Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Potiguar projeta três medalhas no Mundial Paralímpico de Atletismo

Thalita Vitória atletismo (Foto: Divulgação/CPB)

Depois de conquistar três medalhas de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, Thalita Vitória se prepara para mais um grande desafio na carreira. Ao lado do técnico e guia Felipe Veloso da Silva, a atleta potiguar vai competir por um lugar no pódio no Mundial Paralímpico de Atletismo, que acontece entre os dias 21 e 31 de outubro. Thalita está entre os 39 atletas (e mais 14 atletas-guia) que vão representar o Brasil na competição que será realizada em Doha, no Catar. 

- O Parapan foi uma experiência única. Umas das medalhas que ganhei, no salto em distância, foi com a minha melhor marca na prova. No Mundial eu espero mais umas duas ou três medalhas de prata ou quem sabe uma de ouro, né? - disse, animada, Thalita, que foi a única potiguar a ser convocada.

A atleta vai competir na categoria T11 junto com o guia Felipe Veloso. Nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, a dupla conquistou três medalhas de prata nas provas dos 200m, 400m e salto em distância. Segundo o atleta-guia, o condicionamento físico não será problema para Thalita no Mundial.

- Estamos a três semanas da viagem para o Mundial e estamos em forma porque além do Parapan, competimos este mês na segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa. Estamos fazendo apenas uns ajustes, lapidando um pouquinho, antes de viajar - afirmou.

De acordo com Veloso, as provas a serem disputadas por Thalita Vitória no Catar ainda não estão definidas, mas provavelmente serão as mesmas do Parapan de Toronto.

Esta será a quinta edição do Mundial Paralímpico de Atletismo organizada pelo Comitê Paralímpico Internacional. A última ocorreu em Lyon, na França, em 2013. Na ocasião, o Brasil conquistou 40 medalhas, sendo 16 de ouro, 10 de prata e 14 de bronze, o que rendeu ao país a terceira posição no quadro geral de medalhas do evento.

Fonte GE RN Foto: Divulgação/CPB

FNF define arbitragem para final da 2ª divisão do Campeonato Potiguar

Árbitro Lenilson de Lima é escoltado pela polícia (Foto: Wilson Moreno/Gazeta do Oeste)

O árbitro Lenilson de Lima será o responsável para comandar a decisão da segunda divisão do Campeonato Potiguar entre Assu e Santa Cruz de Natal, neste sábado, no Estádio Edgarzão, às 17h. A escolha ocorreu por sorteio nesta quinta-feira, na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF).

Além de Lenilson de Lima, o trio de arbitragem terá como assistentes Ruan Neres Souza de Queirós e George Ítalo Antas Nogueira. O quarto árbitro será Leandro de Sales Barchz.

Invicto, o Assu é o primeiro colocado na competição com 13 pontos. O Santa Cruz de Natal vem em seguida, com 10 pontos, e um saldo de apenas dois gols. Para ficar com o título e a vaga para a primeira divisão do próximo ano, o Camaleão do Vale joga por empate e ainda pode perder por 2 a 0, já que tem um saldo de sete gols. Já a equipe de Natal precisa vencer, por pelo menos, 3 a 0 para conseguir empatar no número de vitórias e superar o adversário no saldo de gols, que é o segundo critério de desempate no Regulamento da campeonato.

Para a outra partida apenas para cumprimento de tabela entre Mossoró e Atlético Potengi, marcada para esta quinta-feira, às 16h, no Estádio Nogueirão, o árbitro será Valdick Leão de Oliveira, tendo como assistentes, Alex Batista da Silva e Belchior Ferreira de M. Neto. O quarto árbitro será Claudenildo Ribeiro de Araújo.

Fonte GE RN Foto: Wilson Moreno/Gazeta do Oeste

Volante do ABC diz que pode ajudar a superar ex-técnico: "Sabemos o estilo"

Rafael Miranda - volante do ABC (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)

A última vitória do ABC aconteceu no dia 7 de julho, quando o time venceu o Atlético-GO, em Goiânia, pela 11ª rodada na Série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o treinador era Gilmar Dal Pozzo, que hoje comanda o Náutico, adversário do Alvinegro no próximo sábado. Na ocasião, o gol da vitória saiu dos pés de Edno, após uma bela assistência de Rafael Miranda. Os dois seguem na equipe. Às vésperas do reencontro com o ex-técnico, Miranda lembra da boa experiência que teve com Dal Pozzo no ABC e espera que a sorte esteja do lado alvinegro mais uma vez.

- (Dal Pozzo) É um treinador que me surpreendeu positivamente. Fizemos bons jogos com ele, mas agora a realidade é outra, ele está do outro lado. Sabemos o seu estilo de trabalhar e vamos tentar aproveitar alguma coisa que a gente conheça da forma como ele trabalha. Espero que a sorte esteja mais do nosso lado. Torço para ele depois do nosso jogo, mas sábado, que o ABC se dê melhor - disse.

Do time que venceu aquele jogo no Serra Dourada, mais da metade dos jogadores permanece na equipe titular comandada por Hélio dos Anjos - que não vence há oito partidas, desde quando assumiu o ABC. Pelo conhecimento que tem da metodologia de trabalho do técnico do Timbu, Miranda acredita que os jogadores que seguem no elenco podem ajudar o atual treinador alvinegro a montar uma estratégia para superar o Náutico de Gilmar Dal Pozzo.

- Ele (Dal Pozzo) conhece algumas características nossas e talvez ele aproveite isso de certa forma. A gente sabe que ele é um treinador que gosta que seus times joguem com bastante intensidade, que mantenham uma organização. E cabe a gente tentar passar isso para a comissão técnica, para o Hélio (dos Anjos), para que eles tentem surpreender o Gilmar - contou.

Fonte GE RN Foto: Augusto Gomes

Cascata lamenta dependência de outro resultado: "Faltou competência"

Cascata - meia do América-RN (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)

Fazer o dever de casa ou secar o adversário? Para o América-RN, os dois fatores precisarão acontecer neste domingo para que a classificação às quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro seja alcançada. Os jogadores tentam manter o foco na última partida da primeira fase da competição, contra o Botafogo-PB, na Arena das Dunas, apesar do clima pesado após a derrota para o Confiança, na última segunda-feira. De acordo com Cascata, a meta do clube desde o início do ano é buscar o retorno para a Segundona, mesmo após a conquista do Campeonato Potiguar. 

Na primeira fase, o América-RN teve rendimentos distintos atuando como mandante e como visitante. Em casa, a equipe conseguiu, até agora, seis vitórias e dois empates. Longe de Natal, o desempenho é muito ruim, com cinco derrotas, três empates e apenas uma vitória. Cascata afirmou que o Mecão foi incompetente fora de casa e que as críticas precisam ser dadas para todo o grupo. Mesmo assim, se assegurou no ditado que diz que "a esperança é a última que morre" e espera sair de campo com a classificação.

- Sorte ou azar não é bem a questão agora, mas a competência. Nós fomos incompetentes no momento da competição e, por causa disso, nós precisamos ser mais competentes e torcer pelo resultado que estamos precisando. Faltou competência não só de nós jogadores, mas de todos. Não tem só esse negócio de quando ganha, ganha todo mundo. Quando perde, perde todo mundo também. Com certeza, nós vamos lutar bastante domingo, a esperança é última que morre e a minha está vivíssima. Eu acredito que temos condições de classificar e vamos em busca disso - comentou.

Para o meia, o elenco não pode se abater no momento mais difícil do campeonato e torce para que o duelo entre Salgueiro e Confiança, no Estádio Cornélio de Barros, possa ter um resultado favorável ao Alvirrubro.

- Chegamos numa situação que o grupo não queria. Desde janeiro, estamos pensando no principal objetivo que era a classificação e, consequentemente, o acesso à Série B. Mas temos a consciência que não dependemos mais só da gente. Dependemos de outros resultados, mas temos que fazer a nossa parte. Não vai adiantar nada se acontecer o resultado que o nosso time espera (a derrota do Confiança) e não fizermos o nosso trabalho dentro de casa. Então, vamos fazer o nosso dever e esperar o que vai acontecer no outro jogo (Salgueiro x Confiança) - analisou.

Fonte GE RN Foto: Carlos Cruz