Páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Com 34 times garantidos, confira os já classificados para a Série D de 2021

Copa Alagoas foi conquistada pelo ASA

Entre a última sexta-feira 03, e esta segunda, Murici-AL, Castanhal-PA, Sergipe-SE e Esportivo-RS asseguraram uma vaga e confirmaram: o Campeonato Brasileiro da Série D de 2021 já tem 34 times garantidos. Ao todo, serão 68 participantes.

Em São Paulo, cabe destacar, Santo André, Mirassol e Novorizontino se classificaram via Paulistão - o quarto representante vai sair da Copa Paulista. As copas estaduais, aliás, merecem uma atenção, dado o cenário gerado pela pandemia de covid-19.

A Copa Rio, a Copa FMF-MA e a Copa Espírito Santo já foram canceladas, mas a Copa FGF-RS deve acontecer normalmente. A Copa Governador do Estado da Bahia é uma incógnita. Por outro lado, ainda nos primeiros dias de janeiro, o ASA conquistou a Copa Alagoas e se garantiu na Série D.

Outro ponto importante é o Ceará, um dos Estados que têm duas vagas asseguradas. No entanto, com bom desempenho de de seus clubes nos últimos anos, como atesta o Ranking da CBF - responsável por indicar como será a distribuição das vagas em competições nacionais -, existe a possibilidade de 'roubar' uma das três a que Pernambuco tem direito.

CONFIRA OS CLASSIFICADOS À SÉRIE D DE 2021
Acre - Galvez
Amazonas - Amazonas e Penarol
Alagoas - ASA e Murici
Bahia - Atlético Alagoinhas e Juazeirense
Ceará - Guarany de Sobral e Atlético Cearense (Caso terceira vaga seja confirmada, Caucaia será o dono dela)
Minas Gerais - Caldense, Uberlândia e Patrocinense
Pernambuco - Salgueiro e Retrô (Caso não perca a terceira vaga, Central estará classificado)
Rio Grande do Norte - ABC
Rio de Janeiro - Boavista, Madureira e Bangu
Pará - Castanhal
Paraíba - Sousa e Campinense
Paraná - FC Cascavel, Cianorte e Rio Branco
Rio Grande do Sul - Caxias e Esportivo
Santa Catarina - Marcílio Dias, Juventus e Joinville
São Paulo - Novorizontino, Santo André e Mirassol
Sergipe - Sergipe

Por Futebol Interior

Advogados preparam defesa para tirar Ronaldinho da prisão domiciliar em agosto

Ronaldinho Gaúcho está em prisão domiciliar

Os advogados de Ronaldinho Gaúcho estão preparando uma defesa para tirar o craque da prisão domiciliar já em agosto. O ex-meia de Flamengo, Atlético Mineiro, Grêmio e Barcelona estaria já pensando em residir Castelldefels, município próximo de Barcelona, onde morou em sua passagem pela equipe catalã.

Segundo fontes próximas ao Ministério Público, 90% da investigação em cima do Ronaldinho Gaúcho está encerrada. No entanto, está levando mais tempo para ter uma decisão final da Justiça do Paraguai por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus.

A defesa está estudando a possibilidade de Ronaldinho e seu irmão Assis admitirem culpa e arcarem com uma multa para conquistarem a liberação. No entanto, teriam que comparecer perante a um juiz mensalmente.

PRESOS!
Ronaldinho Gaúcho e Assis estão desde o dia 7 de abril em prisão domiciliar em um hotel de luxo no Paraguai. Antes, ficaram um mês na cadeia. Os irmãos foram presos por porte de passaportes falsos. Foram detidos no Aeroporto Internacional de Assunsção.

Por Agência Futebol Interior

Bahia x Ceará - Repeteco da Copa do Nordeste de 2015?

Quem vai levantar? (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

O Ceará tem tudo para repetir a edição de 2015, quando foi campeão pela primeira e, até aqui, única vez da Copa do Nordeste. Após vencer o Bahia, por 3 a 1, na ida, o clube cearense terá a vantagem nesta terça-feira 04, às 21h30, no estádio Pituaçu, em Salvador.

Há cinco anos, o Ceará venceu o próprio Bahia nos dois jogos e levantou o troféu - 1 a 0 em Salvador e 2 a 1 em Fortaleza. Desta vez, por causa da pandemia de Covid-19, os dois duelos serão na capital baiana com portões fechados. O campeão terá vaga garantida nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2021.

PANORAMA!
O Ceará poderá perder por até um gol de diferença que, mesmo assim, irá faturar o título Ao Bahia restará ganhar por três ou mais gols de diferença para levantar o troféu pela quarta vez. Se der vitória tricolor por dois gols, o título será decidido nos pênaltis.

MODIFICAÇÕES TRICOLORES!
O técnico Roger Manchado estuda fazer mudanças no Bahia. Titulares absolutos, como o lateral-direito João Pedro, o volante Gregore e os atacantes Clayson e Fernandão, estão com as vagas ameaçadas.

O experiente Nino Paraíba pode ser uma opção na lateral, enquanto Ronaldo estaria ameaçando a titularidade de Gregore. No ataque, não seria surpresa se Rossi e Marco Antônio aparecessem nas vagas de Clayson e Fernandão.

"É um jogo decisivo. Temos uma desvantagem, mas é completamente possível reverter", disse Roger Machado.

MUDANÇAS ALVINEGRAS!
No Ceará, o técnico Guto Ferreira terá um desfalque. O volante Charles recebeu o terceiro cartão amarelo e será substituído por Ricardinho. Já o zagueiro Tiago Pagnussat segue fora. Ele pertence ao Bahia e o Ceará só poderia escalá-lo se pagasse multa.

"Se nós jogamos bem (neste sábado), nós temos que jogar muito melhor, porque a tendência é de um Bahia mais forte. E, para a gente superar esse Bahia mais forte, temos que ter um Ceará mais forte", disse Guto Ferreira.

Ficha Técnica
Local Pituaçu - Salvador (BA)
Árbitro Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes Jean Márcio dos Santos (RN) e Flávio Gomes Barroca (RN)

Bahia-BA
Anderson; Nino Paraíba (João Pedro), Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore (Ronaldo), Flávio e Rodriguinho;
Élber, Fernandão (Marco Antônio) e Rossi. Técnico: Roger Machado.

Ceará-CE
Fernando Prass;Samuel Xavier, Luiz Otávio, Klaus, Bruno Pacheco; Ricardinho, Fabinho, Vinícius, Fernando Sobral; Cléber e Rick. Técnico: Guto Ferreira.

Por Agência Futebol Interior

Globo FC apresenta goleiro Rodrigo Carvalho, ex-ABC e Retrô

Goleiro Rodrigo Carvalho reforça o Globo FC — Foto: Jardel Rocha/Globo FC

O Globo FC confirmou nesta segunda-feira 03, a contratação do goleiro Rodrigo Carvalho, que estava no Retrô, pelo qual disputou o Campeonato Pernambucano. O experiente jogador se apresentou no Complexo Barretão e fica à disposição do técnico Renatinho Potiguar para a sequência do Campeonato Potiguar e para a Série D do Brasileirão.

Rodrigo Carvalho, 36 anos, passou pelo futebol do Rio Grande do Norte em 2018, tendo feito 15 jogos com a camisa do ABC. Em 2019, ele defendeu o Sampaio Corrêa.

O goleiro de 1,90m de altura também tem passagem por clubes como Náutico, Portuguesa, Itabaiana, Altos, Porto-PE e Cabense.

Mais reforços
Além de Rodrigo, o Globo oficializou nos últimos dias outros cinco reforços: os meias Aurélio e Beleu, o volante Ramon, e os atacantes Edson Kapa e Júnior Carioca.

Beleu, 28 anos, é potiguar e estava no Aquidauanense. Tem passagens por América-RN, Baraúnas, Hercílio Luz, Vitória da Conquista, Treze e Santa Cruz de Natal. Ramon, 32 anos, está de volta ao Globo após defender o Sampaio Corrêa no início desta temporada.

Ramon está de volta ao Globo FC, pelo qual se destacou em 2019 — Foto: Rhuan Carlos/Globo FC

Edson Kapa, 23 anos, também é potiguar e seu último clube foi o Nacional-SP. Já vestiu a camisa de ABC, Baraúnas, Potiguar, Santa Cruz de Natal e Força e Luz.

Aurélio, 31 anos, defendeu o Afogados da Ingazeira no início do ano. No currículo, conta com passagens por Coruripe, ASA, CEO, Itabaiana e Picos. Júnior Carioca, 21 anos, estava no Maringá e também passou pelas bases do Vitória.

Por GE RN Foto: Jardel Rocha/Globo FC

Hugo Chacon reassume comando do Palmeira para últimos jogos do estadual

Hugo Chacon reassume comando do Palmeira para últimos jogos do estadual

Hugo Chacon será o técnico do Palmeira de Goianinha na retomada do Campeonato Potiguar. O Verdão do Agreste tem mais três jogos a fazer - joga contra Potiguar de Mossoró, Santa Cruz de Natal e América-RN - e luta para escapar do rebaixamento.

O Palmeira é o lanterna na classificação geral, com apenas seis pontos - o Assu, com nove pontos, aparece logo acima, mas tem um jogo a mais.

A única vitória do Palmeira na competição foi justamente sob o comando de Hugo Chacon, um 3 a 0 diante do Santa Cruz de Natal, na última rodada do primeiro turno. Nas outras duas partidas que esteve à frente da equipe, somou duas derrotas - 3 a 0 para o América-RN e 4 a 0 para o Potiguar.

O treinador de 27 anos deixou o clube "devido a algumas questões que se passavam naquele momento", conforme contou em uma rede social. "Agora com as situações já resolvidas", retorna para salvar o Verdão do rebaixamento.

- Novamente assumo a equipe em uma situação incômoda, mas, com fé em Deus, muito trabalho e confiando no potencial dos atletas que vestem essa camisa, sei que seremos capazes de mais uma vez passarmos por cima das adversidades - declarou Chacon.

Antes de comandar o time profissional do Palmeira, Hugo Chacon havia dirigido o sub-20 na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. Também treinou o Alecrim na segunda divisão do estadual de 2019.

Por GE RN Foto Augusto Gomes

Amistoso entre América-RN e Força e Luz será na quinta-feira; confira arbitragem

Zandick Gondim apita amistoso entre América-RN e Força e Luz — Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com

O amistoso entre América-RN e Força e Luz, antes previsto para quarta-feira 05, será realizado na quinta-feira, às 15h, na Arena das Dunas, em Natal. Será o último teste do Alvirrubro antes do retorno ao Campeonato Potiguar, marcado para o dia 10, contra o Globo FC.

Nesta segunda-feira, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol confirmou a arbitragem para o amistoso. Zandick Gondim Alves Júnior será o árbitro central, auxiliado por Edilene Freire da Silva e Débora Rayane Martins. Diego Neylton de Medeiros é o quarto árbitro.

Por GE RN Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com

ABC FC realiza mais uma sessão de sanitização do CT


Os trabalhos no CT Alberi Ferreira de Matos foram retomados na semana passada e o Mais Querido segue cuidando dos seus profissionais em relação as medidas de segurança contra o Covid-19. Neste sábado (1), o clube realizou mais uma sessão de sanitização do CT.

Parceira do Alvinegro, a Vapour Desinfecção, empresa especializada em higienização e desinfecção de ambientes, novamente foi a responsável pelo trabalho. Foi feita a sanitização das áreas externas do CT, toda as salas e cômodos da Concentração Jorge Tavares de Morais e Departamento de Futebol, vestiário e acesso ao Frasqueirão e do CTFIS-ABC (academia).

A medida faz parte do protocolo planejado pelo Departamento Médico e diretoria, e o procedimento deve ser repetido nas próximas semanas para manter o ambiente de trabalho sempre seguro e livre de qualquer possibilidade de contaminação.

Por Site do ABC FC Foto: Equipe de Comunicação/ABC F.C.

Treinador "entrega" que time da Série C não está mais fazendo testes para Covid-19

Lateral Fabiano passa por exames antes da retomada do campeonato

O técnico Itamar Schülle deu declarações polêmicas após o jogo de ida da final do Pernambucano. Além de pedir a liberação da torcida no Arruda, ele entregou que o Santa Cruz não vem realizando testes para Covid-19 com frequência.

De acordo com Schülle, a última vez que jogadores e membros da comissão técnica realizaram testes foi antes do jogo contra o Confiança, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. A partida aconteceu no dia 25 de julho.

"Desde a Copa do Nordeste, nenhum clube fez mais exames. Pelo menos é o que eu vejo por causa da sequência dos estaduais. Temos que ter mais exames custeados pela Federação para que possamos continuar com esse controle", comentou o treinador.

Apesar do Santa Cruz não estar realizando testes com frequência, Itamar Schülle disse que todos no clube estão tomando todos os cuidados, mas algumas coisas não podem ser evitadas.

"Nós temos muito cuidado, fazemos o uso de álcool e das máscaras. Mas tem coisa que não dá para evitar, como um aperto de mão e um abraço. Já encontrei crianças em Recife que me estenderam a mão. Então eu dou a mão e depois higienizo com todos os cuidados que estamos tendo e vamos mantê-los", finalizou Schülle.

O Santa Cruz volta a campo na quarta-feira, quando faz o jogo de volta da final do Pernambucano contra o Salgueiro, no Arruda. Em caso de novo empate, o título será decidido nos pênaltis.

Por Agência Futebol Interior

Definida arbitragem para finais do Paulistão e Troféu do Interior. Confira!

Raphael Claus

A Federação Paulista de Futebol divulgou a escalação da arbitragem para as finais do Campeonato Paulista e Troféu do Interior. Raphael Claus será o responsável no primeiro jogo entre Corinthians e Palmeiras e Edina Alves Batista por Red Bull Bragantino x Guarani.

O primeiro jogo será nesta terça-feira, às 20h, na Arena Barueri, em Barueri (SP), no Troféu do Interior. As equipes buscam vaga na Copa do Brasil de 2021 e R$ 360 mil em premiação. No dia seguinte, às 21h30, o Corinthians recebe o Palmeiras na Arena Corinthians.

CONFIRA A ESCALA COMPLETA:
CORINTHIANS X PALMEIRAS
Árbitro: Raphael Claus
Árbitro Assistente 1: Neuza Ines Back
Árbitro Assistente 2: Daniel Paulo Ziolli
Quarto Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
Quarto Árbitro: Anderson Jose de Moraes Coelho
VAR: Thiago Duarte Peixoto
AVAR1: Marcio Henrique de Gois
AVAR2: Herman Brumel Vani
Avaliador de Campo: Antonio Rogério Batista do Prado
Analista de Protocolo: Ednilson Corona
Quality Manager: Walter de Lima Coelho Junior

RED BULL BRAGANTINO X GUARANI
Árbitro: Edina Alves Batista
Árbitro Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
Árbitro Assistente 2: Fabrini Bevilaqua Costa
Quarto Árbitro: Salim Fende Chavez
Quinto Árbitro: Luiz Alberto Andrini Nogueira
Avaliador de Campo: Carlos Augusto Nogueira Junior

Por Agência Futebol Interior

FPF comunica que Palmeiras e Corinthians farão testes apenas para finalíssima

Corinthians e Palmeiras só farão testes para o jogo de sábado

As delegações de Corinthians e Palmeiras vão realizar testes para o coronavírus antes da disputa da finalíssima do Campeonato Paulista, no próximo sábado, no Allianz Parque. Foi o que comunicou a FPF nesta segunda-feira, após um dia de polêmicas entre os clubes sobre a necessidade da realização do exame e o cumprimento dos protocolos de segurança para evitar a propagação da doença.

De acordo com a FPF, a decisão de realizar os testes foi tomada em comum entre os clubes e a federação. E os exames ocorrerão independentemente da decisão das equipes de concentrarem suas delegações nos dias que antecedem a partida decisiva.

"A FPF informa ainda que, em comum acordo com os dois clubes, serão realizados testes de PCR-RT em ambas delegações, estando concentradas ou não, antes da partida decisiva, marcada para sábado, às 16h30. Os testes serão realizados pelo Albert Einstein, por meio de convênio que a FPF possui com o hospital", afirmou a FPF em comunicado assinado por Moisés Cohen, presidente da Comissão Médica da federação.

Porém, em sua nota, a FPF frisou que o comportamento adotado pelos clube vinha sendo o correto. E que o Palmeiras precisa passar por testes antes da partida desta quarta-feira em Itaquera, mas não o elenco do Corinthians

O texto do protocolo recomenda que as equipes adotassem o regime de concentração para a volta do Campeonato Paulista e mantivessem essa programação até o fim do Estadual, mas nem todos adotaram esse procedimento, caso do Palmeiras. O clube liberou os jogadores a dormirem em casa, mas para atuar teve de apresentar comprovações de que não há casos positivos para covid-19 nos elencos.

No caso de clubes que continuam com o regime de concentração, no qual se inclui o Corinthians, a FPF realizou exames quando os jogadores se reapresentaram. Depois disso, os atletas não precisam ser mais testados, permanecem o tempo todo em isolamento em hotéis ou alojamentos, sendo apenas monitorados pelos próprios times. Cabe aos médicos das delegações comunicar possíveis sintomas ao departamento médico da FPF e tirar o jogador suspeito da próxima partida.

PROTOCOLOS
O protocolo médico da FPF prevê que os times que fizeram isolamento social só teriam de ser testados uma vez. Quem não adotar a prática, terá, sim, de passar por testes antes de cada partida. Foi o que confirmou a nota: que o Palmeiras não manteve seus jogadores isolados e que o Corinthians não estaria obrigado a realizar testes.

"O Sport Club Corinthians Paulista atuou contra o Mirassol com toda sua delegação testada. Após a partida, o clube continuou com seu grupo isolado, o que, de acordo com o protocolo, não obriga realização de novo teste para o próximo jogo; A Sociedade Esportiva Palmeiras optou por não manter os atletas confinados e concentrados após a partida contra a Ponte Preta. Assim, seguindo o mesmo conceito do protocolo, antes da concentração para a partida seguinte, a delegação deve ser testada", diz.

DIVERGÊNCIAS
A divergência entre os dois finalistas teve início em reunião por videoconferência pela manhã entre os presidentes dos clubes e mais representantes da FPF. Na conversa, o mandatário corintiano, Andrés Sanchez, avisou que o elenco não faria exames para detecção da doença antes da final porque como os jogadores estão em isolamento, isso não é necessário. Esse posicionamento irritou o presidente do Palmeiras, Mauricio Galiotte, que pretendia realizar testes no time e queria que os adversários fizessem o mesmo.

Pouco depois, em nota oficial, o Corinthians explicou o motivo de não realizar mais exames no elenco e esclareceu que há duas semanas os jogadores, funcionários e membros da comissão técnica têm cumprido quarentena no CT. Agora, porém, a FPF definiu que ambos serão testados. E o clube alvinegro realizará seus exames na quinta-feira.

"Seguindo protocolo do clube e as orientações da equipe médica que está desde o início acompanhando de perto o Corinthians, aviso que faremos nosso teste periódico de covid-19 com o time, comissão e funcionários na manhã desta quinta-feira no CT", comunicou Andrés em seu perfil no Twitter.

Veja abaixo a nota da FPF:
A Comissão Médica da Federação Paulista de Futebol vem a público esclarecer questionamentos sobre o protocolo do Campeonato Paulista – Série A1:

1) O protocolo da competição foi elaborado e aprovado por unanimidade pelos médicos dos 16 clubes participantes do campeonato;

2) O documento prevê que as delegações deveriam ser testadas e, após os resultados, se concentrariam para as partidas em locais previamente preparados e higienizados;

3) O Sport Club Corinthians Paulista atuou contra o Mirassol com toda sua delegação testada. Após a partida, o clube continuou com seu grupo isolado, o que, de acordo com o protocolo, não obriga realização de novo teste para o próximo jogo;

4) A Sociedade Esportiva Palmeiras optou por não manter os atletas confinados e concentrados após a partida contra a Ponte Preta. Assim, seguindo o mesmo conceito do protocolo, antes da concentração para a partida seguinte, a delegação deve ser testada;

5) A FPF informa ainda que, em comum acordo com os dois clubes, serão realizados testes de PCR-RT em ambas delegações, estando concentradas ou não, antes da partida decisiva, marcada para sábado, às 16h30. Os testes serão realizados pelo Albert Einstein, por meio de convênio que a FPF possui com o hospital.

Prof. Dr. Moisés Cohen
Presidente da Comissão Médica da FPF

Por Futebol Interior

MARANHENSE: Últimas vagas serão definidas nesta terça-feira

Última rodada do Maranhense. (Foto: Laércio Fontenele)

A primeira fase do Campeonato Maranhense será encerrada, nesta terça-feira, com a realização de quatro jogos. Todos acontecerão às 15h30. O líder Moto Clube é o único já garantido na semifinal. Sampaio Corrêa e Juventude lutarão pela outra vaga.

No estádio Castelão, em São Luís, o Moto Club enfrentará o Maranhão Atlético Clube que luta pela vaga e contra o descenso. A partida terá arbitragem de Paulo José de Souza Mourão, com as assistências de Raphael Max Borges Pereira e Edna Cristina Santos Ferreira. O quarto árbitro será Wagner Luis Braga Pontes.

No estádio Pinheirão, em São Mateus, o Juventude fará o confronto direto ante o Sampaio Corrêa. Os rivais estão separados por apenas um ponto. O duelo terá o comando de Maykon Matos Nunes, com as assistências de Raelson Almeida e José dos Reis Santos Aguiar. O árbitro reserva será José Henrque de Azevedo Junior.

LADO A LADO!
Outro confronto direto acontecerá no Frei Epifânio entre Imperatriz e Pinheiro. Os dois clubes somam os mesmos nove pontos. A arbitragem será de Cley Randal Aires, com as assistências de Gustavo Santos Medeiros e Francelmir de Lima Sousa. O quarto árbitro será Wivian Silva Pereira.

No Zeninfão, na cidade Fernando Falcão, o Cordino fará o duelo dos piores colocados com o São José. A partida terá arbitragem de Jonterlon de Macedo Escocio, com as assistências de Antonio Fernando de Sousa Santos e Djavan Costa da Silva. O quarto árbitro será Ivanildo Gonçalves da Silva.

CLASSIFICAÇÃO
A liderança do estadual segue com o Moto Clube com 16 pontos. Em segundo lugar aparece o Sampaio Corrêa com 13 pontos. Logo atrás está o Juventude com 12 pontos. Pinheiro e Imperatriz somam nove pontos. O sexto lugar é do Maranhão com cinco pontos. Já as últimas colocações são de São José, com quatro pontos, e Cordino, com apenas um.

Próximos Jogos
Moto Club-MA x Maranhão-MA
04/08/2020 15:30
Cordino-MA x São José-MA
04/08/2020 15:30
Juventude x Sampaio Corrêa-MA
04/08/2020 15:30
Imperatriz-MA x Pinheiro-MA
04/08/2020 15:30

Por Futebol Interior Foto Laércio Fontenele