Páginas

sábado, 30 de abril de 2016

Radio Caicó AM transmite 1º clássico Rei da decisão do campeonato Potiguar!


A equipe esportiva da rádio Caicó AM 1290, Bola na Rede, transmite neste domingo dia 30 de abril de 2016, na capital Potiguar, no estadio Arena das Dunas, o primeiro clássico Rei da decisão final do campeonato Potiguar 2016, envolvendo América-RN vs ABC, com início as 16h00. Como de costume, a equipe esportiva Bola Na Rede iniciará a jornada esportiva as 15h30, com o programa Enquanto a Bola não Rola com a participação de todo o timaço.

Às 16h00, a bola rola para Para os noventa e poucos minutos do primeiro jogo da final e o time Bola na Rede abre o jogo e conta tudo. Narração Jarbas Fonsêca, comentários Moreira Neto, reportagens Max Flávio e J. Simões, plantão Lucas Rafael e Rogério Queirós e no áudio estúdio Berg Santos. Você pode acompanhat a transmissão onde estiver acessando o site www.radiocaico.com.

Para América-RN e ABC, no estádio Arena das Dunas em Natal-RN, o árbitro deste será Jean Pierre Gonçalves Lima, aspirante Fifa. O gaúcho será auxiliado pelos catarinenses Kléber Lúcio Gil e Nadine Schramm Câmara Bastos, ambos da Fifa.

Final
América-RN vs ABC
Estádio Arena das Dunas (Natal)
Horário 19h00
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa)
Assistentes: Flávio Gomes Barroca e Vinícius Melo de Lima

Texto e Foto por Jarbas Fonsêca

Apenas uma vez o campeão do 1º turno levou o Estadual nas últimas seis edições

América foi o único a vencer o 1º turno e depois ser campeão do RN (Foto: Wellington Rocha)

Das últimas seis edições do Campeonato Potiguar, em apenas uma delas o time que venceu o primeiro turno ficou com o troféu do Estadual. A façanha solitária foi conquistada pelo América, na temporada 2015, sobre o ABC, vencedor do segundo turno, no Frasqueirão.

Na atual temporada, o próprio Alvirrubro busca repetir o feito e novamente no estádio do arquirrival. A Copa Cidade do Natal foi conquistada pelos americanos no empate em 0 a 0 contra o Globo. Já a Copa Rio Grande do Norte foi faturada pelo ABC sobre o Alecrim, na vitória por 2 a 0.

Nas cinco temporadas anteriores, o time campeão do segundo turno chegou embalado à decisão e ficou com a taça. A sequência foi iniciada em 2010 e 2011, com o ABC derrotando Corintians de Caicó e Santa Cruz, respectivamente. Já em 2012, a vítima foi o Alvinegro, que perdeu para o América, vencedor do turno final.

O feitiço virou contra os rubros. Em 2013, os americanos foram batidos pelo Potiguar de Mossoró. A redenção veio em 2014 com o título em cima do Globo, que havia faturado o 1º turno do Potiguarzão.

Confira a lista a seguir:
2015
1º TURNO – AMÉRICA
2º TURNO – ABC
CAMPEÃO – AMÉRICA

2014
1º TURNO – GLOBO
2º TURNO – AMÉRICA
CAMPEÃO – AMÉRICA

2013
1º TURNO – AMÉRICA
2º TURNO – POTIGUAR
CAMPEÃO – POTIGUAR

2012
1º TURNO – ABC
2º TURNO – AMÉRICA
CAMPEÃO – AMÉRICA

2011
1º TURNO – SANTA CRUZ
2º TURNO – ABC
CAMPEÃO – ABC

2010
1º TURNO – CORINTIANS DE CAICÓ
2º TURNO – ABC
CAMPEÃO – ABC

Por Heilysmar Lima Foto: Wellington Rocha via Portal No Ar

CBF anuncia os 40 pré-convocados para a Copa América. Neymar, fora, e Ganso, em boa fase é lembrado

Créditos: CBF

A Diretoria de Seleções da CBF divulgou nesta sexta-feira (29) uma lista com 40 nomes para a Copa América Centenário, que será disputada nos Estados Unidos de 3 a 26 de junho.

A pré-convocação foi enviada ao Comitê Organizador da competição. Na quinta-feira (5), às 11h, o técnico Dunga divulgará a lista final, com 23 jogadores, na sede da CBF. O credenciamento de imprensa será realizado no local, no dia da convocação, entre as 9h e 10h45.

PRÉ-CONVOCADOS:
Goleiros: Alisson (Internacional), Diego Alves (Valencia), Ederson (Benfica) e Marcelo Grohe (Grêmio);

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Fabinho (Monaco), Fágner (Corinthians), Alex Sandro (Juventus), Douglas Santos (Atlético-MG), Filipe Luís (Atlético de Madri);

Zagueiros: Gabriel Paulista (Arsenal), Gil (Shandong Luneng), Jemerson (Monaco), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Miranda (Inter de Milão), Rodrigo Caio (São Paulo);

Volantes: Casemiro (Real Madrid), Elias (Corinthians), Fernandinho (Manchester City), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Rafinha Alcântara (Barcelona), Walace (Grêmio);

Meio-campistas: Felipe Anderson (Lazio), Kaká (Orlando City), Lucas Lima (Santos), Lucas (Paris Saint-Germain), Oscar (Chelsea), Paulo Henrique Ganso (São Paulo), Philippe Coutinho (Liverpool), Renato Augusto (Beijing Guoan), Willian (Chelsea), Alex Teixeira (Jiangsu Suning), Douglas Costa (Bayern de Munique);

Atacantes: Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel (Santos), Gabriel Jesus (Palmeiras), Hulk (Zenit), Jonas (Benfica), Luan (Grêmio) e Ricardo Oliveira (Santos).

Por Site da CBF

Série D: Potiguar fecha com atacante Robert e mais três

Robert, ex-Baraúnas, vestirá a camisa do Potiguar na Série D.

O ritmo da formação do elenco do Potiguar para a Série D segue de forma acelerada.

No fim da tarde desta sexta-feira (29), o clube confirmou através de sua página oficial, mais quatro jogadores com acerto para a disputa da Série D. Dois destes são remanescentes do time que jogou o Estadual, no caso o zagueiro Anselmo e o volante Odair, cuja negociação já havia sido antecipada pelo Portal F9.

Além desses dois atletas, o clube também acertou o ingresso do lateral-direito Rossales, por indicação do técnico Emanoel Sacramento. Por último, o atacante Robert, destaque do rival, Baraúnas, no Estadual, também chegou a um acordo com a diretoria e vestirá a camisa do time príncipe neste segundo semestre.

Com o acerto de Anselmo e Odair, sobe para quatro o número de atletas que serviram o clube no Estadual e tiveram seus contratos renovados. Mais cedo, o clube anunciou acerto com o volante Jozicley. Na quinta (28), já havia confirmado o também volante Rafael Potiguar.

Ficha técnica
Nome: Robert Alexandre Ficsher
Posição: Atacante
Idade 23
Naturalidade: São Francisco do Sul/SC
Altura: 1,90
Clubes Anteriores: Osaka-Japão, Figueirense-SC, Sertãozinho-SP, Metropolitano-SC, São José-SP, Avaí-SC, Atlético-PR e Baraúnas

Nome: Rossales D’Bayer Salvino da Silva
Posição: Lateral-direito
Idade: 23
Local de nascimento: João Pessoa/PB
Altura: 1,80m
Peso: 74kg
Clubes: Tigres do Brasil-RJ, Santo André-SP, Goytacaz-RJ, Araxá-MG, Gonçalense e Bonsucesso.

Fábio Oliveira/F9.net.br

Mais nove times se classificam à segunda fase da Copa do Brasil; confira

Resultado de imagem para fotos da copa do brasil

Mesmo focados nas finais dos Estaduais, Santos, Botafogo, América-MG, Fortaleza e Juventude se classificaram para a segunda fase da Copa do Brasil nesta quinta-feira, assim como outros quatro clubes. Já o Sport, que havia dado preferência pela Copa Sul-Americana, foi eliminado. Agora já são 36 garantidos na próxima fase.

Apesar de precisar da vitória para se classificar por ter empatado no Amapá por 1 a 1, o Santos entrou em campo com um time totalmente reserva, pois os titulares foram poupados para o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, neste domingo, contra o Audax. Mesmo assim, a equipe do técnico Dorival Júnior venceu o Santos-AP, por 3 a 0, e encara o Galvez-AC na segunda fase.

Pensando na final do Campeonato Carioca contra o Vasco, neste domingo, o técnico Ricardo Gomes poupou todos os titulares e viu o Botafogo sofrer para se classificar ao empatar com o Coruripe-AL por 1 a 1, no estádio Los Larios, em Duque de Caxias (RJ). O resultado foi o necessário, pois na ida os cariocas venceram por 1 a 0. Pouco mais de 250 torcedores viram o time avançar à segunda fase, onde vai ter pela frente o Juazeirense-BA.

Em uma partida emocionante até os minutos finais, o América-MG não poupou os titulares por causa da final do Campeonato Mineiro contra o Atlético e venceu o Red Bull Brasil por 3 a 2, no estádio Independência, em Belo Horizonte, e se classificou para a segunda fase, pois os times haviam empatado em Campinas. Agora os mineiros vão ter pela frente o Bahia, que passou pelo Globo-RN.

De olho na Copa Sul-Americana, o Sport já havia avisado que jogaria a Copa do Brasil com jogadores do time sub-20 e a Aparecidense-GO não perdeu a oportunidade, se classificando com duas vitórias: 2 a 0, em Goiânia, e 2 a 1, nesta quinta-feira, no Recife. Na segunda fase, os goianos encaram o Atlético Goianiense. E os pernambucanos conseguiram a vaga na competição continental.

Mais classificados
Dois catarinenses entraram em campo, mas o único que se classificou foi o Avaí, que havia perdido na ida, em Cuiabá, por 1 a 0. Contou com dois gols do experiente William para vencer o Operário-MT, por 2 a 0, e agora enfrenta o Bragantino, que eliminou o Brasília-DF.

Após ter perdido por 2 a 1 em Ponta Grossa (PR), o Criciúma precisava de uma simples vitória no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC), mas ficou no empate por 1 a 1 e quem se classificou foi o Operário-PR. O adversário vai sair do duelo paraense entre Independente e Paysandu.

Mesmo tendo a final do Campeonato Cearense contra o Uniclinic no final de semana, o Fortaleza entrou em campo contra o Imperatriz-MA com força máxima, pois precisava vencer depois de ter empatado por 1 a 1 no Maranhão. E o time cearense fez o dever de casa ao bater os maranhenses por 2 a 0, na Arena Castelão, em Fortaleza. O adversário da próxima fase será o Flamengo.

Com um time misto, pois tem a final do Campeonato Gaúcho contra o Internacional neste final de semana, o Juventude fez o dever de casa ao vencer o Tocantinópolis-TO por 2 a 0, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), e se classificou depois de ter empatado por 1 a 1 na ida. O time gaúcho pega o Coritiba.

A Ponte Preta conheceu o seu adversário na segunda fase da competição. Será o Genus-RO, que, depois de ter vencido por 2 a 0 em casa, perdeu por 2 a 1 para o ASA, no estádio Coaracy da Matta Fonseca, em Arapiraca (AL), e se classificou por ter marcado um gol fora de casa. Tcharlles, aos 35 segundos do primeiro tempo, marcou o gol mais rápido dessa edição da Copa do Brasil.

Confira os resultados da Copa do Brasil:
IDA
Quarta-feira
Independente-PA 1 x 2 Paysandu-PA

VOLTA
Terça-feira
*Ceará-CE 1 x 1 Resende-RJ (ida 2 x 2)
*Portuguesa-SP 1 x 0 Parnayba (ida 1 x 2)

Quarta-feira
Goiás-GO 2 (7) x (8) 1 River-PI* (ida 1 x 2)
Rio Branco-AC 1 x 1 Galvez-AC* (ida 0 x 1)
Nacional-AM 1 x 1 Dom Bosco-MT* (ida 0 x 2)
Cuiabá-MT 1 (4) x (5) 0 Juazeirense-BA* (ida 0 x 1)
*Vasco-RJ 2 x 1 Remo-PA (ida 1 x 0)
*Vitória-BA 3 x 1 Náutico-RR (ida 3 x 2)

Quinta-feira
*Fortaleza-CE 2 x 0 Imperatriz-MA (ida 1 x 1)
Criciúma-SC 1 x 1 Operário-PR* (ida 1 x 2)
*América-MG 3 x 2 Red Bull Brasil-SP (ida 1 x 1)
Sport-PE 1 x 2 Aparecidense-GO* (ida 0 x 2)
*Avaí-SC 2 x 0 Operário-MT (ida 0 x 1)
*Santos-SP 3 x 0 Santos-AP (ida 1 x 1)
*Juventude-RS 2 x 0 Tocantinópolis-TO (ida 1 x 1)
ASA-AL 2 x 1 Genus-RO* (ida 0 x 2)
*Botafogo-RJ 1 x 1 Coruripe-AL (ida 1 x 0)

* Classificados à 2.ª fase

Por Estadão Conteúdo

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Brasileirão terá festa de lançamento pela 1ª vez

Créditos da Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Chegou a hora! A bola vai rolar pela competição nacional mais disputada do mundo: o Brasileirão. Mas, antes, a CBF realiza, pela primeira vez, a festa de lançamento do Campeonato Brasileiro da Série A. Na próxima quinta-feira (5), a cidade de São Paulo, casa do atual campeão brasileiro – Corinthians –, receberá representantes de clubes, federações, jogadores e ex-atletas.

No evento, serão apresentadas as grandes novidades para o Brasileirão 2016 e prestadas homenagens mais do que merecidas a pessoas que ajudaram a construir a história fantástica do campeonato. Estão previstas quatro categorias: Jogador, Técnico, Time e Jogo.

O lançamento será realizado no hotel Sheraton WTC São Paulo – Avenida das Nações Unidas, 12551, Brooklin Paulista, às 19h.

IMPRENSA
Os jornalistas terão acesso ao centro de mídia e ao tapete vermelho, por onde passarão os convidados da festa de lançamento do Brasileirão 2016. Para solicitar credenciamento, envie um e-mail para imprensa@cbf.com.br com as seguintes informações: nome completo, veículo, função e número do telefone celular. Os profissionais credenciados receberão e-mail de confirmação.

As fotos serão feitas pela CBF e cedidas, em alta resolução, a todos os interessados. O Sportv transmitirá ao vivo.

Por Site CBF Foto Rafael Ribeiro CBF

Juiz atende MP e reduz preço dos ingressos para a torcida do ABC

América-RN x ABC Campeonato Potiguar Arena das Dunas (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

Os ingressos destinados aos torcedores do ABC para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Potiguar contra o América-RN, marcado para esse domingo, às 16h, na Arena das Dunas, sofreram uma redução no preço. Os valores serão R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), para o primeiro lote correspondente à metade da capacidade do setor Noroeste, que são 1.600 lugares, e o segundo lote de ingressos aos valores de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), para os espaços restantes. A determinação aconteceu nesta quinta-feira, após julgamento realizado pelo juiz Madson Ottoni de Almeida Rodrigues, titular da 9ª Vara Cível da Comarca de Natal. O Alvinegro contestou os valores cobrados e solicitou uma Ação Civil Pública, que foi ajuizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte. As vendas devem ser iniciadas no site da Arena das Dunas ainda nesta quinta e até o início da manhã da sexta-feira no Estádio Frasqueirão.

Na decisão, o magistrado considerou que os valores cobrados eram excessivos para os níveis Inferior e Superior do setor Noroeste, destinados a torcida do ABC, e Inferior e Superior do setor Sudoeste, para a torcida do América-RN. No documento, o juiz justifica ainda que "em que pese os setores Sudoeste e Noroeste do estádio serem mais privilegiados em razão de estarem ao abrigo do Sol e de terem uma área de acessibilidade mais facilitada, o preço dos ingressos nesses setores (Sudoeste e Noroeste) não pode extrapolar em grande medida o ingresso cobrado nas demais áreas da praça de esportes, considerando que o torcedor do ABC não dispõe de outra alternativa senão a que foi destinada pelo América, mandante do jogo. Nesse sentido, prima facie, concordo com o Ministério Público e tenho por desproporcional os valores de R$ 80,00 inteira e R$ 40,00 meia fixados pelo América".

Caso a decisão seja descumprida, o América-RN pode responder na Justiça e pagar uma multa de R$ 50 mil, revertida em favor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) devem atuar na fiscalização da venda de ingressos.

Fonte GE RN Foto: Canindé Pereira/Divulgação

Moura afirma que tem time definido, mas mantém mistério para Clássico-rei

Moura vai comandar o América contra o Gama (Foto: Canindé Pereira/América FC)

Interino no comando do América para a primeira partida da decisão, Carlos Moura afirmou que já sabe quais serão os 11 titulares no Clássico-rei de domingo (1º), às 16 horas, na Arena das Dunas. No entanto, ele fez mistério e não revelou.

“No futebol, a gente não pode inventar. Quando assumi o comando, eu já tinha uma formação na minha cabeça por estar junto com eles há muito tempo. E vai ser realmente aquilo que eu pensava. É claro que eu não vou revelar para vocês, mas todos eles já sabem quem vai jogar desde o começo da semana”, declarou.

Ausências certas são o atacante Lúcio Curió e o volante Júlio Terceiro. Entretanto, Moura poderá contar com as voltas de Thiago Potiguar e de Pedro Ivo.

“Até as prováveis alterações a gente tem que trabalhar também. Já está tudo definido. Temos a equipe definida”, finalizou.

Fonte Portal No Ar Foto: Canindé Pereira/América FC

Zagueiro do ABC confirma recuperação e descarta favoritismo em Clássico-rei

Gustavo Bastos foi liberado pelo DM abecedista (Foto: Divulgação/ABC FC)

O técnico do ABC, Geninho, recebeu uma boa notícia para montar a equipe no primeiro jogo da grande final do Campeonato Potiguar 2016. O zagueiro Gustavo Bastos, que vinham em recuperação de uma lesão muscular, foi liberado pelo departamento médico e fica à disposição para a decisão.

O defensor confirmou a recuperação e se colocou à disposição do comandante abecedista. “Estou tranquilo, recuperado, totalmente liberado pelo Departamento Médico. Já trabalhei normalmente com os meus companheiros, estou 100%, pronto para jogar e à disposição do Geninho para a decisão”, garantiu.

Gustavo Bastos afirma não ter favorito para a decisão. “Favoritismo em clássico não existe e muito menos em uma final. São duas grandes equipes, as maiores do estado, que chegaram com méritos à final e não vejo vantagem para ninguém”, declarou o zagueiro, que garantiu foco apenas no primeiro jogo.

“O nosso foco agora é apenas nesse primeiro jogo. Respeitamos muito a equipe do América, mas vamos tentar fazer o nosso jogo e conseguir um bom resultado”, destacou Gustavo.

Por Portal No Ar Foto: Divulgação/ABC FC

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Hipertensão: entenda a doença e previna-se

Em dia de combate à hipertensão, entenda o que essa doença silenciosa pode causar. Foto: Shutterstock.

Silenciosa e imprevisível — podendo atingir até adolescentes —, a hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, atinge cerca de 30% da população brasileira e é responsável por 40% dos enfartes, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Nesta terça-feira, 26 de março, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o cardiologista e presidente da associação, Mario Fritsch Neves, alerta para a necessidade de entender melhor a doença e se prevenir:

—É uma doença comum e leva a duas das principais causas de morte no país, o derrame e o enfarte. A prevenção pode aumentar não só a expectativa de vida como também a qualidade, já que, mesmo quando essas doenças não matam, podem deixar sequelas, como paralisias e insuficiência cardíaca.

Segundo o médico, é importante tentar um diagnóstico precoce, feito a partir da medição da pressão arterial:
— O paciente deve pedir isso ao médico. Exames de glicose e colesterol também podem ajudar no diagnóstico.

Embora 95% das causas de hipertensão não sejam definidas, há fatores que contribuem para o agravamento — como obesidade, falta de atividade física, dieta com exagero no sal e fatores genéticos.

— Além do tratamento com medicamentos, a mudança de estilo de vida é fundamental para o bom controle da pressão arterial. As principais medidas são atividade física regular, dieta saudável e balanceada com menor quantidade de sódio, parar de fumar e evitar o consumo de álcool — diz o presidente da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro, Ricardo Mourilhe.

O que é a hipertensão arterial?
É quando aumenta a pressão da circulação do sangue dentro das artérias, causando o estreitamento dos vasos. Isso faz com que o coração tenha que bombear sangue com mais força, tanto para impulsioná-lo como para recebê-lo.

Quem tem pressão alta?
O limite da pressão normal é de 140/90
A pressão ideal é abaixo de 120/80

Prevenção
Faça atividade física por no mínimo 150 minutos por semana.
Mantenha uma dieta balanceada, com menos quantidade de sal.
Faça atividades que diminuam o estresse
Pare de fumar
Quem não é hipertenso deve checar a pressão pelo menos uma vez por ano, inclusive os adolescentes.
Já quem tiver se aproximando da pressão 13/8 deve fazer isso a cada seis meses
Evite o consumo de álcool.

