A temporada de 2016 do América reserva detalhes que podem indicar as razões pelas quais a equipe foi rebaixada para a Série D do Campeonato Brasileiro. Ao longo do ano, o Alvirrubro disputou 43 partidas, entre Campeonato Estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série C. No entanto, somou apenas 14 vitórias, 12 empates e foi derrotado 17 vezes. O aproveitamento é de somente 41,9%.
Os números, se comparados com a temporada 2015, em que os rubros foram campeões estaduais, a queda no aproveitamento é de 16,6%. No ano passado, o time jogou 49 vezes, com 25 vitórias, 11 empates e 13 derrotas.
O desempenho como mandante também reflete no retrospecto em 2016. Na Terceira Divisão, por exemplo, o time encerrou a disputa com a 9ª posição, somando apenas nove pontos. Ao todo, foram duas vitórias, três empates e quatro derrotas.
Na disputa da Série C do ano anterior, a equipe foi a terceira melhor do seu grupo no quesito. Foram 23 pontos, com sete vitórias, dois empates e nenhuma derrota.
Em contrapartida, mesmo com o rebaixamento à Série D, o América foi o melhor visitante em 2016, conquistando três triunfos, empatando duas vezes, além de quatro derrotas. Números opostos aos obtidos em 2015, quando acumulou uma vitória, três empates e cinco derrotas.
Campeonato Potiguar
Neste ano, o América saiu do Estadual com o vice-campeonato. A vaga para decisão foi alcançada com o título do 1º turno, no qual os rubros ficaram na primeira posição com cinco vitórias e duas igualdades. O empate na Arena das Dunas em 0 a 0 diante do Globo garantiu o troféu.
Já no segundo turno, o desempenho ficou bem abaixo. Nos sete jogos, foi apenas um triunfo – em cima do rebaixado Palmeira –, dois empates e quatro derrotas. Na decisão, contra o ABC, um empate na Arena das Dunas e goleada sofrida por 4 a 0 no Frasqueirão.
Na temporada anterior, o cenário foi completamente oposto. O troféu conquistado na casa do rival selou uma campanha de 76% de aproveitamento. Em 2015, o América fez 18 jogos no Estadual, somando 12 vitórias, cinco empates e apenas um revés.
Outras competições
Além de Estadual e Série C, o América teve a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste. Em ambas, eliminações nas primeiras fases. Na primeira, derrota no jogo de ida diante do Gama-DF por 1 a 0. Na volta, vitória por 3 a 2. No critério de gol fora de casa, o time potiguar deu tchau para a competição.
Na segunda, foram duas vitórias, três empates e uma derrota. Campanha insuficiente para a equipe avançar de fase, como na temporada 2015.
Por Heilysmar Lima via Portal No Ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário