Páginas

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Com novos laterais, ABC busca entrosamento para enfrentar o Paraná neste sábado

Eltinho (com a bola) será titular no ABC para a estreia na Série B contra o Paraná (Foto: Luiz Henrique/GloboEsporte.com)

No coletivo do ABC realizado nesta quinta-feira 11, o técnico Geninho confirmou as entradas de Bocão e Eltinho nas laterais direita e esquerda, respectivamente, para a estreia na Série B do Campeonato Brasileiro contra o Paraná. Apesar das escolhas, o treinador revelou que a dupla ainda precisa se adaptar ao estilo de jogo adotado no Mais Querido para que possam atuar em um melhor nível. Recém-contratados, os jogadores vieram de times distintos e estão sendo integrados nas atividades há uma semana, após o recesso com o título do Campeonato Potiguar. O elenco ainda conta com Levy e Arez, para a lateral direita, e Marquinhos e Romano, para a esquerda. Porém, esses estão no departamento médico, por conta de problemas musculares.

- É uma coisa natural a falta de entrosamento. Eles (Bocão e Eltinho) só vão ganhar entrosamento treinando e jogando. Estavam em times diferentes, com orientações diferentes dos treinadores, e no começo, deverão sofrer um pouquinho em relação a conhecer o companheiro do lado, da frente. Mas isso é uma coisa natural. Vão precisar de uma sequência para que estejam mais à vontade com uma maneira de jogar (do time) - afirma Geninho.

No setor ofensivo, Geninho ainda testou as entradas de Zotti no meio-campo, no lugar de Echeverría, e Adriano Pardal no ataque, ocupando a posição de Erivélton na ponta direita de campo. Pardal marcou um gol no coletivo e chamou a atenção do treinador pela boa movimentação, após um longo período no departamento médico. No entanto, Geninho ressaltou que, por enquanto, as alterações não passam de avaliações técnicas.

- Eu devo mudar apenas as laterais e de resto será aquele time que iniciou o último jogo. Quando eu fizer coletivo, devo fazer muitas mexidas. Quando eu faço duas atividades na semana, o primeiro é para observações e o segundo é para ver algumas coisas para utilizar no jogo. Eu coloco no coletivo para ver se aquilo vai funcionar no jogo ou não, porque a teoria é uma coisa e a prática é outra. Observei o Zotti, o (Adriano) Pardal... mas deve começar a equipe que iniciou o coletivo. - continua.

Em relação ao atacante Adriano Pardal, que chegou ao Alvinegro durante o Campeonato Potiguar, o caso é mais delicado. Por causa de um longo período sem jogar, em razão da recuperação de uma cirurgia no joelho, o atacante ainda segue em processo de recondicionamento físico. Nas finais do estadual contra o Globo FC, ficou de fora. Desta vez, retornou aos trabalhos e conseguiu uma sequência de atividades sem sentir dores.

- O (Adriano) Pardal ainda não está na sua melhor condição física. Ele vem de uma sequência muito longa, fez uma cirurgia complicada e veio se recuperar aqui (no ABC), tentou voltar e acabou no departamento médico. Agora que ele está se recuperando bem. Passou a semana melhor, tanto que fez um coletivo mais solto hoje (quinta-feira). Ele precisa de um pouquinho de sequência para estar 100%. Mas, com jogo toda semana, ele vai estar bem rapidinho. Aí a escolha (do titular) vai ser para quem está melhor - completou Geninho.

O ABC realiza o último trabalho antes da estreia na Série B na manhã desta sexta-feira, a partir das 8h30, no Estádio Frasqueirão. O jogo contra o Paraná acontece no sábado, às 16h30, em Natal.