Sintomas
A hipertensão pode ser assintomática, mas algumas pessoas sentem dor de cabeça, tontura, zumbido no ouvido, fraqueza, dores no peito, visão embaçada e sangramento nasal.

Matéria publicada no site do Extra.

Festa do Prêmio Craque Potiguar e Concurso da Musa do Futebol será dia 09 na Concessionária Toyolex

Resultado de imagem para fotos do campeonato potiguar 2016

Tudo confirmado para mais uma edição do Prêmio Craque Potiguar, a seleção dos melhores do Campeonato Potiguar 2016. O evento será no próximo dia 9 de maio, às 19h, na concessionária Toyolex, em Natal, onde serão conhecidos os destaques da competição, eleitos pela imprensa convidada.

Receberão prêmios os 11 melhores jogadores, em todas as posições, o técnico, o árbitro, árbitro auxiliar, revelação, o craque do Campeonato, dirigente destaque, artilheiro e parceiros que apoiaram o Campeonato ser em 2016 uma temporada com mais patrocinadores.

A competição, que já tem aumento de 30% do público pagante em relação ao ano passado, terá os jogos finais nos dias 1 e 7 de maio, quando ABC e América, definirão quem será o campeão da temporada. Cada clube ganhará um carro Toyota, o Etios 0Km, no dia 9, premiação da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), avaliado em R$ 42 mil. Os carros equivalem à premiação para o campeão de cada turno.

Concurso Musa do Futebol Potiguar 2016

A noite também será dedicada a um concurso da Musa do Futebol Potiguar. Oito candidatas disputam o prêmio de R$ 3 mil, valor que a vencedora receberá pela conquista. A votação continua no site da FNF (www.fnf.org.br) para definir a primeira finalista, mas os jurados no dia 9 definirão mais duas finalistas, além da campeã de 2016.

Site da FNF

Com a volta de Gustavo Bastos, Geninho testa ABC com três zagueiros

Treino do ABC (Foto: Divulgação/ABC)

A volta de Gustavo Bastos aos treinos com bola foi a novidade do ABC na tarde desta quarta-feira. Recuperado de lesão na coxa direita, ele participou de parte da atividade como titular, formando a zaga com Montanha e Léo Fortunato. A formação mais precavida, com três zagueiros, foi testada por Geninho no coletivo realizado no Estádio Frasqueirão.

Outra mudança para encarar o América-RN está confirmada e se refere à saída de Naldinho para a entrada de Echeverria, graças à boa atuação contra o Goianésia. Márcio Passos foi o único volante no time titular, e Erivélton voltou a ser improvisado na lateral direita. O time inicial foi montado com Vaná, Gustavo Bastos, Montanha e Léo Fortunato; Erivélton, Márcio Passos, Lúcio Flávio, Echeverria e Luiz Felipe; Jones Carioca e Nando. 

Durante a atividade, Alex Ruan substituiu Luiz Felipe, e Geninho fez outros testes, como a entrada do lateral-direito Filipi Sousa no lugar de Gustavo Bastos, poupado da parte final por precaução. Com isso, Erivélton voltou ao meio-campo, mas pouco depois sentiu dores na coxa direita e deixou o treino. Chiclete acabou entrando no time. O Alvinegro seguiu a atividade com Vaná, Filipi Sousa, Montanha, Léo Fortunato e Alex Ruan; Márcio Passos, Erivélton (Chiclete), Lúcio Flávio e Echeverria; Jones Carioca e Nando.

O primeiro jogo da decisão do Campeonato Potiguar é no domingo, às 16h, na Arena das Dunas. A partida de volta é no dia 7, no Frasqueirão, no mesmo horário.

Fonte GE Natal Foto Divulgação

América-RN: Chikungunya tira Lúcio Curió do primeiro jogo da decisão do Estadual

Lúcio Curió está com chikungunya (Foto: Canindé Pereira/América FC)

O atacante Lúcio Curió é desfalque certo para o América na primeira partida da decisão do Campeonato Potiguar, agendada para o domingo (1º), às 16 horas, na Arena das Dunas. O jogador está com chikungunya e foi vetado pelo departamento médico rubro.

Além dele, o técnico Moura também não vai contar com o volante Júlio Terceiro, com uma lesão na panturrilha esquerda. O principal nome para substituir Curió deve ser Rômulo. Para a partida, o América também terá a disposição o atacante Thiago Potiguar, que se recuperou de lesão na panturrilha, e o volante Pedro Ivo.

O Alvirrubro não entra em campo desde o dia 13 abril, quando foi derrotado pelo Baraúnas, por 1 a 0, na última rodada do segundo turno.

Por Portal No Ar Foto: Canindé Pereira/América FC

Pela 3ª vez, CBF altera data de Gama x América-RN pela Copa do Brasil

Gama x Aparecidense, Copa Verde, Semifinal (Foto: Lucas Magalhães)

A CBF publicou nesta segunda-feira a terceira mudança nas datas dos confrontos entre Gama e América-RN, válidos pela primeira fase da Copa do Brasil. As partidas passaram para os dias 18 de maio - ida -, e 25 de maio - a volta, caso seja necessária. Ambos os jogos permanecem às 18h30. O primeiro jogo será disputado no Estádio Bezerrão, em Gama. Já a partida de volta é na Arena das Dunas, em Natal.

As alterações aconteceram sempre que o time do Distrito Federal avançou na Copa Verde. Na semana passada, o Gama chegou à final da competição, depois de eliminar a Aparecidense na semifinal. No dia 8 de abril, a CBF anunciou a troca da data do jogo Gama x América-RN do dia 20 para o dia 27 de abril. Dias depois, a entidade passou para 4 de maio a data da partida de ida e para 11 de maio a de volta. Nesta segunda-feira, veio a terceira mudança nas datas, que deve ser definitiva.

Fonte GE RN Foto: Lucas Magalhães

Sacramento indica primeiros jogadores ao Potiguar

Tiago Barreiros disputou o último Campeonato Carioca pelo Bangu atuando em dez partidas. Foto: O Gol

Com a confirmação de Emanoel Sacramento como treinador do Potiguar para o Campeonato Brasileiro da Série D, nomes que estão na lista de contratações começam a vir à tona.

O Portal F9 teve acesso a dois nomes que tem a indicação de Sacramento para o time mossoroense para a quarta divisão nacional e que devem ser procurados pela diretoria do Potiguar nesses dias.

Um deles é o meia Tiago Barreiros, que atuou pelo Bangu no Campeonato Carioca nesse primeiro semestre. Ele participou de dez partidas pelo time carioca, sendo titular em seis jogos e entrando no decorrer dos outros quatro.

Em entrevista ao Lancenet, ele falou da experiência de ter vestido a camisa baguense. “Foi uma grande honra ter vestido essa camisa e ter contribuído para a campanha do clube no Campeonato Estadual. Torço para que o Bangu consiga conquistar mais e mais, pois o clube e sua torcida merecem todas as conquistas”, comentou ao diário carioca.

Já o outro jogador é o volante Sidney da Silva. Segundo a fonte, o atleta disputou o último Campeonato Baiano pelo Flamengo de Guanambi. Sidney já teve passagem pelo Bangu no ano de 2012.

Outros jogadores estão sendo conversados. O presidente Benjamin Machado revelou que o clube negocia com o atacante Robert, com passagem pelo Baraúnas no Campeonato Estadual, e autor de cinco gols em seis jogos pelo tricolor mossoroense no segundo turno do certame estadual. Até aqui, o pedido de aluguel de um apartamento para acomodar a família do atleta, tem travado a negociação.

Edinaldo Moreno/F9.net.br Foto O Gol

Santa Cruz vence Campinense no final e larga na frente na Copa do Nordeste

Gol da vitória saiu aos 47 do segundo tempo (Foto: Antônio Melcop)

Jogar em Recife está sendo uma pedra no sapato do Campinense na Copa do Nordeste. Contra o Sport, o time sofreu um gol marcado por Durval aos 50 minutos do segundo tempo. Na noite desta quarta-feira, viu Bruno Soares fazer aos 47 minutos da etapa final e dar a vitória para o Santa Cruz, por 2 a 1, no Estádio do Arruda, pela primeira partida da grande decisão da Copa do Nordeste. A volta ficou para o estádio Amigão, em Campina Grande (PB), no domingo.

Com o resultado conquistado no minuto final, o Santa Cruz confirmou a força do Arruda. Após perder para o Bahia na estreia por 1 a 0, o time pernambucano não foi mais derrotado em casa. Venceu três e empatou dois jogos.

Para o jogo de volta, marcado para domingo, às 16h, no Amigão, em Campina Grande, o Santa Cruz precisa de um empate para ficar com a taça inédita da Copa do Nordeste. Já o Campinense conquista o bicampeonato se derrotar o adversário por 1 a 0 por ter marcado um gol fora de casa.

Por Estadão Conteúdo Foto: Antônio Melcop

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Delegação brasileira nos Jogos Olímpicos Rio-2016 pode obter até 450 vagas

Resultado de imagem para fotos dos jogos olimpicos

A 100 dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) conta com 428 vagas confirmadas. A delegação brasileira vai tomando forma e, pouco a pouco, os números ganham rostos. Nesta reta final, estima-se que o País chegue a até 450 postos. Atletismo, boxe, ciclismo mountain bike, golfe, lutas e tênis são as modalidades que podem incrementar a lista final.

A relação oficial do atletismo será definida apenas em julho, quando termina o prazo para a obtenção de índices olímpicos. Cada país pode inscrever até três atletas por prova, sendo que os esportistas classificados até agora podem ser superados pelos rivais que registrarem melhores marcas.

O COB trabalha no momento com 46 vagas para o atletismo. Uma boa oportunidade de aumentar o número de classificados será no Campeonato Ibero-Americano, disputado de 14 a 16 de maio, no estádio Engenhão. A disputa também será usada como evento-teste para os Jogos Olímpicos. A derradeira chance vem no Troféu Brasil, de 30 de junho a 3 de julho, em São Bernardo do Campo (SP).

O tênis só confirmará a quantidade e os nomes dos atletas após a definição do ranking internacional em 6 de junho. O Brasil terá ao menos duas vagas garantidas na chave de simples, uma no masculino e outra no feminino. A dupla formada por Bruno Soares e Marcelo Melo aguarda apenas a ratificação. Já a formação da dupla mista ainda é uma incógnita.

Em diversas modalidades, as vagas estão delimitadas e aguardam preenchimento. O ciclismo BMX encaixa-se neste perfil. Renato Rezende é o favorito para representar o País, no entanto uma fratura na clavícula sofrida em fevereiro ameaçou a sua chance. Depois de um tratamento intenso, o brasileiro está recuperado e busca bons resultados na etapa holandesa da Copa do Mundo e no Campeonato Mundial, na Colômbia. “Pode ter certeza que vou fazer a minha parte para chegar da melhor forma”, garantiu.

Nos esportes coletivos, o mistério toma conta das equipes. Na seleção masculina de vôlei, o técnico Bernardinho convocou um grupo de trabalho com 18 nomes e, para os Jogos do Rio, reduzirá a lista a 12 atletas.

William Arjona, melhor levantador das últimas cinco edições da Superliga, busca consolidar um lugar no time para disputar a sua primeira Olimpíada da carreira. O jogador do Cruzeiro tem a concorrência de Bruninho e Rapha. “A disputa é extremamente sadia, são excelentes levantadores com características diferentes. Cabe ao Bernardo escolher pelo levantador que possui as características que ele vá necessitar para os Jogos”, afirmou.

Mas William reconhece que vive dias de ansiedade. “A incerteza pode ajudar em alguns momentos, mas pode atrapalhar em outros. Ainda tem um grande caminho a ser percorrido”.

Entre as modalidades que já têm o futuro definido, a natação guardou a maior surpresa. O campeão olímpico Cesar Cielo ficou fora dos Jogos do Rio depois de ser desbancado por Bruno Fratus e Ítalo Manzine nos 50 metros livre no Troféu Maria Lenk, a segunda e última seletiva olímpica.

Ainda que a ausência de Cielo possa afetar a meta do COB de colocar o Brasil no Top 10, considerando o número total de medalhas, Adriana Behar, gerente-geral de planejamento esportivo fala em transparência. “O esporte é, de forma muito clara, meritocrático”.

Por Estadão Conteúdo

Potiguar de Mossoró anuncia acerto com ex-técnico do Bangu

emanoel sacramento, bangu (Foto: Emerson Pereira/FullPress)

O Potiguar de Mossoró confirmou Emanoel Sacramento como novo técnico da equipe para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Seu último clube foi o Bangu, na primeira divisão do Campeonato Carioca, onde permaneceu até o meio de março. Ainda sem saber quando inicia os trabalhos, Sacramento deve indicar alguns jogadores para a direção do Time Macho, na montagem do elenco para o Brasileirão.

- Sei da tradição do Potiguar e da imensa paixão que a torcida tem pelo clube. Sei da importância da torcida para os atletas e para todos do clube. Vamos honrar com muita dignidade e vamos com um forte desejo de conquistar os objetivos na Série D - falou o novo técnico.

Aos 47 anos, Emanoel Sacramento dirigiu o Gonçalense e Sampaio Corrêa na Segundona do Rio do ano passado. Também comandou o Duque de Caxias na Série D do Campeonato Brasileiro, mas acabou eliminado ainda na primeira fase da competição.

Fonte GE RN Foto: Emerson Pereira/FullPress

Gustavo Bastos não treina e preocupa ABC para primeiro jogo da decisão

Gustavo Bastos zagueiro do ABC (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)

O zagueiro Gustavo Bastos deve desfalcar o ABC no primeiro duelo contra o América-RN, no próximo domingo. O defensor sofreu uma lesão na coxa direita durante o jogo contra o Goianésia, na última quarta-feira, e está afastado dos treinamentos.

Na tarde desta segunda-feira 25, na reapresentação da equipe, Gustavo nem vestiu o uniforme e esteve no gramado do CT Alberi Ferreira de Matos apenas para conversar com o técnico Geninho. Em uma rede social, o zagueiro destacou "mais um dia de tratamento e reforço com os fisioterapeutas" do clube e espera ser liberado pelos médicos na quinta-feira.

Se Gustavo Bastos não puder jogar, Gabriel e Montanha são as opções para a zaga, além de Léo Fortunato, que foi liberado pelo departamento médico na última quinta-feira. O comandante alvinegro tem toda a semana para observar e definir como montar a defesa para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Potiguar.

Por GE Natal Foto: Diego Simonetti

América-RN pede arbitragem Fifa para primeiro jogo da final contra ABC

Coronel Ricardo Albuquerque, presidente da Comissão de Arbitragem da FNF (Foto: Jocaff Souza)

A arbitragem para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Potiguar, marcado para o dia 1º de maio, às 16h, na Arena das Dunas, será formada por um trio da Fifa. A definição dos profissionais acontece nesta quarta-feira, após sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Segundo o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem do Futebol (Ceaf) do Rio Grande do Norte, coronel Ricardo Albuquerque, a preferência é de que a arbitragem seja formada por integrantes de quadros da região Sul do país.

- Recebemos a solicitação do clube mandante deste jogo, no caso o América-RN, e encaminhamos o pedido ao quadro de arbitragem da CBF. O sorteio será realizado na próxima quarta-feira e todo o trio será da Fifa, conforme o pedido feito em documento. Indicamos que esses árbitros sejam da região Sul, como o gaúcho Anderson Daronco e o paranaense Héber Roberto Lopes, mas vamos esperar a realização dos sorteios estaduais para só depois, sabermos os participantes do sorteio nacional - explicou.

Com a confirmação da arbitragem externa ao Rio Grande do Norte, o América-RN prepara o bolso para os custos que terá com os profissionais. Para o árbitro principal, o valor pago será de R$ 3.675, enquanto os assistentes recebem 50%, ou seja, R$ 1.837,50. Além destes valores, o árbitro e os dois assistentes recebem mais R$ 500 em diárias e as passagens de ida e volta ao estado natal. O quarto árbitro da partida, que será integrante do quadro potiguar, receberá R$ 918,75, equivalente a 50% do valor pago aos assistentes. Com isso, as despesas com a arbitragem para o primeiro jogo ultrapassam a marca dos R$ 10 mil.

Por GE RN Foto: Jocaff Souza

Em semana de clássico, América-RN fecha treino e ganha reforço no time

América-RN - Thiago Potiguar, atacante (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

O América-RN iniciou a semana de preparação para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Potiguar com portões fechados para os torcedores. A decisão foi tomada em conjunto pela comissão técnica e diretoria, que tentam blindar os jogadores de qualquer tipo de pressão por conta da final. A novidade foi a liberação do departamento médico de Thiago Potiguar. Ele estava em tratamento desde o mês de março, quando enfrentou o ABC, em partida válida pela terceira rodada do returno do estadual. O atacante participou de um treino com bola, no campo do CT Abílio Medeiros, em Parnamirim.

Na última quinta-feira, o volante Tiago Dutra havia sido liberado para treinos com bola, mas sem choque com os companheiros. O jogador estava com uma luxação no ombro direito e passou quase um mês no departamento médico.

Fonte GE Natal Foto: Canindé Pereira/Divulgação

terça-feira, 26 de abril de 2016

Sedentarismo: uma pandemia mundial

Sedentarismo pode ser considerado uma nova pandemia mundial. Foto: Shutterstock.

Não praticar atividades físicas e ser um refém do sedentarismo já é considerado uma pandemia mundial, de acordo com a revista científica The Lancet. Segundo estudo, divulgado em abril deste ano pela mesma fonte, sobre a prática física em relação aos ambientes urbanos em 14 cidades do mundo, a inatividade física é uma pandemia global responsável por mais de cinco milhões de mortes por ano por meio do efeito de outras doenças.

De acordo com outra pesquisa, também divulgada pela revista científica, em 2012, a falta da prática física causa tantas mortes quanto o tabagismo. 5,3 milhões de mortes no mundo é o efeito causado pelo mau hábito que foi comparado ao tabagismo, pelo fato de também matar cerca de cinco milhões de pessoas todos os anos.

No Brasil, a pandemia é a causa de 8,2% dos casos de doenças cardíacas, 10,1% dos casos de diabetes tipo 2, 13,4% dos casos de câncer de mama e 14,6% dos casos de câncer de cólon. Casos esses que poderiam ser evitados se a população fosse fisicamente mais ativa.

Na opinião da personal trainer da Companhia Athletica Curitiba, Tauani Martins Kukla, o sedentarismo leva o nome de “doença do século”. “A vida sedentária é caracterizada pela ausência de atividade física, que pode causar regressão funcional desde a perda de flexibilidade articular, comprometimento dos órgãos, hipotrofia muscular e riscos de desenvolver doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol e infarto do miocárdio. É definida como a doença do século e está associada a comportamentos cotidianos decorrentes do conforto da vida moderna”.

Para ela muitos acabam optando pelo sedentarismo pela falta de tempo, comodismo, preguiça, deslocamento, estresse e o fato de não gostar do ambiente de uma academia ou atividades ao ar livre. O comprometimento excessivo com o trabalho e a família, também podem ser motivos pelos quais as pessoas continuam não praticando atividade física. “Já ouvi relatos de pessoas que não vão à academia devido à vergonha de seu próprio corpo”, conta a personal.

Outra questão que influencia e ajuda o sedentarismo são os maus hábitos alimentares. Segundo a nutricionista da Companhia Athletica Curitiba, Melissa Santos, uma série de pensamentos fazem com que as pessoas não tenham uma alimentação saudável no dia a dia. “A mudança de hábitos não é fácil; alguns alimentos viciam e nem sempre as pessoas estão preparadas para ficarem sem esses alimentos. Uma parcela da população pensa dessa maneira, outra, coloca a ‘culpa’ na rotina diária que é cada vez mais corrida, fazendo com que sejam ingeridos alimentos prontos, industrializados e de fast foods. Essas, não estão percebendo que estão adoecendo pela boca.”

Segundo Tauani existem três fatores primordiais para que se tenha uma vida saudável. São eles: a boa alimentação; a prática regular de exercícios físicos e evitar maus hábitos como tabagismo e alcoolismo. “Ter uma vida saudável é levar a vida de uma maneira leve e descontraída, priorizando os bons hábitos, e que só traz benefícios como: prevenção de doenças, redução do nível de estresse e ansiedade, melhora da qualidade do sono, controle do peso corporal, músculos e articulações saudáveis”. Ela ainda lembra que existem outras causas que precisam ser refletidas por aqueles que querem uma vida saudável. “Os relacionamentos familiares, o local onde se vive e se trabalha são fatores que interferem na qualidade da saúde de uma pessoa”. Para a nutricionista, confirma-se o fato de que uma boa alimentação reflete na vida saudável de uma pessoa. “Uma alimentação equilibrada previne uma série de doenças como diabetes, hipertensão, câncer, entre outras; ajuda no sistema imunológico, contribui para um bem estar geral, ajuda na disposição física, na qualidade do sono, na manutenção do peso e na qualidade e expectativa de uma vida melhor”.

Como primeiro passo, os profissionais da Companhia Athletica ressaltam que sair de uma vida sedentária significa adotar um novo estilo de vida. “É importante procurar um profissional especializado na área de educação física, para que possa orientá-lo quanto à prática de exercícios, de acordo com a sua aptidão física, limitações e ocorrências. Aliado aos exercícios regulares, uma alimentação balanceada com orientação especializada de uma nutricionista, irá potencializar os resultados.”