Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Time de futsal feminino é recebido com festa no interior do RN após boa campanha nos JEB's


As meninas da Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva foram recebidas com muita festa em São Bento do Trairi após a conquista do quarto lugar no futsal dos Jogos Escolares Brasileiros 2022, no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, centenas de pessoas foram às ruas do município que fica a 137 km de Natal para comemorar com a equipe.

No retorno do Rio de Janeiro, as atletas foram recepcionadas na entrada da cidade e desfilaram em cima de duas caminhonetes. A carreata também foi seguida por dezenas de motos.

Fogos de artifício anunciavam a passagem da melhor equipe do Nordeste na Série Ouro do futsal feminino dos JEB's 2022, um resultado que merece mesmo ser comemorado e motivo de orgulho para a cidade que tem pouco mais de 4 mil habitantes. Por onde passaram, as meninas receberam o carinho e os aplausos das pessoas nas calçadas.


Na chegada à escola, mais festa e o abraço de amigos, colegas de classe e familiares. Todos queriam fotos com as meninas, principalmente com as gêmeas Dulce Maria e Maria Clara, que chamaram a atenção pelo talento em quadra e pelos gols marcados.

A Escola Maria Lídia chegou às semifinais dos JEB's, caindo para a equipe do Distrito Federal, que acabaria com a medalha de ouro. Na disputa do bronze, o time potiguar foi batido pelo Pará, mas a campanha no Rio de Janeiro foi marcante pelas quatro vitórias iniciais e, justamente, por ser o melhor do Nordeste entre todos os participantes da categoria.

Por ge RN Foto Augusto Cesar

Oitavas terá duelos entre os postulantes ao título da Liga dos Campeões


Finalistas da última edição da Liga dos Campeões, Liverpool e Real Madrid vão se reencontrar nas oitavas de final, segundo o sorteio do mata-mata da competição europeia realizado nesta segunda-feira. O duelo vai reunir dois dos maiores vencedores da Liga, colocando em campo 20 troféus do torneio. Outro grande duelo terá o Paris Saint-Germain, de Neymar e companhia, e o tradicional Bayern de Munique.

Real e Liverpool vão se enfrentar pela terceira vez em um confronto decisivo da Liga dos Campeões em apenas quatro anos na competição. O time espanhol está em vantagem neste retrospecto mais recente. Na temporada 2017/2018, levou a melhor na final, por 3 a 1. E, na temporada passada, venceu por 1 a 0.


O time inglês, ainda de ressaca pelo segundo revés seguido contra o rival, foi bem na fase de grupos. Sofreu apenas uma derrota, justamente para o Napoli, que ficou em primeiro. A liderança da equilibrada chave A foi decidida no saldo de gols. O Real, por sua vez, avançou sem maiores dificuldades, embora tenha tido uma derrota e um empate na primeira fase.

O PSG também terá um desafio complicado pela frente. A equipe de Neymar, Messi e Mbappé vai encarar o sempre poderoso Bayern de Munique, único time com 100% de aproveitamento na fase de grupos Pelo caminho, o time alemão deixou o Barcelona, com duas vitórias, no Grupo C. Já a equipe francesa bobeou na última rodada e perdeu a primeira colocação por desatenção na partida contra a Juventus - um gol a mais teria garantido o PSG em primeiro.

Assim como Liverpool x Real será um duelo de finalistas recentes da competição, o confronto entre alemães e franceses será uma reedição da decisão da temporada 2019/20. O Bayern venceu por 1 a 0 e aumentou sua contagem de troféus para seis na Liga dos Campeões. A equipe de Paris ainda busca sua primeira conquista.

Já se esperava que Liverpool e PSG tivessem desafios complicados pela frente porque tiveram maior dificuldade do que o esperado na fase de grupos e se classificaram em segundo lugar em suas chaves. Os segundos colocados enfrentam os líderes de cada grupo, pelas regras do sorteio, que vetou confrontos entre times do mesmo país e do mesmo grupo nas oitavas de final.

Em outra situação está o Manchester City. O time de Pep Guardiola vai duelar com o RB Leipzig, time alemão ainda com pouca experiência nos grandes torneios. Assim como aconteceu nos últimos anos, o time inglês é um dos favoritos ao título, principalmente em razão da grande campanha no Campeonato Inglês nesta e nas últimas temporadas.

Os vencedores de cada grupo vão decidir os duelos em casa. As oitavas será disputadas somente em fevereiro, entre os dias 14 e 22. Os jogos da volta acontecerão no período de 7 a 15 de março. As quartas de final serão realizadas entre 11 e 19 de abril. Em maio, as semifinais serão disputadas entre os dias 9 e 17. E a grande final está agendada para 10 de junho, em Istambul.

Fonte Tribuna do Norte Foto Real Madrid CF

Copa do Catar marca fim da era Messi e Cristiano Ronaldo em mundiais


Não há duvidas de que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são os maiores nomes do futebol do século XXI. Juntos, os astros argentino e português colecionam 11 prêmios de melhor jogador do planeta pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), nove títulos de Liga dos Campeões da Europa (onde, aliás, são os principais artilheiros e únicos a terem ultrapassado a barreira dos 100 gols), entre outros recordes. A era deles, porém, está chegando ao fim e a Copa do Mundo deste ano será a última com a presença de ambos.

Será o quinto Mundial de cada um, o que os igualará a mais quatro nomes (os mexicanos Antonio Carbajal e Rafa Márquez, o alemão Lothar Matthäus e o italiano Gianlugi Buffon) como jogadores com mais participações no evento. Messi, de 35 anos, anunciou recentemente que a Copa do Catar será a derradeira da carreira. Ronaldo, dois anos mais velho, ainda não fala em adeus e deseja estar na edição de 2026 (Canadá, Estados Unidos e México), aos 41 anos.

A trajetória de ambos em Copas teve início em 2006. À época com 18 anos, Messi ainda não era o protagonista que viria a se tornar no Barcelona (Espanha), mas era apontado como candidato a revelação do torneio disputado na Alemanha. Ele esteve presente em três jogos do Mundial. A estreia foi na segunda rodada da fase de grupos, na goleada por 6 a 0 sobre Sérvia e Montenegro.

Reserva, o atacante entrou no lugar do meia Máxi Rodriguez aos 29 minutos do segundo tempo. Participou do quarto gol, marcado pelo centroavante (e hoje técnico) Hernán Crespo, além de balançar as redes para fazer o quinto tento argentino na partida.

Com a seleção alviceleste garantida nas oitavas de final, Messi ganhou chance como titular no duelo seguinte, no empate sem gols com a Holanda. No mata-mata, iniciou no banco o jogo com o México, no dia em que completou 19 anos, entrando em campo aos 39 minutos da etapa final. Discreto, o atacante não recebeu oportunidade nas quartas de final.

Naquele mesmo Mundial, Ronaldo já era um dos principais nomes da seleção portuguesa de Luiz Felipe Scolari, embora o protagonista ainda fosse o veterano Luís Figo. Este último, aos 33 anos, preparava-se para transferir o bastão de líder rubro-verde justamente ao então jovem de 21 anos, titular desde o vice-campeonato europeu em 2004 e que balançou as redes pela primeira vez em uma Copa (edição da Alemanha) na vitória por 2 a 0 sobre o Irã, na segunda rodada, cobrando pênalti.

Nas oitavas de final, diante da Holanda, Ronaldo foi uma das vítimas do jogo mais violento da história das Copas (16 amarelos e quatro vermelhos), deixando o gramado contundido no primeiro tempo – Portugal venceu por 1 a 0. Nas quartas, foi dele o gol que decretou a classificação lusitana às semifinais, nos pênaltis, contra a Inglaterra.

De promessas a estrelas. Quatro anos depois, Messi e Ronaldo já eram os principais astros do futebol mundial, ambos com um prêmio de melhor do mundo cada, sendo o argentino o detentor do posto quando a bola rolou na Copa da África do Sul. A dupla, porém, decepcionou. Apesar da ótima atuação na goleada por 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, participando dos quatro gols da Argentina, o então craque do Barcelona passou em branco na competição e foi questionado por não render na seleção o tanto que apresentava no clube espanhol.

O português, por sua vez, foi eleito o melhor em campo nos três jogos da primeira fase, ainda que longe de brilhar nos empates sem gols com Costa do Marfim e Brasil e na goleada por 7 a 0 sobre a Coreia do Norte.

Na edição do Mundial no Brasil (2014), Messi, enfim, foi protagonista em uma Copa do Mundo. Com a braçadeira de capitão, o camisa 10 liderou os hermanos à decisão, mesmo sem balançar as redes no mata-mata. Diante da Alemanha, porém, o craque não aproveitou as chances e a meta de ser campeão mundial no Maracanã sucumbiu ao gol do meia Mario Gotze. Ainda assim, foi eleito o melhor jogador do torneio.

Veio, então, a Copa da Rússia (2018). Após as derrotas nas finais das Copas Américas de 2015 e 2016 (ambas para o Chile), Messi chegou a anunciar que se aposentaria da seleção, mas voltou atrás. Nas oitavas de final, apesar de duas assistências, ele viu a França, do atacante Kylian Mbappé, vencer por 4 a 3 e adiar, novamente, o sonho do título mundial. Ronaldo chegou à Rússia novamente como melhor do mundo, além de campeão europeu por Portugal.

O inédito título mundial é a principal motivação de Messi e Ronaldo no Catar.

Por Agência Brasil Foto: david ramos / getty images

ABC anuncia Rafael Luz e volante campeão com Mirassol e busca mais 8 reforços


O ABC anunciou nesta segunda-feira 07, os dois primeiros reforços para a temporada 2023: o meia Raphael Luz, ex-Oeste, e o volante Daniel, destaque do Mirassol na conquista do título da Série C do Campeonato Brasileiro.

Raphael Luz jogou a Série C pelo Floresta e estava disputando a Copa Paulista pelo Oeste. O jogador de 33 anos tem passagens por clubes como Cuiabá, Paysandu, São Bernardo, Ferroviária, Boa Esporte, Água Santa e Portuguesa.

O ABC divulgou que o meia fechou contrato até o mês de abril, mas com possibilidade de renovação para o restante do ano.

Daniel é formado nas categorias de base do Palmeiras e passou por Votuporanguense, Rio Claro, Ferroviária, Caldense e Boa Esporte até chegar ao Mirassol, pelo qual atuou nas últimas três temporadas - fez 83 jogos entre 2020 e 2022.

O volante foi campeão da Série C em final justamente contra o ABC. O contrato com o Alvinegro até o término da Série B 2023.

Por ge RN Foto: Ronaldo Oliveira/Floresta EC