Fonte GE Natal Foto: Luiz Henrique

Técnico do Globo visita Fluminense e Flamengo para renovar ânimo para Série D

Técnico Luizinho Lopes viajou ao Rio de Janeiro para estudar a estrutura do Flamengo e do Fluminense (Foto: Fabiano de Oliveira/GloboEsporte.com)

Globo estreia na Série D do Campeonato Brasileiro com os ânimos renovados depois da perda do título estadual para o ABC. O técnico Luizinho Lopes e o preparador físico Lawrence Borba foram ao Rio de Janeiro na última semana e visitaram o Fluminense e o Flamengo para estudar o futebol e voltar com novas ideias. A estreia da Águia de Ceará-Mirim é contra o Parnahyba, no dia 21 de maio, às 16h, no Estádio Mão Santa, no Piauí.

- Com a vinda do Fluminense para a Copa do Brasil, nós estreitamos o relacionamento e tivemos a oportunidade de ser recebido pelo Abel Braga. Estivemos no CT de Xerém, observamos as bases, tivemos reunião com Abel (Braga) e fomos muito bem recebidos. Depois, com alguns contatos que temos, tivemos a oportunidade de falar com o Zé Ricardo (técnico do Flamengo). Foi um momento enriquecedor. Eu vivo futebol 24 horas e levei comigo nosso preparador físico. Foi um momento importante. Ao invés de afogar as mágoas aqui, fomos lá estudar futebol - disse Luizinho.

A saída do volante Leomir e do atacante Luizão forçam modificações na equipe em relação ao estadual. Segundo Luizinho Lopes, a Águia não procura contratações no momento e prefere recorrer aos atletas do clube para suprir estas perdas. No lugar de Leomir, Erick, Bebeto, Cosme e João Victor são as opções. No ataque, Glaucio deve assumir a titularidade - no último jogo contra o ABC, ele estava com a camisa 9.

- Não teremos contratações no momento. Se perdermos algum outro jogador, devemos substituir - conta Luizinho.

O time está no Grupo A6 da Série D, ao lado do América-PE, Guarani de Juazeiro e Parnahyba. A expectativa de Luizinho é passar de fase, assim como em 2016. Dessa vez ele espera avançar ainda mais.

- É uma chave difícil, mas o Globo vai entrar para buscar a classificação - completou.

Fonte GE RN Foto: Fabiano de Oliveira

Com centroavante "apalavrado", América-RN espera fechar elenco para a Série D

América-RN corre atrás de um camisa 9 para fechar equipe para o início da Série D (Foto: Diego Simonetti/ Blog do Major)

América-RN entrou em campo contra o Santa Cruz de Natal com Lucão, recém-contratado, sendo o centroavante da equipe no primeiro tempo. No segundo, foi substituído por Tiago, jovem da base alvirrubra. Os dois passaram em branco e não marcaram na partida que terminou com o placar de 3 a 1 para o Mecão. O fato é que a camisa 9 ainda não tem um dono definido. Como não conseguiu fechar com o atacante Leandrão, ex-ABC e que está ligado ao Vasco, o técnico Leandro Campos revela que o Alvirrubro está "apalavrado" com a peça necessária e que seria a última contratação antes do início da Série D, no dia 21 de maio.

- Nós já estamos apalavrados com um centravante. É lógico que só podemos divulgar depois que o atleta assinar o pré-contrato ou contrato para definir a vinda. No futebol, quando se apalavra com o atleta pode aparecer outro no meio do caminho e tirá-lo do clube. Então, estamos esperando uma definição. Temos que ter muito cuidado agora para confirmar a vinda dele e concluirmos as contratações para o início do campeonato. Mas aí a Série D vai determinar para nós se temos que nos reforçar ou se a base montada é suficiente - afirma Leandro Campos.

Ainda sobre o amistoso de quarta-feira, Leandro Campos acredita que é necessária uma melhoria de toda a equipe e evitou pontuar um setor específico. Os elogios ficaram para a postura ofensiva dos laterais e o posicionamento da dupla de volantes e zagueiros. Danilo, lateral-esquerdo que iniciou o jogo, foi o autor do primeiro gol do Alvirrubro. O técnico também apontou os erros ofensivos nas construções de jogada.

- Não existe um setor (específico para melhorar). Eu gostei muito do (laterais) Danilo e do Robert, tiveram uma função ofensiva boa, que é o que precisamos. Eles trabalharam mais como pontas do que como laterais. Gostei dos volantes criando uma condição de boas jogadas e os zagueiros posicionados nas duas equipes que temos. E o ataque ainda precisa de um desenho de jogadas ofensivas, o que é normal porque não podemos chegar aqui como uma perfeição de trabalho. Nós estamos correndo contra o tempo e eu espero que tenhamos um entendimento tático, um padrão de jogo definido - concluiu.

Fonte GE RN Foto: Diego Simonetti

Potiguar de Mossoró anuncia mais 11 reforços para a Série D

Potiguar de Mossoró iniciou os trabalhos para a Série D na última quarta-feira, no Estádio Nogueirão (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação)

Potiguar de Mossoró apresentou nesta quinta-feira mais 11 reforços para a Série D do Campeonato Brasileiro. Com os novos atletas, o elenco passa a contar com 22 peças, mas outros dois jogadores devem chegar a Mossoró até essa sexta-feira. Chegaram ao Time Macho os goleiros Rafael Betiol, Guilherme Araújo e Ronaldo Maranhão; os zagueiros Fábio Silva e Fernando Andrade; o lateral-esquerdo Gustavo Henrique; os volantes Alef, Léo Gaúcho e Murilo; o meia Dudu e o atacante Lucacio. O grupo se apresentou durante um trabalho físico no Estádio Nogueirão. A estreia do Alvirrubro na Série D do Campeonato Brasileiro no dia 21 de maio, às 17h, contra o Maranhão. O jogo está marcado para o Estádio Nogueirão.

O goleiro Rafae Betiol é natural de São Caetano, tem 32 anos, é já passou por Sparta-TO, Força EC-SP e Valério Doce-MG. O segundo goleiro é Guilherme Araújo, também de nascido em São Caetano, tem 22 anos, e trabalhou com o técnico Edivaldo Oliveira no Operário FC. O goleiro ainda passou pelo União Barbarense e Matonense. Assim como Guilherme, o terceiro goleiro Ronaldo Maranhão também tem 22 anos e estava no clube mato-grossense. O jogador é natural de Anagatuba, no Maranhão, e já defendeu as camisas do Matonense e Sete de Setembro.

Os zagueiros são Fábio Silva, de 25 anos, natural de Recife, e que jogou pelo Vitória de Santo Antão, Serra Talhada e Jaguar; e Fernando Andrade, de 27 anos, nascido em Americana, no interior paulista, e com passagens pelo Alvarenga de Portugal, Brasil de Farroupilha-RS e Comercial-MS.

O volante Léo Gaúcho tem 21 anos, é natural de Campinas, e disputou o Campeonato Gaúcho deste ano pelo Passo fundo. O jogador ainda tem passagens pelo Grêmio e pelo Defensor, do Uruguai. O outro volante apresentado é Murilo, de 25 anos, natural de Palmares, em Pernambuco, e que estava no Operário FC. O terceiro volante é o carioca Alef, de 24 anos e que passou pelo Sete de Setembro e Atlético Roraima. Para a lateral esquerda, foi apresentando Gustavo Henrique, ex-Amadense. O jogador tem 24 anos e já vestiu as camisas do Francisco Beltrão-PR e Guaratinguetá.

Para o setor ofensivo, foram apresentados o meia Dudu, ex-Matonense, de 24 anos, e que já atuou no futebol estrageiro, com passagens pelo Pogón, da Polônia e Nisma, da Arábia Saudita; e o atacante Lucacio, de 25 anos, que estava no Operário FC.

Fonte GE RN Foto: Marcelo Diaz

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: Carlos Amadeu: formação dos novos jogadores


Carlos Amadeu, técnico da Seleção Brasileira Sub-17, foi o primeiro palestrante nesta quinta-feira (11) do “Somos Futebol: 2º Semana da Evolução do Futebol Brasileiro”. O treinador falou sobre o desafio de trabalhar com as categorias de base.

– A gente forma mais atletas ou perde mais? Muitos talentos se perdem no caminho por vários motivos diferentes.

Com esta reflexão, ele explicou que existem dois caminhos para lidar com os jovens e pontuou os dilemas e dúvidas que permeiam a vida dos profissionais da base: aceitar ou transformar. O técnico também ressaltou a importância da educação na formação dos jogadores.

Para ele, existem alguns pilares de sustentação do trabalho. Os atletas precisam ser comprometidos com tudo aquilo que eles se envolvem, precisam ser talentosos, mas sempre saberem que têm que evoluir e serem equilibrados. Amadeu disse que é necessário absorver da melhor maneira tanto as vitórias quanto as derrotas.

O treinador afirmou que, como formador, precisa ensinar os atletas que o foco na hora da partida é vencer, mas sempre de maneira leal. Ele afirmou que os jovens precisam respeitar as regras, a arbitragem, o outro time e os torcedores. O técnico também exaltou a atitude de fair play de Rodrigo Caio, do São Paulo.

Além disso, Carlos Amadeu falou da importância dos jovens atletas terem conhecimentos sobre a história do esporte e uma boa bagagem cultural. Para isso, ele citou exemplos de atividades que fizeram com as categorias de base da Seleção, entre elas, a visita ao museu Seleção Brasileira. Também contou que, no primeiro dia no Chile, para a disputa do Sul-Americano, a comissão técnica fez com que os atletas estudassem sobre o país, cidade e a cultura local, para depois fazerem apresentação de slides com aquilo que leram e aprenderam. 

Para finalizar, Amadeu falou sobre as ótimas atuações das Seleções sub-15 e sub-17 nas últimas competições e ressaltou que todos são responsáveis pela formação dos novos atletas. 

– A gente pensa que só os treinadores são responsáveis pela formação dos jogadores das categorias de base, mas todos somos: a imprensa, os diretores, os times, os diretores... Todos têm influência na formação desses jovens – opinou o treinador. 

Fonte CBF Foto Lucas Figueiredo/CBF

TRANSPARÊNCIA E INFORMAÇÃO: CBF inicia trabalho inédito na arbitragem


A Comissão de Arbitragem da CBF lançou, nesta quinta-feira (11), uma novidade que vai mudar a divulgação e o acesso do torcedor brasileiro às informações sobre o tema. Em parceria com a Diretoria de Competições da CBF, a entidade publicará, depois de cada rodada, vídeos com lances duvidosos dos jogos do Campeonato Brasileiro, comentando as questões relevantes para levar ao público uma análise constante do trabalho.

No site da CBF, já está no ar a nova categoria de conteúdo, em Arbitragem > Aplicação da Regra (clique para acessar). São três seções. Em “Diretrizes FIFA”, estão as regras do futebol atualizadas, com as últimas alterações chanceladas pelo International Football Association Board (IFAB) em março deste ano.

– Esse primeiro momento está sendo dedicado a orientação aos clubes, imprensa e torcedores. Todas as séries do Brasileirão vão começar e essas mudanças serão colocadas em prática. Enviamos ofício com todos os detalhes aos clubes e federações, além de alinhar o trabalho junto aos árbitros, assistentes e analistas de desempenho. A meta é melhor ainda mais o jogo para os torcedores que acompanham dentro do estádio e pelos meios de comunicação – destacou o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Marcos Marinho.

Vídeos explicativos
Coordenado por Ana Paula Oliveira, integrante da Comissão de Arbitragem de CBF, o trabalho também resultou em um pacote de dados e vídeos que facilitam o entendimento das determinações do IFAB/FIFA. Na parte denominada “Padrão de Arbitragem”, foram disponibilizados oito capítulos: “Golpear ou tentar golpear um adversário”, “Falta tática”, “Conduta violenta”, “A reclamação acintosa não será permitida”, “Entradas e Disputas”, “Tocar a bola com a mão”, “Comemoração de gol excessiva será punida” e “Invasão de campo na comemoração de gol será punida”.

Fonte CBF Fernando Torres / CBF