Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Mais de 700 atletas participam das Paralimpíadas Escolares em Natal

Mais de 700 atletas participam das Paralimpíadas Escolares em Natal

A competição é a maior do mundo entre atletas paralímpicos em idade escolar. Desde sua criação, as Paralimpíadas Escolares já foram a vitrine de grandes nomes do esporte paralímpico brasileiro, como Alan Fonteles, campeão paralímpico nos Jogos de Londres-2012, e medalhista nos mundiais de Lyon-2013 e Doha-2015; Lorena Spoladore, campeã mundial em Lyon e medalhista de prata em Doha no salto em distância; Leomon Moreno, medalhista de prata em Londres e campeão Mundial em Espoo (FIN), em 2014; e a nadadora Esthefanny Rodrigues, medalhista no Mundial de Glasgow-2015 e nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015.

Esta é a primeira vez que a competição será disputada em Natal. E por ser na região Nordeste, os estados do Norte e Nordeste dominam as delegações participantes da competição – 14 entre as 26 inscritas. As maiores campeãs gerais, no entanto, são da região Sudeste. São Paulo já venceu quatro vezes e Rio de Janeiro, três. No ano passado, contudo, Santa Catarina foi o estado vencedor e encerrou a hegemonia do eixo Rio-São Paulo.

Nesta edição, as Escolares ainda contarão com atividades fora das disputas por medalhas dos atletas. Nos três dias de provas, os presentes ainda poderão conhecer o parabadminton, modalidade que fará parte do programa dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020. Para isso, a organização montará uma quadra e contará com a presença da atleta Cintya Oliveira e da técnica Marta Cristina Lopes. As duas mostrarão equipamentos aos interessados e até farão demonstrações no Centro de Convenções da capital potiguar.

Antes do início das Escolares, ainda serão promovidos cursos para profissionais da cidade indicados pela prefeitura de Natal. Durante os dias 23 e 24 de novembro, especialistas nos temas serão os responsáveis por ministrar as aulas sobre Aspectos Básicos da Classificação Funcional e sobre Capatção de Recursos.

A abertura das Paralimpíadas Escolares 2015 será no dia 24, às 18h, no Centro de Convenções. As provas nas oito modalidades terão início na quarta-feira, 25, nos locais indicados abaixo. A competição se estende até a sexta-feira, 27.

Locais de provas das Paralimpíadas Escolares 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Avenida Senador Salgado Filho, 3000 – Lagoa Nova
Natal – RN
Modalidades: Atletismo e goalball

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES
Av. Coronel Estevam, 1055 – Alecrim, Natal – RN
Modalidade: Natação

AEROCLUBE DE NATAL
Av. Hermes da Fonseca, 1296 – Tirol, Natal – RN
Modalidades: Futebol de 7 e tênis em cadeira de rodas

CENTRO DE CONVENÇÕES
Av. Sen. Dinarte Medeiros Mariz, CEP.: 59.090-002 Natal – RN
Modalidades: Bocha, judô e tênis de mesa

Fonte Portal no Ar Foto Divulgação

Mulheres adotam prática do muay thai como alternativa para melhorar forma física

Thaysa Kamachy já pratica muay thai há mais de um ano e indica para as amigas – Foto Cedida

Com a chegada do fim de ano e início do veraneio muitas pessoas procuram academias em busca de melhorar a forma física. Embora a musculação e a ginástica sejam os caminhos mais tradicionais, a prática do muay thai tem sido uma das alternativas para quem busca melhorar o condicionamento físico, perder peso e aprender uma defesa pessoal. A arte marcial tem conquistado pessoas de várias idades, principalmente as mulheres.

Por ser uma atividade física que queima muitas calorias, o público feminino adotou a modalidade. Apesar da quantidade de homens praticando muay thai ainda ser maior, o número de mulheres tem crescido bastante. O professor Agenilton Gonçalves conta que 50% dos seus alunos são formados por mulheres. Ele lembra que quando começou a dar aulas o número de mulheres era bem pequeno.

“Antes a gente tinha de 15% a 20% de mulheres, hoje é meio a meio e em alguns horários até mais mulheres. Elas têm facilidade em aprender e conseguem ter bem mais flexibilidade do que os homens. Diria que a mulher leva vantagem na flexibilidade e o homem na resistência”, relata Agenilton.

A professora de inglês Thaysa Kamachy é uma das adeptas ao muay thai. Ela treina há mais de um ano e garante que o esporte lhe proporciona mais energia e disposição para o trabalho em sala de aula. O dinamismo dos treinos e os resultados rápidos no corpo são alguns dos benefícios. “Eu sempre indico a modalidade para as minhas amigas, algumas pessoas acham que é um esporte para homens, mas não é. Ambos os sexos podem praticar. Para quem quer queimar calorias e aprender uma defesa pessoal é uma maravilha”, comenta.

A bióloga Andreza Cardoso, iniciou o muay thai este ano e já percebe muitas melhorias no corpo e principalmente na auto-estima. Ela conta que começou a treinar para ganhar massa muscular, aumentar o condicionamento físico e perder algumas ‘gordurinhas’ localizada na barriga. “Além de manter o corpo em forma, a parte funcional de aquecimento ajuda você a conseguir tornear os músculos dos membros superiores e membros inferiores”, destaca.

Fidel Nunes – Especial para a Gazeta do Oeste Foto Cedida

Diretoria do América-RN anuncia volta de Tiago Dutra e mais dois reforços

Tiago Dutra - América-RN x Atlético-GO, na Arena das Dunas (Foto: Augusto Gomes)

Mais três reforços foram anunciados nesta segunda-feira 23, pela direção do América-RN. Os volantes Tiago Dutra e Bruno Renan e o lateral-direito Léo são os novos contratados pelo Mecão para o Campeonato Potiguar 2016.

Dutra é conhecido da torcida alvirrubra. Seu último clube foi o próprio América-RN, porém o jogador estava sem atuar desde o fim do Campeonato Potiguar deste ano, quando pediu dispensa para tratar de uma lesão e agora retorna ao Mecão. 

Promessa das categorias de base do Grêmio, Bruno Renan tem 24 anos, estava no Maringá-PR e atuou ainda pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Léo é o mais jovem dos três, tem 22 anos. Ele estava no Caxias há três temporadas. Além da lateral, ele também atua como volante.

Fonte Globo Esporte Natal Foto: Augusto Gomes

Palmeira-RN muda de ideia e fecha com outro técnico para Potiguar 2016

Marcos Danilo Ferrari, técnico do Palmeira-RN (Foto: Divulgação)

Após a anunciar que Marcos Manoel seria o responsável por comandar a equipe do Palmeira-RN no Campeonato Potiguar 2016, a diretoria do Verdão mudou de ideia e confirmou nesta segunda-feira a contratação do treinador Marcos Danilo Ferrari, de 42 anos, para conduzir o time no estadual. A informação foi confirmada ao Globo Esporte. pelo diretor de futebol do Palmeira-RN, Carlos Richard, que espera o novo treinador ainda essa semana para iniciar o planejamento para a competição.

Marcos Danilo Ferrari, 42 anos e já trabalhou pelo MS Saad, clube de São Caetano do Sul, em 2012. Depois, atuou em outros clubes do interior paulista. Em 2014, foi auxiliar técnico no Nacional-PR. Esse ano, foi contrato pelo Cambé para comandar a equipe na terceira divisão do Campeonato Paranaense.

- É um treinador versátil, que gosta muito de utilizar a base. Conhecemos o trabalho dele quando atuou coo auxiliar no Nacional-PR, durante o Campeonato Paranaense. Depois, assumiu o comando do Cambé e conquistou o acesso para a segunda divisão do Paraná. É uma aposta nossa que tem tudo para dar certo - disse Carlos Richard.

Por Jocaff Souza Natal Foto: Divulgação

Potiguar de Mossoró confirma mais duas contratações para disputa do Estadual

Radamés cobrou o pênalti que deu o título estadual em 2013 (Foto: Marcelo Diaz/ACDP)

Em busca do terceiro título do Campeonato Estadual, a diretoria do Potiguar de Mossoró segue reformulando o elenco e anunciou mais duas contratações para a temporada 2016. Um dos reforços é um velho conhecido da torcida. Trata-se do meia-atacante Willian Radamés (foto). O outro é o zagueiro Ramon Rafael.

Radamés, como é mais conhecido, tem história vitoriosa no Time Macho. O jogador de 24 anos cobrou o pênalti que deu o título do Estadual de 2013 ao clube mossoroense. Na ocasião, o adversário era o América. Ele vai se apresentar em dezembro.

Essa será a terceira passagem do atleta pela equipe. No início da pré-temporada deste ano, acertou com o Potiguar, mas uma ruptura completa dos ligamentos colaterais do joelho esquerdo afastou o atleta dos gramados por cerca de seis meses, em recuperação após fazer a cirurgia.

Além do Potiguar, Radamés tem passagens por Baraúnas, Juventus-AC, Remo-PA, Rio Branco-AC, Mirassol-SP e Rio Branco-SP.

O zagueiro Ramon chega pela primeira vez ao time. Ele tem 25 anos e já atuou por vários clubes como Americano-MA, Ferroviário-CE, Horizonte-CE, Serra Talhada-PE e Madureira-RJ. No Tricolor da capital cearense, o defensor trabalhou com o técnico do Time Macho, Bira Lopes.

A estreia do Potiguar no Estadual está prevista para acontecer no dia 27 de janeiro, contra o Corintians de Caicó, pela segunda rodada da competição. Inicialmente, a primeira partida do clube seria na rodada inaugural, mas com a desistência do Santa Cruz, os mossoroenses terão folga.

Fonte POrtal no Ar Foto: Marcelo Diaz/ACDP

Antes chamado de Vasco, Bola Murcha vence torneio amador no RN

Bola Murcha campeão são gonçalo (Foto: Wendell Jefferson)

Parece até gozação de torcida rival, mas a Associação Esportiva Bola Murcha virou um super time desde que adotou esse nome e tirou o de Vasco do clube. A mudança aconteceu quando a equipe foi fazer o registro para a disputa do campeonato de futebol municipal de São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. Em cinco anos, desde a mudança do nome, o clube chegou a quatro finais da competição e venceu duas delas. A última foi neste fim de semana, quando o Bola Murcha bateu o Esperança pelo placar de 2 a 0, com gols de Rodriguinho e Everton (contra).

- O nome era Vasco Bola Murcha, aí a gente tirou o Vasco, que era uma ideia que a gente já tinha e foi bem aceito pela comunidade. O pessoal adotou o time e a gente se mantém com a ajuda do pessoal daqui - disse o presidente do clube Alex Barbosa da Silva ao Globo Esporte, ainda em meio à comemoração pelo título.

O time do bairro de Novo São Gonçalo, na região central da cidade, tem como estrela de seu elenco o goleiro Messi, que já disputou o Campeonato Potiguar por Palmeira-RN e Globo FC. Na Águia de Ceará-Mirim, Messi também disputou a Série D do Campeonato Brasileiro.

- Foi um tiro certo que demos. Uma boa equipe começa por um bom goleiro e pode ter certeza que Messi foi o nosso diferencial durante todo esse campeonato - afirmou Alex.

A competição começou no mês de maio e terminou no último sábado. Como campeão, o Bola Murcha recebeu a premiação de R$ 14 mil. O vice-campeão, que contava com jogadores rodados pelo futebol profissional do Rio Grande do Norte como o ex-lateral do ABC Marciano, os zagueiros Alexandre e Geilson, o volante Jonathan, os meias Márcio e Wlademir, os atacantes Tiago Potiguar e Paulinho Macaíba, ficou com R$ 7 mil. As premiações e os custos com taxas de arbitragem e transporte das equipes são pagos pela prefeitura do município.

Fonte GE RN Foto: Wendell Jefferson

ABC se despede da Série B do Brasileiro contra o Boa Esporte fora de casa

Partida marca a despedida das duas equipes da Série B (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)

Sem pretensões na Série B do Campeonato Brasileiro e com o rebaixamento confirmado, o ABC entra em campo na noite desta terça-feira (24) para se despedir da competição. O adversário é o Boa Esporte-MG, que vive a mesma situação. A partida será no estádio do Melão, em Varginha, às 19h30.

Com 32 pontos e na 18ª colocação, o Alvinegro poderá ter em campo um time bem diferente do que atuou nas últimas partidas. Para o confronto, o técnico Sérgio China convocou 11 atletas das categorias de base da equipe.

Além das novidades, o comandante não terá à disposição os zagueiros Adriano Alves e Luizão, o volante Rafael Miranda e o atacante Romarinho, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

Assim, o ABC pode entrar em campo com: Saulo, Reginaldo, Marlon, Jerfeson e Ednei; Fábio Bahia, Jardel, Erivelton e Chiclete; Pingo e Rafael Silva.

No primeiro turno, o time potiguar foi derrotado por 1 a 0, no estádio Frasqueirão. O resultado culminou com a demissão do técnico Toninho Cecílio do comando técnico da equipe. Na ocasião, o confronto foi realizado com portões fechados, devido a uma punição imposta pelo STJD.

Boa Esporte
Com 28 pontos, na 19ª colocação, o Boa Esporte-MG também já está rebaixado. A equipe vem de uma vitória por 3 a 0 sobre o Bahia e um empate diante do Macaé, depois de 16 jogos sem vencer.

Para o duelo, o técnico Cesinha tem apenas um desfalque certo. O lateral Wendel está suspenso e não enfrenta o ABC. Outra possível baixa é o Sheslon, que seria o substituto no time titular.

Fonte Portal no Ar Foto: Wellington Rocha