Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mapa de Curtidas: Flamengo domina em Natal; grandes do RN ficam atrás

Mapa curtidas Natal (Foto: Reprodução)

A hegemonia é rubro-negra em todas as 167 cidades do Rio Grande do Norte, segundo o Mapa das Curtidas dos Times do Brasil. O levantamento feito pelo GloboEsporte.com em parceria com o Facebook revela a afinidade do torcedor potiguar com o Flamengo. Em Natal a maior quantidade de curtidas é do clube carioca, com 22,4%, e os dois maiores clubes do estado, ABC e América-RN, têm briga acirrada pelo segundo lugar. O Alvinegro vence o rival por 19,4% a 19,2%. O quarto colocado é o Corinthians, com 8,5%.

Das 50 cidades que mais curtem o Mecão, o destaque é para o município de Goianinha, localizado no Agreste do estado. A região, que foi adotada pelo clube americano em 2011, quando passou a disputar os jogos dos Campeonatos Potiguar e Brasileiro no estádio Nazarenão, tem 20,8% das curtidas do clube no RN, ocupando o segundo lugar. Os outros clubes mais curtidos são Flamengo, com 22,4% de curtidas; ABC, com 12,2%; e São Paulo, com 10,6%. Segundo dados do IBGE, 24.889 pessoas vivem na cidade. No total, 4.562 municípios apresentaram dados mínimos que indicam a presença de torcedores. Destes, em 43 cidades, o América-RN é o segundo clube mais curtido no Facebook.

Os números do ABC também são relevantes. Em Maxaranguape, município da Grande Natal, o clube tem 21,2% das curtidas. A cidade possui 11.628 moradores, conforme dados do IBGE. Quem lidera a tabela de curtidas é, mais uma vez, o Flamengo, com 23,6%. Após o ABC, que ocupa a segunda colocação, estão América-RN (16,8%) e Corinthians (11,8%). Em 3.122 municípios houve um índice mínimo de curtidas no Facebook para o time alvinegro. Desse montante, o ABC ocupa a segunda colocação com mais curtidas na rede social em 37 cidades.

Fonte GE Natal Foto Reprodução

Sauber e Force India enviam queixa contra a Fórmula 1 à União Europeia

Medida já era esperada, dada a insatisfação de algumas equipes com menos peso da categoria (Foto: Beto Issa/GP Brasil de Fórmula 1)

As equipes Force India e Sauber enviaram nesta terça-feira (29) uma queixa formal à União Europeia (UE) contra a estrutura da Fórmula 1. Elas reclamam que o sistema de formulação de regras e distribuição de receitas da categoria são ilegais, injustos e prejudiciais. “Recebemos uma queixa e vamos estudá-la”, limitou-se a informar um porta-voz da União Europeia, Ricardo Cardoso.

A medida já era esperada, dada a insatisfação de algumas equipes com menos peso da categoria. Encabeçadas pela Force India e a Sauber, elas tentam desafiar o domínio dos principais protagonistas da Fórmula 1 e acreditam que poderiam nivelar o Mundial se tivessem tanto poder ou verba.

Em um comunicado oficial, no qual confirmou que era uma das equipes que apresentou a queixa, a Force India apontou que “os sistemas de divisão de receitas e de determinação das regras da Fórmula 1 são injustos e ilegais”.

A Sauber, por sua vez, divulgou nota na qual afirmou que a Fórmula 1 está violando as leis da União Europeia e questionou “os poderes e privilégios de formulação de regras, que prejudicam o esporte”. Se a UE decidir atuar, a investigação deve acabar se prolongando, sem resultado previsto.

Por Estadão Conteúdo Foto: Beto Issa/GP Brasil de Fórmula 1

Karatê: Atletas precisam de patrocínio para competir em etapa do Brasileiro

José Wilson e os alunos Diomara, José e Gabriel aguardam ajuda – Foto Cedida

Após vencerem a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Karatê em Aracaju-SE, três alunos da Escola Estadual Tertuliano Ayres Dias, de Mossoró, estão em busca de apoio financeiro para participar da fase final da competição, que acontece em Joinvile-SC nos dias 14 a 18 de outubro. Diomara Oliveira, José Soares e Gabriel Nunes fazem parte do projeto social ‘Mais Educação’ e precisam de patrocínio para viajar.

As aulas do projeto são ministradas pelo experiente faixa preta e professor José Wilson na Escola Tertuliano Ayres desde 2011. A diretora da unidade, Annatalya Oliveira, e coordenadora do programa Mais Educação, Consuelo de Lima, estão orgulhosas dos resultados dos alunos e confiam que os atletas vão conseguir apoio para viajar.

“O Projeto Mais Educação é muito bom e vem ajudando muitas crianças daquela escola, não só aos alunos da modalidade Karatê, mas como também os alunos das outras modalidades. Infelizmente dessa vez a escola não está podendo ajudar. Os recursos que liberados foram somente para custear as aulas”, lamenta José Wilson.

Os interessados em colaborar com os estudantes podem entrar em contato com o professor José Wilson através dos números de telefone: (84) 99655-8802 / 98882-4207.

Fonte Gazeta do Oeste Foto Cedida

De volta! Invicto, Assu garante vaga na elite do futebol potiguar

Assu foi campeão sem contestações, com cinco vitórias e um empate – Foto Site do Assu

Está definido o décimo integrante da primeira divisão do Campeonato Estadual de futebol 2016. A equipe do Assu, com uma campanha invicta, derrotou o Santa Cruz de Natal na última rodada, por 6 x 3 no Estádio Edgarzão, sábado passado, e ficou com a vaga e o título, garantindo o seu retorno após uma temporada longe da elite potiguar.

A vitória do fim de semana começou a ser construída com os dois gols do atacante Val Paraíba no primeiro tempo, com o meia Juninho Paraíba diminuindo para o Santa Cruz, de pênalti. Na segunda etapa o atacante Will empatou para o Santa, mas viu Duduzinho e Pablo Oliveira ampliarem o placar para 4 a 2. Will voltou a marcar para o Santa, mas David Arez, do time de Natal, marcou um gol contra, ampliando a vantagem para 5 a 3. Nininho ainda fez o sexto gol e deu números finais à partida.

O time treinado pelo técnico Reginaldo Sousa foi campeão da segunda divisão escalado com Elias (Erasmo), Ila (Pablo), Jonatha, Romeu e Nininho; Lano, Jair (Pablo Franklim), Pablo Oliveira e Da Silva; Val Paraiba e Duduzinho.

Romeu se mostrou satisfeito e orgulhoso com o desempenho do Assu na competição durante as últimas semanas: “Emoção muito grande terminar o campeonato com essa conquista. O torcedor que sentiu muito com a queda do time para a segunda divisão agora está feliz”, disse o zagueiro em entrevista ao site da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

Sem saber o que é derrota, a equipe terminou a competição com 16 pontos conquistados. Em seis jogos, foram cinco vitórias e apenas um empate. Agora, o Camaleão do Vale se junta novamente a ABC, Alecrim, América, Baraúnas, Corintians de Caicó, Globo, Palmeira de Goianinha, Potiguar e Santa Cruz para disputar a primeira divisão do próximo ano.

TABELA
A segunda colocação da segunda divisão do Campeonato Estadual ficou com o Santa Cruz, somando dez pontos. Em terceiro aparece o Atlético Potengi com cinco, e na lanterna, com apenas três pontos conquistados ficou o Mossoró Esporte Clube.

Fonte Gazeta do Oeste Foto Site do Assu

Técnico do ABC ganha reforços para duelo contra o Macaé pela Série B

Leonardo Luiz foi liberado pelo DM (Foto: Wellington Rocha)

Na retomada dos trabalhos para a próxima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico do ABC, Hélio dos Anjos, ganhou três reforços para partida do sábado (3). O zagueiro Leonardo Luiz, o meia Cleyton e o atacante Rafael Silva foram reavaliados e liberados pelo departamento médico para voltar aos treinos.

O zagueiro Leonardo Luiz se recuperava de um edema no joelho direito, o meia Cleyton estava com uma lesão no pé direito e o atacante Rafael Silva apresentava uma contusão muscular na coxa direita.

Os três participaram normalmente do treino físico comandado pelos preparadores físicos. Iniciaram a movimentação com um trabalho para prevenção de lesões musculares, exercícios funcionais e um treinamento de força no CTFIS-ABC, e depois complementaram a atividade com um treino de coordenação, agilidade e velocidade no campo do CT.

A volta do defensor será importante para Hélio dos Anjos. Sem poder contar com Luizão, expulso na última partida contra o Náutico, Leonardo Luiz deve ficar com a vaga no time titular.

Apesar dos retornos, o comandante abecedista ainda segue sem contar com outras peças do elenco. O atacante Rafinha deve passar de três a quatro semanas entregue ao departamento médico por conta de lesão na coxa direita.

Alvinho, o único atacante que esteve na apresentação do elenco no começo do ano que permanece no clube, mas que ainda não fez uma única partida pela equipe na atual temporada, começará os trabalhos para voltar aos gramados, o que deve ocorrer em um mês.

Quando emprestado ao Campinense-PB, o jogador se machucou durante uma partida contra o Bahia válida pela Copa do Nordeste. O atacante voltou ao ABC no final de abril para ser tratado pelo departamento médico do clube e aparenta está próximo do retorno aos jogos abecedistas.

Fonte Portal no Ar Foto: Wellington Rocha

América-RN confirma permanência de cinco atletas e planeja temporada 2016

Eliel Tavares comentou a situação do América (Foto: Wellington Rocha)

Eliminado da disputa da Série C do Brasileiro ainda na primeira fase, o América começará suas negociações com jogadores e comissão técnica a partir da próxima segunda-feira (05). A diretoria tenta manter a base do time para a temporada do ano que vem e fará propostas para os atletas.

A linha de negociação passará por reduções salariais para se adequar a realidade do clube que passará três meses sem jogar e continuará com uma receita “padrão Série C” para a temporada 2015.

“Trataremos do assunto individualmente e explicaremos a situação. Quem se adequar e tiver interesse de ficar com a nova realidade do clube, terá o seu contrato renovado”, disse o diretor de futebol, Eliel Tavares.

Por enquanto, apenas cinco nomes estão garantidos para a temporada seguinte em função de os contratos encerrarem apenas em 2016. Com vínculo contratual válido até novembro do próximo ano, o meia Cascata, ídolo do clube, encabeça a lista que ainda conta com o atacante Max, que pertence ao Alvirrubro até o mês de maio.

O meia Reis, com vínculo contratual também até maio, o zagueiro Zé Antônio Potiguar que encerrará seu contrato em setembro do ano que vem, e o atacante Luiz Eduardo com permanência assegurada até novembro de 2016, fecham os primeiros nomes do Alvirrubro para 2016.

Receita
Sem receita até o fim do ano, o presidente do clube, Hermano Morais, comentou sobre a atual situação alvirrubra. “Nós temos que aprender com os erros cometidos e fazer um planejamento para o próximo ano. De imediato, vamos ter que equacionar muitos problemas até o final do ano. Vamos ter que acertar a questão financeira, que não é fácil”.

A última partida do América na atual temporada aconteceu no último domingo (27). A equipe goleou o Botafogo-PB por 4 a 1 pela Série C, na Arena das Dunas, mas foi prejudicado pela derrota do Salgueiro-PE para o Confiança-SE por 1 a 0 e acabou eliminada ainda na primeira fase da competição nacional. O Alvirrubro terminou o campeonato na quinta colocação do Grupo A com 29 pontos.

Por Ayrton Freire Foto: Wellington Rocha

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Hulk volta a acusar torcida rival de racismo no Campeonato Russo

O atacante Hulk revelou que foi ofendido por torcedores do Spartak Moscou

O atacante brasileiro Hulk voltou a criticar o racismo no futebol russo neste fim de semana. O jogador revelou que foi ofendido por torcedores do Spartak Moscou no empate por 2 a 2 com o seu time, o Zenit St. Petersburg - ele marcou o primeiro gol da equipe, fora de casa.

"Infelizmente, a mesma situação continua acontecendo: racismo nas arquibancadas", criticou o brasileiro, que apenas jogou beijos para a torcida rival ao fim da partida, válida pelo Campeonato Russo.

"Eu não vou reagir. Já falei bastante sobre este assunto. É por isso que continuo mandando beijos e respondendo a eles com o meu futebol dentro de campo. Não vale a pena discutir estas coisas", disse Hulk.

De acordo com o Comitê Disciplinar da Federação Russa de Futebol as ofensas racistas não foram registradas na súmula da partida. Na temporada passada, o Spartak e o Torpedo Moscou sofreram punições por causa de atitudes racistas de suas torcidas contra Hulk. Desde então, o brasileiro tornou os "beijinhos" a sua marca contra ofensas racistas.

Em julho, Hulk chamou a atenção da mídia internacional ao afirmar que o comportamento racista dos torcedores russos estavam presentes em "praticamente todas as partidas". Poucos dias depois de denunciar o racismo no futebol russo, ele foi retirado do sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, realizado no dia 25 de julho.

Em outro caso, o brasileiro denunciou o árbitro Alexei Matyunin por supostas ofensas racistas contra si mesmo durante uma partida do campeonato, em dezembro do ano passado. O juiz foi julgado, mas acabou sendo inocentado por falta de provas.

Fonte AE Foto Reprodução Facebook 

Rio Grande do Norte receberá tour da Tocha Olímpica

Tocha deve passar por cerca de 300 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal (Foto: Charles Sholl/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Natal receberá no próximo dia 2 de outubro, a etapa preparatória para organizar o revezamento da tocha olímpica em 2016 no Rio Grande do Norte. O objetivo é definir atribuições no planejamento, segurança e divulgação das Olimpíadas por meio do tour da chama.

O presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso, acredita que o tour da tocha olímpica poderá incentivar a prática desportiva: “O evento trará visibilidade aos pontos turísticos, à cultura e aos patrimônios históricos de cada localidade, além de incentivar a prática esportiva e aproximar a Olimpíada de todo o país”.

A Chama Olímpica chegará de Atenas em Brasília e começará a percorrer o país em maio de 2016. A tocha deve passar por cerca de 300 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, encerrando o tour no Rio de Janeiro, cidade que sediará os Jogos Olímpicos, a partir de 5 de agosto.

A solenidade do próximo dia 2 de outubro contará com a presença de Prefeitos, integrantes dos setores de esporte, turismo, cultura, lazer e também de atletas, que poderão participar do encontro.

