Páginas

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Após saída de Sport e Náutico, 10 clubes manifestam apoio à Liga do Nordeste

Após saída de Sport e Náutico, 10 clubes manifestam apoio à Liga do Nordeste

A saída de Sport e Náutico da Liga do Nordeste, anunciada na segunda-feira, gerou uma grande repercussão nos bastidores e, dois dias depois, veio a reação por parte de outros filiados. Em nota assinada por 10 clubes-fundadores e replicada por eles em canais oficiais, foi reforçado o apoio à instituição e ressaltada a importância da Copa do Nordeste para o fortalecimento do futebol da região. O torneio está garantido no calendário de competições da CBF até 2022 e sofrerá mudanças a partir de 2018, com a redução de 20 para 16 clubes participantes - 12 têm vaga assegurada pelos estaduais, e outros quatro virão de uma fase preliminar.

ABC, América-RN, Confiança, Botafogo-PB, Ceará, CSA, CRB, Bahia, Fluminense de Feira e Treze assinaram o manifesto divulgado nesta quarta-feira. O Vitória, que também é clube-fundador, havia publicado em seu site oficial uma nota em que lamenta a desfiliação de Sport e Náutico da Liga, e o presidente Ivã de Almeida garantiu que o Rubro-Negro "está firme com a instituição".

CONFIRA A NOTA OFICIAL NA ÍNTEGRA:
Clubes-fundadores reforçam filiação à Liga do Nordeste
Os clubes-fundadores abaixo listados, publicamente, reafirmam suas respectivas condições de filiados à Liga do Nordeste como também se manifestam favoráveis à continuidade da Copa do Nordeste, respeitando as deliberações da Assembleia Geral realizada no dia 24 de março deste ano, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

De volta ao calendário de competições da CBF em 2013 e garantida inicialmente até 2022, a Copa do Nordeste é importante para o fortalecimento dos clubes da região. O sucesso nacional do torneio é fruto da parceria entre a Liga do Nordeste, que gere a parte comercial, com direitos de transmissão, logística e patrocínios; a CBF, responsável pela parte técnica, incluindo tabela, arbitragem e julgamentos via STJD; e as federações, com suporte institucional.

O novo formato da Copa do Nordeste, a partir da edição 2018, é um primeiro avanço para fortalecer ainda mais os aspectos técnicos e comerciais. No futuro, novas intervenções naturalmente serão feitas para valorizar ainda mais os clubes; sempre em Assembleia Geral da Liga do Nordeste e respeitando as parcerias com a CBF e as federações.

ABC Futebol Clube
América Futebol Clube
Associação Desportiva Confiança
Botafogo Futebol Clube
Ceará Sporting Club
Centro Sportivo Alagoano
Clube de Regatas Brasil
Esporte Clube Bahia
Fluminense de Feira Futebol Clube
Treze Futebol Clube

Fonte GE Natal 

América-RN encaminha novo time em treino fechado na Arena das Dunas

América-RN faz treino fechado na Arena das Dunas antes de encarar a Aparecidense (Foto: Canindé Pereira/América FC)

América-RN realizou um treino fechado na Arena das Dunas, na tarde desta quarta-feira. O gramado do estádio passa por manutenção após receber uma partida de futebol americano e o técnico Leandro Campos acabou aproveitando a oportunidade de trabalhar sem a presença da torcida e da imprensa para dar mais liga a uma nova formação para encarar a Aparecidense. O primeiro jogo está marcado para sábado, no Estádio Aníbal Toledo, em Aparecida de Goiânia.

Uederson apareceu no ataque titular ao lado de Tadeu e é a principal novidade. Dão, que começou jogando contra o Murici, também ganhou uma vaga na zaga. Sem Robert, lesionado, o comandante alvirrubro está disposto a escalar Marcos Júnior improvisado, assim como aconteceu nas primeiras rodadas da Série D. A outra opção seria a entrada de Guilherme na lateral, com Marcos Júnior retornando ao meio-campo. O Mecão treinou e deve jogar com Fred, Marcos Júnior, Dão, Paulão e Danilo; Guto, Robson, Jonathas e Cascata, Uederson e Tadeu.

