Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Joana Neves revela "surpresa" ao ser indicada a prêmio de melhor do ano

Joana Neves, paratleta natação RN (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

Um ano de várias conquistas e muitas medalhas para carregar no peito com orgulho. É dessa forma que a nadadora potiguar Joana Neves quer escrever o último capítulo de 2015 com chave de ouro, após ser indicada como finalista da quinta edição do Prêmio Paralímpicos, que vai homenagear os melhores paratletas brasileiros do ano. A nadadora concorre ao prêmio de melhor do ano, em votação popular, contra a lançadora e arremessadora Shirlene Coelho e a saltadora Silvania Costa, ambas do atletismo. "Joaninha", que esse ano conseguiu três medalhas no Mundial de Glasgow, na Escócia, e outras cinco nos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto, no Canadá, revelou estar satisfeita com o desempenho nas piscinas. 

Em Natal, Joaninha contou ao Globo Esporte que recebeu a notícia com muita alegria. Ao lado da família e dos amigos, a potiguar revelou estar na melhor fase da carreira e falou sobre o reconhecimento que o esporte paralímpico está recebendo nos últimos anos, o que demonstra as várias conquistas da delegação brasileira no Parapan desse ano, com um total de 257 medalhas.

- Fiquei muito surpresa com a indicação de estar entre as melhores do esporte paralímpico do ano. Estou muito feliz e realizada com tudo isso que estou fazendo. É minha primeira vez entre as finalistas, apesar de já ter sido indicada como revelação em outros prêmios. Mas, por ser o principal prêmio do esporte paralímpico, fiquei bastante emocionada. Isso mostra que o investimento e as oportunidades que estou recebendo estão dando frutos - comentou a nadadora.

Em fase de treinamentos para as Paralimpíadas 2016, no Rio de Janeiro, Joaninha começa ainda essa semana uma nova fase de trabalhos físicos. As atividades são realizadas em Natal, mas no mês de março do próximo ano, a potiguar deve se juntar ao restante da delegação brasileira no Centro Paralímpico de Natal, na cidade de São Caetano do Sul, interior paulista.

- Antes das Paralimpíadas no Rio, devo passar um período em treinamento em São Caetano do Sul junto com a delegação brasileira. Serão alguns dias importantes com a comissão técnica e com os outros atletas que irão competir em 2016 - analisou.

Veja também

Texto e Foto por Jocaff Souza Natal

Potiguar é eleita melhor atleta do halterofilismo pelo CPB: "Muito feliz"

Maria Rizonaide Parapan (Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX)

Eleita a melhor atleta do halterofilismo nacional pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, a potiguar Maria Rizonaide da Silva revelou que a escolha foi uma grande surpresa, após o anúncio dos vencedores nesta segunda-feira em cada uma das 22 modalidades que fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. A premiação acontece no dia 9 de dezembro, no Hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Rizonaide ganhou a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá e no Regional das Américas, na Cidade do México e teve destaque no desporto brasileiro em 2015. 

- Estou muito feliz e não imaginava (ganhar o prêmio). Não tinha nem noção disso porque tem outros atletas muito bons. Treinei muito esse ano para chegar onde cheguei e espero que Deus me ajude a continuar crescendo. Foi um ano muito especial. Tive muitas conquistas e sucesso - comemora a atleta.

A última competição do ano para Rizonaide foi no início desse mês, quando participou do Circuito Brasileiro, em São Paulo, e ficou na segunda colocação. Mesmo assim, a atleta segue mantendo o ritmo de treinos e sonha com uma vaga nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A potiguar segue uma rotina árdua de treinos. Os trabalhos são feitos em Natal, de segunda a sábado, em Natal, com duas horas de duração.

- Eu quebrei meu próprio recorde em São Paulo. O CPB ainda não divulgou os resultados da seletiva, mas estou torcendo para que possa ir para o Rio de Janeiro. Estou treinando para isso. A gente segue a preparação porque não pode ficar parado. Em todas as competições, eu quero melhorar minha marca. Sou muito focada. Levo o esporte muito a sério - conta.

Com o recorde de 79 quilos levantados em competições, Rizonaide tem como meta para 2016 quebrar a barreira dos 95 quilos. Nas provas, os atletas fazem três tentativas para manter o peso suspenso durante a contagem de oito segundos.

- Vou levantar brincando! Já estou treinando com 84 quilos e cheguei a levantar 90 quilos - afirma.

Mesmo sendo eleita a melhor atleta do halterofilismo pelo Comitê Paralimpíco Brasileiro, Maria Rizonaide enfrenta dificuldades com patrocínio para disputar as competições. A potiguar não recebe auxílio do CPB nas competições, o que obriga a trabalhar como consultora de cosméticos para cobrir os custos de viagens.

- Meu caso é difícil porque eu trabalho para me manter no esporte. Isso é muito cansativo. Estou batalhando para que um dia consiga um patrocínio para viver só do esporte. Mas, mesmo com essa dificuldade, eu estou conseguindo ir a todas as competições - declara.

Homenagem ao pai
Há quatro meses, Maria Rizonaide perdeu o pai, que lutava contra um câncer. Enquanto ele esteve internado no hospital, a atleta pensou em desistir do embarque para a cidade de Toronto, onde ganhou a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos.

- Ele me pediu para continuar porque eu até pensei em desistir da viagem para o Canadá. Eu tinha medo de viajar e eu não estar perto dele, caso fosse a hora de partir. Viajei 18 dias depois que ele tinha falecido e, no dia do velório, disse que traria uma medalha, independente de qual fosse. Consegui o ouro. Foi muito difícil para mim, mas eu me superei. Acabei perdendo uma coisa e ganhando outra. Tenho certeza que ele estava lá comigo - relata emocionada.

Fonte GE RN Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX

Despedida de Ceni terá Milton Cruz, Autuori, Muricy e filho de Telê

Despedida de Ceni será em 11 de dezembro (Foto: Divulgação/São Paulo FC)

O jogo de despedida de Rogério Ceni, no dia 11, terá convidados ilustres no campo, com campeões mundiais pelo São Paulo, e também nomes nobres até no banco de reservas. O clube confirmou a presença de Paulo Autuori, Muricy Ramalho, Milton Cruz e Renê Santana, filho de Telê Santana, como treinadores das equipes que vão se enfrentar no amistoso, que será realizado no estádio do Morumbi.

A partida vai reunir de um lado atletas que atuaram nas conquistas do Mundial Interclubes de 1992 e 1993. O time será comandado por Renê, cujo pai era o técnico da equipe na ocasião. Ao lado dele estará Muricy, então auxiliar técnico da equipe nas duas conquistas, garantidas com vitórias sobre Barcelona e Milan ambas em Tóquio.

“Terei o maior prazer de participar de uma grande festa como essa, principalmente pela oportunidade de fazer parte da carreira de um ídolo que brilhou no cenário brasileiro e mundial”, disse o ex-goleiro Zetti.

Já o time de 2005, que terá a presença de jogadores como Aloísio Amoroso e provavelmente Lugano, será comandado por Paulo Autuori e Milton Cruz. Os dois estavam na comissão técnica que naquele ano derrotou o Liverpool por 1 a 0, em Yokohama, em partida que teve uma das atuações mais marcantes da carreira de Rogério Ceni.

O São Paulo destinou a carga de 65 mil ingressos para a partida. A primeira etapa de vendas começou na última semana, apenas para os integrantes do programa de sócio torcedor. Para os demais são-paulinos, a comercialização ainda não iniciou. Os preços variam entre R$ 90 e R$ 320.

Por Estadão Conteúdo Foto: Divulgação/São Paulo FC

Brasileiro concorrerá com Messi e jogador da Roma por gol mais bonito do ano

Wendell Lira disputa com Messi e Florenzi (Foto: Divulgação/Fifa)

De desconhecido há cerca de um mês, Wendell Lira terá como concorrente nada menos que Lionel Messi na disputa por uma premiação da Fifa. O gol marcado pelo jogador de 26 anos pelo Goianésia no Campeonato Goiano foi escolhido como um dos três finalistas do Prêmio Puskas, ao lado justamente do tento marcado pelo astro do Barcelona e de outro golaço feito na Europa, o de Florenzi, da Roma.

O gol que garantiu Wendell Lira na briga foi marcado diante do Atlético-GO, em março. Na ocasião, o jogador recebeu bola alta na área, ajeitou o corpo e fez malabarismo para acertar um lindo voleio. Desde que havia sido nomeado como um dos 10 finalistas da premiação, o atleta ganhou fama e, inclusive, assinou contrato para atuar pelo Vila Nova no ano que vem.

Por voto popular no site da Fifa, Wendell Lira levou a melhor sobre nomes bem mais conhecidos, como Mexes, do Milan, e Carlitos Tevez, na época na Juventus, para chegar à final. O brasileiro também deixou para trás outros lindos gols, como o de Esteban Ramírez pelo Herediano, da Costa Rica, e Gonzalo Castro, da Real Sociedad.

Na grande final, ele terá como adversário Lionel Messi e seu golaço diante do Athletic Bilbao. Na decisão da última Copa do Rei, o argentino arrancou quase do meio de campo pelo lado direito, passou por cinco marcadores e bateu firme no canto esquerdo do goleiro.

O outro concorrente será Alessandro Florenzi e seu golaço marcado pela Roma, justamente diante do Barcelona, em setembro, pela Liga dos Campeões. Na ocasião, o lateral roubou a bola na defesa, arrancou e, poucos passos após o meio de campo, arriscou. Ainda houve um toque na trave antes que o gol acontecesse.

O Prêmio Puskas é dado ao gol mais bonito do ano desde 2009. Nomes como Cristiano Ronaldo, Zlatan Ibrahimovic e James Rodríguez já o conquistaram. A única vez que um brasileiro recebeu a honraria foi em 2011, quando Neymar levou a melhor por seu golaço pelo Santos contra o Flamengo.

Por Estadão Conteúdo Foto: Divulgação/Fifa

Presidente eleito do América transfere setores da sede para centro de treinamento

"Precisamos observar de perto os trabalhos que serão desenvolvidos", comenta Beto (Foto: Wellington Rocha/Portal No Ar)

O presidente eleito que comandará o América entre 2016 e 2017, Beto Santos, visitou o Centro de Treinamento Dr. Abílio Medeiros, em Parnamirim, neste final de semana para avaliar as atuais condições e instalações do local. Dentre as mudanças que serão feitas estará a transferência de setores da sede administrativa para o CT.

Setores como a direção de futebol, e até a sala da presidência passarão a funcionar mais próximo dos atletas, comissão técnica e demais funcionários.

“Vejo como uma necessidade dentro do clube. Precisamos observar os trabalhos que serão desenvolvidos mais de perto. Marcação cerrada mesmo. Isso tanto preservará o clube como também aos funcionários de um modo geral”, avaliou Beto.

As reformas no CT se iniciam esta semana e a reapresentação dos atletas acontecerá no dia 14 de dezembro. O alvirrubro volta aos gramados no dia 24 de janeiro, às 9h30, na Arena das Dunas, contra o Alecrim pelo Campeonato Potiguar.

Por Portal no Ar Foto: Wellington Rocha