Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Campeonato Potiguar: Ceaf afasta árbitro após pênalti não marcado em Potiguar x ABC


A Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol do RN resolveu afastar o árbitro Alciney Santos de Araújo por 30 dias, após incidentes ocorridos na partida entre ACD Potiguar e ABC pela 5ª rodada do Campeonato Potiguar no último domingo, 29 de janeiro no Estádio Nogueirão, em Mossoró.


Em resolução emitida nesta segunda-feira (30), a CEAF-RN determina que o árbitro participe de instrução e treinamento em relação à regra 12 de arbitragem, relativa a decisões de campo sobre faltas e incorreções. A comissão formada pelos instrutores Luiz Carlos Câmara Bezerra, Aldeilma Luiza e Izac Márcio da Silva Oliveira será responsável pela instrução e deverá enviar relatório em 30 dias. Durante o período, portanto, o árbitro ficará afastado das partidas.



Nota do Potiguar de Mossoró
A Associação Cultural e Desportiva Potiguar qualifica como inaceitável o que ocorreu neste domingo na arbitragem da partida contra o ABC FC, no Nogueirão, pelo Campeonato Potiguar 2023.

Não há justificativas para erros como os que aconteceram ontem diante do nosso torcedor. Não bastassem todas as dificuldades impostas que enfrentamos, temos que conviver com erros que mudam totalmente o resultado de uma partida.

O árbitro Alciney Santos de Moura (CBF) não marcou um pênalti claro a favor da nossa equipe e ainda deu cartão para o nosso atleta Wellington Sabão por simulação. Outro lance que gerou nossa indignação foi uma falta gravíssima - que seria para cartão vermelho direto - sofrida pelo nosso atleta Márcio Mossoró.

Em razão desses fatos inequívocos, podemos afirmar que o Potiguar sofreu prejuízos esportivos e financeiros irreparáveis.

O Potiguar informa que fará protesto formal na FNF. O clube aguardará, também, manifestações da CEAF sobre o ocorrido diante do nosso torcedor.

Fonte GE RN Foto: Marcelo Diaz/ACDP

Copa do Nordeste: Jogo entre ABC e Fortaleza em Natal será disputado com torcida única


A partida entre ABC e Fortaleza, pela segunda rodada da Copa do Nordeste, será disputada com torcida única por medida de segurança. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira após reunião entre representantes do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Polícia Militar e a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

O jogo está marcado para o dia 4 de fevereiro, às 18h30, no Estádio Frasqueirão. Com a medida, só será permitida a entrada de torcedores do ABC.

Na reunião desta quinta-feira, foi discutido o plano de segurança para a partida. Um dos motivos pela decisão da adoção de torcida única foi o confronto entre torcedores do Sport e do ABC no fim de semana passado, no Recife.

A recomendação do MP foi defendida pela PM e acatada pela FNF, que fará o comunicado à Confederação Brasileira de Futebol. Durante o encontro, o promotor de Justiça Luiz Eduardo Marinho citou o princípio de proteção integral ao torcedor e lembrou as decisões de outros estados no mesmo sentido.

Em Natal, os jogos entre ABC e América-RN estão sendo disputados com torcida única desde o ano passado. No último dia 15, em clássico pelo Campeonato Potiguar, não foram registradas ocorrências policiais no Frasqueirão.

Por GE RN Foto: Divulgação