Páginas

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

‘Atletas de verão’ devem ter cuidado com sobrecarga de exercícios


O intervalo entre as festas natalinas e a temporada de verão, para algumas pessoas, é preenchido por aflição e preocupação com os quilinhos a mais ganhos graças às ceias e às confraternizações. Na ânsia de garantir uma aparência em forma, o que acontece são exageros nas atividades físicas. Essa atitude pode gerar complicações para o corpo, resultando em lesões, exaustão, fadiga muscular, com consequências temporárias, ou até casos de cirurgia, segundo o professor de Fisioterapia da Estácio, Anderson Rodrigues.

Os chamados ‘atletas de verão’ costumam tentam recuperar o tempo perdido ao longo do ano em um curto espaço de tempo. “Para alcançar resultados mais rápido, alguns apelam para uma alta intensidade e frequência no treinamento, causando uma sobrecarga no corpo, especialmente para os que não estão habituados a fazer atividades físicas regulares. O excesso de exercícios pode causar lesões, entorses, dores na cervical e até facilitar a formação de hérnias”, alerta o professor.

Os principais sinais do exagero podem ser percebidos por meio de alguns sintomas. Dores nas articulações por um longo tempo, desconfortos na hora de fazer exercícios, cansaço e dores musculares são alguns dos alertas para os ‘atletas de verão’. “O ideal é fazer um planejamento das atividades físicas desde o início do ano focando no resultado desejado. Para isso, é necessária avaliação e acompanhamento de profissionais, como cardiologista, fisioterapeuta, nutricionista”, orienta Anderson. Desta forma, conclui, a atividade física promoverá qualidade de vida sem riscos à saúde.

Por Portal No Ar Esportes

Após quatro meses, goleiro do Globo FC volta aos treinos físicos

Rafael já faz trabalho físico no Globo FC (Foto: Rhuan Carlos/Globo FC)

Após quatro meses de recuperação, o goleiro Rafael, do Globo FC, entrou em fase de transição para poder voltar a jogar com a camisa da equipe de Ceará-Mirim. Desde quarta-feira, o atleta faz trabalhos específicos com o preparador físico do clube, período que antecede os treinos com bola. Assim, nas próximas semanas o goleiro ficará à disposição do técnico Luizinho Lopes.

Rafael não atua desde o dia 11 de agosto, quando saiu lesionado da partida entre Globo FC e URT, que valeu o acesso do clube na Série D.O jogador precisou passar por uma cirurgia no tornozelo esquerdo e só agora chega ao período final da sua recuperação.

Desde 2014 no clube, o arqueiro é o jogador com mais partidas oficiais com a camisa da Águia de Ceará-Mirim na história: 119. Neste período lesionado, ele viu o goleiro Dasaev ocupar a meta titular e ser herói do acesso na decisão por pênaltis contra a URT.

Quando retornar às atividades com bola, Rafael terá ainda mais concorrência, já que o Globo FC contratou o goleiro Wellington, ex-ABC, para disputar a posição nesta temporada.

Por GE RN Foto: Rhuan Carlos

Erivélton elogia manutenção da base do ABC para 2018: "Muito importante"

Erivélton acredita que permanência da maioria dos titulares pode fazer a diferença (Foto: Andrei Torres/ABC FC)

Do elenco que se reapresentou no ABC para a temporada 2018, oito jogadores terminaram este ano como titulares da equipe que reagiu na reta final de Série B sob o comando do técnico Ranielle Ribeiro. Apesar do rebaixamento para a Série C, a diretoria do Alvinegro conseguiu manter a espinha dorsal do time e perdeu apenas três titulares: o zagueiro Danrlei, o lateral-esquerdo Eltinho e o meia Berguinho.

Para um desses remanescentes, o meia Erivélton, essa manutenção é fundamental para o ABC iniciar a temporada com um bom rendimento. Além disso, o meia de 25 anos elogiou as contratações feitas pelo clube, que, segundo ele, podem fazer a diferença na sequência do ano.

- É muito importante manter uma base porque já começamos muito bem o campeonato. E vieram jogadores muito bons para nos ajudar e isso vai fazer a diferença lá na frente também. É começar bem com essa base e tenho certeza que o professor Ranielle (Ribeiro) vai montar um bom time para que a gente possa estrear bem e fazer uma boa temporada em 2018 - destacou o jogador.

O Alvinegro chegou à segunda semana de treinos após a reapresentação, que aconteceu no último dia 18. O trabalho intenso realizado neste início de pré-temporada agrada Erivélton. Para ele, essa preparação forte é fundamental, já que ele avalia que o Campeonato Potiguar de 2018 será bem concorrido.

- Já são duas semanas de um trabalho bastante intenso. A gente sabe da importância que tem. O professor Ranielle (Ribeiro), com a comissão técnica, está fazendo um ótimo trabalho. É continuar na pegada para que a gente possa começar bem o estadual. Sabemos que vai ser um estadual difícil, as equipes todas se reforçando, mas a gente tem um grande elenco também, um grande grupo e tenho certeza que a gente vai começar muito bem - avalia.

O ABC estreia no Campeonato Potiguar no dia 13 de janeiro, contra o Santa Cruz de Natal, na Arena das Dunas, às 16h.

Por GE RN Foto: Andrei Torres

Botafogo-PB e América-RN não saem de um 0 a 0 em amistoso disputado em João Pessoa

Resultado de imagem para fotos de botafogo pb x america rn

O que define um amistoso? Jogo sem valer muita coisa, a possibilidade de fazer substituições acima do permitido e um certo clima de amabilidade entre os rivais. Certo? Pois, no caso, de Botafogo-PB e América, teve tudo, menos amabilidade. Não que fosse uma partida desleal. Longe disso. Mas ambos os lados jogaram duro, marcaram forte e lutaram pelos espaços a lance após lance. Tanto que foram anotadas muitas faltas, o botafoguense Humberto saiu machucado, e o americano Thiago Sala levou cartão vermelho. Com relação à bola rolando, o time da casa foi melhor. Criou as principais jogadas, mas finalizou pouco. Destaque para uma cabeçada de Allan Dias e para um chute de Dico, que quase entraram no segundo tempo. Mas foi só.

Para o Belo, resta apenas estrear na temporada de 2018. O time não realiza mais nenhum teste antes da estreia no Campeonato Paraibano, que acontece em 7 de janeiro contra o Serrano. Já pelo lado do América-RN, o time ainda tem um pouco mais de tempo de preparação, já que o Potiguar só começa uma semana depois. O Mecão mesmo, por exemplo, estreia no dia 14 diante do Força e Luz.

Foram dois amistosos contra o América de Natal, sendo um no Rio Grande do Norte e outro na Paraíba, tal como seria se fosse um mata-mata. E, falando em mata-mata, se os jogos valessem algo o time de Natal teria levado a melhor. Porque venceu em casa por 2 a 1 e empatou sem gols fora de casa.

Por GE RN

Campinense vence o Santa Cruz-RN por 2 a 0 em amistoso de pré-temporada

Campinense vence o Santa Cruz-RN por 2 a 0 em amistoso de pré-temporada

O Campinense venceu o Santa Cruz-RN por 2 a 0 na tarde desta sexta-feira, em amistoso realizado no Estádio Renatão, em Campina Grande. A partida serve de preparação para as duas equipes, que vão jogar os respectivos campeonatos estaduais a partir de janeiro.

Atuando em casa, a Raposa foi soberana. Foi melhor durante toda a partida, criou as principais jogadas, e não deixou o rival chegar uma única vez com perigo.

Diante de um bom público, o time da casa foi fazendo o seu jogo. Sempre com o técnico Celso Teixeira muito ativo na beira do campo, gritando muito e tentando prever as jogadas de seu time.

O jogo, no entanto, era muito brigado. Com muitas faltas. E não à tôa ambos os gols raposeiros foram marcados de pênalti. Um em cada tempo.

O primeiro foi anotado por Macinho. Já o segundo por Muller Fernandes. Uma vitória fácil, mas que não escondeu alguns problemas. O Rubro-Negro, por exemplo, errou muito nos cruzamentos, o que prejudicou a maioria das jogadas ofensivas.

O Campinense estreia no Campeonato Paraibano em 7 de janeiro, contra a Desportiva Guarabira. Já o Santa Cruz estreia no Campeonato Potiguar no dia 13, contra o ABC.

Por GE RN

Potiguar perde para Ferroviário em segundo teste na pre-temporada


O Potiguar realizou na tarde desta sexta-feira (29) o segundo teste do elenco que se prepara para o estadual de 2018.

Depois de empatar na semana passada com o Palmeiras da cidade de Baraúna, por 2×2, o Alvirrubro enfrentou em amistoso nesta tarde, no estádio Elzir Cabral, em Fortaleza, o time do Ferrroviário, atual vice-campeão cearense de futebol.

Ao final, vitória dos cearenses por 1×0, gol de Valdeci, aos 14 minutos do primeiro tempo.

Nessa partida, o técnico Mastrillo Veiga utilizou: Willian; Ricardinho, Carlão, Waldson e Leandro Mendes; Yago (Marciel), Romeu, Jozicley e Dhiego Lomba (Wellerson); Gabriel Maia (Gilsinho) e Daniel Caiçara.

Destaque para o goleiro Willian, que no primeiro tempo fez três intervenções importantes. O Potiguar teve uma melhor atuação na segunda etapa quando conseguiu pelo menos seis finalizações contra a meta adversária, porém sem êxito.

Na próxima semana, o Ferroviário deve retribuir a visita para o segundo teste entre ambos. O dia, horário e local ainda não foram definidos.

Fábio Oliveira/F9.net.br Foto Marcelo Diaz

Baraúnas perde na Paraíba em amistoso preparatório para o Estadual

Resultado de imagem para logo do baraunas

O Baraúnas disputou na tarde deste sábado (30), o primeiro amistoso em sua preparação para o Estadual, cuja estreia marca confronto contra o Globo, dia 13 de janeiro, em Ceará Mirim.

No teste desta tarde, o tricolor enfrentou e perdeu para o Atlético, em Cajazeiras, na Paraíba, por 2×0. Os gols saíram no segundo tempo com Jorge Mauá, aos 11 minutos, e Thiago Almeida, aos 24.

Após a realização da partida, elenco leonino entrou em recesso para os festejos de fim de ano, devendo se reapresentar apenas na terça-feira (20) para um trabalho físico em uma academia de Mossoró.

Fábio Oliveira/F9.net.br