Páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Das notícias de fato ao esporte: Toscano Neto faz parte da história da imprensa do RN!

BLOG DO TOSCANO NETO: Cerâmica Tavares do Povoado Juazeiro está na ... 

Hoje o Blog Lance Esportivo vem a público dirigir nossas palavras aos serviços prestados a imprensa do interior do Rio Grande do Norte pelo repórter José Toscano Neto, que desempenha um brilhante trabalho junto a sociedade, seus leitores e as pessoas que o acompanham.

Toscano Neto, como é mais conhecido, tem levado ao conhecimento da população as informações do cotiano da cidade de Carnaúba dos Dantas para todo Seridó e pelo mundo via internet.  O Super, como é chamado pelo seu companheiro inseparável, Jarbas Fonsêca, já levou a sua voz aos quatro cantos do estado e até do mundo via ESPN Brasil, quando ambos foram a Campina Grande transmitir Treze e Centenário. 

A dupla Toscano Neto e Jarbas Fonsêca já transmitiram muito jogos juntos, levando a informações do esporte a todos pelo rádio. Com muita dificuldade ambos tem muita história para conta e Toscano nem se fala: cobertura em transmissões de Campeonatos estaduais do RN, Paraibano, brasileiros série A, B, C e D, competições regionais e tantas outras. O Super, vem das notícias de fato ao esporte e faz parte da história da imprensa do Rio Grande do Norte. 

BLOG DO TOSCANO NETO: Repórter Toscano Neto será homenageado na ...

Na foto acima, o então desconhecido repórter Toscano Neto iniciou seu trabalho no rádio por intermédio de Eliel Bezerra, na década de 70, como correspondente da antiga Rádio Brejuí hoje FM Currais Novos. De lá para cá, o Super saio do anonimato e passou a fazer parte da imprensa do RN, do Nordeste, do Brasil e do Mundo desempenhando um relevante trabalho, a informação.

Cada trabalho executado é de grande valia, muitas vezes, não tem entendimento de algumas pessoas mas, lembrando, o dever do radialista, jornalista e meio de comunicação é informar. Reconhecemos o imenso valor do repórter Toscano Neto ao Seridó e ao meio radicalístico. Todos os colegas de imprensa o respeitam. Parabéns Super pelo seu belo trabalho que é levar a notícia ao conhecimento de todos. 

O narrador Jarbas Fonsêca falou da parceria, "fizemos muitas transmissões, não sei nem dizer quantas foram só sei que trabalhar com ele é sempre um prazer imenso pois, ele trás em sua essência, humildade, muitos ensinamentos e aprendi muito com o Super ao longo de quase 20 anos fazendo transmissões esportivas a seu lado". Obrigado Toscano disse o narrador.  

Toscano acumula em seu curriculum passagens por várias emissoras, es algumas: Rádio Currais Novos, Rádio Ouro Branco de Currais Novos, Rádio Seridó de Caicó, Rádio Caicó AM, Rádio Cabugi do Seridó de Jardim do Seridó, Rádio Rural AM Parelhas, Rádio Vale do Sabugi de Santa Luzia, Rádio Cenecista de Picuí, Radio Sinsal FM de Picuí, Rádio Santa Cruz de Santa Cruz, Rádio Santa Rita de Santa Cruz, Rádio Princesa do Vale de Assu, Rádio Vale de Piranhas de Jardim de Piranhas e Rádio 93 FM de Carnaúba dos Dantas, além da TV JCN, Três Rios Web Rádio de Cruzeta e TV Paris de Parelhas.

Hoje Toscano Neto figura na 93 FM de Carnaúba dos Dantas, sua cidade natal, em seu Blog Toscano Neto e transmitindo futebol pela TV Três Rios Web.

Parabéns e muito obrigado!

Veja datas e condições de retorno das principais ligas de futebol do mundo

Na Alemanha, até clássico entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique já aconteceu  (Foto: Federico GAMBARINI / POOL / AFP)

Aos poucos o futebol pelo mundo vai tendo suas datas e previsões para retornar. A ânsia do torcedor por assistir ao esporte ao vivo já está sendo matada na Alemanha, que retornou com a Bundesliga. Mas, em junho, outras ligas vão ter os seus reinícios oficiais pelo planeta. O Esportes O POVO listou todas as datas oficiais dos recomeços dos principais campeonatos em três continentes.

EUROPA
Alemanha: 
A primeira e segunda divisões alemãs voltaram no último dia 16 de maio (16/05). Após criação de um protocolo rígido de segurança sanitária, a chanceler do país, Angela Merkel, liberou o retorno da Bundesliga, mas sem a presença de público. Até o momento não tiveram problemas quanto ao reinício.

Espanha: 
A La Liga, a primeira divisão nacional, está marcada para retornar no próximo dia 11 (11/06), com o clássico entre Sevilla e Bétis. Um protocolo similar ao da Alemanha será utilizado, e os clubes já estão se preparando para o reinício dos jogos oficiais. Também sem presença de público.

Inglaterra: 
Se na Espanha o futebol volta no dia 11, na Inglaterra teve seu reinício marcado para o dia 17 (17/05), seis dias depois. Protocolo sanitário já foi estabelecido e partidas acontecerão sem a presença de público. Aston Villa x Sheffield United e Manchester City x Arsenal são os embates que marcam o recomeço da primeira divisão inglesa. Equipes já estão em fase de treinamentos.

Itália: 
Na Terra da Bota, a Serie A está marcada para voltar no próximo dia 20 de junho (20/06), sem a presença de público e também com protocolos rígidos de segurança. Contudo, o futebol volta sete dias antes, quando Juventus e Milan se enfrentam pela partida de volta da semifinal da Coppa Italia. Clubes já estão treinando.

Portugal: 
Com menos casos que outros países de ligas grandes na Europa, Portugal tem seu recomeço marcado para semana que vem, no dia 3 de junho (03/06). Jogos da Liga Nos, primeira divisão local, vão acontecer sem a presença de público e também seguindo protocolos sanitários. Clubes já treinam desde o início de maio.

Suíça: 
Confirmada a volta do campeonato suíço está estabelecido para o próximo dia 19 de junho (19/06). A liga seguirá protocolos rígidos de segurança sanitária, mas não informou se o reinício será com ou sem público. A expectativa é que seja sem a presença de torcedores.

Rússia: 
O campeonato russo de futebol está marcado para voltar no próximo dia 21 de junho (21/06), seguindo protocolos sanitários. Contudo, há uma diferença para as principais ligas europeias: na Rússia, terá presença de público, mas apenas 10% da capacidade dos estádios. Isso faz parte de uma fase teste e se tiver resultados considerados positivos, a porcentagem vai aumentando com o tempo.

Hungria: 
Assim como a Alemanha, a Hungria também já voltou com o seu futebol, no último dia 23 de maio (23/05). Protocolos também são seguidos e até então tem acontecido jogos sem presença de público. Isso, porém, vai mudar. Em anuncio nesta sexta-feira, 29, a federação liberou o retorno dos torcedores ao estádio, mas respeitando a distância de três metros entre si. Fica a cargo dos clubes mandantes se querem ou não vender os ingressos. Se decidirem por comercializar os bilhetes, eles têm de garantir o distanciamento entre os presentes.

França e Holanda: 
Os dois países cancelaram o seu futebol e só retornam para a próxima temporada. Campeões e rebaixados foram definidos. Governo impediu prática do esporte até setembro, o que ocasionou no fim precoce. 

ÁSIA
Coréia do Sul: 
Um dos principais campeonatos do continente asiático, a K-League, primeira divisão coreana, já teve o retorno das atividades futebolísticas. Por lá, a bola rola desde o dia 8 de maio (08/05), quando começou o campeonato, que tinha início previsto para fevereiro. Não há presença de torcedores.

Japão: 
Paralisado desde fevereiro, a J-League, primeira divisão japonesa, tem seu reinício programado para o dia 4 de julho (04/07), chegando a ficar quatro meses sem futebol. A liga japonesa também vai seguir protocolos rígidos e não terá presença de público.

China: 
A Superliga Chinesa, primeira divisão nacional, deve ter o seu retorno em 24 de junho (24/06). Inicialmente, a volta aconteceria no último dia 18 de maio, mas foi adiada pelas autoridades em conjunto com federação. Detalhes do recomeço, como se vai ter presença de público ou não, ainda não foram divulgados.

AMÉRICA DO SUL
Argentina: 
Único país sul-americano a seguir calendário europeu, a Argentina decidiu cancelar o seu futebol no fim de abril (liga terminaria em maio se tivesse seguido o curso normal). Boca Juniors já havia sido campeão e com o encerramento, Vélez Sarsfield, River Plate e Racing garantiram vagas na Libertadores de 2021. Não haverá rebaixamentos. Um torneio no segundo semestre de 2020 deve acontecer para definir vagas restantes nos torneios continentais. País também deve ter calendário de janeiro a dezembro para próxima temporada.

Brasil:
Assim como em muitos outros países no Mundo, o futebol brasileiro ainda está paralisado devido a pandemia causada pela covid-19 mas, alguns clubes já começam a se movimentar. Provavelmente no final de junho a bola volte a rolar.

Colômbia: 
Um protocolo está sendo avaliado pelo governo para o retorno das atividades futebolísticas no país. Ainda não tem data de retorno, mas há uma previsão que em fim de julho ou começo de agosto, as partidas voltem. Não há nenhuma precisão sobre presença de público.

Peru: 
Tem situação parecida com a da Colômbia. Com atividades futebolísticas paralisadas, ainda não se tem data precisa para o reinício, mas espera-se que aconteça apenas em agosto. Nada definido quanto a presença de público.

Uruguai: 
É possível que as equipes voltem a treinar no Uruguai no meio de julho, com os campeonatos voltando em agosto. Isso só acontecerá se a situação sanitária do país estiver controlada, segundo autoridades.

Chile: 
Ainda sem data ou previsões para retorno do futebol no país.

Por GERSON BARBOSA via O Povo.com Foto: Federico GAMBARINI / POOL / AFP

Neto Caraúbas fala sobre a situação do coronavírus

NETO CARAÚBAS (@Neto_Caraubas) | Twitter

Acostumado a viajar por todo Nordeste para jogar futsal. O craque Neto Caraúbas, ex-Marreco, disse, em contato com o JdeB, como está a situação do coronavírus no Nordeste. A cidade de Caraúbas tem pouco mais de 20 mil habitantes e está em isolamento social também assim como todo Brasil e pelo Mundo. 

“Estamos passando por um momento complicado. Nossa cidade de Caraúbas não é diferente, somos do interior, sertão do Rio Grande do Norte, 240 quilômetros de Natal, e estamos no isolamento social. A precaução aqui é muito grande para que esse vírus não chegue com tanta força com que está nas capitais. 

Aqui na nossa cidade temos 48 casos confirmados. Todos os ginásios do Nordeste, os estádios, academias, e parte do comércio, todo mundo trancado dentro de casa e fazendo sua parte. É complicado, mas é preciso. Estamos fazendo o nosso treino em casa para não ficar tão longe da realidade, não só como atleta, mas como cidadão”, disse Neto Caraúbas, que deixou muitos amigos em Francisco Beltrão.

O ex-jogador do Marreco relatou a realidade da região e pede cuidado para enfrentar o coronavírus. O jogador também teve passagens pelo Ampere Futsal e pelo Dois Vizinhos.

Por Jornal de Beltrão Francisco Beltrão-PR

Quatro anos depois, Parque Olímpico do Rio continua abandonado

Quatro anos depois, Parque Olímpico do Rio continua abandonado ...

Quando o Rio de Janeiro se candidatou como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, um dos muitos argumentos usados para que a capital fluminense fosse escolhida para receber a grande festa do esporte era justamente o legado que um evento desse porte deixaria para a cidade. Quatro anos depois, o que se vê é um histórico de abandono e destruição do principal local construído para abrigar a maior parte das competições: o Parque Olímpico.

Com custo acima dos R$ 2 bilhões, o Parque Olímpico continua abandonado. Em meio ao impasse entre a Prefeitura e o governo federal, as estruturas sofrem com o sucateamento e apodrecem a céu aberto.

Sob a alegação de que as instalações não poderiam ser utilizadas em razão da ausência de laudos de segurança, o Parque chegou a ser interditado por decisão da Justiça Federal no início deste ano.

Tecnicamente, o local está fechado, no entanto, não há dificuldades no acesso. A reportagem da Rádio BandNews FM foi ao local na segunda-feira, 1º, e flagrou placas de plástico jogadas, escadas das arenas enferrujadas e portas de vidro trincadas. O advogado Rodrigo dos Santos mora próximo ao Parque Olímpico e se diz frustrado com o cenário de abandono.

Em 2018, a Prefeitura do Rio de Janeiro gastou cerca de R$ 4 milhões com a manutenção do principal palco da Rio-2016. Para a pesquisadora em saúde Chrystina Barros, que integra o Comitê Técnico de Combate ao Coronavírus da UFRJ, os valores gastos e o espaço físico poderiam servir como um auxílio durante a pandemia.

A Prefeitura encaminhou um novo projeto de construção de novas instalações para escolas já existentes da rede municipal, mas aguarda a autorização do governo federal. Enquanto isso, perde-se dinheiro e o legado segue sendo corroído pelo descaso.

Da Redação BandSports, com Band News FM Foto: Miriam Jeske/Brasil2016.gov.br

Contratações, saídas e cortes de salários: veja balanço dos clubes da Série A durante a paralisação

Clubes que disputarão a Série A em 2020 — Foto: Infoesporte

A paralisação do futebol brasileiro por conta da pandemia do novo coronavírus afetou diretamente o planejamento dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro para a temporada 2020. As equipes que aguardavam o fim dos estaduais para fazer contratações precisaram alterar os planos. Pior, quase todas tiveram de recorrer aos cortes salariais para reduzir gastos.

Enquanto o Brasileirão não tem data para começar (o início estava marcado para 2 de maio), as únicas contratações de impacto até o momento foram de dois jogadores que estavam livres no mercado: o Fluminense fechou o retorno do ídolo Fred, e o Athletico deu uma nova oportunidade a Walter.

As saídas também foram tímidas, o que mostra como o mercado europeu sofre com a crise. O Atlético de Madrid solicitou ao Grêmio o retorno do lateral-esquerdo Caio Henrique.

O Globo Esporte mostra abaixo um panorama de como os 20 clubes da elite do futebol nacional se movimentaram no mercado da bola durante a quarentena. Veja caso a caso:


Por Globo Esporte São Paulo Foto: Infoesporte

Federer, Nadal e Djoko participam de ação antirracista, mas são cobrados por Gauff e Osaka

Federer, Nadal e Djoko participam de ação antirracista, mas são ...

Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e outros tenistas participaram da campanha #BlackOutTuesday nesta terça-feira, 2, contra a injustiça racial, e postaram em suas redes sociais um quadrado preto, assim como milhares de pessoas, em protesto contra a morte de George Floyd – norte-americano negro assassinado por um policial branco que o asfixiou com o joelho em seu pescoço por quase nove minutos. O caso provocou uma onda de indignação e protestos pelos Estados Unidos até hoje.

A iniciativa do Big 3 e outros colegas, no entanto, parece não ter agradado muito a duas das principais tenistas da nova geração, Coco Gauff e Naomi Osaka. “Estou dividida entre assar pessoas por postar apenas o quadrado preto durante esta semana inteira... Ou aceitar que eles poderiam não ter postado nada, então devo lidar com essa migalha mínima de pão que eles deram”, escreveu Osaka em seu Twitter, em uma clara demonstração de insatisfação e cobrança por mais participação dos atletas.

Atual número 10 do mundo e dona de dois Grand Slams (US Open e Australian Open), Osaka – que tem pai haitiano e mãe japonesa – participou na semana passada do protesto pela morte de Floyd, em Minneapolis, que reuniu uma multidão nas ruas da cidade americana. “Se você não defende nada, você falha por tudo”, postou ela na ocasião.

Gauff por sua vez foi ainda mais direta e respondeu à postagem de Federer no Instagram e Twitter com uma mensagem. “Clique no link da minha biografia para obter fontes sobre COMO VOCÊ PODE AJUDAR! OBRIGADA”, escreveu a tenista de 16 anos.

Vencedores de Grand Slam, Maria Sharapova, Petra Kvitova e Stan Wawrinka também estavam entre outros jogadores que participaram da campanha na terça.

Da Redação BandSports Foto: Divulgação/US Open

Companheiro de Kamaru Usman, Durinho pede chance por título e prevê "porradaria de maluco"

Gilbert Durinho comemorando vitória sobre Tyron Woodley no último sábado — Foto: Getty Images

Depois de dominar Tyron Woodley, ex-campeão e então número 1 do peso-meio-médio (até 77kg), Gilbert Durinho assumiu a primeira posição no ranking da categoria, que tem seu companheiro de equipe na Sanford MMA, Kamaru Usman, como detentor do cinturão. A boa relação com o nigeriano não impediu que o brasileiro pedisse imediatamente a chance pelo título e ele acredita que o colega não vá se opor também.

Em entrevista ao Combate.com, Durinho conversou com a reportagem por cerca de 40 minutos e projetou um possível confronto com Usman, que ele acredita que vá ser "uma porradaria de maluco", nas palavras do próprio lutador.

O faixa-preta de jiu-jítsu também enxergou erros na atuação contra Woodley no último sábado, disse que pretende ter Vitor Belfort junto com ele quando chegar a hora de disputar o cinturão e falou sobre a declaração de Demian Maia, que afirmou na semana passada que o americano seria o favorito contra Durinho. Os dois se enfrentaram em março deste ano, quando Gilbert nocauteou no primeiro assalto, e, após a vitória sobre Woodley, o brasileiro publicou a matéria com a entrevista de Demian em tom de ironia em suas redes sociais.

Por Raphael Marinho Rio de Janeiro via Combate.com Foto Getty Imagem 

Médico do Sport e vice-presidente do Santa Cruz destacam importância da FPF para obter testes do coronavírus

Médico do Sport e vice-presidente do Santa Cruz destacam importância da FPF para obter testes do coronavírus

O Governo de Pernambuco já definiu uma data que estará liberado para o retorno das atividades do futebol. No entanto, medidas tem que ser tomadas para avaliação e precaução contra a disseminação do coronavírus. Por isso o doutor Stemberg Vasconcelos, do Sport, e Tonico Araújo, vice-presidente do Santa Cruz, destacaram a importância da participação da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para adquirir testes do covid-19. 

O dirigente coral destacou a dificuldade dos clubes para realizar os testes caso a FPF não tenha uma participação efetiva.

“A ajuda da Federação (Pernambucana de Futebol) é fundamental. Se a FPF não colocar os testes, nenhum clube terá condições de atender o protocolo. As informações que eu tenho é que a FPF irá disponibilizar os testes que a instituição precisa. Porque a quantidade é grande e o somatório é expressivo”, afirmou Tonico.

Importância dos testes
Já o médico do Sport, decidiu destacar a importância dos testes não só para atletas e comissão técnica, como para outros profissionais envolvidos no evento futebol, garantindo que caso não seja realizado, os times não vão voltar às atividades. 

“A base de tudo vai ser testar. Ou tem a disponibilidade de teste é fazer o teste ou não tem como voltar. Porque o teste é que vai dar a nossa segurança para poder voltar às atividades. E o teste não é só conosco, mas qualquer pessoa que esteja envolvida no evento futebol porque se corre o risco de transmitir ou ser contaminado pelo coronavírus”, disse o doutor Stemberg que completou destacando que precisa receber os testes alguns dias antes do dia 15 para que a equipe possa voltar as atividades no período pré-estabelecido.

“A gente só vai para campo se tivermos realizados os testes. O primordial é fazer os teste antes. Temos que ter os exames antes do dia 15 para que a gente possa dividir os grupos e voltar aos treinamentos”, completou.

Sport e Santa Cruz já estão há dois meses e três dias sem atividades de futebol nos clubes, como forma de precaução contra o coronavírus.

Por Pedro Alves via Rádio Jornal Foto: Bobby Fabisak e Leo Motta / JC Imagem

Karatê: Vinícius Figueira busca novamente a vaga nas Olimpíadas!


Depois de ter confirmado a vaga para os jogos Olímpicos de Tóquio, o carateca brasileiro que foi o primeiro da modalidade a ser confirmado, a Federação Internacional reabriu o ranking para que mais uma etapa contasse pontuação e o brasileiro terá que confirmar novamente sua classificação.

O carateca brasileiro falou de seu sentimento, “Fora a vergonha que a gente sente. É um misto de raiva, injustiça. Até ontem eu estava classificado para os Jogos Olímpicos e agora não estou mais? A CBK vai estudar o caso e se posicionar”.

Em março de 2020, a WKF cancelou as duas últimas etapas do circuito mundial, de Madri (Espanha) e Rabat (Marrocos) devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Os torneios contavam pontos para o ranking olímpico. Com o cancelamento, o ranking mundial foi fechado e o brasileiro garantiu presença nos Jogos de Tóquio. A confirmação foi comemorada pelo atleta e também pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK).

A Confederação Brasileira de Karatê emitiu uma nota dizendo ter sido surpreendida pela decisão, pois já havia classificado Vinícius na categoria kumite -67 kg. A CBK informou que está estudando o caso para tomar as devidas providências junto aos órgãos superiores, a fim de garantir a vaga do atleta brasileiro.

Porém, a WKF quer que as duas etapas sejam disputadas em 2021 para, aí sim, finalizar o ciclo olímpico. Primeiro carateca a garantir a vaga em Tóquio, Vinícius agora terá que lutar novamente para conquistar seu lugar no Japão. A notícia surpreendeu e decepcionou o brasileiro. Em entrevista ao repórter da TV Brasil, Juliano Justo, ele desabafou.

Fonte e Foto CBK