Páginas

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Está chegando a hora! Curso de Jornalismo Esportivo acontece dia 16 em Natal


Com o objetivo de contribuir para a formação de profissionais de comunicação e estudantes, acontece em Natal, na UNP Roberto Freire, dia 16 de setembro, o curso Jornalismo Esportivo - Prática e Mercado. O tema será abordado para web, rádio, TV, assessoria de imprensa, impresso e cobertura de eventos esportivos. 

De acordo com a organização do evento, o objetivo é deixar os profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. "A formação do jornalista esportivo, muitas vezes, é autodidata. Ou seja: não temos muitas opções de curso, de publicações voltadas para profissionais. Dessa maneira, o curso chega para auxiliar profissionais e estudantes para aproveitar as oportunidades do mercado", destaca o narrador esportivo Diego Dantas, idealizador do evento. 

O evento terá duração de oito horas, com certificado de participação para os presentes. Interessados podem entrar em contato via whatsapp, no número (84) 99424.3325. O evento tem o apoio da UNP, Azul Cargo Express e da agência Mark4. 

Sobre os palestrantes
Diego Dantas (Jornalismo esportivo na TV e coberturas esportivas) 
Jornalista, 28 anos, Diego Dantas iniciou a carreira no ano de 2011, na 98 FM de Natal. Um ano depois, ganhou o prêmio ACERN de principal revelação do Estado na área. Em 2014, foi aprovado no concurso Talentos da Narração, projeto do canal Sportv, braço esportivo da TV Globo, que teve mais de 11 mil inscritos de todas as partes do Brasil. Em 2016, estreou no principal canal de esportes do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com narrações em sete modalidades olímpicas. Foi o primeiro potiguar a narrar uma Olimpíada em rede nacional. 

Dionisio Outeda (Jornalismo esportivo no rádio e no impresso) 
Jornalista, Dionisio Outeda começou na profissão ainda nos primeiros anos de faculdade. Com rápida ascensão no mercado, ocupou cargos de chefia nos três maiores jornais do Estado, além de já ter realizado diversas publicações na área. Atualmente, comanda o programa líder de audiência no rádio esportivo potiguar, o Tocando a Bola, além de ter sido eleito um dos repórteres de rádio preferidos do torcedor em pesquisa recente. 

Augusto Gomes (Jornalismo esportivo na web e assessoria de imprensa)
Jornalista, Augusto Gomes acumula experiência com assessoria de diversos atletas e equipes profissionais. É considerado referência em jornalismo na web. Editor-chefe do principal portal de esportes do Rio Grande do Norte, o http://Globoesporte.com , Augusto acumula também a função de blogueiro no portal que chefia.

Por Site Tribuna de Notícias

Eliminatórias: Tite faz teste com Firmino e Fernandinho no treino da seleção em Manaus

Jogadores da Seleção Brasileira agradecem o apoio da torcida na Arena Amazônia

Sem mais a euforia do público na Arena Amazônia, em Manaus, a seleção brasileira realizou neste domingo o segundo e último treinamento em solo brasileiro antes de enfrentar a Colômbia, nesta terça-feira, em Barranquilla, pela 16.ª e antepenúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, que será na Rússia.

Com os portões fechados, o técnico Tite comandou o primeiro treinamento coletivo na visita à capital do Amazonas e testou o atacante Roberto Firmino e o volante Fernandinho nos lugares de Gabriel Jesus e Casemiro, respectivamente, no time considerado titular em atividade de campo reduzido.

Assim como ocorreu diante dos 36.125 manauaras na atividade do último sábado, a seleção encarou uma tarde de forte calor em Manaus, com a agravante do horário, visto que no dia anterior os trabalhos começaram às 18h14 locais (19h14 de Brasília), já quase sem a presença do sol, enquanto que neste domingo os jogadores entraram no gramado às 15h35 locais, em tarde ensolarada, mas com nuvens, e temperatura de 34ºC.

