Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Paralimpíadas 2016: Atletismo do Brasil leva ouro no 4x100m T11-T13 e bronze nos 100m T38 no Rio

Resultado de imagem para fotos do Atletismo do Brasil leva ouro 2016

O atletismo não para de dar medalhas ao Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio. Na manhã desta terça-feira, no Engenhão, o País assegurou mais dois lugares no pódio em provas de pista com o ouro conquistado nas disputas do revezamento 4×100 metros classes T11-T13 (deficientes visuais), prova em que faturou o ouro, e nos 100m T38, com o bronze de Edson Pinheiro.

O ouro no revezamento foi assegurado pelo quarteto formado por Daniel Silva, Diogo Ualisson, Felipe Gomes, Gustavo Araújo, Ricardo Oliveira e Kesley Teodoro. A equipe brasileira completou a distância em 42s37, também estabelecendo um novo recorde paralímpico.

Jeronimo da Silva abriu boa vantagem logo nos 100 metros iniciais da disputa e Gustavo Araújo sustentou a liderança. Na sequência foi a vez de Daniel Silva correr por mais 100m até a parte final ser concluída por Felipe Gomes, prata nos 100m T11.

O quarteto da China foi o que mais se aproximou do Brasil, garantindo a medalha de prata com o tempo de 43s05. O bronze foi para a equipe do Usbequistão com a marca de 43s66.

Já Edson Pinheiro garantiu a medalha de bronze nos 100m T38 (paralisados cerebrais andantes) com o tempo de 11s26. O brasileiro ficou em terceiro enquanto o australiano Evan O’Hanlon garantiu o segundo lugar, com 10s98, e o chinês Hu Jianwen conquistou o ouro com o tempo de 10s74, quebrando o recorde mundial da prova.

Nascido no Acre, Edson Pinheiro teve paralisia cerebral logo no parto devido à falta de oxigenação no cérebro. Em 2001, tentou praticar o tênis de mesa, mas não teve muito êxito. Foi quando começou a disputar provas no atletismo. Agora garantiu a sua primeira medalha paralímpica.

Por Estadão Conteúdo

Paralimpíadas 2016: Joaninha leva a prata nos 50m livre e celebra, enfim, poder falar com a filha

Joana Maria Silva (Foto: Alexandre Urch/MPIX/CPB)

Na prova mais rápida da classe S5, os 50m livre, Joana Neves brigou pelo ouro até as últimas braçadas. A medalha dourada não saiu, mas a prata garantida com o tempo de 37s13 foi muito comemorada pela nadadora brasileira e pela torcida presente no Estádio Aquático. Para a atleta, representava sua melhor colocação em um evento individual em Paralimpíadas. Após o pódio, o sorriso exibia também a alegria de quem finalmente voltaria a ouvir a voz da filha. Para focar 100% na competição, Joaninha cortou o contato com Janile Vitória, de apenas 8 anos, um dia antes de juntar-se à delegação brasileira.

- Eu tenho psicológico muito forte como atleta, mas como mãe sou um fracasso nesse sentido. Acho que se minha filha gritasse “Vai, mãe”, eu sairia correndo do bloco para abraçá-la. Preferi que não viesse ninguém (confira a reação da família, em Natal, no vídeo abaixo). Sei que estou sendo bem abraçada e aplaudida por quem está aqui. Faz uns 20 dias que não falo com ela. Parei de falar um dia antes da viagem. Eu fico muito emotiva, choro com saudades, ela pergunta quando eu vou embora... Aí acho melhor não falar. Vou falar com ela hoje porque só vou competir quinta e sábado. Depois só falo no sábado - disse Joaninha.

A grande rival da brasileira na prova foi a chinesa Lu Zhang, de 18 anos, que completou a distância em 36s87 e levou o ouro. O bronze ficou com a tcheca Bela Trebinova, que cravou 37s37. Para a Joaninha, sua saída do bloco de partida poderia ter sido melhor. Mas a sensação de subir ao pódio e ser aplaudida compensou qualquer eventual frustração.

- Foi uma experiência única, sensacional. Uma medalha de prata com gosto de ouro. Estou muito satisfeita com meu resultado, com a medalha. Acho que me desfoquei na saída, mas veio a medalha do segundo lugar. Acho que não fiz nada de errado ou deixei a desejar. Eu fico muito uma pilha e às vezes acaba me prejudicando, mas dessa vez não me prejudicou 100%. Foi vontade de Deus eu ter essa colocação.

Esta foi a segunda medalha de Joaninha no Rio. A atleta de 29 anos, que tem acondroplasia (espécie de nanismo), já tinha subido ao pódio com a medalha de prata no revezamento 4x50m livre misto até 20 pontos, ao lado de Clodoaldo Silva, Daniel Dias e Susana Schnarndorf. Ela ainda disputa outras duas provas: o revezamento feminino 4x100m 34 pontos, na quinta-feira, e os 100m livre S5, no sábado.

- Ainda tenho duas provas. No revezamento feminino que vou estar ajudando minhas amigas a participar, vai ser uma emoção muito grande. Vai ser o primeiro revezamento feminino da história das Paralimpíadas. Estamos aí, afinal treinamos para nadar.

Além de Joaninha, o Brasil teve outros três representantes no pódio da natação nesta segunda. Daniel Dias conquistou o ouro nos 50m livre da classe S5 no masculino, enquanto Andre Brasil e Talisson Glock ficaram com bronze nos 100m borboleta S10 e nos 200m medley SM6, respectivamente.

Por Fabrício Marques, Helena Rebello e Lydia GismondiRio de Janeiro Foto: Alexandre Urch/MPIX/CPB

CBF inspeciona Arena das Dunas e Frasqueirão para jogo da Seleção

Inspeção CBF Frasqueirão (Foto: Divulgação)

Representantes da Confederação Brasileira de Futebol estão em Natal para definir a logística de treinamento da seleção brasileira visando as partidas contra a Bolívia e a Venezuela, válidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018. O primeiro confronto será na Arena das Dunas, na capital potiguar, no dia 6 de outubro, e o segundo está marcado para o dia 11, em Mérida.

A equipe da CBF inspecionou na manhã desta terça-feira a Arena das Dunas e o Estádio Frasqueirão, de propriedade do ABC, que serão utilizados para os treinamentos. Foi feita a análise da qualidade do gramado e das estruturas dos locais. Na Copa do Mundo de 2014, a Arena foi palco de quatro jogos, enquanto o Frasqueirão recebeu treinamentos oficiais de Itália e Uruguai.

Após a partida contra a Bolívia, a Seleção permanece mais alguns dias em Natal antes de embarcar para a Venezuela. A expectativa é que o grupo comandado por Tite inicie o trabalho na capital potiguar no dia 3 de outubro. 

A programação completa deverá ser divulgada na quinta-feira, quando a Federação Norte-rio-grandense de Futebol e a CBF realizam uma reunião com a participação de representantes de órgãos como as Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Ministério Público, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Juizado de Menores, Juizado do Torcedor e órgão oficial de trânsito. Outra pauta trata de preço dos ingressos e a data de abertura das vendas. O encontro será no auditório de mídia da Arena das Dunas, às 10h.

Por GE RN Foto Divulgação

Jogos da Juventude do RN tem crescimento de 107% no número de participantes

Resultado de imagem para fotos dos jogos da juventude do rn

O investimento que o Governo do Estado vem fazendo no desporto escolar começa a mostrar resultados. Nesta segunda-feira (12), durante a apresentação da delegação potiguar que representará o estado nos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa-PB, o secretário da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL), Canindé de França, anunciou um crescimento de 107,54% no número de alunos/atletas participantes nos Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte (JUVERNS 2016). O percentual de escolas adeptas aumentou 64,56%.

Em 2015, o número de participantes foi de 2.425 alunos/atletas, enquanto que neste ano 5.033 participaram dos JUVERNS, evento organizado pelo Governo do Estado através da SEEL e que vale como seletiva dos Jogos Escolares da Juventude, competição promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O número de escolas públicas e privadas adeptas também aumentou. Saltou de 206 escolas em 2015 para 339 em 2016, um aumento expressivo de 64,56%.

“Esse crescimento dos JUVERNS se deve ao investimento que o Governo do Estado vem fazendo na SEEL que está realizando um grande trabalho de inclusão dos municípios, promovendo a interiorização dos jogos nas escolas públicas e privadas, através de parcerias com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura e profissionais de educação física”, explica o secretário da SEEL, Canindé de França.

Os 5.033 alunos/atletas das 339 escolas participantes disputaram 13 modalidades esportivas durante cinco meses nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Ontem, na Escola de Governo, teve a reunião técnica da delegação que disputará a etapa nacional de 12 a 14 anos no período de 19 a 29 de setembro, em João Pessoa-PB. Os 184 integrantes da delegação potiguar receberão transporte, hospedagem e alimentação durante a competição.

A abertura oficial dos Jogos Escolares da Juventude está programada para o dia 20 de setembro, às 18h, no ginásio Ronaldão, na capital paraibana. O professor Edilson Oliveira, da Escola Escola Estadual Querubino Silveira, de Cerro Corá, está confiante na conquista de novas medalhas de sua equipe de atletismo. “Em 2015 conquistamos três medalhas e neste ano não será diferente, temos bons atletas no masculino e feminino e vamos lutar para colocar mais uma vez o Rio Grande do Norte no pódio”, revelou.

Por Portal No Ar

"Está na hora da torcida vir junto com o time", cobra técnico do ABC

Torcida do ABC (Foto: Fabiano de Oliveira)

Classificado para o mata-mata da Série C, o ABC define contra o ASA a posição que ficará ao término da primeira fase. O objetivo da comissão técnica é ficar entre os dois primeiros para ter a vantagem de fazer o segundo jogo das quartas de final em casa. Para isso, conta com o Estádio Frasqueirão lotado no próximo domingo. Após o empate com o Cuiabá, o técnico Geninho cobrou uma maior presença do torcedor alvinegro. A venda de ingressos está no segundo lote e a previsão é de que acabe durante a semana. 