No plano de jogo de Leandro Campos, a preocupação é com o encaixe da marcação, principalmente pelo lado direito da defesa. O primeiro confronto é no Estádio Aníbal Toledo, em Aparecida de Goiânia, e o treinador rubro já sabe como o adversário deve jogar.

- O adversário tem um ala esquerdo realmente com uma qualidade muito boa, que passa bastante, tem uma condição ofensiva muito boa, e nós precisamos estar organizados em relação a essa marcação pelo lado direito nosso, assim como esse homem que joga na frente dos dois volantes. Nós queremos ter um pouco mais de estrutura e organização de marcação, já que é um jogo fora de casa e o adversário vai jogar com dois meias e mais dois atacantes. Realmente vai se criar um volume ofensivo que precisa ser neutralizado. Nós não podemos nos desequilibrarmos em relação à marcação para que nós tenhamos o controle do jogo - comentou LC.

Depois do treinamento desta quarta-feira, o presidente José Rocha conversou com o grupo de jogadores e a comissão técnica. Outros integrantes da diretoria do América-RN também estiveram presentes. O papo foi motivacional, lembrando a importância da classificação.

Fonte GE RN Foto: Canindé Pereira/América FC

Diretoria do ABC garante Geninho e vai ao mercado por reforços

Geninho acumula pior sequência no ABC, mas tem confiança da diretoria (Foto: Fabiano de Oliveira/GloboEsporte.com)

A quarta-feira foi o "Dia do Fico" para Geninho no ABC. Este foi o entendimento que clube e treinador tiveram após uma reunião para avaliar o que está acontecendo com o Alvinegro nesta Série B do Campeonato Brasileiro. O time potiguar acumula quatro derrotas consecutivas e se encontra na zona de rebaixamento, com 12 pontos em 12 jogos. Apesar do momento ruim, a direção do Mais Querido deposita total confiança no trabalho do técnico bicampeão estadual e garantiu que vai ao mercado em busca de reforços.

- De uma forma bastante correta, ele, dentro da avaliação dele, disse que 'se for eu o culpado, se eu não estou dando resposta, que saia eu. É muito mais fácil tirar um do que tirar 11'. Mas nós não poderíamos nunca aceitar esse argumento por tudo que Geninho representa para o ABC Futebol Clube nestes dois anos. Estamos encarando com cabeça fria essa realidade, e o ABC já se superou de situações muito mais vexatórias do que essa. Nós estamos chegando agora a um terço dos jogos da Série B. Vamos nos reforçar, vamos dar mais qualificação à equipe - falou o vice-presidente de futebol do Alvinegro, Leonardo Arruda.

Em entrevista coletiva após o revés para o Náutico, na terça-feira, Geninho admitiu a possibilidade de deixar o clube, chegou a deixar o cargo à disposição, mas foi demovido da ideia pela diretoria.

- Quando você tem uma sequência muito grande de resultados negativos, você pensa em várias alternativas. A troca de comando é uma delas. De repente eu não estou conseguindo tirar mais nada do grupo, ou o grupo já se acomodou a alguma coisa de comando e tem que receber o choque - disse Geninho na oportunidade.

Apesar da sequência negativa, Geninho garante que a situação ainda não é desesperadora.

- O momento realmente não é bom. O primeiro passo é ter tranquilidade para você ter consciência que nada está perdido. Tem muito campeonato pela frente e ainda está muito nivelado, muito perde e ganha. A coisa não é desesperadora, mas é preocupante. Isso por causa dessa queda acentuada de rendimento - afirmou.

O próximo compromisso do ABC é na terça-feira, contra o Londrina. O jogo é no Estádio do Café, em Londrina.

Por GE RN Foto: Fabiano de Oliveira

Baraúnas confirma participação no Estadual Sub-19; Potiguar fica de fora

Resultado de imagem para fotos do baraúnas sub 19

Acabou nesta quarta-feira (5), o prazo para que os clubes filiados a FNF confirmassem participação no Estadual Sub-19 deste ano. A competição premiará campeão e vice com vaga na Copa São Paulo de Juniores, em janeiro próximo.

No estadual, Mossoró será representada apenas pelo Baraúnas. O clube enviou nesta quarta ofício à FNF, confirmando sua inclusão na disputa. O time será comandado pelo técnico Paulo André, que já vem trabalhando com as bases tricolores.

O lado negativo é a não participação do Potiguar, que já havia sinalizado com sua desistência quando dissolveu o time sub-20, até então comandado por Edinho Cardoso.

A Federação, que já havia definido que os clubes não pagarão taxa de participação, deve divulgar nas próximas horas o nome daqueles que oficializaram participação no estadual. Regulamento e tabela da disputa serão definidos em nova reunião com os filiados.

O Campeonato Potiguar Sub-19 tem início marcado para o próximo dia 22 de julho.

Fábio Oliveira/F9.net.br

Alemanha destrona Brasil e assume liderança do ranking da Fifa


Campeã da Copa das Confederações no último domingo, a seleção da Alemanha recuperou a primeira posição no ranking da Fifa, na atualização de julho da lista, divulgada nesta quinta-feira. Assim, destronou o Brasil, que vinha ocupando a liderança da relação desde abril.

Atual campeã do mundo, a Alemanha optou por levar à Rússia uma equipe sem os seus principais jogadores, apostando em novatos na Copa das Confederações. Ainda assim, conseguiu faturar o título do evento-teste para a Copa do Mundo de 2018 e pulou da terceira para a primeira posição no ranking, com 1.609 pontos.

A Alemanha tem apenas seis pontos a mais do que a seleção brasileira, que soma 1.603, em segundo lugar. No último mês, a equipe disputou dois amistosos e sofreu a sua primeira derrota sob o comando de Tite ao perder para a Argentina por 1 a 0 – no outro compromisso, goleou a Austrália por 4 a 0.

Algoz da seleção brasileira, a Argentina agora é a terceira colocada, com 1.413 pontos, depois de também triunfar em um amistoso em junho contra a seleção de Cingapura. Atual campeã da Eurocopa, a seleção portuguesa ascendeu quatro posições no ranking da Fifa e agora está em quarto lugar com 1.332 pontos após terminar a Copa das Confederações em terceiro.

Após superar a seleção das Ilhas Faroe e manter 100% de aproveitamento nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018, a Suíça também subiu quatro postos e agora está na quinta posição, com 1.329 pontos. Logo atrás e com a mesma ascensão está a Polônia, que também segue invicta nas Eliminatórias e agora atingiu o sexto lugar com 1.319 pontos.

Vice-campeão da Copa das Confederações, o Chile perdeu três posições nesta atualização do ranking da Fifa e está na sétima posição. Colômbia, França e Bélgica completam em ordem a relação dos dez primeiros colocado do ranking, ainda que todas tenham caído três postos. Elas são seguidas por três campeãs mundiais – Espanha, Itália e Inglaterra.

Outras equipes que perderam posições após a participação na Copa das Confederações foram Camarões, que caiu ao número 36 do mundo, e a Nova Zelândia, a 122ª colocada. O México, que ficou em quarto lugar, atingiu a 16ª posição. A anfitriã Rússia subiu para o 62º lugar e a Austrália atingiu a 45ª colocação.

O Irã encabeça as seleções asiáticas, na 23ª posição, uma à frente da melhor equipe da África, o Egito, que perdeu quatro postos nesta atualização da lista.

O ranking da Fifa avalia os resultados das seleções nacionais em um ciclo de quatro anos e terá importância para a definição dos cabeças de chave da Copa do Mundo de 2018, que terá o seu sorteio realizado em 1º de dezembro, em Moscou.

Confira os 20 primeiros colocados do ranking da Fifa:
1º – Alemanha, 1.609 pontos
2º – Brasil, 1.603
3º – Argentina, 1.413
4º – Portugal, 1.332
5º – Suíça, 1.329
6º – Polônia, 1.319
7º – Chile, 1.250
8º – Colômbia, 1.208
9º – França, 1.199
10º – Bélgica, 1.194
11º – Espanha, 1.114
12º – Itália, 1.059
13º – Inglaterra, 1.051
14º – Peru, 1.014
15º – Croácia, 1.007
16º – México, 1.003
17º – Uruguai, 995
18º – Suécia, 933
19º – Islândia, 927
20º – País de Gales, 922

Por Estadão Conteúdo