Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Confirmada as datas para o Mundial de Clubes


A Fifa confirmou nesta quarta-feira 04, que o Mundial de Clubes 2022 será disputado entre os dias 1º e 11 de fevereiro, no Marrocos, ainda sem detalhar as cidades nas quais as partidas serão realizadas. A entidade também informou que marcou para o dia 13 de janeiro o sorteio do chaveamento do torneio que terá a participação de Flamengo e Real Madrid. Ambos entram direto nas semifinais, marcadas para os dias 7 e 8, mas ainda não foi definida a data específica em que cada um joga.

O Mundial começa em 1ª de fevereiro, quando o time egípcio Al-Ahly, representante da África, e a equipe australiana Auckland City, campeã da Liga dos Campeões da Oceania, se enfrentaram na fase preliminar. Aquele que se classificar avança para a segunda fase. A partir daí, os confrontos dependem do resultado do chaveamento. Os dois jogos da segunda fase serão disputados no dia 4 de fevereiro.

Al Hilal, Seattle Sounders e Al Wydad já estão garantidos nesta etapa. O Al Wydad, do Marrocos, é o atual campeão da Liga dos Campeões da África, mas entrou no Mundial como representante do país-sede, por isso o vice-campeão africano Al-Ahly também entrou no Mundial. O Al Hilal, da Arábia Saudita, representa a Ásia, pois foi campeão da Liga dos Campeões do continente em 2021 - a edição 2022 termina apenas em maio. Já o Seattle Sounders, dos EUA, é o campeão da Liga dos Campeões da Concacaf.

Os dois times que passarem da segunda fase serão os adversários de Flamengo e Real Madrid nas semifinais marcadas para 7 e 8 de fevereiro. Tanto a disputa quanto o terceiro lugar serão disputados no dia 11. A diretoria do Flamengo informou, na terça-feira, durante a apresentação do técnico Vítor Pereira, que planeja viajar para o Marrocos no dia 2. A expectativa é que o time jogue em Rabat ou Tânger.

O novo treinador flamenguista traçou os objetivos que terá pela frente ao longo de 2023. "Gosto de competir, de competir para ganhar. Vim para conquistar títulos”, disse. Vítor Pereira também enalteceu o elenco rubro-negro, considerado o mais forte do futebol brasileiro. "Fundamentalmente o que me convenceu a aceitar este desafio é a qualidade do elenco do Flamengo. O clube tem uma estrutura de altíssimo nível. O que pretendemos é criar um jogo atrativo que os jogadores e os torcedores desfrutem", afirmou.

Além do Mundial de Clubes, o treinador terá neste início de ano o Campeonato Carioca e a Supercopa do Brasil. "Com este grande desafio que me foi lançado por um clube desta dimensão, em um ano com muitos títulos em disputa, será um grande desafio profissional, é com muita honra e responsabilidade que aceitamos o desafio”.

Confira as datas do Mundial de Clubes
1º de fevereiro - Fase preliminar (Al Ahly x Auckland City)
4 de fevereiro - Jogos 1 e 2 da segunda fase
7 de fevereiro - Semifinal 1 (Real Madrid ou Flamengo x classificado da segunda fase)
8 de fevereiro - Semifinal 2 (Real Madrid ou Flamengo x classificado da segunda fase)
11 de fevereiro - Disputa do terceiro lugar e Final

Fonte Tribuna do Norte Foto Flamengo

Cabo Verde é o primeiro país a adotar o nome de Pelé em um estádio após sua morte


Em uma das muitas homenagens póstumas a Pelé, Cabo Verde irá alterar o nome do Estádio Nacional de Cabo Verde, localizado em Praia, capital do país africano, para “Estádio Pelé”. A iniciativa segue o pedido feito por Gianni Infantino e da Fifa durante o velório do jogador nesta semana para que todos os países-membros da entidade batizem ao menos um estádio em cada país em homenagem ao Rei do Futebol.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, em mensagem nas redes sociais. “Cabo Verde e Brasil têm uma história e uma cultura que andam de mãos dadas, visto que são dois países irmãos, ligados pela língua e identidades muito semelhantes”, afirmou. “Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e em todo resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações.”

Construído em 2010 e inaugurado em 2014, o estádio tem capacidade para 15 mil pessoas e é a casa da seleção nacional de Cabo Verde, país membro da comunidade lusófona. “Como homenagem e reconhecimento a esta figura que engrandece a todos, manifesto a intenção de nomear o nosso estádio nacional, como ‘Estádio Pelé’, numa iniciativa à qual, acredito, que vários países pelo mundo nos acompanharão”, afirmou o primeiro-ministro.