Autoridade Pública
A Autoridade Pública Olímpica é um consórcio público interfederativo inédito do Brasil e é formado pelo governo federal, do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro. A APO é uma das garantias oferecidas pelo Brasil ao Comitê Olímpico Internacional (COI), durante a candidatura da cidade do Rio para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

O objetivo da APO é coordenar as ações governamentais para o planejamento e a entrega das obras e dos serviços necessários à realização dos Jogos.

Fonte Portal no Ar Foto: Charles Sholl/Futura Press/Estadão Conteúdo

Tibau treina para mais uma luta no Brasil com o objetivo de quebrar recordes no UFC

Gleison Tibau tem 16 vitórias em seus nove anos atuando pelo UFC – Foto Wagner Carmo/InovaFoto

O lutador mossoroense Gleison Tibau está perto de atingir mais uma marca impressionante no Ultimate Fighting Championship (UFC). Com 25 apresentações no evento, Tibau fará sua 26ª luta contra Abel Trujillo no dia 7 de novembro, em São Paulo, ficando a apenas mais um combate de alcançar a marca de Tito Ortiz, que tem 27 subidas ao octógono da organização. O potiguar já está no UFC há quase nove anos e é o brasileiro com mais lutas.

“Coloquei na cabeça que quero gravar meu nome na história do UFC e serei o lutador com mais lutas e mais vitórias do evento. Quero fazer isso para inspirar todos os brasileiros que sonham e acreditam ser impossível alcançar. Eu acreditei e estou aqui, muito perto de realizar isso”, desejou Gleison Tibau.

Essa será a quarta luta de Tibau no Brasil. Em todas as oportunidades em que foi escalado para lutar diante de seus compatriotas, o peso-leve (até 70,7kg) saiu com a vitória. O desejo de atuar para o público brasileiro e manter a boa estatística de vitórias é uma motivação extra.

Em Brasília, há pouco mais de um ano, o triunfo sobre o polonês Piotr Hallmann marcou a última visita do lutador ao país. Antes disso, John Cholish e Francisco Massaranduba foram superados por Tibau, completando o cartel invicto.

“Quando me consultaram sobre lutar no Brasil novamente, aceitei na hora, ainda mais contra um gringo. A vibração do povo brasileiro é diferente, é mais calorosa, e me sinto bem lutando no meu país. Vencerei mais essa luta junto com os fãs brasileiros”, planeja o lutador de 32 anos.

Além da volta ao Brasil, o duelo contra Trujillo também registra uma nova marca significativa para Gleison Tibau: será sua 45ª luta na carreira profissional, que tem 33 vitórias e 11 derrotas até o momento. Os fatos se juntam ao momento do lutador na organização e fazem da luta uma das mais importantes de Tibau.

Para o especial combate, ele realiza seu camp de treinamento nos Estados Unidos, país onde vive e treina há nove anos, na academia American Top Team, na Flórida.

“Eu estava embalado por três vitórias antes de perder para o Tony Ferguson – em fevereiro deste ano, então estou com sede de vitória. Toda luta no UFC tem sua importância, mas essa é especial para mim. O adversário é duro, mas terei a torcida ao meu favor e quero muito mostrar meu jogo. Alcançarei uma marca relevante quando entrar no octógono, então vou para dar show e vencer mais uma no UFC”, garante Tibau, dono de 16 vitórias no octógono, o quarto maior vencedor da história do Ultimate, ao lado de Anderson Silva, Chuck Liddell, Randy Couture e Frank Mir.

Perfil
Janigleison Herculano Alves, atualmente com 32 anos de idade, é lutador profissional de MMA desde 1999, quando competiu com então 17 anos. Natural de Mossoró e criado na cidade-praia de Tibau, Gleison Alves carrega a terra que adotou na alcunha desde que chegou ao UFC, em 2006.

Desde então, no octógono, foram 25 lutas, recorde entre os brasileiros, sendo 16 vitórias e nove derrotas. No cartel profissional, o representante da American Top Team exibe 44 lutas, 33 triunfos e 11 reveses.

Por Fidel Nunes – especial para a Gazeta do Oeste Foto Wagner Carmo/InovaFoto

Jogador da segunda divisão do RN faz gol contra bizarro de fora da área; veja

Assu x Santa Cruz de Natal - David - gol contra (Foto: Reprodução)

O zagueiro David, do Santa Cruz de Natal, foi o protagonista de um lance bizarro na partida que definiu o Assu como campeão da segunda divisão do Campeonato Potiguar, no último sábado. 

Após receber passe na fogueira do goleiro Daylon, que estava adiantado e pressionado pelo atacante Val Paraíba, o defensor tentou mandar um chutão para a frente, mas o "taco espirrou" e ele acabou marcando contra as próprias redes. Daylon ainda correu para impedir o gol, mas não conseguiu. O detalhe é que David estava na altura da meia-lua. 

É difícil explicar o que aconteceu. Só vendo e revendo o lance. A imagem também mostra o treinador Edmar Pereira levando a mão à cabeça, sem acreditar no que aconteceu.

O Assu venceu o jogo por 6 a 3 e garantiu o retorno à elite do Rio Grande do Norte. Val Paraíba (2), Duduzinho, Pablo Oliveira, David (contra) e Nininho fizeram os gols do time assuense. Juninho Bahia e Will (2) descontaram para o Santa Cruz.

Assista o vídeo:

Fonte GE Natal Foto Reprodução

Copa Natal de futebol sub-15 começa neste sábado e deve reunir mil atletas

Copa Natal de Futebol Sub 15  (Foto: Marco Polo)

A terceira edição da Copa Natal de futebol sub-15 começa neste sábado e deve reunir cerca de mil atletas. O lançamento do evento acontece às 16h, no Estádio Senador João Câmara, no bairro das Rocas. Incluindo o atual campeão Santos Reis, a competição soma 44 equipes inscritas das quatro regiões administrativas da cidade, que disputarão a primeira fase de grupos divididos por região. A grande final está prevista para dezembro.

Na solenidade de abertura, os garotos receberão os uniformes que serão usados no torneio. Além disso, cada equipe já recebeu da Prefeitura de Natal duas bolas para serem utilizadas durante os treinamentos. 

- Costumo dizer que esse tipo de competição mostra não só o nosso compromisso com o esporte amador da cidade, como também a responsabilidade com a inclusão social desses adolescentes - disse Eduardo Machado, titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Fonte GE RN Foto: Marco Polo

ABC inicia treinos para jogo contra o Macaé e estende trabalhos até à noite

Reapresentação ABC CT  (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

Muito trabalho para escapar do rebaixamento. É dessa forma que o ABC encara a difícil missão de vencer, pelo menos, oito dos próximos dez jogos para permanecer na Série B em 2016. Nesta segunda-feira 28, os jogadores tiveram uma longa conversa com o técnico Hélio dos Anjos e participaram de um intenso trabalho na academia do clube. No início da noite, o grupo foi para o campo do CT Alberi Ferreira de Matos e finalizou o dia com exercícios comandados pelos preparadores físicos.

Da equipe que enfrentou o Náutico e perdeu por 3 a 0 na Arena Pernambuco, no último sábado, as novidades na atividade física foram as presenças do zagueiro Leonardo Luiz, do meia Cleyton e do atacante Rafael Silva, que estavam no departamento médico. Para Leonardo Luiz, que não esteve entre os relacionados nos últimos três jogos, contra Náutico, Vitória e Paysandu, por conta de um problema no joelho direito, o momento é de total entrega do elenco alvinegro. O jogador deve ser a opção para o lugar de Luizão, expulso no último jogo. A motivação para buscar a tão esperada vitória, que não acontece há 17 rodadas, está no desafio de jogar longe de casa, no qual o Alvinegro conquistou as únicas quatro vitórias no campeonato. O adversário será o Macaé, neste sábado, no Estádio Moacyrzão.

- Temos que fazer o dever fora de casa e o time deles (Macaé) vai querer se afastar da gente. Se nós entrarmos desligados no jogo, vamos sofrer outra derrota. Por isso, que o trabalho foi realizado até a noite para buscarmos essa vitória no sábado - contou.

O Mais Querido é o 19º colocado, com 23 pontos, enquanto o Alvianil é o primeiro clube fora do Z-4, na 16ª posição, com 31 pontos. Caso vença a equipe carioca, o ABC pode até chegar a 17ª posição e diminuiria a distância para cinco pontos. Para voltar a vencer, Leonardo Luiz espera que o time tenha mais concentração em campo.

- O time vem jogando bem, mas as coisas não estão acontecendo. Um dos pontos que o professor colocou é que quando a zaga toma gols, não é falha do setor, mas do grupo. Quando há uma falha, o time falha por completo. Quando há um acerto, o grupo todo acerta. Nós temos que ter mais concentração, porque até começamos bem, mas depois surge uma desestruturação - finalizou.

Fonte GE RN Foto: Diego Simonetti

Presidente do América-RN afirma que é hora de "aprender com os erros"

Hermano Morais presidente do América-RN (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

Das duas últimas vezes em que o América-RN jogou a Série C do Brasileirão, em 2005 e 2011, conseguiu voltar à segunda divisão logo no ano seguinte. No entanto, o "bate e volta" não aconteceu em 2015, justamente no ano do centenário, e o Mecão foi eliminado ainda na primeira fase da competição. O presidente do Alvirrubro, Hermano Morais, disse que é hora de aprender com os erros e seguir em frente. O dirigente lembrou ainda da difícil situação financeira do clube, que fica sem calendário de jogos até o início do ano que vem.

- Nós temos que aprender com os erros cometidos e fazer um planejamento para o próximo ano. De imediato, vamos ter que equacionar muitos problemas até o final do ano. Vamos ter que acertar a questão financeira, que não é fácil. Aliás, já estava difícil... Mas é isso, vamos enfrentar a situação. O América já passou por muitas dificuldades e superou. Esse é mais um desafio. O América vai se levantar e, de cabeça erguida, vai seguir em frente, porque é assim a sua história - ressaltou o presidente após o jogo contra o Botafogo-PB.

Morais avaliou a campanha do América na primeira fase da Série C deste ano e destacou o desperdício de pontos fora de casa, onde o time ganhou apenas seis dos 27 disputados, além do excesso de expulsões e cartões amarelos, que resultaram em suspensões ao longo do campeonato. Sobre o futuro do Mecão, o presidente afirmou que já sabe quais providências terá que tomar, mas preferiu não expor as decisões.

- (Teremos) reunião de avaliação e de providências que vamos ter que tomar. E já sabemos quais são. Todas as energias estavam concentradas até hoje (domingo) e nós apostamos até o último minuto nessa classificação. O América quase esteve classificado no último jogo. Infelizmente, chegamos à última rodada dependendo de outro resultado. E aí, temos que debitar na nossa conta, nos nossos erros, nossas falhas - assumiu. 

Por Globo Esporte Natal Foto: Diego Simonetti

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Inscrições para último lote da Corrida Noturna do Sesi se encerram dia 5

Corrida Noturna do Sesi acontece em outubro (Foto: Alberto Leandro)

As inscrições para o último lote da VII Corrida Noturna do Sesi se encerram no dia 05 de outubro. Restam poucas vagas. A melhor e mais tradicional prova pedestre do Rio Grande do Norte está marcada para o dia 24 de outubro e promete reunir na Via Costeira quatro mil participantes para uma noite de muito esporte, lazer e diversão.

Já estão esgotadas as inscrições para industriários, colaboradores do sistema indústria e corrida infantil. O 3º e último lote de inscrições para a comunidade em geral custará R$ 90,00 reais – o preço promocional do segundo lote foi mantido. As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente através do site www.rn.sesi.org.br/corridanoturna.

Esta edição a Corrida Noturna do Sesi traz o tema “O futuro é a sua linha de chegada”, e os competidores terão as opções de percursos de 4,5 km e 7 km, além da novidade de 14 km. Circuito que busca se aproximar dos padrões das grandes corridas, como a “Corrida Internacional de São Silvestre” que é 15 km.

Participarão do evento este ano, colaboradores do Sistema Fiern, industriários, empresários da indústria, pessoas com deficiência e a comunidade. Os vencedores de cada categoria ganharão troféus e os que subirem ao pódio nos 14 km receberão R$ 5.200,00.

A novidade deste ano é a arena do evento, um espaço voltado para reunir a família e os amigos, com praça de alimentação na temática food truck, espaço kids, tenda de massoterapia, tenda médica e guarda volumes. Na arena também acontecerá um show especial da Sesi Big Band com canções de jazz e house.

Os Kits de participação (que incluirão número de peito, chip de participação e camiseta alusiva ao evento) serão entregues no Sesiclube, na Av. Cap. Mor Gouveia, nº 1480, bairro Lagoa Nova, em Natal, nos dias 22 e 23/10, das 10h às 19h.

Fonte Portal no Ar Foto: Alberto Leandro

Fortuna de Neymar é bloqueada pela JF

Receita cobra de Neymar mais de R$ 60 milhões referentes ao imposto de renda do período 2011-2013

A Justiça Federal determinou o bloqueio de R$ 188,8 milhões de Neymar e de empresas ligadas ao jogador do Barcelona. O desembargador federal, Carlos Muta, entendeu que o bloqueio deve ser feito porque a dívida tributária do atacante com o fisco ultrapassa 30% do patrimônio conhecido do grupo, que é de R$ 244,2 milhões. O bloqueio havia sido pedido pela Fazenda Nacional em primeira instância, mas tinha sido negado. Na decisão, o desembargador afirma que os auditores fiscais da Receita Federal constataram infrações nas declarações do atleta ao fisco, como omissão de rendimentos do trabalho, omissão de rendimentos de fontes do exterior, omissão de rendimentos pagos pelo Barcelona, falta de pagamento de Imposto de Renda e outros.

A ação fiscal totalizou crédito tributário no valor de R$ 188,8 milhões, valor que foi agora bloqueado. Do montante, R$ 63,5 milhões se referem a imposto de renda devido entre os anos de 2011 e 2013 e, o restante, a multa e juros.

No processo na Receita Federal, a multa foi majorada de 150%, porcentual que só pode ser aplicado quando o fisco entende que houve sonegação, fraude ou conluio, o que pode ser inclusive notificado ao Ministério Público Federal para investigação penal

O desembargador chamou a atenção ainda para o fato de a maior parte dos bens ligados a Neymar estarem em nome de pessoas jurídicas. "O atleta, Neymar Júnior, único responsável pelo auferimento dos rendimentos, declarou bens e direitos no valor de R$ 19.658.101,26 (apenas 8,05% do patrimônio do grupo Neymar)", afirmou.

