Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Com recorde de times, FPF divulga grupos da Copa São Paulo de 2017

Corinthians x Flamengo, Final Copa SP Copinha 2016 (Foto: Agência Estado)

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta quinta-feira os grupos da 48ª edição da Copa Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com 120 participantes, um recorde, serão 29 cidades sede - São José dos Campos será a única a sediar duas chaves.

O atual campeão Flamengo vai disputar a primeira fase na cidade de São Caetano do Sul e terá como adversários, além do time da casa, Central-PE e São Bento. Apenas o primeiro colocado de cada grupo passam para segunda fase. 

Atual vice-campeão, o Corinthians jogará a primeira fase em Taubaté, ao lado do time da casa, Pinheiro-MA e Operário-MS. O Timão é, ainda, o maior campeão da Copa São Paulo, com nove conquistas. O São Paulo está na chave com sede em Capivari, ao lado do Leão da Sorocabana, Genus-RO e União Barbarense. O Palmeiras vai jogar na sede de Araraquara, com Ferroviária, Paranoá-DF e Villa Nova-MG. O Santos fica em Barueri com Audax, Floresta-CE e Rio Branco-AC.

O Grêmio está no grupo sediado em Votuporanga, enquanto o rival Internacional jogará a primeira fase em São José dos Campos. Entre os cariocas, o Botafogo ficará em São José do Rio Preto, o Vasco na cidade de São Carlos e o Fluminense em Osasco. O Atlético-MG tem como sede Novo Horizonte, e o Cruzeiro a cidade de Mogi das Cruzes. A única equipe do exterior, o Pérolas Negras, do Haiti, participará da Copinha pelo segundo ano seguido e ficará em São Paulo, ao lado de Nacional-SP, Goiás e Corisabbá-PI.

Nesta edição, cada técnico poderá fazer até seis trocas durante as partidas. Para que não haja impacto no tempo de bola rolando, as alterações deverão ser feitas em até três paradas. Essa mudança foi adotada pela FPF após conversas com profissionais das categorias de base e com o MFFB (Movimento de Formação do Futebol Brasileiro). O torneio é de tiro curto: começa em 2 de janeiro e termina em 25 de janeiro. A decisão, como tradição, acontece no Pacaembu.

VEJA ABAIXO OS GRUPOS DA 48ª EDIÇÃO DA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR:
Grupos Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Reprodução Site FPF)

Grupos Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Reprodução Site FPF)

Grupos Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Reprodução Site FPF)

Grupos Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Reprodução Site FPF)

Grupos Copa São Paulo de Futebol Júnior (Foto: Reprodução Site FPF)

Por GloboEsporte.comSão Paulo Foto: Agência Estado

  

Revelações do RN lutam para construir carreira no futsal feminino

Isabelle Souza - Jogadora do Expansivo (Foto: Luiz Henrique/GloboEsporte.com)

Os traços na história das estudantes Isabelle Souza e Giselly Oliveira reservam semelhanças e diferenças que se cruzam nas quadras de futsal. Ambas são jogadoras do Expansivo Colégio e Curso, vice-campeão da terceira divisão dos Jogos Escolares da Juventude, e estão prestes a embarcar para a cidade de Brusque, em Santa Catarina, para fazer parte da equipe Barateiro. É um passo imenso em busca do sonho de se tornarem atletas profissionais. Oriundas de pequenas cidades do interior nordestino, as duas enfrentaram o medo, a família e a distância e, agora, tateiam as primeiras oportunidades concretas para seguir carreira no futsal.

Isabelle Souza é a mais velha das duas. A menina de 16 anos cresceu na praia de Manibu, em Icapuí, no Ceará. Foi aos 10 que Bella, como prefere ser chamada, começou a brincar de jogar bola nas areias da praia junto com os meninos que ali residiam. Aos poucos, tomou gosto pelo e começou a fazer parte de uma equipe escolar dois anos depois, quando foi estudar no município de Tibau, no Rio Grande do Norte. Foi, então, o início de sua participação em campeonatos.

Bella despertou atenção de alguns clubes quando iniciou a jogar nas quadras escolares e chegou a ser convidada para fazer testes no Santos. Deu certo, mas a família não permitiu a ida da menina para o clube paulista. A tristeza pela recusa a fez reconhecer que a quadra era ponta de lança do seu futuro e, desde então, as oportunidades são agarradas como se fossem as últimas. Quando surgiu o convite para morar em Natal e defender o Expansivo, em 2014, ela não hesitou em aceitar e lutar para convencer seus pais. A ida para Santa Catarina segue o mesmo caminho.

- No futebol as coisas aparecem e somem muito rápido. Quando recebi o convite para jogar no Expansivo, eu disse logo que vinha. Eu morava em Manibu, no Ceará, mas estudava em Tibau e disputava os Jerns - Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. O professor fez o convite e eu vim. Agora é se preparar para ir para Santa Catarina. A família já está aceitando mais... Eu estou indo em busca da realização de um sonho - conta Isabelle.

Ao contrário de Isabelle, Giselly Oliveira cresceu longe das praias e iniciou no futebol a partir de um projeto social do Governo Federal em 2004, quando tinha 7 anos de idade. Nascida em uma família pobre de São Bento do Trairi, município localizado no Agreste Potiguar, Giselly jogava nos campos de barro da cidade apesar de todas as adversidades. Sem dinheiro para adquirir material esportivo, nem mesmo as solas dos pés arrebentadas a faziam ficar longe do futebol. Então, percebeu a evolução da habilidade com a bola e viu a chance de ajudar a mãe e as duas irmãs a partir da carreira de jogadora.

- Quando recebi o convite do Expansivo, minha mãe não gostou muito porque sou menina e no interior tem aquela coisa de que futebol é coisa de menino. Mas vim, deu certo, fui campeã brasileira nos Jogos Escolares de 2015 (o Colégio Expansivo se sagrou campeão na categoria sub-14) e neste ano fui vice-campeã. Minha mãe fica com medo quando eu digo que vou para Santa Catarina porque é longe, fica perguntando 'e se acontecer alguma coisa lá?', mas é o que escolhi - falou Giselly, de 15 anos.

O responsável pela mudança das duas do interior para Natal se chama Kedson Gomes, professor de futsal do Expansivo. A partir de um trabalho desenvolvido há anos, ele observa atletas nos Jerns e oferece bolsas de estudos aquelas que apresentam um bom rendimento. O foco é, sobretudo, o interior do estado. A iminência da ida de Isabelle e Giselly para Santa Catarina é vista com orgulho por Kedson ao avaliar que o estado é um celeiro do futsal feminino.

- Elas estão indo para um clube mundialmente conhecido, que é o Barateiro. O time já foi campeão da Libertadores no futsal feminino, tem a melhor jogadora do mundo, que é a Amandinha, também nordestina. A estrutura do Sul do país é maior que a do Nordeste em relação ao futsal e, se depender de mim, elas já estão lá. Eles têm um grande centro de treinamento e reúnem muitas meninas. Não revelam muitas jogadoras, mas reúnem - afirmou Kedson.

Na capital potiguar, a permanência das duas não é fácil. Isabelle chegou a morar com uma tia, mas neste ano passou a morar sozinha. Como agora reside no bairro de Candelária, na zona Sul da cidade, a estudante precisa acordar às 5h30 para chegar ao Expansivo, na zona Norte, às 7h; retorna para casa para almoçar e ao ginásio do colégio para o treino de futsal. À noite, tenta cadenciar o tempo para jantar, estudar e dormir cedo para não se sentir esgotada no outro dia. Do outro lado, Giselly mora com a tia no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste, e também precisa fazer duas viagens ao colégio, para as aulas e os treinos. Para ambas, o que sustenta esse aperto na rotina é o sonho de serem jogadoras.

- A gente tem que lutar para conseguir isso. O futebol é muito difícil, a gente sabe. É muito difícil morar sozinha e longe aos 16, mas é um sacrifício que eu faço. É isso que eu quero e vou até o fim - desabafa Giselly.

Texto e Foto por Luiz Henrique*Natal via GE RN

Macau fica com última vaga para semi do Potiguar de Futsal e encara ABC

Macau x União Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal (Foto: Francisco Anthony)

As semifinais do Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal estão definidas e com datas marcadas. Macau eliminou o União na noite de quarta-feira 23, e vai encarar o ABC por uma vaga na decisão. O outro duelo, que já estava confirmado, será entre Alto do Rodrigues e Cadet, de Touros.

Jogando fora de casa, no ginásio Virgílio Barbosa, em Macau, o União venceu por 1 a 0 no tempo normal e forçou a prorrogação. O time de Goianinha marcou mais uma vez com Laio e ficou em vantagem. Macau, então, acordou no jogo e conseguiu a virada com Diego e Adriano.

O primeiro confronto entre Macau e ABC será sábado, às 20h30, no ginásio Virgílio Barbosa. O jogo da volta está marcado para terça-feira, no mesmo horário, no ginásio Marcelo Carvalho (DED), em Natal. O Alvinegro tem a vantagem de decidir em casa por ter feito melhor campanha - fez 14 pontos contra 10 dos macauenses.

Alto do Rodrigues e Cadet também se enfrentam no sábado, às 20h30, no ginásio Ivanildo Bezerra da Silva, na cidade de Alto do Rodrigues. O segundo duelo será na terça, no ginásio Irmã Aloisia Gerhardinger, em Touros.

Fonte GE RN Foto: Francisco Anthony

Rivaldo dá "balão" no Globo FC e vai disputar o Campeonato Mineiro

RN - Rivaldo, meia - Atlético Potengi (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

Anunciado pelo Globo FC para mais uma edição do Campeonato Potiguar, o meia Rivaldo não vai mais jogar pelo clube de Ceará-Mirim. O jogador, de 22 anos, comunicou ao técnico Luizinho Lopes nesta quinta-feira que vai defender o Tricordiano, clube da elite do Campeonato Mineiro. O jogador foi liberado pela comissão técnica da Águia nesta semana para resolver assuntos particulares e ainda não havia treinado com o restante do grupo. Ao Globo Esporte, o meia explicou que conversou com seu representante sobre a proposta "mais vantajosa" de defender o clube da cidade de Três Corações. A possibilidade de enfrentar jogadores consagrados do futebol brasileiro, como os atacantes Fred e Robinho, ambos do Atlético-MG, empolgou o jovem potiguar. O jogador embarca para Minas Gerais no dia 10 de dezembro.

- Eu havia falado com Luizinho (Lopes, técnico do Globo FC) que iria para o Globo FC. Mas, o meu empresário me apresentou essa proposta do Tricordiano e achei mais vantajosa. Vou poder jogar na elite do futebol mineiro, enfrentando grandes equipes, participando de uma das competições de elite do país e podendo encarar alguns dos ídolos do nosso futebol, como Fred e Robinho. É um sonho que vou poder realizar e espero que seja a porta para mais caminhos a seguir - contou o jogador.

Natural de Montanhas, cidade que fica distante a 87 Km de Natal, Rivaldo Soares Paulo ganhou destaque nacionalmente esse ano após o golaço que marcou com a camisa do próprio Globo FC sobre o Bahia, na primeira fase da Copa do Brasil (veja a reportagem com o golaço de Rivaldo ao lado). O chutaço do meio-campo da Arena Fonte Nova, que encobriu o goleiro Marcelo Lomba, despertou a atenção de diversos empresários.

- Começar minha carreira enfrentando jogadores de nível de seleção brasileira, empolga qualquer jogador. Espero jogar bem e entrar em campo como se fosse a última vez, me dedicando muito, para que eu possa chegar ainda mais alto - planejou.

Por telefone, o presidente do Globo FC Marconi Barreto lamentou a saída repentina do jogador, mas acredita que a contratação de outro meia, Bismarck, possa suprir as necessidades da equipe para o estadual do próximo ano. Vice-campeão da Série D do Campeonato Brasileiro deste ano com o CSA, o jogador chega com o perfil para assumir a camisa 10 da Águia.

- A informação que nós temos é que ele recebeu outra proposta e vai embora. Essa insegurança dele nos complicou e ele está fora dos nossos planos futuros. Para essa posição, nós contratamos o Bismarck e temos outros jogadores de grande qualidade - disse Marconi.

Após uma negociação frustrada com um clube do México e uma rápida passagem pelo Madureira, Rivaldo acertou o retorno ao Globo FC no dia 8 de novembro deste ano. Em 2016, o meia chegou a disputar a segunda divisão do RN pelo Atlético Potengi e estava sem clube, até receber o convite do técnico Luizinho Lopes para voltar à Águia. O vínculo com o clube de Ceará-Mirim havia sido estabelecido até novembro de 2017.

Texto e Foto por Jocaff SouzaNatal