Durante o velório de Pelé, realizado nesta semana em Santos, Gianni Infantino, presidente da Fifa, expressou o desejo da entidade para que todos os seus países-membros tivessem ao menos um estádio em homenagem ao Rei do Futebol. O órgão que rege o futebol mundial também renomeou o campo de futebol em sua sede para “Estádio Pelé-Fifa Zurique”.

“Vamos homenagear o Rei como ele merece. Por esse motivo, pedimos um minuto de silêncio em todos os estádio e agora também vamos pedir a todas as federações no mundo inteiro que batizem um estádio de cada país com o nome de Pelé, porque os jovens têm que saber e lembrar quem ele era”, disse Infantino. No Brasil, o Estádio Rei Pelé, localizado na cidade de Maceió, recebe o nome do jogador e é utilizado pelo CRB e CSA.

“Já comunicamos a nossa intenção à Fifa, porque foi essa entidade que lançou o desafio (de nomear um estádio em homenagem a Pelé) e esperamos poder realizar este ato simbólico em breve”, contou o primeiro-ministro de Cabo Verde.

Fonte Estadão Conteúdo Foto: Reprodução

Pré-temporada esquenta disputa por vaga no time titular, diz goleiro do ABC


Em 2023 a disputa por uma vaga no time titular do ABC promete ser acirrada. Não só nas posições de linha, mas também no gol. Para esta temporada, o Mais Querido manteve Matheus Nogueira buscou Simão, vindo do Operário, do Paraná, e Matheus Refundini, que veio da URT de Minas Gerais. Apresentado ainda em dezembro, Refundini é um dos rostos novos da equipe e já trabalhou com Fernando Marchiori, técnico da equipe. Ele falou sobre a disputa pela vaga de titular com Simão e das expectativas para a temporada.

Contratado em dezembro, o arqueiro falou que já tinha trabalhado com Fernando Marchiori, quando ganharam o título da Copa Paulista pela Portuguesa. No ano passado, ainda atuou no Sertãozinho e jogou o Paulistão. Quando foi convidado a jogar no ABC pelo treinador, não titubeou. “Não pensei duas vezes. O projeto é legal, é um clube tradicionalíssimo, um dos maiores do Nordeste”, contou.

Outra questão abordada pelo atleta foi a disputa pela vaga de titular na meta abecedista. “Eu e o Simão a gente tem uma amizade também. Só que dentro de campo cada um quer fazer o melhor pelo ABC. E estamos dando nosso melhor. A pré-temporada foi muito boa, fizemos amistosos, fizemos bastantes treinos físicos, treino de potência. A gente está bem, uma briga legal. A gente espera, a partir do dia 10, quando começarem os jogos, quem estiver lá dentro vai dar o melhor, vai dar um resultado bom e se Deus quiser a gente fizer bastante jogos aqui na Frasqueira sem tomar gol”, disse.

Além do gol, as disputas acontecem também para as outras posições em campo. Ele aproveitou para avaliar o plantel do clube. “É um elenco muito cascudo. Se você for pegar os jogadores, estão acostumados com a divisão estadual, com a Copa do Brasil, Copa do Nordeste, são jogadores que já têm história. Jogadores que estão acostumados a jogar, e jogadores de Série B. A gente montou um elenco bom e se você for pegar, cada posição a gente tem duas ou três opções de alto nível. Muitos jogadores têm 11 jogadores, que é o time titular, e não tem banco. Nós temos banco, temos [jogadores] não relacionados bons. A gente sabe que a temporada é longa e isso vai fazer a diferença. A gente sabe que começam 11, mas nunca acabam esses 11”, pontuou.

Aos 23 anos, é a primeira vez que o atleta atua em um clube do Nordeste. Para ele, a pré-temporada foi importante para se adaptar ao clima, à maneira de jogar e também ao clube. “É complicado, a gente que é de São Paulo, acostumado com aquela garoa, aquela chuva. Mas a pré-temporada foi boa para isso, para a gente acostumar, entender como é aqui. Como é jogar no Frasqueirão, um campo mais pesado, que a gente sabe a força que o ABC está aqui dentro. Hoje a gente entende a força do clube. É um campo difícil para se jogar, é um clima difícil para se jogar. Mas a gente está acostumando, estamos bem ambientados e vai dar resultado se Deus quiser”, avaliou.

Ele deixou claro que o Campeonato Potiguar é tratado, no clube, como prioridade para o primeiro semestre. “Nosso principal objetivo no primeiro semestre é o título estadual, a gente tem também a Copa do Nordeste, campeonato muito importante para a gente, e a Copa do Brasil. A gente tá no primeiro semestre, a princípio, nestes três campeonatos e logo depois a Série B, que é um campeonato que o ABC já tem tradição. Infelizmente não estava no campeonato há alguns anos e conseguiu o acesso. A gente veio para fazer um campeonato, uma temporada maravilhosa, com esses objetivos e se Deus quiser terminar a temporada feliz”, projetou.

Por Douglas Lemos via Agora RN Foto: Rennê Carvalho / ABC F.C.

América-RN encerra a preparação para o decisivo jogo contra o Moto Club-MA


Enfim chegou o dia mais aguardado pelos torcedores americanos após a conquista do título da Série D. A equipe campeã, com pequenas modificações, voltará a campo hoje na abertura da temporada oficial de 2023 para encarar o Moto Club-MA, pela fase classificatória da Copa do Nordeste. A partida está prevista para começar às 20h, na Arena das Dunas e terá caráter eliminatório, quem passar encara o vencedor de CSA-AL x Potiguar de Mossoró no próximo domingo, para saber quem será o classificado para fase de grupos da competição regional. Se der empate no tempo normal, a disputa da vaga será definida na cobrança de pênaltis.

O técnico Leandro Sena aproveitou a atividade tática para corrigir o posicionamento da defesa e do ataque nas bolas paradas e logo após, informou a lista de atletas convocados para o jogo. O meia Lucas Dias, reforço para a temporada, está fora do jogo por questões burocráticas, haja vista que a sua transferência é internacional e a "janela ainda não abriu" para que a transação fosse efetivada.

"Fizemos uma boa preparação. Foram quase seis semanas de trabalhos intensos e alguns testes que nos mostraram onde precisamos melhorar, principalmente. Entrar para a fase de grupos da Copa do Nordeste é muito importante para o clube, principalmente no sentido financeiro e vamos em busca de mais esse objetivo", disse o atacante Iago.

Após os trabalhos, os convocados entraram em regime de concentração que se estenderá até a hora da partida.

Fonte Site do América-RN Fotos:Canindé Pereira/América FC

Avenida Rei Pelé é "inaugurada" em frente ao estádio do Maracanã


Desde a tarde desta quarta-feira 04, quem quiser chegar ao estádio do Maracanã muito provavelmente irá passar pela Avenida Rei Pelé. Isso porque a Prefeitura do Rio alterou o nome de um trecho da Radial Oeste, via que passa em frente ao principal estádio do País, homenageando o Rei do Futebol. As placas de sinalização ao longo da avenida já foram alteradas, e aquela que cita o novo nome do trecho foi colocada em frente a um dos acessos ao Maracanã.

“PELÉ – (1940 – 8) Edson Arantes do Nascimento. Atleta do Século. Maior jogador de futebol de todos os tempos. Sinônimo de Brasil aos olhos do Mundo”, diz a toponímia que explica o nome da rua.

A alteração do nome foi publicada no Diário Oficial do Rio desta quarta-feira, após decreto do prefeito Eduardo Paes. Na justificativa, Paes apontou que o Maracanã é “templo do futebol brasileiro”; citou “as emoções vividas naquele estádio, no qual uma jogada extraordinária em março de 1961 deu origem à expressão ‘Gol de Placa’ realizada pelo Rei”; que “no momento que a bola chega aos pés de Pelé, o futebol se transforma em poesia”; e que foi lá que Pelé marcou seu milésimo gol.

À tarde, o subprefeito da Grande Tijuca, Felipe Quintans, inaugurou oficialmente a placa. “A Prefeitura faz uma linda homenagem ao Pelé, vamos fazer uma tabelinha entre a Avenida Pelé e a estátua do Bellini, que está do outro lado. Com certeza esse será um novo ponto de encontro. Os turistas tiram foto na frente da estátua do Bellini e agora vão vir aqui tirar foto na placa da Avenida Rei Pelé”, disse Quintans.

Conhecida como Radial Oeste, a avenida cujo trecho foi rebatizado em homenagem ao Rei do Futebol na verdade se chama Presidente Castelo Branco, primeiro presidente da Ditadura Militar. A alteração do nome de uma via com mais de 20 anos é vedada por lei, e por isso a solução encontrada foi alterar apenas a nomenclatura de um trecho dela. Ao todo, a Avenida Rei Pelé tem 1.470 metros de extensão, com início na Avenida Maracanã e final na confluência das ruas São Francisco Xavier e Oito de Dezembro.

Por Agência Estado Foto Divulgação