O meia-atacante Philippe Coutinho, que entrou bem e marcou contra o Equador, seguiu no time entre os considerados reservas. Outra novidade foi a presença do zagueiro Jemerson, que chegou na madrugada deste domingo e já participou da atividade ao lado de Rodrigo Caio. Os goleiros Cássio, com os titulares, e Ederson, com os reservas, completaram os times. O titular Alisson treinava separado com Taffarel, o preparador de goleiros. A movimentação durou aproximadamente 20 minutos aos olhos da imprensa, que se retirou em seguida.

O mini coletivo começou com orientações de Tite. De longe se ouvia a palavra "passe", além de orientações em momentos de posse de bola da defesa reserva, sob pressão de Neymar, Roberto Firmino e William. O pouco tempo de atividade diante das câmeras serviu para deixar uma dúvida no ar com as possíveis alterações no time titular, mas foi insuficiente para identificar uma possível mudança de postura.

A seleção tinha voo marcado para Barranquilla às 21 horas locais (22 horas de Brasília) deste domingo. O treino desta segunda-feira na cidade colombiana será às 16h30 no horário de Brasília. Colômbia e Brasil fazem o confronto das melhores seleções destas Eliminatórias às 17h30 de terça, no estádio Roberto Meléndez, em Barranquilla.

Por Agência Estado

Itamar Schülle acompanha jogo de ex-clube e visa união para tirar ABC do Z-4

Itamar Schülle esteve no Barretão neste domingo para acompanhar jogo do Operário-PR, clube em que foi campeão (Foto: Hugo Monte/GloboEsporte.com)

O novo técnico do ABC, Itamar Schülle, esteve neste domingo no Estádio Barettão para acompanhar a primeira partida da final da Série D do Campeonato Brasileiro, que terminou com vitória por 5 a 0 do Operário-PR sobre o Globo FC. O treinador, anunciado pelo Alvinegro na quinta-feira passada, treinou o Fantasma entre 2015 e 2016 e era o comandante da equipe no surpreendente título paranaense de 2015, o mais importante da sua carreira. No estádio, ele foi cumprimentado por jogadores e pelo atual técnico Gerson Gusmão, que foi seu auxiliar no clube.

Diferente desse clima mais tranquilo que vivenciou neste domingo, o treinador entra em um momento de muita pressão no ABC. O time atualmente é o lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, com apenas 16 pontos, e está em situação crítica para escapar do rebaixamento. Ele será apresentado oficialmente nesta segunda-feira pelo clube e busca união para escapar do Z-4.

- Sozinho ninguém constrói nada. Eu vou fazer o meu melhor e, junto comigo, a diretoria. E junto da diretoria, os atletas. E junto com os atletas, a torcida, que eu acho que sempre foi muito difícil jogar contra o ABC com o estádio lotado. Então acho que nós todos juntos podemos fazer com que o ABC saia da situação que hoje se encontra - avalia.

O treinador assistiu no sábado a um jogo-treino da equipe contra o sub-19 do Alvinegro. O time, ainda comandado pelo preparador físico Ranielle Ribeiro, venceu por 3 a 1, com gols de Daniel Cruz (2) e Lucas Coelho. Jackson descontou para os garotos da base.

- Já conheço alguns atletas e já tive a oportunidade de ver um jogo-treino contra o sub-20 (sub-19, na verdade). Então, no dia a dia a gente vai pegando mais e conhecendo mais o nosso elenco e o momento - disse o novo técnico.

Mesmo diante da necessidade urgente de reagir na Série B para escapar do rebaixamento, já que faltam apenas 16 rodadas, o treinador se esquivou sobre a possibilidade de contratação de novos jogadores.

- Isso é um segundo momento. Acho que o primeiro momento é a gente se apresentar e conversar com o grupo. Depois com a direção a gente vê com calma todas as situações - concluiu.

Por GE Natal Foto: Hugo Monte

Operário-PR faz 5 a 0 contra o Globo FC fora de casa e fica próximo do título da Série D


Uma vitória incontestável e um placar arrasador. O Operário-PR fez 5 a 0 neste domingo e passou por cima do Globo FC nesta primeira final da Série D do Campeonato Brasileiro no estádio Barretão, em Ceará-Mirim. 

Os gols da partida foram marcados por Tiago Lima (contra), Lucas Batatinha, Quirino, Jean Carlos e Dione. O placar começou a ser construído na primeira etapa de jogo, quando o Fanstama abriu logo 2 a 0 no placar em jogo que se mostrava com poucas oportunidades de gol de lado a lado. 

Na segunda etapa, a situação mudou quando o time da casa precisou sair para buscar o empate e nos contra-ataques o Operário-PR matou o duelo com mais tentos em lances parecidos. Com a vitória massacrante, o Fantasma pode perder até por quatro gols de diferença na volta, no próximo domingo no estádio Germano Krüger, que irá se sagrar campeão desta Série D do Brasileirão.

Por GE RN

Jornal Extra faz ‘brincadeira’ com Muralha e Flamengo protesta


O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, convocou uma entrevista coletiva nesta sexta-feira, no CT do Ninho do Urubu, para se pronunciar publicamente sobre a posição do clube em relação a um fato polêmico envolvendo o goleiro Alex Muralha, que cometeu uma falha que resultou no empate por 1 a 1 com o Paraná, na última quarta, quando o time carioca acabou sendo eliminado nos pênaltis da Copa da Primeira Liga em confronto válido pelas quartas de final.

O dirigente saiu em defesa do atleta após o jornal Extra publicar editorial em que afirmou que deixaria de se referir ao jogador pelo apelido “Muralha” devido ao desempenho aquém do esperado do jogador com a camisa do time rubro-negro.

Para Eduardo Bandeira de Mello, o editorial pode prejudicar a imagem do Flamengo, a carreira e até mesmo a segurança pessoal do atleta, além de expor o goleiro ao constrangimento público. No entanto, o dirigente afastou qualquer restrição no trabalho dos órgãos de imprensa que acompanham o dia a dia do clube, incluindo o veículo citado.

“Nós estamos falando de um ser humano que tem pai, tem filho, tem mãe, como todos nós aqui, e que foi vítima desta covardia. Num momento em que todos nós, inclusive vocês da imprensa, estamos empenhados em acabar com a violência no futebol, uma matéria como essa de hoje só contribui para incitar ânimos, ações violentas. Muralha treinou normalmente hoje, não tinha lido a matéria, soube por nós e, é claro que ficou muito triste, mas tenho certeza que nada disso vai prejudicar o trabalho dele. É um profissional de primeira linha, preparado para esse tipo de coisa”, afirmou o mandatário flamenguista.

O presidente afirmou que o episódio deverá servir para unir o grupo de jogadores, a comissão técnica e a diretoria de futebol às vésperas da decisão da Copa do Brasil – a primeira partida contra o Cruzeiro será realizada no dia 7 de setembro, próxima quinta-feira, no Maracanã. “É da dificuldade que surge uma união maior. Estamos todos juntos para encarar essa final”, complementou.

O goleiro Alex Muralha também se manifestou sobre o assunto, nesta sexta, por intermédio de um texto publicado pela sua assessoria de imprensa. Na nota, o jogador reforçou a compreensão às críticas em relação ao seu rendimento, mas se disse “humilhado” pela forma como o diário carioca se referiu a ele.

“Isso está longe de ser uma brincadeira. A palavra é humilhação, é execração pública. Seguiram linha semelhante a que usam ao se referirem a bandidos que cometem crimes. Sinceramente, eu me senti sendo ‘fichado’ como tal na capa do jornal. É muito sério. Foi um posicionamento de mau gosto e até irresponsável. O termo ‘vulgo’, que citam no texto a meu respeito, é normalmente usado para designar bandido e isso causa constrangimento. É um fato que pode até incitar a violência. Numa época tão difícil, em que a gente vê tanta barbaridade por aí, uma atitude como essa não contribui em nada nem para o jornalismo esportivo nem para o futebol. A notícia não pode perder para as piadas sem graça”, escreveu Alex Muralha.

A diretoria do Flamengo cobrou uma retratação do jornal com o mesmo destaque dado ao texto de capa sobre o goleiro.

Por Estadão Conteúdo via Portal No Ar Esportes