Páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Atividade Física e Saúde: Obesidade

Participe do ciclo de palestras sobre Obesidade - Unit Alagoas ...

O que é Obesidade? A obesidade é um distúrbio metabólico caracterizado por um estado inflamatório crônico e acúmulo excessivo de gordura corporal, que apresenta risco para a saúde e contribui para o desenvolvimento de outras patologias, como diabetes melittus tipo 2, , hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, síndrome de apneia obstrutiva do sono, comprometimentos osteo-mioarticulares e diversos tipos de câncer.

Atualmente, cerca de 55,7% da população adulta do país está com excesso de peso e 19,8% está obesa. Já 7,7% da população adulta apresenta diabetes e 24,7%, hipertensão, doenças que podem estar relacionadas à obesidade. Dentre os adultos com diabetes, 75,2% têm excesso de peso e, entre os adultos com hipertensão, 74,4% têm excesso de peso. Por isso, é importante ter hábitos saudáveis de alimentação e exercício físico para manter o peso adequado e se prevenir de doenças desencadeadas pela obesidade.

A obesidade e as doenças crônicas relacionadas à alimentação e a inatividade física são desafios globais e o seu controle e prevenção exigem a implementação de um novo estilo de vida.

Esse novo estilo tem como meta reduzir a prevalência de obesidade em crianças e adolescentes e deter o crescimento da obesidade em adultos. No Brasil, quase 11% das crianças são consideradas obesas. A média é de 9,9%. O número de crianças pré-obesas no país chega a 17,2%.

Para nos livrarmos desses números, é imprescindível aumentar o hábito da prática de atividade física e a promoção da alimentação saudável. Os principais efeitos fisiológicos e metabólicos proporcionados pelo exercício físico, tanto agudo quanto crônico, de uma maneira geral são: aumento da massa muscular esquelética, ganho de forca, propriocepção, diminuição dos estoques de gordura, aumento do gasto calórico, aumento da taxa metabólica de repouso, aumento da tolerância ao uso da glicose como substrato energético, melhoria da sensibilidade insulínica, diminuição do estado inflamatório, entre outros.

O aumento do gasto energético ao exercício físico acontece pelo estímulo das reações metabólicas e pela potencialização do uso de substratos energéticos pela musculatura ativa.

Independentemente do tipo, o exercício mostra-se capaz de promover adaptações positivas sobre a obesidade tanto adulta quanto infantil. Então, destaca-se, portanto, o papel benéfico do exercício físico na regulação do perfil lipídico de todos os indivíduos. A magnitude dos benefícios pode variar conforme o exercício físico.

Lembrando, procure um profissional em educação física pois, só ele, saberá planejar a prática de exercícios de acordo com suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário