Páginas

sábado, 12 de outubro de 2013

Fase final da 43ª edição dos Jogos Escolares do RN é aberta em Natal


Foi dada a largada para a fase final da 43ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande Norte. A abertura do mais tradicional evento esportivo do estado foi realizada na manhã desta sexta-feira, no ginásio de esportes da UFRN, em Natal. Ao todo, cerca de 15 mil atletas devem participar desta etapa decisiva do Jogos, que acontecem em outras quatro cidades além de Natal: Parnamirim, Macaíba, Assú e Goianinha.


Com um público relativamente pequeno, a cerimônia de abertura dos Jerns tive início pouco depois das 9h. Participaram da cerimônia alunos de escolas públicas e privadas de Natal, além de delegações de escolas do interior. De acordo com Gileno Souto, responsável pela Coordenadoria de Desporto da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Codesp), devido ao início das competições já na tarde desta sexta-feira, alguns atletas não puderam participar da cerimônia. O dirigente também citou o medo de alguns em relação às disputas de torcidas organizadas.

- Muitas competições já têm início hoje (sexta-feira) à tarde. Algumas delegações do interior ainda não chegaram. Além disso, tem o fato do medo da pessoas, já que nas últimas edições temos visto um histórico de violência entre as torcidas organizadas. É normal. Esse ano, juntamente com o apoio da Polícia Militar, esperamos diminuir isso e trazer o torcedor, o aluno e seus familiares, de volta aos Jerns - disse Gileno.

Ainda de acordo com o coordenador, quase todas as escolas enviaram representantes para a cerimônia, que contou com apresentações culturais, além do já tradicional desfile das delegações. A pira olímpica foi acesa pelo atleta Lipe dos Santos Jardim, do karatê do Colégio Contemporâneo, em Natal. Já o juramento dos atletas foi feito pelo atleta Lucas Maciel Bulhões, da natação do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal.

Tranquilidade

Sobre a segurança, de acordo com o subcomandante do Policiamento Metropolitano, coronel Alarico Azevedo, a abertura ocorreu sem maiores transtornos. Um forte esquema de policiamento foi montado no entorno do campus da UFRN para coibir possíveis confrontos entre torcidas.

- A abertura transcorreu de forma tranquila. Não tivemos nenhuma ocorrência. A única apreensão foi de dois adolescentes com mochilas cheias de pedras. Eles foram apreendidos em um dos portões de acesso da UFRN, antes que conseguissem entrar no ginásio - declarou.

O coronel explicou ainda que haverá um esquema especial de policiamento nas proximidades dos locais de competição.

- Até o fim dos Jogos, estaremos com um esquema especial de policiamento, monitorando os locais de competição. Já entramos em contato com a Secretaria de Educação e com os diretores de algumas escolas, para que assim possamos fazer também um trabalho de prevenção para evitar possíveis delitos durante as competições - explicou Azevedo.

Competições e medalhas

A partir da tarde desta sexta-feira, sete modalidades começam as suas competições. São elas: taekwondo, vôlei, vôlei de praia, basquete, futebol de areia, futebol society e a ginástica artística abrem a 43ª edição dos Jogos. Duas modalidades são novidades nesta edição: o tênis de campo, que volta a ser disputada, e a luta olímpica, que faz sua estreia.

Em 2012, os atletas e as equipes campeãs demoraram para receber as medalhas. Um problema na licitação para a compra das medalhas impediu que os campeões fossem premiados logo após as competições. Este ano, porém, Gileno garante a premiação dos campeões assim que forem encerrados os torneios de cada modalidade. A premiação do Atleta Ouro, que é dado ao atleta de maior destaque em cada modalidade, também foi confirmada para 15 dias depois do fim dos Jerns.

- Este ano vamos premiar os campeões logo que eles forem saindo. O atleta merece. Já o Atleta Ouro acontece em uma cerimônia posterior, duas semanas após o fim dos Jogos - destacou.

Os Jogos Escolares do RN irão até o próximo dia 22, com competições em 30 modalidades. Em todas as etapas, cerca de 45 mil atletas participaram do evento, 10 mil a mais que em 2012. As competições acontecem em todas as regiões de Natal.

Por Arthur Barbalho Natal Foto Márlio Forte via Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário