Páginas

domingo, 23 de outubro de 2016

ABC conta com retrospecto favorável para decisão contra o Guarani

ABC x Guarani (Foto: Frankie Marcone/ABC)

A vitória por 4 a 0 sobre o Guarani deixou o ABC muito próximo da final da Série C do Campeonato Brasileiro. O Bugre precisa vencer o Alvinegro por cinco gols de diferença para se classificar no tempo normal ou repetir o placar do Frasqueirão para decidir nos pênaltis. A tarefa não é fácil. Segundo o pesquisador Marcos Trindade, o ABC só perdeu três vezes em competições nacionais por 5 a 0. A última vez foi contra o Bragantino, na Série B de 2011. Ainda de acordo com Trindade, em oito confrontos na história, o Guarani só venceu o ABC em uma oportunidade. Foi na Série B de 2009, por 1 a 0, com gol de Ricardo Xavier, no Brinco de Ouro da Princesa. 

Apesar destes fatores, o Alvinegro evita pensar que está garantido na final da Série C para não sofrer surpresas desagradáveis no confronto em Campinas, com início às 21h (horário de Brasília) deste domingo. Para o goleiro Edson, essa é uma tarefa difícil que o técnico Geninho está trabalhando para deixar a equipe focada.

- A preocupação maior dos jogadores é manter a concentração. Depois de um placar tão elástico como esse (4 a 0), é difícil manter a concentração em alta e manter o foco porque a gente sabe que a vantagem é muito grande. A gente não pode entrar no clima do já ganhou porque tem a prova do próprio Guarani que reverteu uma situação muito difícil contra o ASA (venceu por 3 a 0 em Campinas). A gente vai para lá bem focado e bastante concentrado para repetir a atuação que a gente teve durante o primeiro jogo - disse.

Campeão brasileiro da Série C de 2015 pelo Vila Nova, Edson vê semelhanças entre a campanha do time goiano na temporada passada e a realizada pelo Mais Querido neste ano. Mais do que as campanhas em campo, o goleiro destaca as estruturas dos clubes e a dedicação dos dirigentes. 

- Eu acho que a união do grupo é muito semelhante entre os dois times. A Série C é muito difícil porque não tem recurso e não tem receita. As pessoas que trabalham aqui se dedicam ao máximo sempre para colocar as contas em dia. Aqui, estava todo mundo focado e com vontade de colocar o ABC na Série B. Agora, espero que eu possa, assim como conquistei no Vila Nova, ser campeão e conquistar o meu bicampeonato junto com o ABC. O título é muito importante. É lógico que o objetivo maior do clube já foi alcançado, mas os jogadores são marcados por conquistas, por títulos. Ser campeão da Série C é ser campeão brasileiro. Isso vale muito para o currículo. Até para um acerto aqui no ABC, ou outras propostas, a gente fica mais valorizado - completou.

O goleiro esteve fora de alguns treinos desta semana para se recuperar de dores na panturrilha esquerda. Ainda não está 100%, mas trabalha duro para chegar na melhor forma possível no confronto de domingo. Após o primeiro jogo contra o Bugre, chegou a afirmar que "vale o sacrifício" para conquistar o título.

Por Globo Esporte Natal Foto: Frankie Marcone/ABC