ressaltando os valores da sala de aula para as piscinas.

- O nosso objetivo é fazer um trabalho estruturado dentro da educação aquática. Nossa preocupação era muito grande quanto ao desenvolvimento dos alunos. Para isso, analisamos os alunos para ver o desenvolvimento que eles têm. Quando você traz a sala de aula para dentro da piscina, você trata com carinho uma disciplina que merece todo respeito, porque os valores inseridos são os mesmos que estão dentro da sala de aula e dentro de casa. Então, valores como confiança, comprometimento e disciplina estão inseridos na aula de natação - contou o ex-nadador ao GloboEsporte.com.

Praticante de natação desde os cinco anos de idade, Gustavo Borges relembrou o caminho trilhado até se tornar um atleta de alto rendimento. Criado na cidade de Ituverava, no interior de São Paulo, Gustavo passou por diversos esportes, como vôlei e basquete, e acabou optando pela piscina. Segundo ele, a transição de sua iniciação na natação para se tornar atleta de alto rendimento foi natural, mas não é comum que seja assim. Muitos atletas desistem no meio do caminho por falta de incentivo familiar ou infraestrutura nas cidades natais.

- O grande responsável pela transição de um aluno, ou nadador, que esteja nas categorias de base (mirim, infantil, juvenil, júnior e adulto), ou na sua formação, para o competitivo são os pais. Se os pais não estiverem envolvidos, a coisa não acontece. Tem muito jovem que faz, que quer fazer e os pais apoiam, mas a grande maioria escolhe o lazer no fim de semana. É muito mais interessante para a família utilizar o fim de semana para o lazer do que ficar das 7h às 22h em uma competição em cidades afastadas, com infraestruturas ruins. O sacrifício que o atleta precisa ter para se superar e chegar a algum lugar, o pai precisa ter para ir junto. Isso é difícil - completou o nadador.

Por GE RN Foto: Luiz Henrique

Por título inédito, Globo FC mantém base e reabilita atacante para estadual

RN - Luizão, atacante do Globo FC (Foto: Rhuan Carlos/Divulgação)

Com perfil de clube formador de jogadores desde a fundação, o Globo FC planeja um bom investimento para o Campeonato Potiguar 2017 e deve colocar mais atletas das categorias da base na equipe profissional. O jovem grupo tem alguns destaques como o goleiro Rafael, os volantes Leomir e o atacante Romarinho, que foram emprestados ao América-RN para a Série C deste ano e retornam para o clube de Ceará-Mirim. Para o próximo ano, a aposta da diretoria e do técnico Luizinho Lopes é no centroavante Luizão. O jogador de 28 anos chegou ao Tricolor no início deste ano, mas sofreu uma grave fratura na perna direita e, praticamente, perdeu a temporada. Recuperado, o jogador deve ser o camisa 9 e uma das esperanças da busca pelo título estadual.

Ao GloboEsporte.com, o presidente Marconi Barretto ressalta o bom trabalho do clube de Ceará-Mirim e espera que a Águia conquiste seu primeiro troféu de campeão potiguar. Desde 2014 na elite do futebol potiguar, após assegurar a vaga com a conquista da segunda divisão um ano antes, o Globo FC tem no currículo um vice-campeonato estadual.

- Nós estamos em fase de recuperação de um jogador,que contratamos em janeiro deste ano, e que sofreu uma fratura séria na perna direita no primeiro mês de clube. Ele ainda não havia sequer assinado com o clube, mas o fizemos para garantir a integridade dele. Ele está bem, chegou a jogar no fim da nossa participação na Série D deste ano e vamos apostar nele, por ser um centroavante. Temos ainda os quatro jogadores que emprestamos ao América-RN e a nossa base enriquecida com jovens promessas. Nós temos um time muito bem formado e espero que ele consiga dar liga e tenha sucesso no campeonato - contou Marconi Barretto.

Quanto ao restante do grupo, o presidente do Globo FC revelou que o volante Pablo Oliveira e o atacante Romarinho despertam interesse de clubes nacionais e internacionais após a participação na terceira divisão nacional. A dupla está confirmada pelo dirigente para o estadual de 2017, mas existe a chance de negociação após a competição.

