Páginas

segunda-feira, 15 de maio de 2017

BRASILEIRÃO SÉRIE A: Média de gols é a maior das últimas 10 aberturas


Se aquele ditado diz que existe um dia da caça, outro do caçador, desta vez o Campeonato Brasileiro começou com a maré a favor dos atacantes. Na rodada de abertura do Brasileirão 2017, que termina nesta segunda-feira (15), a média de redes balançadas está em 3,1 gols por partida, a maior das últimas dez edições.

Foram 28 gols em nove jogos neste fim de semana. A média pode aumentar ainda mais, pois Coritiba e Atlético Goianiense se enfrentam no Couto Pereira nesta segunda. O Bahia, que lidera a competição nestes primeiros dias, foi quem mais contribuiu para esta conta: 6 a 2 em cima do Atlético Paranaense, em Salvador.

Dois jogadores acostumados a balançar as redes estão entre os que mais tiveram participação na contagem. Henrique Dourado, que fez dois contra o Santos neste domingo (14), é o artilheiro do Fluminense na temporada, com 13 gols. E o colombiano Miguel Borja, um dos grandes destaques do futebol sul-americano no ano passado pelo Atlético Nacional-COL, mostrou seu poder de fogo e também marcou dois contra o Vasco.

Quem surpreende na lista dos artilheiros da rodada é o volante Régis, que marcou duas vezes na goleada do Bahia. Já é metade dos gols que o jogador marcou no último Campeonato Brasileiro, quando atuou em 26 partidas na Série B pelo Tricolor.

Clayson, da Ponte Preta, é o artilheiro mais jovem. Com apenas 22 anos, ele também fez dois na goleada da Macaca sobre o Vitória. No último jogo do domingo, Ramiro, que atuou como um terceiro atacante, também marcou dois e deu a vitória ao Grêmio sobre o Botafogo em Porto Alegre.

Média só fica atrás do Brasileirão 2007
Das últimas dez edições do Campeonato Brasileiro, apenas a de 2007 supera a atual em média de gols na rodada de abertura. Naquele ano, jogos como Figueirense 3 x 6 Atlético/PR e Flamengo 2 x 4 Palmeiras contribuíram para a média atingir 3,9 gols por partida. 

Vamos torcer para que Coritiba e Atlético/GO balancem muito as redes do Couto Pereira e elevem a média desta primeira rodada ainda mais. A bola rola nesta segunda (15), às 20h.


Confira a média de gols da rodada de abertura das últimas 10 edições do Brasileirão:
2016: 1,4 gols/jogo
2015: 2,8 gols/jogo
2014: 1,6 gols/jogo
2013: 2,6 gols/jogo
2012: 2 gols/jogo
2011: 2,4 gols/jogo
2010: 2,4 gols/jogo
2009: 2,5 gols/jogo
2008: 2,6 gols/jogo
2007: 3,9 gols/jogo

Fotos: César Greco / Agência Palmeiras; Nelson Perez / Fluminense FC; Felipe Oliveira / Bahia EC

Fonte Site da CBF

Definida a programação do Futebol profissional da Águia de Ceará-Mirim de 15 á 21 de Maio


Confira a programação:

●SEGUNDA-FEIRA (15): Manhã: 8h30 – Reapresentação/Treino na academia / 15h30: Treino no Estádio Barrettão; 

●TERÇA-FEIRA (16): Manhã: Descanso / 15h30: Treino no Estádio Barrettão;

●QUARTA-FEIRA (17): Manhã: Descanso / 15h30: Treino no Estádio Barrettão;

●QUINTA-FEIRA (18): Manhã: Descanso / 15h30: Treino no Estádio Barrettão;

●SEXTA-FEIRA (19): Manhã: 8h30 - Treino no Estádio Barrettão/ Concentração / Viagem;

●SÁBADO (20): Treinamento em Parnaíba-PI;

●DOMINGO (21): Parnahyba-PI x Globo FC – Mão Santa – 16h.

REAPRESENTAÇÃO DOS NÃO RELACIONADOS: SEGUNDA-FEIRA, (22) ÁS 08h30.

OBS: A programação poderá ser sujeita a mudanças.

Texto e Foto por Rhuan Carlos via Site do Globo FC

Com preparação curta, Potiguar tem dificuldades, mas vence jogo-treino em Baraúna


O time do Potiguar, que jogará a Série D a partir do próximo dia 21, realizou na tarde deste sábado (13), na cidade de Baraúna, jogo-treino em preparação para a competição nacional. O Alvirrubro enfrentou o tradicional time do Palmeiras local e venceu por 4×3.

O primeiro tempo não foi bom para o Potiguar que sentiu o pouco tempo de preparação (elenco se apresentou apenas na quarta-feira, dia 10) e enfrentou a falta de ritmo de alguns jogadores. O alvirrubro teve até algumas chances, mas logo se viu facilmente envolvido pelo time adversário.

Apesar de ter aberto o placar através de Dedé Macaíba (10 min), o alvirrubro não produziu o esperado e sofreu o empate em cobrança de falta de Andriely (35). A virada do time da casa veio com Tom (38), de cabeça. Para fechar a etapa inicial, o ex-meia do Potiguar, Diego Upanema (44) ampliou com um belo chute de fora da área no ângulo esquerdo, tirando do goleiro Rafael.

Na etapa final os papéis se inverteram. O Potiguar voltou com mais determinação, adiantou a marcação e logo dominou as ações, impondo dificuldades ao Palmeiras em sair para o jogo. Quando os anfitriões chegavam na intermediária alvirrubra, já não apresentava a mesma organização e força do primeiro tempo e acabou oferecendo pouco perigo.

Com maior posse de bola e ofensividade, o segundo gol parecia questão de tempo. E ele veio como Guilherme (11 min). O empate saiu com Dedé Macaíba (23), que se antecipou à zaga e pegou de primeira, marcando seu segundo gol no jogo. O gol da virada veio com Clebinho (34), escorando de cabeça, após escanteio.

Nesse jogo-treino, o técnico Edivaldo Oliveira escalou o Potiguar com Rafael, Augusto, Fernando César, Lua Clayton e Gustavo Henrique; Rafael Potiguar, Hidalgo, Jonathan e Guilherme; Dedé Macaiba e Lucácio. Ainda entraram Ronaldo Maranhão (goleiro), Alef, Clebinho, Cris, Léo e Gaúcho.

O elenco do Potiguar descansa neste domingo e se reapresenta na manhã de segunda-feira (15) reiniciando preparação para a estreia na Série D, domingo (21), contra o Maranhão.

Texto e Foto por Fábio Oliveira/F9.net.br

Campinense vence América-RN em amistoso no Amigão

1433 whatsapp image 2017 05 14 at 14.51.51

Em preparação das duas equipes para a Série D do Campeonato Brasileiro, o Campinense venceu o América-RN por 2 a 0 na noite deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina Grande. Os gols do amistoso só saíram no segundo tempo, quando muitas substituições haviam sido realizadas, e foram marcados por João Paulo, aos 12 minutos, e Sillas, aos 40.

Em entrevista ao final do jogo, o técnico Leandro Campos lembrou que o América-RN ainda é uma equipe em formação, enquanto o Campinense manteve uma base que disputou o Campeonato Paraibano e a Copa do Nordeste. Destacou ainda que os gols da Raposa vieram em falhas de marcação e que a próxima semana será de trabalho para realizar as correções necessárias para a estreia na Série D. O primeiro desafio do Alvirrubro será contra o Murici, no dia 21, às 16h, na Arena das Dunas, em Natal. O Campinense estreia na quarta divisão nacional contra o Atlético-PE, no mesmo dia e horário.

O América-RN iniciou o jogo com Fred, Robert, Cleyton, Paulão e Danilo; Robson, Jonathas, Marcos Júnior e Cascata; Jean Silva e Lucão. No segundo tempo, Leandro Campos mexeu aos poucos na equipe e o Mecão encerrou o confronto com Matheus; Guilherme, Dão, Richardson e Danilo; Robson, Jonathas, Marcos Júnior, Geovani e Beleu; Bruno Furlan.

O Campinense Gledson, Alex Travassos, Joécio (Rafael Jensen), Paulo Paraíba e Sávio; Negretti (Fernando Pires), Leomir, Maranhão (João Paulo) e Janeudo; Augusto (Sillas) e Reinaldo Alagoano (Tiago Orobó).

Fonte GE Natal

Série B inicia com média de público três vezes menor do que no ano passado


A largada da Série B do Campeonato Brasileiro evidenciou a ausência de torcida nas arquibancadas por todo Brasil. Quando somados todos os que pagaram ingresso para ver as partidas da rodada de estreia da competição, o número de 27.715 pagantes é menor do que o de sete partidas diferentes do torneio no ano passado. A média é três vezes inferior a do certame em 2016.

O Portal No Ar levou em conta sete das 10 partidas disputadas no último fim de semana. Os três jogos não contabilizados foram Guarani x Brasil de Pelotas e Náutico x América-MG, que jogaram com portões fechados por causa de punições sofridas, e Boa x Vila Nova, partida da qual o mandante não informou o boletim financeiro.

A média dos sete jogos analisados é de 3.959 pagantes em cada partida. No ano passado, foi de 11.966 por confronto. Mesmo com o número baixo da primeira rodada, apenas quatro jogos conseguiram ficar acima da média. Dois ficaram perto, ultrapassando a marca dos 3 mil torcedores, caso do embate entre ABC e Paraná, no Frasqueirão. Já para Goiás x Figueirense, dois clubes que já estiveram na Série A do Brasileirão, apenas 2.116 pagaram ingresso.

Torcida não corresponde
Os clubes se esforçaram para levar um bom número de torcedores na primeira rodada da Série B. As ações foram além das promoções nos preços dos ingressos.

Foi o caso do ABC, que promoveu até música ao vivo para a torcida fazer uma festa à parte no estádio.

Mesmo com os atrativos, apenas 3.214 torcedores pagaram para ver o jogo que terminou empatado sem gols. O executivo de marketing do ABC, Antônio Torres, observa que o número é “uma tendência nacional” e ressalta aquilo que acredita ser o motivo para a baixa presença da torcida. “Temos que entender o momento econômico do país”, frisou.

Além disso, ele lembrou de outros fatores. “São diversos. Tem a questão da violência e a transmissão da televisão, por exemplo”, citou.

Torres contou que, mesmo com a presença de alvinegros menor do que o esperado, as ações se mostram positivas. “Nesta segunda semana de maio, quando fizemos várias movimentações, tivemos um aumento de mais 140% de adesões ao sócio torcedor se comparado com a primeira semana do mês”, destacou.

O executivo revelou que toda segunda-feira é feita uma reunião do setor de marketing para discutir melhorias. Citando a necessidade de “ter jogo de cintura”, ele contou que o trabalho tem o objetivo de “transformar cada jogo do ABC em um evento para toda a família”.

Confira o ranking de públicos da primeira rodada da Série B 2017:
1º) Londrina 0x3 Internacional – 6.139 pagantes no Estádio do Café
2º) CRB 1×0 Ceará – 4.545 pagantes no Rei Pelé
3º) Paysandu 2×0 Oeste – 4.092 pagantes na Curuzu
4º) Juventude 2×1 Luverdense – 4.033 pagantes no Alfredo Jaconi
5º) Criciúma 1×2 Santa Cruz – 3.576 pagantes no Heriberto Hülse
6º) ABC 0x0 Paraná – 3.214 pagantes no Frasqueirão
7º) Goiás 0x1 Figueirense – 2.116 pagantes no Serra Dourada
8º) Boa 0x1 Vila Nova – o clube mandante não informou o público em Varginha
9º) Guarani 2×0 Brasil e Náutico 0x0 América-MG – jogos com portões fechados por punições

Por Ayrton Freire via Portal No Ar Esportes

Geninho valoriza ponto conquistado pelo ABC em "jogo típico de Série B"

Geninho caracteriza estreia do ABC como

Apesar do empate sem gols com o Paraná no Frasqueirão, Geninho não ficou tão chateado com o rendimento do ABC. O time não conseguiu criar jogadas ofensivas e errou muito na hora do passe, mas se portou bem na defesa e não deixou o adversário jogar. Para o comandante alvinegro, essa estreia na Série B é só uma mostra do que vem nas rodadas seguintes.

- Foi um jogo típico de Série B. Disputado, corrido, com muitas faltas para matar jogada, bola parada e poucas chances para os dois lados. Eu acho que o ABC teve um volume um pouco maior, mas foi aquele volume ofensivo que não levou a nada porque não criamos chances de gol. O Edson quase não fez defesa. Enfrentamos um adversário complicado, que historicamente começa bem a Série B, apesar de dar uma caída ao longo da competição. É um adversário de qualidade - disse o técnico.

Sem levar em conta o fator Frasqueirão, onde o ABC não perde há 32 jogos, Geninho alerta ao torcedor que não terá vida fácil no estádio por causa do nível dos adversários e comemora o ponto conquistado na rodada de estreia. O treinador destacou que o único time da Segundona que tem a obrigação de vencer como mandante é o Internacional.

- Temos que pensar de forma positiva: conseguimos um ponto e isso lá na frente pode nos garantir a classificação. Eu acho que vai ser assim durante o campeonato inteiro, aqui (no Frasqueirão) ou fora. Série B não tem isso de fator casa. É tudo igual. Da mesma maneira que nós temos dificuldades aqui, vamos dar dificuldades fora. Quando você joga um nível de Campeonato Potiguar, onde o seu time é acima dos outros, você tem obrigação de ganhar em casa. Hoje, eu só digo que um time tem essa obrigação: o Internacional, porque tem muito investimento. Primeiro, você tem que fazer 45 ou 46 pontos para permanecer na Série B. Depois disso, tentar brigar para tentar subir. Aonde você consegue isso, não nos interessa - completou.

O Inter, por sinal, é o próximo adversário do ABC, no sábado, dia 20 de maio. O jogo será no Beira Rio, em Porto Alegre.

Por GE Natal Foto: Andrei Torres/ABC