Muta acrescentou que, entre os bens declarados pelo jogador, não há bem móvel ou imóvel, um dos fatores que contribuiu para a decisão de bloquear os bens. "A maioria dos bens e direitos declarados refere-se a aplicações financeiras e saldos em contas bancárias, que são ativos de altíssima liquidez", completou.

O atacante Neymar se defendeu da acusação através de nota oficial assinada pelos seus pais. O jogador do Barcelona e a empresa que administra sua carreira entendem que houve uma interpretação "equivocada" de quem é o responsável por pagar os tributos do ganho do atleta.

A empresa Neymar Sport e Marketing avalia que ela mesma deveria ser responsável pelo recolhimento dos impostos dos ganhos de direito de imagem do atleta, e não o próprio Neymar, como pessoa física.

"Nos parece indiscutível que a Empresa Neymar Sport e Marketing (NR Sports) é detentora exclusiva dos direitos de imagem do atleta Neymar Jr. desde 2006, quando firmou o primeiro contrato de cessão de imagem com o Santos Futebol Clube, depois com a Nike e assim sucessivamente com dezenas de outras grandes companhias nacionais e estrangeiras que associam seus produtos e nomes a Imagem do Atleta Neymar Jr.", explicou o comunicado.

Fonte Tribuna do Norte Foto Arquivo

Assu goleia em casa e confirma volta à elite do Campeonato Potiguar

Assu campeão (Foto: Divulgação/Prefeitura do Assú)

O Assu confirmou o favoritismo neste sábado 26, e está de volta à elite do futebol potiguar. O Camaleão do Vale garantiu o acesso com uma goleada de 6 a 3 diante do Santa Cruz de Natal. O jogo foi realizado no Estádio Edgarzão, na cidade de Assú.

O time assuense, treinado por Reginaldo Sousa, foi campeão da segunda divisão do Campeonato Potiguar de forma invicta. A equipe terminou a competição com 16 pontos conquistados - em seis jogos, foram cinco vitórias e apenas um empate.

Neste sábado, no jogo que decidiu o título do torneio, a torcida presente no estádio pode ver uma chuva de gols. A vitória começou a ser construída com os dois gols do atacante Val Paraíba no primeiro tempo, com o meia Juninho Paraíba diminuindo para o Santa Cruz, de pênalti. Na segunda etapa o atacante Will empatou para o Santa, mas viu Duduzinho e Pablo Oliveira ampliarem o placar para 4 a 2. Will voltou a marcar para o Santa, mas David Arez, do time de Natal, marcou um gol contra, ampliando a vantagem para 5 a 3. Nininho ainda fez o sexto gol e deu números finais à partida. 

Campanha
Mossoró 0 x 3 Assu
Assu 0 x 0 Atlético Potengi
Santa Cruz 0 x 2 Assu
Assu 1 x 0 Mossoró
Atlético Potengi 1 x 2 Assu
Assu 6 x 3 Santa Cruz

Fonte GE RN Foto: Divulgação/Prefeitura do Assú

Série C: Com goleada, América-RN atropela o Botafogo-PB, mas não consegue classificação

América-RN x Botafogo-PB (Foto: Fabiano de Oliveira)

O América-RN está fora da Série C do Campeonato Brasileiro. O Mecão até fez a parte que lhe cabia e goleou o Botafogo-PB por 4 a 1 na Arena das Dunas, em Natal. O problema é que o Confiança também venceu e garantiu a classificação para a segunda fase da competição.

O Mecão fechou a participação na Terceirona com 29 pontos, na quinta posição. O Confiança assegurou a quarta vaga do Grupo A, com 31 pontos, e agora vai encarar o Londrina na segunda fase. Derrotado, o Belo fecha a Série C no sexto lugar, com 23 pontos.

O curioso do jogo deste domingo foi a reação da torcida americana. No primeiro tempo, quando o placar da Arena das Dunas ainda marcava 0 a 0, a informação de um gol do Salgueiro, que partiu da uma rádio de Natal, deixou os alvirrubros empolgados. Logo depois, houve a confirmação de que não existiu o gol. Na segunda etapa, quando o América já vencia, a torcida voltou a vibrar com a marcação de um pênalti para o Salgueiro, mas se frustrou com o erro de cobrança de Rogério. Apesar da goleada construída em casa, o sentimento foi de tristeza quando veio a confirmação da vitória do Confiança.

Fonte GE RN Foto: Fabiano de Oliveira

ABC sofre goleada e completa 17 rodadas sem vencer na Série B

ABC segue na penúltima posição da tabela de classificação com apenas 23 pontos (Foto: Wellington Rocha/PortalNoar)

O ABC não vence há 17 jogos na Série B. A equipe potiguar jogou na tarde deste sábado (26) contra o Náutico-PE e foi goleada pelo placar de 3 a 0. A partida válida pela 28ª rodada da competição nacional aconteceu na Arena Pernambuco, onde o Timbu ainda não perdeu, são 10 vitórias e quatro empates como mandante.

Os gols do embate aconteceram no segundo tempo e foram marcados pelos atacantes Daniel Morais e Bergson, que anotou duas vezes. O placar elástico fez com que o técnico Hélio dos Anjos chegasse ao seu nono jogo a frente do ABC sem ter conseguido vencer. Foram seis empates e três derrotas.

Com a mais novo revés, o ABC segue na penúltima posição da tabela de classificação com apenas 23 pontos, um a mais que o lanterna Mogi Mirim-SP e oito a menos que o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Macaé-RJ. O Náutico subiu para a oitava colocação com 43 pontos conquistados.

Os dois times ganharam uma semana inteira até a realização da próxima rodada. No próximo sábado, 3 de setembro, o ABC jogará contra o Macaé, no Rio de Janeiro. Já o Náutico viajará até o estado de São Paulo onde enfrentará o Oeste.

Por Ayrton Freire Foto: Wellington Rocha via PortalNoar

Bethe responde desafio de Amanda: "Não desejo lutar com uma brasileira"

Bethe Correia UFC treino aberto (Foto: André Durão)

No aguardo de uma resposta de Miesha Tate, Amanda Nunes não ficou parada. Correndo o risco de ficar sem o confronto com a americana, a lutadora, se manifestou durante a semana, afirmando que também gostaria de enfrentar a compatriota Bethe Correia. A paraibana, contudo, deixou claro que não segue a mesma linha de pensamento da número 4 do ranking dos galos. 

Em entrevista ao Combate.com, Bethe declarou que, ao saber da declaração de Amanda, se sentiu ainda mais patriota e afirmou que não deseja enfrentar uma adversária brasileira, caso possa escolher.

- Meu único pensamento em relação a declaração de Amanda é de que sou muito patriota. E não desejo lutar com uma brasileira. Gosto de representar o Brasil. Admiro Amanda como pessoa e lutadora. Se um dia tiver que lutar com uma compatriota, que seja por imposição do UFC. E não por promoção minha ou de quem quer que seja.

Miesha Tate é mesmo a bola da vez para as brasileiras. Com Ronda Rousey defendendo o cinturão contra Holly Holm, "Cupcake" seria a adversária escolhida por Bethe Correia, assim como por Amanda Nunes. Além do desafio no octógono, a "Pitbull" tem outro desejo na organização: ser treinadora de uma edição do "The Ultimate Fighter".

- Eu luto com quem o UFC mandar, mas no momento minha vontade é lutar com a (Miesha) Tate, podendo ser agora, ou depois da luta dela com Amanda. E outro forte desejo meu é ser técnica de um TUF. Tenho popularidade e, como todas as meninas do UFC pedem pra lutar comigo, seria um grande show, pois detesto derrota. Tenho certeza que opções para um grande espetáculo não faltará para o UFC. Não tenho preferência, qualquer uma iria perder. Sou ousada e muito competitiva.

Por Marcelo Barone Rio de Janeiro Foto: André Durão

Fifa marca início da Copa do Mundo de 2022 para 21 de novembro

Copa do Mundo do Catar será começará em 21 de novembro de 2022 (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Após o cancelamento da entrevista coletiva que o presidente Joseph Blatter daria nesta sexta-feira (25), a Fifa confirmou, através de um comunicado, que a Copa do Mundo de 2022, no Catar, vai começar em 21 de novembro, uma segunda-feira, dando início a um torneio de 28 dias, que terminará em 18 de dezembro, um domingo.

O Comitê Executivo da Fifa confirmou as datas da Copa do Mundo de 2022 nesta sexta-feira, seis meses após definir o dia 18 de dezembro, data de um feriado nacional no Catar, para a final.

Em março, a Fifa finalmente decidiu retirar o torneio de 2022 dos meses de junho e julho para evitar o calor do verão do Catar. Definida para ser disputada em 28 dias, a Copa do Mundo de 2022 terá quatro a menos do que o usual, sendo projetada para causar menor impacto nos clubes e ligas, que precisarão interromper suas atividades no meio da temporada europeia.

Até por isso, a Fifa atrasou a definição da data de abertura da Copa do Catar enquanto mantinha conversações sobre o calendário das seleções nacionais para o período entre 2019 e 2024. O calendário internacional determina quando os clubes devem liberar os seus jogadores para as seleções.

O calendário aprovado e divulgado nesta sexta-feira define que os clubes devem liberar os jogadores para a Copa do Mundo de 2022 em 14 de novembro, uma segunda-feira, uma semana antes do jogo de abertura do torneio. Nenhuma data para compromissos das seleções, seja por eliminatórias de torneios continentais ou amistosos, foi agendada para outubro de 2022.

Em vez disso, os dois jogos normalmente programados em outubro foram movidos para quatro meses antes. Isso criou um programa de quatro partidas entre seleções nacionais, programados para o período entre 30 de maio e 14 de junho de 2022, ao fim da temporada europeia. Em uma mudança menor, as duas tradicionais datas reservadas em setembro para compromissos para seleções foi alterada para ser iniciada em 20 de setembro.

Por Estadão Conteúdo Foto: Marcelo Camargo/ABr

sábado, 26 de setembro de 2015

Neymar tem R$ 188 milhões bloqueados por fraude fiscal

Neymar declarou bens e direitos no valor de R$ 19.658.101,26 (apenas 8,05% do patrimônio do grupo Neymar (Foto: Bruno Domingos/Mowa Press)

A Justiça Federal determinou o bloqueio de R$ 188,8 milhões de Neymar e de empresas ligadas ao jogador do Barcelona. O desembargador federal, Carlos Muta, entendeu que o bloqueio deve ser feito porque a dívida tributária do atacante com o fisco ultrapassa 30% do patrimônio conhecido do grupo, que é de R$ 244 2 milhões.

O bloqueio havia sido pedido pela Fazenda Nacional em primeira instância, mas tinha sido negado. Na decisão, o desembargador afirma que os auditores fiscais da Receita Federal constataram infrações nas declarações do atleta ao fisco, como omissão de rendimentos do trabalho, omissão de rendimentos de fontes do exterior, omissão de rendimentos pagos pelo Barcelona, falta de pagamento de Imposto de Renda e outros.

A ação fiscal totalizou crédito tributário no valor de R$ 188,8 milhões, valor que foi agora bloqueado. Do montante, R$ 63,5 milhões se referem a imposto de renda devido entre os anos de 2011 e 2013 e, o restante, a multa e juros.

No processo na Receita Federal, a multa foi majorada de 150%, percentual que só pode ser aplicado quando o fisco entende que houve sonegação, fraude ou conluio, o que pode ser inclusive notificado ao Ministério Público Federal para investigação penal.

Bens
O desembargador chamou a atenção ainda para o fato de a maior parte dos bens ligados a Neymar estarem em nome de pessoas jurídicas. “O atleta, Neymar Júnior, único responsável pelo auferimento dos rendimentos, declarou bens e direitos no valor de R$ 19.658.101,26 (apenas 8,05% do patrimônio do grupo Neymar)”, afirmou.

Muta acrescentou que, entre os bens declarados pelo jogador, não há bem móvel ou imóvel, um dos fatores que contribuiu para a decisão de bloquear os bens. “A maioria dos bens e direitos declarados refere-se a aplicações financeiras e saldos em contas bancárias, que são ativos de altíssima liquidez”, completou.

Por Estadão Conteúdo Foto: Bruno Domingos/Mowa Press via Portal no Ar

Com dificuldades para bater peso, Barão quer subir de categoria no UFC

Renan Barão pesagem UFC Chicago (Foto: Evelyn Rodrigues)

Depois de perder o cinturão do peso-galo (até 61kg) do UFC para TJ Dillashaw em 2014 e ser derrotado mais uma vez pelo americano na revanche este ano, Renan Barão vai mudar de categoria. Treinando em Natal ainda sem saber quando será seu próximo combate, o potiguar anunciou que vai lutar entre os pesos-penas (até 66kg). O principal motivo para a troca de categoria é a dificuldade que o lutador vinha apresentando para bater o peso antes das lutas.

- A expectativa é que a gente suba sim, para fazer algumas lutas na categoria de cima, para ver o que vai acontecer. Vamos ver o que vai dar - declarou.

No peso-pena, Barão estará lutando na mesma categoria do brasileiro José Aldo, seu companheiro de treinos e atual dono do cinturão. Sobre um possível encontro no octógono com o manauara, Barão despistou.

- A gente nem pensou nessa possibilidade. O objetivo é estar lutando, fazendo grandes lutas, e depois pensar na possibilidade de lutar pelo cinturão - disse.

A luta contra a balança
Após perder para TJ Dillashaw em maio de 2014, no UFC 173, a revanche entre os dois estava marcada para agosto daquele ano, mas durante o processo de perda de peso, Barão desmaiou, bateu a cabeça e ficou de fora do evento. Em julho deste ano, os dois se enfrentaram novamente, com incontestável vitória do americano. Segundo o lutador potiguar, a recuperação após o intenso processo de perda de peso não foi boa, fato que o prejudicou durante a luta.

- Mais de 10kg que a gente espera para tirar ali. Eu senti bastante a perda de peso e não fiz uma recuperação tão boa - confessou.

Fonte GE RN Foto: Evelyn Rodrigues

Final! Assu e Santa Cruz decidem segunda divisão

Assu está invicto e pode até perder para levantar a taça – Foto Fábio Oliveira/Portal F9

Apesar de a competição não ser no formato mata-mata, o confronto entre Assu e Santa Cruz de Natal que acontece hoje, sábado, às 17h, no Estádio Edgarzão, tornou-se a grande final do Campeonato Estadual da Segunda Divisão. As duas equipes se enfrentam e ambas têm chance de conquistar o título, além do direito de integrar a elite do futebol norte-rio-grandense no próximo ano. A vantagem está com a equipe do Vale, mas os natalenses querem surpreender fora de casa.

Invicto, o Assu é o primeiro colocado na competição com 13 pontos. O Santa Cruz de Natal vem em seguida, com 10 pontos, e um saldo de apenas dois gols. Para ficar com o título e a vaga para a primeira divisão do próximo ano, o Camaleão do Vale joga por empate e ainda pode perder por 2 a 0, já que tem um saldo de sete gols.

Já a equipe de Natal precisa vencer, por pelo menos, 3 a 0 para conseguir empatar no número de vitórias e superar o adversário no saldo de gols, que é o segundo critério de desempate no regulamento da campeonato.

O árbitro Lenilson de Lima é o responsável para comandar a decisão da segunda divisão do Campeonato Estadual entre Assu e Santa Cruz de Natal, no Estádio Edgarzão. A escolha ocorreu por sorteio na quinta-feira passada, na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). Além de Lenilson de Lima, o trio de arbitragem terá como assistentes Ruan Neres Souza de Queirós e George Ítalo Antas Nogueira. O quarto árbitro será Leandro de Sales Barchz. 

Fonte: Globo Esporte RN Foto Fábio Oliveira/Portal F9

América-RN treina com 12 e técnico despista escalação contra Botafogo-PB

América-RN treino (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

A dois dias do jogo que vale a classificação do América-RN para as quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, Roberto Fernandes comandou um treino na Arena das Dunas, nesta sexta-feira 25, com 12 jogadores na equipe titular. Com dois desfalques confirmados - Maguinho e Zé Antônio Paulista -, o técnico alvirrubro montou um meio-campo com as presenças de Léo Gago e Bruno Farias, e ainda trabalhou com Luiz Eduardo na frente, deixando o time com três atacantes. 

Thiago Potiguar, que foi poupado nos últimos dois dias por conta de dores no joelho direito, foi reavaliado pelo departamento médico e passou por um teste com os preparadores físicos. Em seguida, participou do trabalho com bola junto aos outros atletas. 

Com isso, o Mecão treinou com Pantera; Nininho; Zé Antônio Potiguar, Cleber e Arthur Henrique; Judson, Léo Gago, Cascata, Bruno Farias; Adriano Pardal, Max e Luiz Eduardo. Depois, sacou Léo Gago do meio-campo e Luiz Eduardo do ataque e colocou Thiago Potiguar entre os titulares, totalizando em 11 atletas.

Apesar dos vários testes durante o treinamento, Roberto Fernandes contou que já tem a equipe definida na cabeça, mas que não vai revelar o segredo e entregar a escalação para o Belo.

- Já tenho a equipe escalada, pronta. Para o lugar de Maguinho não tem nem o que pensar. Tem que ser o Nininho. Ele foi contratado e tem que procurar fazer um bom jogo. E para o lugar do Zé Antônio, nós temos duas opções. Na minha cabeça está definido, mas não vou definir para o Botafogo - despistou.

A atividade foi feita em campo reduzido, já que uma parte do gramado voltada para o setor Oeste da Arena das Dunas, foi isolada para a montagem de um palco que vai receber um show com os artistas Fábio Jr. e José Augusto, neste sábado. 

O América-RN fez um último treino na manhã deste sábado, às 8h30, no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim.

Fonte GE RN Foto: Jocaff Souza

Vem novidade? Pingo é relacionado e pode estrear pelo ABC neste sábado

 Pingo é a grande novidade na delegação abecedista (Foto: Divulgação)

No ABC, o atacante Pingo é a grande novidade na delegação que viaja à Pernambuco para a partida contra o Náutico-PE, que acontece neste sábado (27), pela 28ª rodada da Série B. O jogador, que já atuou na equipe alvinegra em 2013, apareceu pela primeira vez na relação do técnico Hélio dos Anjos e pode ter sua reestreia duas semanas após sua contratação.

Anunciado como reforço abecedista no dia 11 de setembro, Pingo acompanhou três jogos de sua equipe que não vence há 16 rodadas do Campeonato Brasileiro. Desde seu retorno ao clube, o ABC foi derrotado para o Paysandu, no Pará, por 3 a 2, e empatou sem gols com CRB-AL e Vitória-BA.

Agora, o atacante de 24 anos tem sua chance de entrar em campo e ajudar a reverter a incômoda situação alvinegra na disputa nacional. A equipe potiguar ocupa a zona de rebaixamento, na 19ª posição, com apenas 23 pontos conquistados.

Os dados do site Chance de Gol apontam que o clube tem 94,5% de probabilidade de rebaixamento à terceira divisão de 2016.

Menos sete
Além de Pingo, Hélio dos Anjos convocou mais 19 jogadores para o duelo contra os pernambucanos. O treinador não pôde relacionar sete atletas que estão sob os cuidados do departamento médico: os zagueiros Suéliton e Leonardo Luiz, o volante Jackson, o meia Cleyton e os atacantes Bismark, Rafinha e Rafael Silva.

O jogo entre ABC e Náutico está marcado para as 16h30 deste sábado. O duelo acontecerá na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife.

Confira a relação completa:
Goleiros: Saulo e Gilvan;
Laterais: Ednei, Reginaldo e Marcílio;
Zagueiros: Luizão, Adriano Alves e Mael;
Volantes: Fábio Bahia, Rafael Miranda e Michel;
Meias: Ronaldo Mendes, Erivélton, Wellington Bruno, Chiclete e Jéferson Paulista;
Atacantes: Edno, Romarinho, Pingo e Rafael Oliveira.

Por Ayrton Freire Foto: Divulgação

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Mapa revela times mais curtidos em cada uma das 5.570 cidades do Brasil

Mapa abre ranking  (Foto: GloboEsporte.com)

Qual o time mais curtido no Oiapoque? E no Chuí? E em Brasília? Essas respostas você começa a ter agora - ao navegar no Mapa das Curtidas dos Times do Brasil - projeto desenhado em parceria pelo Globoesporte.com e pelo Facebook. O mapa não é uma pesquisa de torcida - e sim um retrato de curtidas de cada equipe na rede social. O levantamento se inspirou em dois projetos que o Facebook fez com o jornal americano New York Times, medindo curtidas de times da NFL e da NBA nos Estados Unidos. Pela primeira vez, o time de dados de Mark Zuckerberg fez uma amostra desse tipo na América Latina. As informações foram capturadas em 1/5/2015 e levam em consideração as curtidas das páginas oficiais de 43 times brasileiros.

- É a primeira vez que a gente faz esse tipo de raio-x sobre as relações entre os brasileiros e seus times preferidos de futebol. Um produto novo desenvolvido com exclusividade, pela primeira vez na América Latina. A gente conseguiu mostrar a localização geográfica dos torcedores em todo o território nacional. Isso pode ajudar os clubes a entender onde que os seus fãs estão e a descobrir coisas que até agora não tinham conhecimento. Orientar as suas estratégias de comunicação e de engajamento com esses torcedores - diz Esteban Israeal, diretor de comunicação do Facebook América Latina.

Os dados não podem ser considerados como pesquisa porque não têm base científica: não têm estratificação por idade, classe, gênero ou outros itens que poderiam configurar a representação de uma população. Além disso no Facebook, um mesmo torcedor, por exemplo, pode curtir mais de um time (a frequência, porém, é pequena). Até por isso, os dados do mapa são amplos. O Brasil tem 96 milhões de pessoas no Facebook, quase metade da população do país. Desses, mais de 50 milhões curtem páginas oficiais de clubes. 

Para desenhar o mapa principal, o GloboEsporte.com consultou estatísticos, matemáticos e fez uma comparação entre curtidas e a população de cada município. Mas, além dele, há também o "mapa de calor" das curtidas de cada time - de acordo com seus percentuais por município. Neste mapa, a cor fica mais ou menos intensa de acordo com o número de curtidas. 

Segundo os dados do Facebook, o Flamengo é o time que lidera as curtidas no maior número de cidades"): 2.639. O Corinthians vem em segundo, com 1.489, seguido de Grêmio (641) e Cruzeiro (581). O Bahia fecha o top 5 com 81 cidades. Outros times aparecem liderando em algumas cidade. São Paulo lidera em três cidades (uma no Ceará, uma em Alagoas e outra em São Paulo). O Internacional lidera em 16 cidades - todas no Rio Grande do Sul. Outros são líderes em suas regiões de origem - como Santos. Ceará, Sport, Atlético-PR, Criciúma, Chapecoense, Figueirense e Joinville. 

Os mapas de cada time mostram como os chamados 12 grandes conseguiram espalhar fãs pelo Brasil - eles estão presentes em 99,5% dos municípios. O Flamengo se destaca no Norte - onde lidera as curtidas em quase todas as cidades (perde para o Corinthians em 14 cidades no Pará e cinco em Rondônia). Ganha até em Belém, onde fica um pouco na frente de Remo e Paysandu. No Nordeste, o Rubro-Negro também lidera em curtidas, mas perde em centenas de cidades para forças como Sport, Ceará e Bahia. E o Corinthians também aparece com força na Zona da Mata Pernambucana.

O São Paulo consegue bons índices de curtidas em cidades das cinco regiões do Brasil, sendo segundo colocado em boa parte de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e no Sul de Minas Gerais. O Tricolor tem o maior número de curtidas em três municípios. Mas está em segundo em 1.162 e em terceiro em 1.937. Ou seja, está entre os três mais "apreciados" em 3.102 cidades. Por esse critério, fica atrás apenas de Corinthians (top 3 em 4.015 municípios) e Flamengo (top 3em 3.456). O clube do Morumbi atinge percentuais bem altos nos estados de São Paulo e Paraná, e nas regiões Centro-Oeste e Nordeste.Palmeiras e Vasco também são muito fortes no Mapa das Curtidas. O Vasco tem percentuais muito altos no Rio de Janeiro, Espírito Santo e na Região Norte - especialmente no Amazonas. Das 50 cidades que mais curtem o time, 44 ficam no Amazonas ou no Espírito Santo - apenas seis são no Rio. O Palmeiras é muito forte em São Paulo, norte do Paraná e Centro-Oeste. E aparece como um dos quatro times mais curtidos em 1.079 cidades.
O azul lidera nos dois estados com as maiores rivalidades regionais do país. Em Minas, o Cruzeiro lidera na maior parte das cidades do estado (há cidades em que Corinthians e Flamengo lideram) - sempre seguido muito de perto pelo Atlético-MG. Como os dados são exclusivamente de fanpages oficiais, uma atuação mais forte no Facebook pode fazer diferença nessa hora, além da possível maior penetração no público jovem, que é maioria na rede social.

No Rio Grande do Sul, o Grêmio tem mais curtidas em mais de 90% dos municípios. O Inter lidera em 16 - sendo que um deles é a capital, Porto Alegre. Os dois gaúchos têm força também em Santa Catarina, Paraná e no Mato Grosso, estado que teve grande migração gaúcha. 

O Santos lidera em três cidades da Baixada Santista e tem bons índices em São Paulo e no Norte do Paraná. O Botafogo é forte no Rio e aparece como segundo mais curtido em diversas cidades do Sul de Minas Gerais. Das 50 cidades que mais curtem o time - 42 são mineiras. O Fluminense, por sua vez, é o mais "fluminense" dos times. Das 50 cidades que mais curtem o clube só duas ficam fora do Rio de Janeiro.

O mapa traz várias outras curiosidades - como o perfil de curtidas de rivalidades locais (Remo x Paysandu, América-RN x ABC, Vitória x Bahia), o mapa de cada time, a lista das 50 cidades que mais curtem cada equipe e o ranking de curtidas em cada município. Por uma limitação no escopo da pesquisa, ficaram fora da análise do mapa clubes tradicionais em algumas cidades - como Pelotas e Brasil de Pelotas (em Pelotas), Juventude e Caxias (de Caxias), Botafogo e Comercial (de Ribeirão Preto) e diversos outros clubes do interior.

Veja também:

Por GLOBO ESPORTE Rio de Janeiro

Firmino é cortado e Dunga convoca Ricardo Oliveira para seleção

Ricardo Oliveira volta após quase 10 anos (Foto: Nilton Santos / CBF)

A CBF anunciou no fim da tarde desta quinta-feira 24, a convocação do atacante Ricardo Oliveira, do Santos, para os jogos contra Chile e Venezuela, nos dias 8 e 13 de outubro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. O jogador ocupará a vaga que era de Roberto Firmino, do Liverpool, cortado por lesão.

Artilheiro do Brasileirão, com 17 gols, Ricardo Oliveira não era convocado desde março de 2007, quando fora chamado pelo próprio Dunga, então em sua primeira passagem pelo comando da seleção. O atacante de 35 anos já defendeu a camisa da seleção principal em 12 oportunidades, tendo marcado três gols.

A lesão que ocasionou o corte de Firmino não foi revelada. A seleção brasileira encara o Chile no dia 8 de outubro, fora de casa, e recebe a Venezuela em Fortaleza cinco dias depois.

Por Estadão Conteúdo Foto: Nilton Santos / CBF

Raid da Meia Noite tem 27ª edição confirmada para dias 2 e 3 de outubro

Raid da Meia Noite (Foto: Divulgação)

A 27ª edição do Raid da Meia Noite, maior prova de resistência off-road do Rio Grande do Norte, está confirmada para o dia 2 de outubro, sexta-feira, com largada às 22h. A aventura pelo litoral potiguar terá 12 horas de duração.

A disputa vai contar com a participação de 25 equipes compostas por três veículos. O Raid é considerado uma das provas mais tradicionais da região e se destaca por unir resistência, técnicas de navegação e superação de obstáculos. 

Segundo o Jeep Clube RN, que organiza o evento, haverá premiação nas categorias Jeep, Força Livre e Diesel. Além de participantes do Rio Grande do Norte, está confirmada a presença de competidores da Paraíba, Ceará e Pernambuco. As inscrições estão abertas pela internet.

As equipes só vão ter conhecimento do trecho onde a prova será disputada minutos antes da largada quando recebem a planilha contendo as orientações para os deslocamentos até os locais das provas especiais, além de informações dos obstáculos a que todos se submeterão e a velocidade média estabelecida em alguns trechos. O Ma-noa Prime será palco de encerramento da edição deste ano.

Os organizadores do Raid marcaram para esta sexta-feira, às 19h, a adesivagem dos inscritos na competição. No dia 30 de setembro, às 19h, acontece o briefing com representantes das equipes inscritas para a prova e a entrega dos kits.

Fonte GE Natal Foto: Divulgação