
Hipertrofia muscular é, o aumento do tamanho e volume dos músculos em resultado à sobrecarga (exercícios). Na verdade, trata-se de uma resposta fisiológica resultante de uma adaptação celular frente a uma maior exigência de trabalho.
Isso ocorre em virtude do treino, na maioria das vezes, tem o objetivo estético na busca de bíceps, coxas e glúteos maiores perfeitos. Porém, existem vários públicos que também se beneficiam e que visam a hipertrofia por conta de riscos e/ou problemas de saúde.
Com o passar dos anos é inevitável o processo de envelhecimento e inúmeros estudos mostram que a partir dos 40 anos tendem a sofrer com a Sarcopenia, que nada mais é que, a perda de massa muscular, além da perda de força.
Com o planejamento bem elaborado o treino para hipertrofia muscular auxilia na diminuição da perda de massa muscular em alguns públicos que possuem problemas de origem genética ou ficaram acamadas por muito tempo, perdendo muita massa muscular, comprometendo a saúde.
Para entendermos melhor, os músculos são compostos por fibras musculares. Estas fibras são formadas por um conjunto de miofibrilas, estruturas cilíndricas formadas por um complexo de proteínas, os sarcômeros, além de outros compostos orgânicos por isso, a importância do estado nutricional, consulte seu nutricionista.
O aumento do volume muscular acontece após o treino, onde o corpo se recupera dos danos e aumenta o número de sarcômeros, aumentando o diâmetro das fibras e, consequentemente, o músculo como um todo. A alimentação e o descanso são compostos de grande relevância para esse processo fisiológico, hipertrofia.
Respeite seu programa de treino pois, as variáveis de treino influenciam no ganho de força e hipertrofia. Aqui citamos algumas intensidade, volume, amplitude de movimento e velocidade e etc. Independente do método usado pelo seu professor, busque conseguir os melhores resultados de forma segura.
Ah, lembrando, pratique execícios com um profissional em Educação Física pois, só ele, saberá organizar, planejar e executar adequadamente seu treino as suas necessidades.
Invista em você mesmo e em sua saúde! Agora, que tal aproveitar essas dicas e mudar o estilo de vida?! Vamos aos treinos?!
Por Lance Esportivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário