Páginas

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Atividade Física e Saúde: Fascite Plantar


Fascite Plantar. O que é e como identificar. | BAUERFEIND

O que é Fascite Plantar? A Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar, um tecido fibroso, pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé em toda sua extensão, desde o osso calcâneo até os dedos dos pés.

É esse tecido que serve de amortecedor e dá sustentação ao arco plantar, a famosa "curva" na sola do pé que, ao pisar, não toca o chão e, ao mesmo tempo sustenta o peso do corpo na pisada.

A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar. Trata-se de uma inflamação de um tecido chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé e que conecta o calcâneo aos dedos.

Surge quando há muita tensão ou uso excessivo da fáscia plantar, como ocorre em pessoas pouco flexíveis, quando há alteração postural, uso de calçado inadequado ou a prática de um esporte como a corrida.

As queixas mais comuns são dor, rigidez e queimação na sola do pé. A dor pode ser aguda ou crônica e ela costuma ser pior pela manhã, ao dar os primeiros passos.

O tratamento para fascite plantar é geralmente feito à base de fisioterapia.
A Praticar regular de atividade física com orientação de um profissional de sua confiança também é importante. É fundamental realizar exercícios de alongamento dos músculos da panturrilha e planta do pé. Uma massagem profunda na planta do pé também ajuda muito e fortalecer a musculatura dos membros inferiores.

O uso de palmilhas posturais oferecem uma superfície de contato com os pés confortável e ajustam as disfunções posturais eliminando a causa biomecânica da fascite. Um elemento importantíssimo no tratamento e resolução definitiva do problema.

Após desistir do Estadual, time da Série D cogita afastamento do futebol profissional

Foto: Rogério Perucci - Foto: Rogério Perucci

Depois de desistir da sequência do Campeonato Rondoniense, o presidente do Vilhenense, Waldir Kurtz, cogita a possibilidade de solicitar junto à FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) afastamento por dois anos do futebol profissional.

A entrevista foi concedida pelo dirigente à Folha do Sul Online. Segundo o dirigente, o objetivo do clube é investir na construção de um centro de treinamento e focar no trabalho de formação de atletas.

"A base sempre foi o meu sonho, mas me empolguei e comecei o projeto pelo teto. Mas eu não me arrependo do que eu faço, fomos vitoriosos, conquistamos dois títulos (profissional e Sub-20); meu arrependimento é pelo que eu não fiz: focar na base. Mas eu vou corrigir isso", afirmou.

Neste ano, o dirigente confirmou que vai disputar a Série D do Brasileiro com uma base Sub-20. O Leão do Cone Sul está no Grupo A1, ao lado de Atlético Acreano-AC, Bragantino-PA, Fast Clube-AM, Galvez-AC, Independente-PA, Rio Branco-AC, além do vencedor do duelo da fase preliminar entre Nacional-AM e Ji-Paraná-RO. Os quatro melhores avançam ao mata-mata.

por Futebol do Norte Foto Rogério Perucci

Presidente de clube potiguar deixa o cargo por orientação de partido político


Presidente deixa clube potiguar por orientação de partido político ...

Pedro Cavalcante não é mais presidente do Assu. O empresário teve de se afastar do cargo por recomendação do Partido Progressista (PP), do qual também é presidente.

Como é ano de eleições municipais, o setor jurídico do partido achou melhor que ele se afastasse do clube para não prejudicar outros candidatos.

Como Pedro Cavalcante não será candidato, ele mesmo admite que volta às atividades no ASSU assim que o pleito eleitoral se encerrar, em dezembro. Até lá, o vice Williame Dantas assume o cargo.

O Assu ocupa a quarta colocação na Copa Rio Grande do Norte, o segundo turno do Campeonato Potiguar. No primeiro turno, terminou na oitava e última colocação. Ainda não há data para a retomada da competição estadual.

Por Agência Futebol Interior

Campeonato Gaúcho pode ser retomado com jogos concentrados em duas cidades


Estádio do Vale pode ser uma das sedes escolhidas para a reta final do Gauchão

Previsto para retomar na segunda quinzena de julho - dias 15 ou 19 -, o Campeonato Gaúcho pode ter os jogos que faltam concentrados em apenas duas cidades.

A possibilidade foi levantada em reunião realizada na última segunda-feira entre membros da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e do Governo do Rio Grande do Sul.

De acordo com o presidente da FGF, Luciano Hocsman, a intenção é fazer com que o menor número de delegações transitem. Apesar do suspense, as cidades de Porto Alegre e Novo Hamburgo são as principais candidatas.

Se isso realmente acontecer, os jogos na retomada do Gauchão seriam divididos entre a Arena e o CT Luiz de Carvalho, do Grêmio, o Beira-Rio e o CT Parque Gigante, do Internacional, e o Estádio do Vale, do Novo Hamburgo.

Algumas coisas, porém, já estão definidas. O Campeonato Gaúcho será concluído sem a presença dos torcedores e não haverá rebaixamento. Em 2021, vão cair quatro times ao invés de dois.

O Gauchão foi paralisado quando faltavam três rodadas para o fim da fase classificatória do segundo turno. O título do primeiro turno foi conquistado pelo Caxias.

Por Agência Futebol Interior

Sterling apoia protestos antirracistas e pede mais representatividade

Sterling apoia protestos antirracistas e pede mais ...

Atacante do Manchester City e da seleção inglesa, Raheem Sterling mais uma vez mostrou um posicionamento forte a respeito de temas latentes e apoiou os protestos recentes no Reino Unido contra o racismo após a morte de George Floyd – norte-americano negro assassinado por um policial branco que o asfixiou com o joelho em seu pescoço, no dia 25 de maio, na cidade de Minneapolis. O caso provocou uma onda de indignação e manifestações nos Estados Unidos e em várias cidades do mundo.

“Penso que os protestos são um ótimo ponto de partida, começar a protestar, para ter a sua voz ouvida, porque é assim que as pessoas estão começando a ter suas vozes ouvidas”, afirmou o jogador na noite de segunda-feira, 8, ao programa Newsnight da BBC.

Sterling ainda defendeu que é hora de ir além do debate e começar a implementar mudanças de fato em relação à questão do racismo na sociedade. “Ao mesmo tempo, pessoas em posições em que eu tenho a sorte de estar, esta é a hora de falar sobre esses assuntos. Falar de injustiça, especialmente na minha área de atuação”, disse ele.

“Acho que temos cerca de 500 jogadores na Premier League e apenas um terço deles é preto, e não temos nenhuma representação nossa na hierarquia. Nenhum representante nosso no corpo técnico. Não há muitas caras com as quais podemos nos relacionar para ter uma conversa. Acho que é o momento que precisamos ter conversas, para desencadear debates, mas não apenas debates, porque já falamos demais. Mas para começar a implementar mudanças reais”, completou Sterling.

Da Redação BandSports Foto: Divulgação/Manchester City

Cinco jogadores não fazem mais parte do elenco do ABC



O Departamento de Futebol confirmou nesta segunda-feira (8), que cinco jogadores não fazem mais parte do elenco abecedista para a sequência da temporada. Quatro atletas, o lateral Marlon, os meias João Paulo e Rafinha e o atacante Erivan saíram após o término de contrato e o goleiro Caio por pedido de rescisão.

Marlon, João Paulo, Rafinha e Erivan tinham contrato com o Mais Querido até o mês de maio e depois de definidos os detalhes, não permanecem, seja por não se chegar a um acordo para renovação ou por não fazerem mais parte dos planos da comissão técnica.

Caio, goleiro da equipe Sub-19, chegou a treinar com os profissionais no início da temporada, mas logo depois voltou a trabalhar nas categorias de base. O jogador solicitou sua rescisão contratual e deixou o clube.

O ABC Futebol Clube agradece aos jogadores pelos serviços prestados e deseja sucesso para a sequência de suas carreiras.

Fonte Site do ABC FC Foto: Luciano Marcos/ABC F.C.

Felipe Pará não é mais jogador do América-RN


Thumb felipe para  1

Com o contrato no fim, o atacante Felipe Pará não seguirá no Alvirrubro para o restante da temporada 2020. O atleta, que disputou 15 jogos pelo Mecão e marcou 4 gols, não terá seu vínculo renovado e foi liberado para negociar com outros clubes.

O América Futebol Clube agradece os serviços prestados e deseja sucesso nos novos desafios.

Por Site do América-RN Fotos: Diego Simonetti

Federação Catarinense confirma volta do campeonato para 8 de julho


Campeonato Catarinense tem volta marcada para 8 de julho(Foto: Marcio Cunha/Chapecoense)

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) confirmou nesta terça-feira (09) o retorno do campeonato estadual no dia 8 de julho, quase quatro meses depois da paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus.

Em nota oficial, a entidade informou que a decisão foi tomada considerando dois documentos do Governo do Estado, que liberavam a prática do futebol e as recomendações sanitárias ao futebol profissional.

A FCF já divulgou também a tabela com os primeiros jogos da fase de mata-mata da competição. A primeira partida será entre Criciúma e Marcílio Dias. Ainda no dia 8 de julho, Chapecoense e Avaí também se enfrentam.

Confira a nota na íntegra e tabela dos jogos:

Através da resolução nº 22/2020, a Federação Catarinense de Futebol confirma que foi estabelecida a data de 8 de julho para a retomada do Campeonato Catarinense Série A, além da data de 6 de julho para a retomada do expediente normal da entidade.

A decisão foi tomada considerando dois documentos do Governo do Estado: o decreto de 01/06, que liberava a prática do futebol a partir de 06/07, e as recomendações sanitárias ao futebol profissional, publicadas em 08/06.

É importante ressaltar que o retorno está completamente atrelado ao cumprimento das normas de saúde e segurança no dia a dia dos clubes e na realização das partidas. Todos estão comprometidos em desempenhar um trabalho rígido visando garantir as condições ideais para a execução das atividades.

Foi publicada também a tabela dos primeiros jogos da fase de mata-mata da competição, que será reiniciada nas quartas de final:

Ida:
08/7 – Quarta-feira
Criciúma x Marcílio Dias | 19h
Chapecoense x Avaí | 21h30

09/7 – Quinta-feira
Juventus x Figueirense | 18h30
Joinville x Brusque | 21h

Volta:
11/7 – Sábado
Marcílio Dias x Criciúma | 19h

12/17 – Domingo
Avaí x Chapecoense | 16h
Figueirense x Juventus | 18h30
Brusque x Joinville | 21h

Por Redação Esporte Interativo Foto: Marcio Cunha/Chapecoense

Ciclismo: Após Macron cancelar eventos públicos, organização adia Volta da França

Após Macron cancelar eventos públicos, organização adia Volta da ...

Depois de semanas agarrados à esperança de que a Volta da França poderia ser realizada apesar da pandemia de coronavírus, a prova mais emblemática do ciclismo finalmente se juntou à lista de competições esportivas que foram adiadas.

Ainda que possa acontecer neste ano, a competição de três semanas não vai mais começar em 27 de junho em Nice, a cidade localizada na Riviera Francesa, conforme planejado. A decisão foi tomada após o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciar que todos os grandes eventos públicos estão cancelados pelo menos até meados de julho.

"Como agora é impossível que a Volta da França comece na data programada, estamos em consultas com a União Ciclística Internacional para encontrar novas datas", disseram os organizadores nesta terça-feira.

A última vez em que uma edição da prova anual não ocorreu foi em 1946, quando a França emergia após a Segunda Guerra Mundial. Para evitar isso, os organizadores estão avaliando outras datas. Os novos planos poderão ser anunciados no final de abril, depois de reuniões entre a empresa organizadora, a Amaury Sport Organization, e a UCI.

Realizar a corrida sem a presença de legiões de espectadores ao lado do percurso, uma ideia previamente proposta por a ministra do esporte Roxana Maracineanu, não era algo apreciado pelo organizadores. 

Ano após ano, milhões de pessoas assistem a Volta da França, em um ambiente festivo em várias regiões do país. A edição deste ano tem 21 etapas. Isso exige o deslocamento de milhares de policiais para monitorar multidões, além de garantir que os ciclistas possam pedalar sem serem atrapalhados.

Os participantes também precisam estar em excelentes condições físicas. Após semanas de confinamento em suas casas, os ciclistas deverão precisar de várias semanas de treinamento para ficar em forma. As fronteiras também terão que ser abertas, para que participantes como o campeão do ano passado - o colombiano Egan Bernal - possam viajar para a França.