- Temos agora mais uma rodada, com a possibilidade de jogar em casa e com a chance de terminarmos na primeira colocação. Aí nos dá uma grande vantagem para decidir a fase de mata-mata na nossa casa. Eu prefiro decidir em casa porque já sei o que aconteceu na partida anterior e sei o que preciso fazer em casa. Espero que o torcedor, a partir de agora, compareça. Acho que a torcida está devendo a esse time. Tem time em uma situação muito pior do que a nossa e colocando 12 mil, 15 mil pessoas dentro do estádio, e nós não estamos conseguindo colocar seis mil pessoas. Acho que está na hora da torcida vir junto com o time, porque eles estão fazendo por merecer isso. A presença da torcida é fundamental. Se não tivermos esse apoio, não adianta querer jogar em casa e é preferível jogar fora - declarou.

O segundo lote de ingressos estará à venda até sábado, véspera da partida. A carga é limitada e pode esgotar antes do prazo estipulado. Para o setor de arquibancada o ingresso custa R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Para o setor de cadeira, o valor é de R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). 

No domingo, dia da partida, os ingressos de arquibancada serão vendidos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia); e os ingressos cadeira custarão R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia).

Os pontos de venda são SterBom (Midway Mall e Prudente de Morais), On Line For Men (Norte Shopping, Hiper Prudente, Parnamirim e Via Direta), Livraria Câmara Cascudo (Rio Branco e Parnamirim), Espaço Sócio Mais Querido e, no dia do jogo, nas bilheterias do Frasqueirão.

Fonte GE Natal Foto Fábio Oliveira

Torcida do América-RN invade CT e discute com dirigentes; PM é acionada

RN - Confusão América-RN protesto torcida presidente Beto Santos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

A reapresentação do América-RN nesta segunda-feira foi com muita confusão e bate-boca no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim. Apesar de ter sido divulgada pela assessoria de que a atividade seria fechada para a imprensa e a torcida, houve uma desavença entre um grupo de torcedores e o presidente Beto Santos, que esteve no clube para conversar com o elenco sobre as dispensas ocorridas pela manhã, entre elas a do atacante Lúcio Curió, que criticou Francisco Diá e afirmou que o treinador "sabe nada de bola". O Mecão está na oitava colocação, com 19 pontos.

Os torcedores invadiram o clube e forçavam um contato com os jogadores, até que o presidente americano foi ao encontro do grupo. Houve discussão e a Polícia Militar precisou ser acionada para conter os mais exaltados, que foram retirados do local.

O último compromisso do elenco é neste domingo, às 19h, contra o Remo, no Estádio Mangueirão, em Belém. O Mecão precisa vencer para não depender de outro resultado e escapar do rebaixamento. Caso empate, vai precisar torcer por um empate ou uma derrota do Confiança para o Salgueiro, que recebe a equipe pernambucana no Estádio Batistão, em Aracaju.

Descontentes com a derrota e com o risco de rebaixamento para a Série D, após a derrota por 2 a 0 para o Confiança, no último sábado, os torcedores cobraram uma postura mais enérgica da direção. Um grupo chegou a pular o muro, segurando uma faixa com a frase "Fora Beto $anto$" próximo ao campo de treinamento, interrompendo o trabalho físico dos jogadores.

Em entrevista ao repórter Victor Lyra, da Inter TV Cabugi, Beto Santos falou sobre que se reuniu com os jogadores e todos se comprometeram em buscar a vitória na próxima rodada. O presidente ressaltou ainda que todos os compromissos financeiros do clube, como os salários dos atletas e as certidões negativas junto à Receita Federal, estão quitadas. Sobre as críticas do atacante Lúcio Curió para o treinador Francisco Diá, Beto

- O momento é de insatisfação dos torcedores é completamente natural. Nossa responsabilidade agora, e que assumimos. Viemos ao CT para conversar com todo o plantel, nessa semana que é decisiva. Na verdade, mais uma semana decisiva para o América-RN. Tive uma reunião fechada com os atletas. O que posso dizer para o torcedor americano é que a reunião foi boa e nós sairemos para Belém com o único resultado que nos interessa. Para o nosso torcedor, o que tenho que dizer é que o cabe a diretoria, o que cabe a mim, está sendo feito, com relação a salários, com todas as certidões do clube e com relação a todos os fornecedores do clube, tudo em dia. Então, não existe desculpa para os resultados que não estão acontecendo dentro de campo. Os atletas estão conscientes disso e vão buscar esse resultado. No futebol, quando não se vem o resultado, tudo está errado. O que nós temos que buscar, agora, é a vitória, que é a única coisa que nos interessa. A situação (de Lúcio Curió) não poderia ser diferente. Se os erros existiram, não vai ser nesse momento, com a saída de Diá, isso vai se contornar. Nós vamos buscar, com grupo existente o que nos interessa. O que não pode haver é a falta de respeito dentro do clube. A tomada de decisão foi em cima de uma falta de respeito que existiu, a falta de respeito entre profissionais, que não pode acontecer e não será admitido - disse Beto Santos.

Fonte GE RN Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi