O carateca Gabriel Santiago emocionou o público presente ao ginásio do Complexo Educacional Henrique Castriciano, no último domingo, ao fazer uma apresentação especial nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. Após realizar o kata (uma sequência de golpes demonstrada individualmente), ele fez um pequeno discurso para agradecendo a oportunidade de estar nos Jerns. O estudante tem síndrome de Down, treina karatê há quatro anos e foi convidado para participar pela primeira vez da competição para evidenciar a inclusão no esporte.
Sempre dedicado e concentrado nos treinos de karatê, o esforço do aluno do CEI Romualdo Galvão despertou no seu professor, Germano Pimentel, a ideia da apresentação. A proposta foi levada para a Federação Norte-rio-grandense de Karatê (FNK) e à Coordenadoria de Desportos da Secretaria de Educação do Estado (Codesp), organizadora dos Jerns, que aprovaram a iniciativa.
- Ele sempre falava que queria participar dos Jerns. Então, acabei abraçando a causa e deu certo. O desempenho de Gabriel é fantástico. Ele é muito bem concentrado, interage bem com os colegas e ele está maravilhado com a oportunidade de participar dos Jerns - declarou Germano Pimentel.
Com 19 anos de idade, o karatê não é o primeiro esporte do estudante. A natação, a capoeira, o judô e o futebol também já tiveram passagens na sua vida - por este último, inclusive, é apaixonado. Segundo sua família, a vontade de sempre participar de competições rende, quase anualmente, um novo esporte na vida do rapaz. No entanto, no karatê já são quatro anos, e a inserção do esporte nos Jogos Olímpicos empolgaram mais ainda o carateca.
- Eu fiquei muito feliz e um pouco nervoso. Mas eu estou muito feliz por ter participado dos Jerns e também por ter recebido a medalha de ouro - afirmou Gabriel Santiago.
Fonte GE Natal Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi
Nenhum comentário:
Postar um comentário