Outra complicação é modificar o calendário mundial de ciclismo. O Giro D'Italia, que seria realizado em maio, foi adiado no mês passado. A Volta da Espanha ainda mantém as datas originais, de 14 de agosto a 6 de setembro.

Da Redação BandSports, com Estadão Conteúdo Foto: Divulgação

Estudo aponta Mbappé como jogador mais valioso do futebol; Neymar, Messi e Cristiano ficam fora do top-20

Mbappé tem um valor de mercado de mais de R$ 1 bilhão(Catherine Steenkeste / Getty Images)

O 'Observatório de Futebol CIES', plataforma especializada em aspectos financeiros relacionados ao futebol divulgou nesta segunda-feira (08) um estudo sobre os 100 jogadores com maior valor de mercado no mundo. O francês Kylian Mbappé lidera a lista, com valor apontado em 259 milhões de euros (R$ 1,4 bilhão).

O que chama muita atenção na lista, no entanto, é a ausência dos craques Messi e Cristiano Ronaldo entre os 20 melhores colocados do ranking. O argentino - seis vezes melhor do mundo - figura na 23ª posição, com valor de 100 milhões de euros, enquanto o português - que tem cinco Bolas de Ouro - fica apenas na 70ª colocação, com valor de 63 milhões de euros.

Apesar de não figurarem no topo da lista, Messi e Cristiano Ronaldo têm um aspecto positivo no ranking. Ao lado de Lewandowski, os jogadores são os únicos atletas com mais de 30 anos a aparecerem entre os 100 jogadores com mais valor de mercado.

Em relação a jogadores brasileiros, o melhor colocado é Roberto Firmino, na 11ª posição, com valor de 119 milhões. Outros oito 'brasucas' figuram entre os 50 primeiros: Gabriel Jesus (14º/113 milhões), Richarlison (27º/98 milhões), Marquinhos (33º/89 milhões), Éderson (34º/87milhões), Alisson (35º/84 milhões), Neymar (38º/83 milhões), Rodrygo (39º/82 milhões) e Coutinho (47º/76 milhões).

Fonte Esporte Interativo Catherine Steenkeste / Getty Images

Confira abaixo os 10 primeiros colocados da lista (os valores são todos em euros):
PosiçãoJogadorValor de mercado

Kylian Mbappé

259 milhões
Raheem Sterling 195 milhões
Jadon Sancho 179 milhões
Trente Alexander-Arnold 171 milhões
Marcus Rashford 152 milhões
Mohamed Salah 145 milhões
Sadio Mané 139 milhões
Antoine Griezmann 136 milhões
Alphonso Davies 134 milhões
10ºHarry Kane119 milhões

Classificado para Tóquio, canoísta argentino treina na piscina da casa de sua namorada

Classificado para Tóquio, canoísta argentino treina na piscina da ...

A criatividade e o improviso estão sendo fortes aliados de esportistas ao redor do mundo quando o assunto é treinamento em tempos de pandemia do novo coronavírus. O argentino SebastiánRossi é um exemplo disso. Ele encontrou uma maneira no mínimo inovadora para driblar as restrições impostas pela crise da covid-19.

Atleta da canoagem slalom, Rossi treina na piscina da casa de sua namorada. Com o caiaque amarrado em duas palmeiras, ele se lança à água e começa o treino. Embora a configuração não seja ideal e ele sinta falta das águas revoltas da modalidade, mesmo assim admite que é melhor do que nada.

''É um pouco tedioso estar na piscina dia após dia, em comparação com o treinamento adequado na natureza, com água rápida, fazendo o que eu gosto. Esse esporte ajuda você a se relacionar com a água, com rios, ficar preso em casa na piscina é difícil, mas faço isso porque é necessário '', afirmou.

“Conseguimos improvisar mais ou menos para treinar. Embora não seja o ideal, é melhor que nada e fomos capazes de simular o trabalho na piscina '', emendou ele.

Classificado para os Jogos de Tóquio, Rossi é treinado pelo técnico francês Sebastien Perilhou desde 2010. Sua estreia internacional aconteceu em 2007, em Foz do Iguaçu, no Brasil, durante o Campeonato Pan-Americano da modalidade. No ano passado ele ganhou uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

Da Redação BandSports Foto: Reprodução