Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Presidente da FNF faz balanço do futebol potiguar em 2015 e lamenta: ‘Ano difícil’

Zé Vanildo lamentou desempenho potiguar no Brasileirão (Foto: Alberto Leandro)

O ano de 2015 não foi dos melhores para o futebol do Rio Grande do Norte nas disputas de três das quatro divisões do esporte nacional. O ABC foi rebaixado à Série C em 2016, onde se juntará ao América, que na atual edição sequer passou da primeira fase. Na Quarta Divisão, o Globo também ficou na fase inicial.

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, lamentou os resultados do futebol do estado no âmbito nacional. Para ele, o ano foi difícil para os clubes potiguares nas competições nacionais.

“Ano de dificuldade para os clubes potiguares no Campeonato Brasileiro. O rebaixamento do ABC e a permanência do América na Série C, para mim, certamente não estavam nos planos”, avaliou.

Ainda segundo o mandatário da entidade máxima do futebol local, todo o auxílio foi dado pela federação e manteve o discurso de lamentação sobre os desempenhos de ABC, América e Globo no cenário nacional. Além disso, não soube apontar os equívocos cometidos pelas equipes.

“É difícil apontar os erros. O que posso dizer é que a federação deu todo o apoio necessário, mas, infelizmente, as coisas não saíram como planejadas”, acrescentou.

A campanha que levou o Alvinegro ao rebaixamento foi recheada de péssimos resultados, incluindo uma sequência de 19 jogos sem vitórias. No fim, 18ª posição, com 32 pontos, pior campanha do clube na Série B por pontos corridos.

Já o Alvirrubro viu a situação se complicar na reta final da primeira fase ao ser derrotado pelo Confiança, na penúltima rodada. Ao término dos 18 jogos, a equipe amargou a 5ª colocação, com 29 pontos, e a permanência da Terceirona.

A Águia de Ceará-Mirim ficou na última posição do grupo 3, com oito pontos e ficou longe de conseguir a classificação para a segunda fase.

Entre os melhores
Apesar de avaliar com pessimismo o desempenho no Brasileirão, Zé Vanildo destacou as posições dos potiguares no Ranking Nacional de Clubes (RNC), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que coloca os abecedistas na 26ª colocação – 6.002 pontos – e os americanos na 29ª – 5.304 pontos.

Além disso, o dirigente festejou a posição da FNF no Ranking Nacional de Federações (RNF). Com 13.436, a entidade potiguar está na 11ª colocação, pouco mais de mil pontos atrás da federação do Ceará.

“Apesar de todas as dificuldades, o futebol do RN ficou entre os melhores do Brasil, com o ABC em 26º no ranking e o América em 29º, além da própria federação. Se estamos com dois times entre os melhores é porque algo tem sido feito”, ressaltou.

Novas gestões
Em 2015, vários times do Rio Grande do Norte tiveram mudanças nas presidências. Como não poderia deixar de ser, as mais badaladas foram as eleições de Judas Tadeu Gurgel, no ABC, e de Beto Santos, no América.

Para o presidente da FNF, as renovações são importantes para que novas ideias sejam implementadas nos clubes. “Sempre é importante haver uma renovação. A renovação traz novas ideias. Vou torcer pelas novas administrações fazerem bons trabalhos, para o futebol do RN continuar crescendo”, finalizou.

Por Heilysmar Lima Foto: Alberto Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário