Páginas

sábado, 2 de março de 2013

Vasco frustra virada relâmpago do Flu, busca vitória e vai à final da Taça Guanabara


O primeiro tempo foi morno e sem muitas emoções. Mas tudo mudou na etapa complementar. O Vasco se classificou à final da Taça Guanabara ao vencer o Fluminense por 3 a 2 neste domingo, no Engenhão. O cruzmaltino abriu o placar com Bernardo, mas levou a virada em 2min, com Thiago Neves e Wellington Nem. Porém, o Gigante da Colina fez valer o nome e conseguiu o triunfo: Romário e Dedé marcaram, de cabeça, aos 39min e aos 41min, para outra reviravolta.

O Vasco aguarda o vencedor do clássico entre Flamengo e Botafogo, neste domingo, para saber qual será seu adversário na final da Taça Guanabara, marcada para o próximo dia 10. Caso o Bota avance, o Vasco terá novamente a vantagem do empate. Com vitória do Flamengo, a vantagem é do rubro-negro.

  
Precisando da vitória, o Fluminense partiu para cima e quase abriu o placar no primeiro lance de ataque. Fred fez o papel de pivô e ajeitou para Thiago Neves, que acertou a trave após chute de fora da área. Já o Vasco que tinha a vantagem do empate procurava tocar a bola, mas pouco chegava ao ataque e sofria com a pressão imposta pelo adversário, mais próximo de abrir o placar desde o início.

Com Tenório e Leonardo lesionados, o Vasco buscava suprir a falta de atacantes com a velocidade. Porém, Eder Luís fazia partida apagada e não dava  opções para Bernardo e Carlos Alberto, bem marcados por Edinho e Jean. O Fluminense, por sua vez, dependia de lampejos de Thiago Neves e Deco. Desta forma, o camisa 20 encontrou Fred na área, mas  atacante errou o domínio e Alessandro saiu bem do gol. Os tricolores reclamaram de pênalti, mas o árbitro mandou seguir.

A melhor chance do Vasco ocorreu aos 39min, em uma arrancada de Dedé. O zagueiro encontrou Eder Luís pela direita, que colocou velocidade e tocou para Carlos Alberto na entrada da área. O camisa 10 perdeu o tempo e permitiu a chegada da zaga do Fluminense. 

Apesar da melhora no fim do primeiro tempo, os 45min iniciais foram abaixo do esperado.
Na volta do intervalo, o Fluminense realizou uma substituição. Trocou Bruno, perseguido pela torcida, por Wellington Silva. O Vasco, por sua vez, manteve a mesma equipe. E o jogo permaneceu tão feio quanto no primeiro tempo. O Tricolor tentava mais, porém de forma tímida, enquanto que o Cruzmaltino não conseguia chegar à meta de Diego Cavalieri.
Aos 9min, o Vasco teve a melhor chance do jogo. Em um contra-ataque, o Cruzmaltino tinha quatro atacantes contra dois defensores do Fluminense. Carlos Alberto tocou para Bernardo, que finalizou em cima de Diego Cavalieri. Mas o contra-ataque seguinte foi fulminante. Bernardo recebeu de Eder Luís, que deixou sua marca.

A partir desse momento, o jogo mudou completamente. O Fluminense conseguiu virar em 2min com Thiago Neves e Wellington Nem. E quando tudo parecida definido, Romário, que havia acabado de entrar na vaga de Thiago Feltri, aproveitou cruzamento e falha da defesa do Flu para deixar tudo igual novamente. E teve novo gol relâmpago. Desta vez do Vasco. Dede aproveitou confusão na área  e decretou o triunfo.

Agora, o Vasco espera o vencedor de Flamengo e Botafogo, que duelam neste domingo no Engenhão, para decidir quem será o campeão da Taça Guanabara.


Local: estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de março de 2013, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Wagner Santos e Jackson dos Santos (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Wendel, Fellipe Bastos, Alessandro, Dakson, Pedro Ken e Bernardo (Vasco); Wellington Nem (Fluminense)


Gols:
VASCO: Bernardo, aos 25, Romário, aos 38, e Dedé, aos 42 minutos do segundo tempo
FLUMINENSE: Thiago Neves, aos 33, e Wellington Nem, aos 35 minutos do segundo tempo


VASCO: Alessandro; Nei, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri (Romário); Abuda (Fellipe Bastos), Wendel, Pedro Ken e Carlos Alberto; Bernardo e Eder Luis (Dakson)
Técnico: Gaúcho


FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno (Wellington Silva), Gum, Anderson (Rhayner) e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco (Wagner) e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred
Técnico: Abel Braga


Fonte Uol Esportes



Rio de Janeiro atropela pior time da primeira fase e vai à semifinal da Superliga feminina


Com facilidade, o Rio de Janeiro/Unilever atropelou o Rio do Sul hoje sábado(02), por 3 sets a 0, parciais de 25-13, 25-15 e 25-17, mesmo jogando no ginásio Artenir Werner, em Santa Catarina, e garantiu sua vaga nas semifinais da Superliga feminina de vôlei.

A vitória faz o time do técnico Bernardinho fechar a série melhor de três sem a necessidade da terceira partida, já que triunfou também no primeiro confronto, este na capital fluminense. O duelo opôs a melhor equipe da fase inicial contra a oitava e última classificada.  

O Rio de Janeiro junta-se, agora, ao Osasco/Sollys/Nestlé, que na sexta-feira(01), eliminou o Minas nas quartas de final também com apenas dois jogos disputados. As duas equipes têm dominado a Superliga desde a temporada 2002/2003.

Os demais confrontos das quartas de final seguem abertos. Sesi (SP) e Banana Boat/Praia Clube (Uberlândia-MG) empatam a série por 1 a 1, enquanto Vôlei Amil (Campinas-SP) e Pinheiros (SP) jogam ainda neste sábado a segunda partida da série - o time campineiro venceu o primeiro jogo.

No jogo deste sábado, Sarah Pavan foi a maior pontuadora do Rio de Janeiro, com 14, seguida por Gabriela e Natália, cada uma com 10. Alessandra fez 11 e foi o destaque do Rio do Sul.

Fonte espn.estadao.com.br

Diretoria do Corintians-RN anuncia 'pacotão' de atletas para o Estadual



A diretoria do Corintians-RN anunciou a contratação de mais três reforços para a disputa da segunda fase do Campeonato Potiguar. Foram contratados os atacantes João Paulo, que disputou o Campeonato Pernambucano pelo Ypiranga-PE, e Wilson, que estava no Potyguar, rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Potiguar, além do zagueiro Ramon, que estava no Palmeira-RN. A informação foi confirmada pelo presidente do "Galo do Seridó", Raimundo Lobão. Segundo o presidente, os atletas já estão regularizados e poderão enfrentar o América-RN, neste domingo.
Além desses, o clube já havia anunciado a contratação de outros três jogadores: o zagueiro Fábio Seixas e os meias Jorginho Baiano e Thiago Santos.
Apesar do "pacotão" anunciado pela diretoria, o Corintians terá quatro importantes desfalques para a partida contra o América. Os jogadores Judson, Deyvson, Thiago e Rivaldo, que são titulares no time montado pelo técnico Gilberto Gaúcho, são atletas do alvirrubro e estão sob empréstimo ao Galo.
Para Raimundo Lobão, o clube vai respeitar as cláusulas do contrato com o América, mas espera que o time apresente um bom futebol, mesmo sendo fora de casa.
- Estamos tranquilos em relação a isso. Não podemos descumprir essa cláusula contratual, então vamos com os jogadores que temos. Tenho certeza que os nosso atletas irão dar conta do recado. Tenho confiança de que o Corintians saberá superar essas dificuldades e esperamos brigar pelo título da competição - falou o presidente.
O Corintians estreia na segunda fase do Campeonato Potiguar contra o América-RN neste domingo(03), às 17h, no estádio Nazarenão, em Goianinha.
Fonte globoesporte.com/rn

Daniel Alves ouve sons de macaco e é xingado de 'filho da p...' por Mourinho, relata jornal


Após fazer uma falta sobre o atacante Cristiano Ronaldo durante a derrota do Barcelona para o Real Madrid, por 2 a 1, hoje sábado(02), o lateral-direito Daniel Alves teve que ouvir insultos no Santiago Bernabéu, tanto da torcida merengue quanto do técnico José Mourinho. Pelo menos é o que reporta a mídia espanhola. 


Segundo o jornal "Mundo Deportivo", o brasileiro, já nos últimos minutos do jogo, escutou manifestações imitando sons de macacos vindas das arquibancadas do estádio, além de um sonoro xingamento vindo da boca do treinador português, que gritou “filho da p..." repetidas vezes e foi flagrado pelas câmeras de TV.

Com a vitória, os merengues, que estão na terceira colocação do Nacional, com 55 pontos, reduziram a diferença dos catalães, líderes isolados, de 16 para 13 pontos. Ainda nesta semana, o time da capital já havia eliminado o rival na semifinal da Copa do Rei, com triunfo em pleno Camp Nou, por 3 a 1.

Esta não foi a primeira vez que o jogador da seleção brasileira sofreu com racismo na Espanha. No último dia 31 de janeiro, Daniel Alves, também depois de um clássico entre Real e Barça, lamentou cantos racistas dos merengues e afirmou que esta era uma “luta perdida”.

Fonte ESPN.com.br com Agência Gazeta Press

Felipe se recupera e é confirmado no clássico contra o Botafogo


O técnico Dorival Júnior ganhou um importante reforço para as semifinais da Taça Guanabara. O goleiro Felipe se recuperou completamente de um torcicolo agudo e treinou normalmente neste sábado(02). O jogador se apresentou sem qualquer limitação e foi confirmado no clássico de amanhã domingo, contra o Botafogo, no Engenhão.

O grupo rubro-negro se apresentou ao treinador no Ninho do Urubu e foi pouco exigido no campo de jogo. As atividades encerraram a preparação para o clássico e ficaram marcadas pelo rachão de apenas 30 minutos entre os atletas.
Após o encerramento das movimentações, o elenco teve uma conversa com o diretor executivo Paulo Pelaipe, que ainda puxou o goleiro Felipe para tratar de um assunto particular. O teor da conversa não foi revelado.

Com isso, a única dúvida do técnico Dorival Júnior se restringe ao armador Carlos Eduardo, que poderá iniciar como suplente para Rodolfo ocupar a sua posição no ataque.

Dono da melhor campanha da primeira fase do torneio, o Flamengo iniciará as semifinais com a vantagem de jogar pelo empate. A classificação virá em jogo único e um dos finalistas já será definido neste sábado, em partida disputada entre Vasco e Fluminense, no Engenhão.

Fonte espn.estadao.com.br

Especial: Maior ídolo da história do Flamengo, Zico completa 60 anos


 Quando começou para o futebol, ninguém podia imaginar que o garoto franzino e com baixa estatura se tornaria o rei de uma nação. Zico, quatro letras e 60 anos, que até hoje arrepiam os torcedores rubro-negros e brasileiros.

  As mais de 300 assistências, fizeram o camisa 10 encantar e marcar para sempre a história do futebol. Para alguns, Zico tinha algo de sobrenatural, que fazia com que a torcida se contagiasse a cada jogo, a cada fim de semana.
Já os 508 gols, permitiu aos rubro-negros festejar cada um como se fosse o mais importante. Com isso, se tornou o maior artilheiro da história do estádio do Maracanã, com 333 gols em 435 partidas.
E o que falar de um título mundial, uma Libertadores e quatro brasileiros? Esses são os títulos conquistados pelo Galinho enquanto jogou no Flamengo. Pela seleção, Zico disputou três copas do mundo, mas não conseguiu ser campeão. Azar de Zico, azar do futebol.

Despedida


Flamenguista de coração, o Galinho só deixou a Gávea duas vezes, após propostas irrecusáveis. Na primeira ocasião, para aceitar proposta da Udinese, da Itália. Na velha bota, mesmo jogando em um time modesto foi vice-artilheiro do Campeonato Italiano
Após duas temporadas na Europa, Zico voltou no segundo semestre de 1985 ao seu clube do coração, o Flamengo.
Em 1991, decidiu jogar no até então desconhecido futebol japonês. No Japão, ele atuou pelo Sumitomo Metals, que é o atual Kashima Antlers. O craque jogou de 1991 a 1994, quando deixou definitivamente os campos.

Fora dos campos


Além de craque e ídolo dentro dos gramados, Zico também brilhou no futebol de areia. Como treinador, dirigiu a seleção japonesa, o Fenerbahçe, Bunyodkor, CSKA Moscou, Olympiakos e Seleção Iraquiana.
Seu último trabalho foi como dirigente esportivo, quando a convite da presidente Patrícia Amorim, assumiu o cargo de diretor executivo de futebol do Flamengo. Sete meses depois, anunciou, em seu site pessoal, o pedido de demissão do cargo, segundo ele, por pressões sofridas dentro do clube.
Porém, a passagem conturbada como dirigente, de nada interfere na história e no amor que a torcida tem por um ídolo: Zico.
 
 
Fonte Agência Futebol Interior

Lionel Messi movimenta-se menos no Barcelona atual


MESSI NO BARCELONA DE PEP GUARDIOLA, TEMPORADA 2010/2011

Real Madrid e Barcelona fazem neste sábado, no Santiago Bernabéu, o 17º confronto desde que José Mourinho assumiu o comando do clube da capital espanhola.

Os números ainda apresentam vantagem dos catalães, embora as últimas partidas tenham reduzido as diferenças. São 6 vitórias do Barcelona, 4 do Real Madrid e 6 empates nesses 16 jogos.

Real Madrid e Barcelona fazem neste sábado, no Santiago Bernabéu, o 17º confronto desde que José Mourinho assumiu o comando do clube da capital espanhola.

Os números ainda apresentam vantagem dos catalães, embora as últimas partidas tenham reduzido as diferenças. São 6 vitórias do Barcelona, 4 do Real Madrid e 6 empates nesses 16 jogos.


MESSI NO BARCELONA DE TITO VILANOVA, TEMPORADA 2012/2013

Por se movimentar menos, hoje Messi pode estar colaborando menos com o time por esperar a bola no pé.

A movimentação dos tempos de Guardiola gerava desequilíbrio na defesa adversária, proporcionando ao time outras alternativas.

Fonte espn.estadao.com.br

Confrontos América x Corintians de Caicó, não a empates desde 2004



O confronto entre América e Coríntians reserva uma particularidade. Desde 2004 não há empate em jogos válidos pelo o Estadual. Foram 13 jogos, com 09 vitórias do América e 04 do Galo do Seridó.  O último empate aconteceu no dia 1º de abril de 2004, em Caicó de 0 a 0. Confira os últimos resultados do duelo:

01 de abril de 2004 – Coríntians 0x0 América
04 de abril de 2004 – América 5x0 Coríntians
12 de março de 2006 – Coríntians 1x2 América
27 de janeiro de 2007 – América 1x0 Coríntians
13 de janeiro de 2008 – América 2x1 Coríntians
18 de fevereiro de 2009 – Coríntians 2x5 América
28 de fevereiro de 2010 – América 1x2 Coríntians
03 de março de 2010 – América 3x1 Coríntians
07 de março de 2010 – Coríntians 2x0 América
11 de abril de 2010 – Coríntians 1x2 América
26 de fevereiro de 2011 – América 2x0 Coríntians
20 de abril de 2011 – Coríntians 1x0 América
25 de janeiro de 2012 – Coríntians 1x0 América
18 de março de 2012 – América 3x2 Coríntians 

Fonte Marcos Tridade

Renato Augusto minimiza discussões acaloradas com Tite: 'Ele entendeu'


Renato Augusto considera importante o jogo da próxima quarta-feira(06), contra o Tijuana-MEX, fora de casa, pela Libertadores, mas deixou claro nesta sexta(01), o seu desejo de participar do clássico com o Santos no fim de semana. O meia, que sofreu com as lesões na última temporada e ficou de fora da maior parte das partidas do Bayer Leverkusen, vê no compromisso com o alvinegro praiano uma forma de assegurar um lugar no time.

O técnico Tite não deu entrevista após a atividade da tarde de ontem, mantendo o mistério em torno da escalação até o treino tático de hoje sábado.

“Quero estar sempre no campo. Minha última temporada foi ruim, fiquei muito tempo fora. Quero fazer o que eu amo. Claro que quarta é importante, pode definir classificação. Com duas vitórias sobre o Tijuana a gente quase se garante. Mas antes disso tem um clássico, onde tudo é diferente”, afirmou.

Assegurando não ter mais receio nas divididas, Renato Augusto vem esbanjando confiança também dentro de campo. Chamaram a atenção dos torcedores as discussões com Tite nos jogos contra São Caetano e Palmeiras. Ele descartou qualquer problema e garantiu terem tratado meramente de posicionamento em campo.

“Às vezes, o treinador pede para que você faça uma coisa e você vê de forma diferente em campo. Passei isso para que ele desse a palavra final”, explicou.

O camisa 25 revelou ter sido parabenizado pelo comandante alvinegro por sua postura. “Ele entendeu, disse que tinha gostado da minha forma de ver o jogo”, completou.


Fonte espn.estadao.com.br

Atacante Dimas é regularizado no América e fica à disposição para domingo

O atacante Dimas, do América, teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta sexta-feira (01). O jogador havia sido contratado junto ao Cruzeiro de Itaporanga na semana passada e agora fica à disposição do treinador Alexandre Irineu para a estreia no Campeonato Estadual. 

O atleta, que treinou na equipe titular na tarde de ontem no Centro de Treinamento Abílio Medeiros, em Parnamirim, deve estrear com a camisa do América neste domingo(03), diante do Coríntians de Caicó, no estádio Nazarenão, em Goianinha. A dupla de ataque alvirrubra deve ser formada por Índio e Dimas. 

Dimas, que atuava pelo Cruzeiro de Itaporanga, último colocado do Campeonato Paraibano, se destacou no time neste início de temporada e marcou seis gols no certame. O jogador, que já atuou pelo Visão Celeste no Rio Grande do Norte, assinou contrato até fevereiro de 2015 com o alvirrubro potiguar.


Fonte FNF RN

CARIOCA: Vasco e Fluminense decidem primeira vaga na final


 O primeiro finalista da Taça Guanabara será conhecido neste sábado. Vasco e Fluminense se enfrentam no Estádio Engenhão, às 18h30, e os cruzmaltinos entram em campo com a vantagem do empate. Quem passar irá aguardar o vencedor do confronto entre Flamengo e Botafogo, no domingo.
Na fase classificatória, o Gigante da Colina terminou na primeira colocação do Grupo A, com 16 pontos. Foram cinco vitórias, um empate e duas derrotas. Enquanto isso, o Tricolor das Laranjeiras foi o vice-líder do Grupo B, com a mesma pontuação, mas ainda não sabe o que é perder, já que acumula quatro vitórias e quatro empates. 

  Como já está virando rotina nos clássicos realizados no Engenhão, a partida deste sábado não deve contar com um grande público. As vendas dos ingressos começaram na última terça-feira e até essa sexta apenas 8.118 foram comercializados. Como os postos credenciados funcionarão apenas até às 13 horas, pouco mais de dez mil torcedores devem estar no estádio.
Para essa partida, o técnico do Vasco, Gaúcho, não poderá contar com os atacantes Leonardo, lesionado, e Carlos Tenório, recuperado de lesão, mas sem ter condições de jogo, e tem apenas uma dúvida, na lateral-esquerda. Dueyson e Thiago Feltri disputam a posição. Diferente do que aconteceu na maioria das rodadas, o técnico do Fluminense, Abel Braga, não irá poupar os jogadores considerados titulares e vai mandar a campo o que tem de melhor. O zagueiro Leandro Euzébio, com lesão no pé, é o único desfalque.
Outro jogo
A outra vaga para a final da Taça Guanabara será definida apenas no domingo, quando Flamengo e Botafogo se enfrentam, às 16 horas, no Engenhão. O Mengão joga com a vantagem do empate por ter feito a melhor campanha na fase classificatória, terminando na liderança isolada do Grupo B com 22 pontos, sendo sete vitórias e um empate. Já o Bota conquistou 15 pontos e foi o vice-líder do Grupo A, alternando altos e baixos.


Confira os jogos das semifinais
Sábado 02/03/13
18h30

Vasco da Gama x Fluminense

Domingo 03/03/13
16 horas    

Flamengo x Botafogo

Fonte Agência Futebol Interior

Santa Cruz tem vantagem contra o Alecrim



Na história dos confrontos de Santa Cruz x Alecrim valendo o campeonato estadual é equilibrado. Foram 12 partidas entre ambos. O time do interior tem duas vitórias a mais em relação ao Verdão.

A primeira vez que se enfrentam foi no estadual de 2006, com vitória do Santa Cruz por 1 a 0. A última partidas foi este ano no Ninho do Periquito, vitória do Alecrim por 1 a 0, gol de Miller. Confira o histórico do confronto:

Resultados do confronto

2006 – Alecrim 0x1 Santa Cruz
2007 – Alecrim 1x0 Santa Cruz
2008 – Alecrim 1x1 Santa Cruz
2009 – Alecrim 0x1 Santa Cruz
2010 – Santa Cruz 1x1 Alecrim
2010 – Alecrim 1x0 Santa Cruz
2011 – Alecrim 0x2 Santa Cruz
2011 – Santa Cruz 4x0 Alecrim
2012 – Santa Cruz 2x1 Alecrim
2012 – Alecrim 2x1 Santa Cruz
2013 – Santa Cruz 1x0 Alecrim
2013 – Alecrim 1x0 Santa Cruz

Resumo de confrontos

Total de jogos: 12
Vitórias do Santa Cruz: 06
Vitórias do Alecrim: 04
Vantagem pro Santa Cruz: 02
Empates: 02
Gols do Santa Cruz: 13
Gols do Alecrim: 08
Saldo pro Santa Cruz: 05

Fonte Marcos Trindade

Governo remarca entrega de obras, e Maracanã deve ficar pronto 19 dias antes da Copa das Confederações



As obras do Maracanã começaram há mais de dois anos. Neste período, três datas foram marcadas e remarcadas para a entrega do estádio concluído. A nova promessa do governo do Rio de Janeiro é que o Maracanã seja entregue pronto apenas no dia 28 de maio (daqui três meses), a 19 dias da Copa das Confederações. O estádio é o 2º mais caro entre os 'novos' brasileiros para a Copa, atrás apenas do Mané Garrincha, de Brasília. Entre Copa das Confedereações e do Mundo, 10 partidas estão programadas para serem realizadas no novo Maracanã. 

Fonte espn.estadao.com.br

Vasco x Fluminense / Flamengo x Botafogo - prévia das semifinais da Taça Guanabara




Direto ao ponto: Flamengo e Fluminense são favoritos. Um pela campanha mais consistente da fase de grupos, outro por ser o melhor time do Rio de Janeiro e atual campeão brasileiro e carioca.

Mas o Vasco, que tem a vantagem do empate, pode se impor no vigor físico, principalmente nos últimos vinte minutos, e aproveitar o desgaste do rival, que viajou para Talcahuano, sofreu para virar sobre o Huachipato por 2 a 1 na Libertadores e a semifinal no sábado tira um dia de descanso.

Se Abel Braga mantiver o 4-3-3 com Deco, que foi mal no Chile, na articulação, uma boa solução ofensiva será a velocidade de Wellington Nem para cima de Thiago Feltri, lateral com dificuldades na marcação e que inicia a primeira partida na temporada, e Renato Silva, nem sempre preciso na cobertura.

Já Gaúcho conta com a movimentação de Eder Luís, Bernardo e Carlos Alberto na frente para manter a produção do ataque mais positivo do campeonato, com 18 gols em oito partidas. A variação do 4-3-3 para o 4-3-1-2 vem confundindo os zagueiros, que não têm um atacante mais fixo como referência para a organização da retaguarda. Eder Luís explora a velocidade sempre por um dos flancos e Bernardo e Carlos Alberto alternam no lado oposto e pelo centro.

O trio ainda conta com o apoio de Pedro Ken e Wendel, sustentados por Abuda. O losango cruzmaltino pode forçar Thiago Neves a sair da esquerda e centralizar, já que Abel não admite superioridade numérica do adversário no meio-campo. O Flu vai precisar muito do dinamismo de Jean para marcar e jogar. O desfalque de Leandro Euzébio também prejudica o entrosamento da defesa.

Fred x Dedé, mais uma vez, será o grande duelo do clássico. O vascaíno não precisa mais sair tanto para cobrir o lado direito, já que Nei é lateral de ofício e cumpre melhor as funções defensivas. Mas uma falha pode ser fatal, como no gol do artilheiro tricolor no 1 a 1 da fase de grupos.
No domingo, a vantagem do empate deve proporcionar ao Flamengo uma arma letal: os contragolpes com o veloz Rafinha entrando em diagonal. Com Marcio Azevedo de saída do Botafogo e Antonio Carlos lesionado, o rápido atacante rubro-negro pode se posicionar à direita para as infiltrações entre Dória e Lima, os prováveis substitutos.

Oswaldo de Oliveira, porém, conta com Rafael Marques e Andrezinho nas vagas de Bruno Mendes e Vitinho para fazer diferente da derrota por 1 a 0 na primeira fase. Depois do gol de Hernane no início, o alvinegro teve 58% de posse de bola e finalizou dez vezes na direção da meta contra apenas três do rival. Sem sucesso.

O 4-2-3-1 do Bota segue dependendo de Seedorf, assessorado por Lodeiro. A dupla se procura para articular e finalizar. Com Gabriel mais plantado, a tendência é Fellype Gabriel sair mais para ajudar na armação. O meio-campo também precisa de mais combatividade para não oferecer novamente espaços generosos a Elias e Ibson.

Também Carlos Eduardo, que sai da ponta para o meio e circula às costas dos volantes adversários. Com mais ritmo de jogo, pode ser mais um a acionar Hernane, artilheiro do torneio com oito gols. A movimentação do novo camisa dez também poupa o centroavante de recuar para trabalhar como pivô e normalmente atrapalhar as ações ofensivas com passes ou domínios errados. Concentrado nas finalizações, o “Brocador” é perigoso.

A chance do Botafogo é aproveitar a marcação avançada do Fla nem sempre bem coordenada que abre espaços entre Cáceres, volante mais plantado que sai à caça na intermediária adversária, e a última linha da retaguarda. Os números defensivos do Fla são ótimos: apenas três gols sofridos em oito jogos. Mas muito se deve às defesas de Felipe, já que o time de Dorival Júnior concedeu oportunidades cristalinas até para rivais bem mais fracos, como Olaria e Nova Iguaçu. O goleiro ainda é dúvida e Paulo Victor pode ser o goleiro no jogo decisivo.
Previsão de dois bons jogos para, enfim, aquecer um morno Estadual.

Fonte espn.estadao.com.br