- Desses jogadores, Pablo e Romarinho despertaram a atenção de vários clubes. Vou ficar com eles para esse campeonato, pelo menos. Depois, são assuntos a se negociar. Dessa competição, eu espero que seja a nossa vez e que possamos comemorar o título - planejou o dirigente.

Garantido na Copa do Brasil e na Série D de 2017, o Globo FC almeja a conquista de um dos turnos para assegurar o calendário de 2018. Quanto ao regulamento do estadual do próximo ano, Barretto discorda da fórmula adotada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol, que vai mandar os dois jogos das decisões e utilizar a Arena das Dunas como local dos confrontos. Segundo o presidente do Globo FC, por ter um estádio próprio, o clube de Ceará-Mirim pleitea mandar uma decisão ao lado da sua torcida, caso chegue à decisão.

- Eu gostaria que as finais do turnos, acontecendo que o Globo FC seja um deles, que tivéssemos a oportunidade de fazer a final em Ceará-Mirim e a outra, consequentemente, na Arena das Dunas. Infelizmente, não será possível, porque fomos voto vencido. Isso não significa que foi ruim para o Globo FC, porque eu tenho certeza que a renda com os dois sendo na Arena, dividindo ao meio, serão bem melhores do que qualquer outro jogo do estadual. Esperamos não estar somente em uma final de turno, mas na final da competição - completou.

Por Jocaff Sousa Foto: Rhuan Carlos

Assu fecha parceria com grupo da Colômbia e anuncia técnico para 2017

RN - Assu - técnico José Cortina - presidente Leônidas Neto (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

O Assu anunciou nesta quarta-feira 27, logo após a reunião do conselho técnico para o Campeonato Potiguar, uma parceira com um grupo de empresários da Colômbia e acertou a contratação do técnico José Cortina (a esquerda) para comandar o Camaleão no próximo ano. O treinador trabalhou no Visão Celeste durante a segunda divisão do estadual deste ano e tem a missão de levar o clube da região do Vale do Açu ao bicampeonato potiguar. O único título foi em 2009, em decisão contra o Potyguar de Currais Novos. Em 2015, o clube conquistou o título da Segundona do RN.

O presidente Leônidas Neto planeja uma equipe qualificada e com nomes experientes. Por conta da parceria, jovens atletas colombianos serão levados para o clube e, após uma avaliação técnica, poderão integrar o elenco para a disputa do estadual. Conforme o art. 24 do capítulo IV do Regulamento Geral das Competições da FNF, "não haverá limitação para o registro e inscrição de atletas estrangeiros pelos clubes nas competições, mas, em cada partida, apenas três poderão ser incluídos na súmula entre titulares e reservas".

- Com a situação da antecipação do campeonato para o dia 15 de janeiro, a gente vai rever o planejamento da pré-temporada, porque a gente tinha organizado para começar os trabalhos no dia 12 de dezembro. Isso não vai ser mais possível e vamos antecipar, possivelmente para o fim de novembro. Estamos com uma parceria com um grupo colombiano, que vai nos ajudar para o estadual de 2017 e montar uma equipe competitiva para ter condições de brigar e disputar o campeonato. O nosso treinador será o colombiano José Cortina, que faz parte dessa parceria e queremos trabalhar com um grupo em torno de 25 a 30 jogadores. Entre eles, alguns jogadores colombianos que vieram ao Rio Grande do Norte para jogar na segunda divisão, mas não conseguiram porque não foram regularizados. Diante disso, estamos providenciando todos os documentos para agilizar esse processo - contou Leônidas.

O mando de campo do Assu será no Estádio Edgarzão. O local possui capacidade para 4.200 espectadores e está com os laudos técnicos do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar com a validade até o fim deste ano. 

- Nós temos os laudos do Edgarzão com validade até o fim deste ano, mas já iniciamos a busca pela regularização do estádio. O estádio está bem conservado e vamos utilizá-lo para treinos e jogos - completou.

Renda com jogos em Natal
Apesar de possuir uma "casa" para jogar, o Assu votou favorável pela escolha da Arena das Dunas como sede dos jogos das finais do primeiro e segundo turnos do Campeonato Potiguar. Leônidas Neto considera que, por conta da maior capacidade de público, a projeção da renda para o Camaleão pode aliviar as finanças do clube.

- Eu entendo que é boa para o clube e essa logística de vir jogar em Natal, de poder fazer uma final de turno na Arena das Dunas, um estádio de Copa do Mundo e que dará uma visibilidade para o nosso clube, para os nossos parceiros, para os nossos jogadores, para a nossa cidade, a qual o time representa, é muito boa. Isso tudo é muito positivo para o nosso clube, por isso que eu votei favorável para que a final de cada turno seja na Arena das Dunas. O lado financeiro pesa bastante para os clubes de menor expressão e, se o Assu chegar a uma final de turno, a renda da partida pode dar um fôlego para os nossos cofres - ressaltou o presidente do Assu.

Texto e Foto por Jocaff SouzaNatal

Lançamento do Plano Comercial do Campeonato Potiguar 2017 é confirmado para próxima sexta-feira

Lançamento do Plano Comercial do Campeonato Potiguar 2017 é confirmado para próxima sexta-feira

Na próxima sexta-feira (4), às 16h, na Arena das Dunas, a Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) fará o lançamento do Plano Comercial do Campeonato Potiguar 2017. Serão apresentadas as cotas de patrocínio para o mercado publicitário, onde as empresas poderão escolher suas cotas para a competição do próximo ano.

Segundo José Vanildo, presidente da FNF, a expectativa é que cada vez mais empresas se interessem em patrocinar o Estadual 2017. “A expectativa é a melhor possível, porque em 2016 o campeonato cresceu 25% em receitas e patrocínios e teve um aumento de 59% em seu público pagante. Então a tendência é que as coisas evoluam no próximo ano”, disse José Vanildo.

O plano de marketing do Campeonato de 2017 foi elaborado pela 10 Sports, agência contratada pela Federação Norte-Riograndense de Futebol desde 2011.

Além do Plano Comercial, a FNF apresentará também a novas marca e bandeira da instituição, bem como fará a entrega de dez toneladas de alimentos não perecíveis, que foram arrecadados no treino da Seleção Brasileira para o confronto contra a Bolívia, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Os donativos serão destinados para Casa do Bem, Lar da Vovozinha, Armazém da Caridade, Instituto Juvino Barreto e Hospital Varela Santiago.

Sobre a Musa do Campeonato Estadual, premiação de destaque no contexto do torneio, a indicação será feita por cada clube, que poderá indicar sua representante até o dia 16 de dezembro deste ano. Em 2017 não poderão participar candidatas que já concorreram ao título de musa em edições anteriores.

O Campeonato Potiguar 2017 terá início no dia 15 de janeiro, com a participação de oito clubes: ABC, América, Globo F.C., Alecrim, Baraúnas, Santa Cruz, Potiguar de Mossoró e ASSU. A disputa será em dois turnos da competição.

Em 2016, Arena das Dunas, FETRONOR, Siker, Uniodonto, Penalty, Pitu, Esporte Interativo, Toyota, Toyolex, Potigás e Detran-RN patrocinaram o Campeonato. As empresas que têm interesse em participar do Campeonato Potiguar 2017, podem enviar e-mail para mkt@10sports.com.br.

Fonte Portal No Ar

Brasileirão Série A: Atlético-MG e Flamengo duelam no Mineirão


A cada dia que passa, o Brasileirão 2016 fica mais próximo de uma definição. E se há uma rodada essencial para a briga pelo título, é a 33ª, que começou na última quinta-feira e tem sete jogos neste sábado (29). Às 16h30, em Belo Horizonte, o Atlético-MG (3º) recebe o Flamengo (2º), em um confronto direto que pode até mesmo distanciar as duas equipes da luta pelo título. Em caso de empate, Fla e Galo podem ver o Palmeiras abrir 8 e 10 pontos de vantagem, respectivamente, faltando apenas cinco rodadas por jogar.

A seis pontos do líder Palmeiras, o Flamengo tenta encostar nos paulistas enquanto há tempo. Conta a favor do Fla o desempenho do clube contra equipes mineiras nesse ano. No Brasileirão, foram quatro partidas e quatro vitórias contra adversários de Minas Gerais. Mas dessa vez, o desafio será ainda maior.

Isso porque o Atlético-MG tem feito história dentro de casa. Na última rodada, diante do Figueirense, o Galo alcançou a 12ª vitória consecutiva dentro de casa pelo Brasileirão, um recorde na era dos pontos corridos. A única equipe que conseguiu repetir o feito desde 2003 foi o Santos, no ano passado.

Artilheiro do campeonato com 12 gols, Fred falou sobre a força da torcida dentro de Belo Horizonte e a sua importância para o desempenho do Galo:

– Jogando em casa, empolgados, vamos fazer de tudo para conseguir mais uma vitória. Estamos bem confiantes para transformar toda essa responsabilidade em coisas boas dentro de campo para deixar nosso torcedor feliz – afirmou o atacante.

Responsável por marcar, entre outros jogadores, o próprio Fred, o zagueiro Rafael Vaz, do Flamengo, foi sucinto ao falar sobre as dificuldades do Fla em jogar contra o Galo fora de casa. A última vitória do Flamengo contra o Atlético em Belo Horizonte, pelo Brasileirão, foi em 2009, quando o clube venceu por 3 a 1.
– Jogar em Belo Horizonte é muito complicado, temos consciência disso, mas vamos em busca desses três pontos - declarou o defensor flamenguista.


Além de Atlético-MG x Flamengo, outros seis jogos agitam o sábado (29) de Brasileirão. Confira quais são:
16h30 - Atlético-PR (7º) x Cruzeiro-MG (13º) - Arena da Baixada, Curitiba
16h30 - Corinthians-SP (6º) x Chapecoense-SC (12º) - Arena Corinthians, São Paulo
18h30 - Botafogo-RJ (5º) x Coritiba-PR (14º) - Luso-Brasileiro, Rio de Janeiro
18h30 - Internacional-RS (15º) x Santa Cruz-PE (20º) - Beira Rio, Porto Alegre
19h30 - Santos-SP (4º) x Palmeiras-SP (1º) - Vila Belmiro, Santos (SP)
19h30 - Figueirense-SC (18º) x Grêmio-RS (8º) - Orlando Scarpelli, Florianópolis

Fonte Site da CBF Foto Bruno Cantini/Atlético-MG

Brasileirão Série A: Na Vila, Santos tem jogo decisivo com o Palmeiras


Na noite deste sábado (29), Santos e Palmeiras tentarão escrever um capítulo especial da história do clássico. Às 19h30, a bola rola no gramado da Vila Belmiro, e o que acontecer nos 90 minutos seguintes pode decidir o futuro desta edição do Brasileirão. Líder do campeonato, o Palmeiras pode terminar a rodada com até oito pontos de vantagem para o segundo colocado, em caso de vitória. Se o Peixe vencer, por outro lado, o próprio Alvinegro pode acabar o dia com as esperanças renovadas, a seis pontos do líder.

O caráter decisivo que essa partida terá não é uma novidade para os duelos recentes entre Santos e Palmeiras. Em 2015, os dois times chegaram à final da Copa do Brasil vencida pelo Palmeiras após disputa de pênaltis. Dessa vez, é o caminho para um possível título brasileiro que está em jogo, e nenhuma das duas equipes quer perder a oportunidade de ficar mais próximo do sonho de ser campeão.

O meia Thiago Maia, do Santos, reconhece que o jogo não será fácil para o Peixe. Ainda que admitindo a qualidade do elenco palmeirense, o jogador ressaltou a importância da torcida santista no confronto deste sábado:

– Vai ser um jogo muito especial, não só para mim, como para todos. É um clássico, e a gente tem que tomar cuidado porque sabemos que a equipe deles tem qualidade. Mas, é um confronto direto. Acho que vai ser bom esse jogo para a gente porque estamos brigando para chegar lá em cima. Sabemos que o público vai comparecer nesse jogo, e a gente precisa do apoio deles para sair com a vitória – disse.

E Thiago Maia acertou em cheio quando disse que a torcida irá comparecer no duelo. Os ingressos para o clássico na Vila Belmiro já estão esgotados. Apesar disso, o Palmeiras procura não se preocupar tanto com o Santos e sua torcida. Isolado na liderança do Brasileirão, o Porco mira no título, e sabe que se não tropeçar na Vila estará perto da conquista.

Aos 42 anos, o lateral e meia Zé Roberto jamais conquistou um título do Campeonato Brasileiro. A taça, que é uma das poucas que Zé Roberto não conquistou ao longo da carreira, se tornou uma obsessão para o jogador, que tenta não deixar isso influenciar em seu desempenho:

– Você vive isso diariamente, sonha com isso diariamente. Então, a cada jogo, fica aquela ansiedade, mas o importante é você saber trabalhar com ela para não te atrapalhar. Já vivenciei, ao longo da minha carreira, várias situações como esta. Próximo de uma conquista e saber viver um momento de ansiedade. Isso não me atrapalha, pelo contrário, me motiva a cada jogo. Eu não vejo a hora de terminar o Campeonato Brasileiro e ter essa conquista, que é um título que falta em minha carreira – afirmou.


Além de Santos x Palmeiras, outros seis jogos agitam o sábado (29) de Brasileirão. Confira quais são:
Confira os jogos:
16h30 - Atlético-PR (7º) x Cruzeiro-MG (13º) - Arena da Baixada, Curitiba
16h30 - Corinthians-SP (6º) x Chapecoense-SC (12º) - Arena Corinthians, São Paulo
16h30 - Atlético-MG (3º) x Flamengo-RJ (2º) - Mineirão, Belo Horizonte
18h30 - Botafogo-RJ (5º) x Coritiba-PR (14º) - Luso-Brasileiro, Rio de Janeiro
18h30 - Internacional-RS (15º) x Santa Cruz-PE (20º) - Beira Rio, Porto Alegre
19h30 - Figueirense-SC (18º) x Grêmio-RS (8º) - Orlando Scarpelli, Florianópolis

Fonte Site da CBF Foto Ivan Storti/Santos FC

Audax-SP é campeão da Copa do Brasil Feminina


A Copa do Brasil Feminina tem uma campeã inédita. Estreando na competição, o Audax-SP se sagrou campeão, nesta quinta-feira (27), ao desbancar a tradicional equipe do São José em Osasco (SP). Após o empate em 2 a 2 no jogo de ida, as debutantes levaram a melhor no duelo de volta, venceram as bicampeãs por 3 a 1 no José Liberatti e ficaram com o título. Com a conquista, o time paulista garantiu vaga na Libertadores 2017. Confira aqui a trajetória das campeãs no torneio nacional.

A bola rolou no José Liberatti, em Osasco (SP), e o equilíbrio tomou conta dos primeiros minutos de jogo. Bem postadas, as equipes iniciaram a partida lutando pelo domínio do meio de campo. Com leve superioridade territorial, o Audax passou a sondar a área do São José e abriu o placar aos 23 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou limpa para Pardal subir sozinha e, de cabeça, mandar para o fundo das redes. Na reta final do primeiro tempo, as visitantes foram em busca do empate, mas foram as mandantes que tiveram as melhores chances de gol. A vantagem só não foi ampliada com Chú, aos 35 minutos, devido ao corte providencial de Bagé em cima da linha.

Em desvantagem, o São José voltou do intervalo determinada em busca da reação. Aos sete minutos, Luize desviou o cruzamento de Michele Carioca para o gol, mas Tainá fez boa defesa evitando o gol de empate. Apesar da subida de produção das bicampeãs, foi o Audax que marcou novamente. Aos 22 minutos, Chú mostrou oportunismo e usou a cabeça para desviar o arremate de Thaísa e fazer 2 a 0.

Sem desistir, o São José respondeu rapidamente. Aos 27 minutos, Raquelzinha aproveitou bate-rebate na área e descontou, 2 a 1. O gol colocou fogo na decisão. Aos 31, Yasmin cobrou falta com categoria e, por pouco, não empatou a partida. Aos 33, em contra-ataque, Chú cruzou na medida para Nenê, que pegou de primeira, mas desperdiçou a chance de ampliar. Quem não perdoou foi Gabi Nunes. Aos 37, a meia completou cruzamento de Grazi, decretou a vitória por 3 a 1 e garantiu o título inédito do Audax-SP.

Fonte Site da CBF Foto Lucas Figueiredo CBF