Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2020

Atividade Física e Saúde: Hipertensão!

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Primeiro entenda o que é hipertensão. A hipertensão arterial é o aumento anormal e por longo período da pressão que o sangue exerce para circular pelas artérias e veias, esse mecanismo é chamada de pressão alta. 

O sangue é bombeado a partir do coração exercendo uma força natural contra as paredes internas das artérias para chegar a cada parte do organismo. Os vasos, por sua vez, oferecem certa resistência a essa passagem e é essa disputa que determina a pressão arterial.

A atividade física pode ser considerada, um dos melhores e mais eficientes tratamentos para pessoas hipertensas, pois além de contribuir no controle da pressão, proporcionará ao indivíduo uma vida mais saudável.

Em um passado, não tão longe, a atividade física era proibida para quem tinha algum risco cardiovascular, hoje em dia ela virou arma eficaz contra a hipertensão, sem contar que, de bônus, ainda baixa o colesterol e a glicemia entre outros benefícios. 

A praticar esportiva ajuda a regular o sistema nervoso simpático, responsável pelos movimentos automáticos do organismo, como o ritmo da respiração, a abertura da pupila, a pressão arterial e etc. O exercício, bem prescrito e orientado, promove uma diminuição da força e do número de batidas do coração, hoje, muito recomendado, além de deixar os vasos sanguíneos periféricos mais dilatados.

Mexer o corpo melhora, ainda, o endotélio, a camada que reveste o interior das artérias. Essa película produz uma substância chamada óxido nítrico, cuja função é relaxar os tubos e facilitar a passagem de sangue. Em suma, o exercício baixa a pressão de 5 a 8 mmHg. 

“A sugestão é fazer duas horas e meia de treino aeróbico numa intensidade moderada associada a duas sessões de resistência por semana“.

Muitos estudos constatam o papel essencial do exercício no combate à hipertensão, por isso vamos fazer pelo menos meia hora por dia ou duas horas e meia distribuídas ao longo da semana.

Corroborando ainda, fortalecer os músculos tem impacto positivo na pressão, inclua hábitos alimentares saudáveis a sua vida. Lembrando que, é necessário tomar cuidado com as cargas, que não ultrapasse 50% da carga máxima. A ideia é evitar sobrecargas ao coração. Nesse caso, a prática regular de atividade física é de enorme importância para diminuição da pressão arterial. 

Ah, lembrando, pratique atividade física com um profissional em Educação Física pois, só ele, saberá planejar, organizar e executar adequadamente seu treino as suas necessidades. 

Invista em você mesmo e em sua saúde! Agora, que tal aproveitar essas dicas e mudar o estilo de vida?! Vamos aos treinos?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário