Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Atividade Física e Saúde: Inatividade Física

A inatividade física associada a muitas doenças | Fofoca.ORG

O que é Inatividade Física? A inatividade Física também chamada de sedentarismo, fica constituída quando a pessoa não realiza atividades que promovam um gasto energético muito além da Taxa Metabólica Basal. Não é à toa que a palavra “sedentário” origina-se do latim sedere, que significa sentar.

O crescimento da inatividade física entre a população é hoje uma das maiores preocupações dos profissionais de saúde no Brasil e no mundo. A quantidade de energia que o ser humano gasta diariamente pode ser divida em três partes: 10% é utilizada no processo de digestão e absorção dos alimentos; de 15% a 30% em exercícios físicos e de 60% a 75% nas atividades fisiológicas que mantêm o organismo funcionando em repouso. Segundo estudos, 47% da população adulta no país não se exercita o suficiente. A inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

As enfermidades decorrentes da ausência da atividade física. de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), aproximadamente 31% das pessoas com 15 anos ou mais não praticam atividade física o suficiente, sendo 34% mulheres e 28% homens.

Uma vida sedentária pode também causar muitas complicações. Segundo a Organização Mundial Saúde, 21% dos casos de tumores malignos na mama e no cólon são relacionados a uma rotina insuficiente de atividades físicas.

Para ter uma boa saúde e bom funcionamento de todos os sistemas do nosso organismo, é necessário se manter fisicamente ativo, para isso deve-se inserir atividades físicas em sua rotina semanal, o mínimo indicado são 3 vezes por semana, por pelo menos 30 a 40 minutos, por isso, sa sua importância. 

As consequências do sedentarismo são gigantescas e as pessoas precisam compreender que uma vida sedentária é muito arriscada. São diversos problemas e doenças relacionadas com o sedentarismo; Doenças Cardíacas; Diabetes; Obesidade; Osteoporose.

A prática de exercício físico regular pode prevenir estes problemas, mas para as pessoas que já tem esta doença, precisam contar com um acompanhamento muito mais especifico, profissional em educação física, e realizar exercícios com o mínimo de impacto possível.

Adotar quatro dias na semana para fazer uma caminhada. Além dos benefícios para o coração, a prática ajuda no bem-estar. Mantenha hábitos saudáveis. Prefira as escadas ao invés do elevador; Estacionar o carro em um local um pouco mais distante do destino; Dispensar a escada rolante nos shoppings; Levantar para falar com o colega, ao invés de chamá-lo pelo telefone ou pelo computador.

Pense em sua saúde e viva bem e viva mais! Pesse nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário