Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Fifa diz que Copa do Mundo com 48 seleções elevaria nível da competição


O presidente da Fifa, Gianni Infantino, garante que uma Copa do Mundo com 48 seleções irá aumentar a qualidade do torneio, em uma resposta aos críticos que, nos últimos dias, têm atacado a ideia de um Mundial expandido. Ele indicou que uma decisão final ficará para janeiro. Mas já garantiu que as futuras edições da Copa ocorrerão em “múltiplos países” como forma de evitar “elefantes brancos”.

Nesta quinta-feira, cada um dos dirigentes recebeu dez propostas diferentes da cúpula da Fifa, com opções sobre como reformar o Mundial e ter o torneio em até 39 dias. Ainda que a proposta de 48 seleções enfrente resistência, ela é a preferida de Infantino

O temor de muitos dirigentes é de que a qualidade do evento caia Mas, para o presidente, o investimento de US$ 4 bilhões ao longo de dez anos mudaria esse cenário e tornaria mais competitivos times que atualmente são inexpressivos.

Além disso, ele garante que a primeira reação dos dirigentes diante de sua proposta foi “positiva”, nesta quinta. “Precisamos ver se ficamos em 32 ou se vamos para 40 ou 48 seleções, que é o nosso foco”, disse Infantino. “Ainda precisamos fazer nossa lição de casa”, afirmou.

Mas o presidente da Fifa rejeita a tese de que uma Copa com 48 diluiria a qualidade do torneio. “Pelo contrário, o nível do futebol melhoraria, e não pioraria”, insistiu. “Com 48 times, uma eliminatória inicial permitiria que só os melhores fiquem, o que elevaria o nível da competição”, declarou. “Só os melhores 32 ficariam”, afirmou, lembrando que a expansão “funcionou” para a Eurocopa.

Pela proposta, um mata-mata inicial seria organizado com 32 times. Apenas 16 deles passariam e encontrariam outras 16 seleções para o restante do torneio. A partir desse momento, a Copa voltaria a ter um formato tradicional, com grupos divididos com quatro equipes cada numa fase inicial.

ELEFANTES – Infantino ainda deixou claro que a decisão de repartir o evento em mais de um país tem como meta reduzir o peso sobre cada uma das sedes. Depois de o “Padrão Fifa” causar polêmica no Brasil, ele sabe que precisa adotar uma nova postura para for levar o torneio.

“Hoje, exige-se muito para ter uma Copa”, disse. “Mas sabemos de nossa responsabilidade e queremos no futuro que sejam eventos sustentáveis. Por isso, queremos mais de uma sede, o que permitiria que as exigências que ficariam em um só país possam ser repartidas. Não podemos ter elefantes brancos e queremos que apenas se construa o que de fato precisa ser erguido”, completou

Até janeiro de 2017, dirigentes, emissoras e patrocinadores debaterão as propostas que valeriam a partir de 2026.

Algumas das ideias ainda se referem a uma Copa do Mundo com 40 seleções, a opção preferida da CBF e de algumas grandes federações. Pelo projeto, esse modelo poderia ser organizado com dez grupos de primeira fase, com quatro times em cada. O primeiro colocado em cada um deles se classificaria automaticamente para as oitavas-de-final, enquanto os seis melhores segundos colocados também passariam.

Uma outra opção seria a de ter oito grupos com cinco equipes. Por esse modelo, os dois primeiros passam de fase. Nesses casos, a Copa teria cerca de 33 ou 34 dias.

No caso de uma expansão para 48 seleções, o torneio se prolongaria por mais tempo, chegando a 39 dias. Mas, com um calendário mundial já apertado, não são poucos os clubes que prometem fazer campanha contra uma Copa que dure mais de cinco semanas do ano.

Por Jamil Chade via Estadão Conteúdo

Márcio Passos quer ABC igual a um "leão" contra Guarani no Frasqueirão

Márcio Passos volante do ABC (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

Titular no jogo do acesso, o volante Márcio Passos deve ser confirmado para o primeiro duelo contra o Guarani pela semifinal da Série C do Campeonato Brasileiro, que acontece neste domingo, em Natal. O jogador atuou improvisado, reforçando o setor esquerdo defensivo do Alvinegro, que não contou com Alex Ruan, que cumpriu suspensão. Desta vez, a opção é para o meio-campo, em virtude da suspensão de Anderson Pedra, que recebeu o terceiro cartão amarelo na fase anterior e está fora desta partida. Passos reforça a dificuldade no duelo, mas afirma que "se (o Guarani) vier um gatinho, a gente atropela. Mas se vier um leão, a gente duela".

- A equipe foi e melhor colocada na primeira fase, viveu uma dificuldade contra o ASA, mas conseguiu reverter. Então, a gente espera que seja uma equipe bem ligada, após ter passado por aquele na fase anterior. A gente sabe que eles virão espertos e esperamos um leão. Se vier um gatinho, a gente atropela. Mas se vier um leão, a gente duela. Vamos ver - planeja.

A programação de treinos do Mais Querido será até o sábado, data onde Geninho deve confirmar a equipe titular. Márcio Passos considera que a oportunidade de atuar no grupo principal importante nesta reta final da competição e quer permanecer em campo.

- Ainda temos uma sequência de treinos nos próximos dias, mas eu vi essa indicativa (de permanecer como titular). Geninho é um treinador que não inventa muito. Então, realmente há de se esperar que seja mais ou menos como foi no último jogo. Para mim, toda oportunidade é válida e eu quero sempre jogar. Mas, é lógico que eu sempre respeito e foi assim respeitando que eu consegui jogar, algumas vezes até improvisado, pela dedicação que eu tive, mesmo sem deixar cair e acabar me machucando e aproveitarem a oportunidade. Então, essa mesma chance que apareceu lá, surgiu para mim. Com certeza, ele pode contar comigo, se ele quiser - conta Márcio Passos.

Na partida contra o Botafogo-SP, na última sexta-feira, o Frasqueirão recebeu um público de 14.974, que gritaram e incentivaram o time alvinegro durante os 90 minutos. Para o próximo desafio contra outra equipe paulista, Márcio Passos considera como essencial ver as arquibancadas, mais uma vez, lotadas de torcedores.

- É muito importante a presença da torcida e todos viram o quanto que ela faz a diferença e a gente quer continuar abraçado nesse próximo jogo. O clube já passou por dificuldades, mas é um momento especial de vivenciar um título nacional. Então, a presença deles é muito importante para o grupo e traz, além da motivação em ver o estádio lotado em jogar em um time de massa, traz uma ajuda financeira essencial para esse final de ano, que a gente precisa - completa o volante.

Fonte GE Natal Foto: Augusto Gomes

Com atraso na inscrição de atletas, Potiguar de futsal é adiado para dia 22

Ginásio do DED - Marcelo de Carvalho - Natal (Foto: Divulgação/Codesp)

A largada do Campeonato Norte-rio-grandense de Futsal Adulto Masculino, que estava prevista para este sábado, foi adiada para o dia 22 de outubro. Segundo o secretário da FNFS, Inaldo da Costa, todas as equipes inscreveram os atletas nesta quinta-feira e o prazo para o envio da documentação para a Confederação Brasileira ficou curto. Nove equipes participam da competição este ano, com quatro jogos por rodada. A novidade é o retorno do ABC e da AABB aos torneios oficiais da categoria.

A chave A, da Capital, terá AABB Natal, ABC/Nossa Terra, Ulbra (Macaíba), Cadet (Touros) e Monte Líbano (Goianinha). O grupo B, do Interior, contará com Alto do Rodrigues, Cruzeiro (Assú), Macau e Alecrim (Lajes).

A primeira fase do estadual será disputada em turno único, definindo os confrontos das quartas de final. No caso da chave B, todos os times estarão classificados, faltando apenas definir a posição.

Dessa forma, a rodada de abertura, marcada para o dia 22 de outubro, tem quatro partidas: AABB x Ulbra e ABC x Monte Líbano, no DED, em Natal; Cruzeiro x Alecrim, em Assú; e Alto do Rodrigues x Macau, em Alto do Rodrigues. A equipe do Cadet folga na primeira rodada.

O campeão representará o Rio Grande do Norte na Taça Brasil de Clubes Divisão Especial de 2017, e o vice-campeão disputará a Liga Nordeste.

Fonte GE Natal Foto: Divulgação/Codesp

ABC formaliza parceria com campeão da Taça Brasil e retorna ao futsal

RN - futsal apresentação ABC/Nossa Terra (Foto: Luiz Henrique/GloboEsporte.com)

O ABC está de volta ao futsal após seis anos. Fruto de uma parceria com o Nossa Terra, de Ceará-Mirim, o Alvinegro retorna às quadras no Campeonato Norte-rio-grandense. A estreia está marcada para o dia 22, contra o Monte Líbano, de Goianinha. Este jogo será no ginásio Marcelo Carvalho (DED), em Natal, com início às 21h. 

O Nossa Terra é o atual campeão da 1ª Divisão da Taça Brasil de Clubes, garantindo o Rio Grande do Norte na Divisão Especial em 2017. A oficialização da parceria aconteceu nesta quinta-feira, durante entrevista coletiva na sede do ABC, com presença do presidente do Alvinegro, Judas Tadeu, e do presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futsal, Fausto Cunha. Na oportunidade foi apresentado o elenco que disputará o estadual, além do treinador Iberê Barreto.

A negociação foi realizada entre o vice-presidente de esportes amadores do ABC, Dennis Lisboa, e o presidente do Nossa Terra, Markênio Guedes. Pelo acordo firmado, o Nossa Terra tem independência financeira e esportiva. O ABC fornece, além da marca, o material esportivo para os jogadores. 

- Eu sou natural de Minas Gerais e, quando cheguei ao Rio Grande do Norte, muitas pessoas me falavam sobre as histórias do futsal potiguar com ABC e América-RN. Montamos uma equipe em Ceará-Mirim em 2013 e, a partir do título da divisão especial da Taça Brasil de Futsal, mais portas se abriram para o nosso clube. Quando o ABC me procurou, eu achei uma ótima oportunidade para renascer o futsal do estado, que precisa de mais clubes e mais investimento. Espero que a parceria tenha sucesso e que nós consigamos o título estadual e a vaga para a competição nacional. Temos 20 atletas e uma comissão técnica formada por cinco profissionais, sob o comando do técnico Iberê Barreto - declarou Markênio.

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futsal, Fausto Cunha, comemorou o retorno do ABC ao futsal potiguar e acredita que outras equipes possa investir na modalidade. O dirigente espera abrir um diálogo com o América-RN, que teve uma equipe por muito anos e representou o Rio Grande do Norte em diversas competições nacionais.

- É um evento nacional que o ABC vai ter a oportunidade de participar em 2017, porque o Nossa Terra adquiriu a vaga, e estamos na expectativa de que essa parceria seja duradoura e traga bons resultados para o futsal do Rio Grande do Norte, porque estamos precisando de um suporte para o esporte que estava um pouco parado. Com a volta de ABC, AABB e Alecrim, fora as tradicionais equipes do interior, tenho certeza que teremos uma grande competição. Para o próximo ano, teremos um planejamento maior e vamos buscar conversas para trazer o América-RN de volta ao futsal, para rivalizar com as outras equipes e aumentar a competição em nível técnico - completou.

Fonte GE RN Foto: Luiz Henrique

Federação confirma arbitragem para oitava rodada da 2ª divisão do RN

Emanuel Eduardo Marinho árbitro (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

A segunda divisão do Campeonato Potiguar entra na reta a final e a rodada do fim de semana será muito importante para definir quem realmente vai continuar na briga pelo título e pelo acesso. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol divulgou nesta quinta-feira a escala de arbitragem para os jogos. No sábado, o Atlético Potiguar, terceiro colocado com nove pontos, encara o líder Atlético Potengi, que tem 13 pontos. O duelo é no Nazarenão, em Goianinha, com arbitragem de Emanuel Eduardo Marinho.

No outro confronto, o Força e Luz, que tem apenas seis pontos, recebe o Santa Cruz de Natal, segundo lugar com 12 pontos. A partida é no domingo, no Barretão, em Ceará-Mirim. Luiz de França Varela será o árbitro.

Veja a escala completa divulgada pela FNF:
Sábado
Atlético Potiguar x Atlético Potengi
Estádio Nazarenão (Goianinha) - 15h
Árbitro: Emanuel Eduardo Marinho
Assistentes: Edilene Freire da Silva e José Givanilson M. dos Santos

Domingo 
Força e Luz x Santa Cruz de Natal
Estádio Barretão (Ceará-Mirim) - 15h
Árbitro: Luiz de França Varela
Assistentes: Belchior Ferreira de M. Neto e Anderson Fagner B. da Silva

Fonte GE RN Foto: Augusto Gomes