Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Brasil segue em quinto lugar e Alemanha mantém ponta do ranking da Fifa

Brasil segue em quinto lugar (Foto: Bruno Domingos/Mowa Press)

A seleção brasileira permanece na quinta colocação no ranking da Fifa, que teve a sua atualização mensal apresentada nesta quinta-feira (7). E como praticamente não foram disputados jogos nesse período – apenas os resultados de três duelos acabaram sendo contabilizados pela entidade máxima do futebol – a lista não teve mudanças nas 17 primeiras posições.

Assim, a Alemanha, a atual campeã mundial, continua na liderança do ranking da Fifa, com 1.687 pontos, logo à frente da Argentina vice na Copa de 2014, com 1.494. A Bélgica é a terceira colocada com 1.457, enquanto a Colômbia está na quarta posição com 1.412 pontos.

Tendo vencido todos os jogos desde o retorno de Dunga ao comando da equipe após a Copa de 2014, o Brasil permanece em quinto lugar, com 1.372 pontos. E o Top 10 da lista é completado, em ordem, por Holanda, Portugal, Uruguai, Suíça e Espanha.

A primeira movimentação na lista se deu pela saída do México do Top 20. A equipe perdeu quatro posições, despencando do 18º para o 22º lugar, sendo ultrapassada por República Checa (18º), Eslováquia (19º), Argélia (20º) e País de Gales (21º).

A próxima atualização do ranking da Fifa está agendada para 4 de junho, às vésperas dos amistosos de preparação do Brasil para a Copa América. A equipe dirigida por Dunga vai encarar o México (22º), no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 7, e Honduras (76º), no dia 10, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Na fase de grupos da Copa América, que será realizada no Chile, o Brasil terá pela frente o Peru (63º), no dia 14, a Colômbia (4º), no dia 17, e a Venezuela (69º), no dia 21.

Confira a classificação atualizada do ranking da Fifa:
1) Alemanha, 1.687 pontos
2) Argentina, 1.494
3) Bélgica, 1.457
4) Colômbia, 1.412
5) Brasil, 1.372
6) Holanda, 1.301
7) Portugal, 1.221
8) Uruguai, 1.176
9) Suíça, 1.135
10) Espanha, 1.132
11) França, 1.127
12) Romênia, 1.086
13) Itália, 1.085
14) Inglaterra, 1.030
15) Costa Rica, 1.014
16) Chile, 991
17) Croácia, 977
18) República Checa, 923
19) Eslováquia, 920
20) Argélia, 917

Por Estadão Conteúdo Foto: Bruno Domingos

Abertura dos Jerninhos será sábado; 1.400 atletas participam de evento

Abertura dos Jerninhos - 2013 (Foto: Divulgação/SEEC)

A edição 2015 dos Jerninhos tem solenidade de abertura confirmada para sábado, às 9h, no ginásio do DED, em Natal. Este ano, a competição vai reunir 1.400 alunos de 78 escolas, e terá 15 modalidades em disputa.

Os Jogos Escolares do Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte são divididos em duas categorias. A categoria I envolve alunos de 7 e 8 anos e não há disputa por medalha. Todos os alunos participantes recebem premiação. Na categoria II, para alunos de 9 e 10 anos, há competições, com premiação para os primeiros colocados.

As modalidades em disputa são: futsal, futebol, basquete, handebol, voleibol, atletismo, badminton, ginástica artística, judô, karatê, tênis de mesa, taekwondô, xadrez, capoeira e natação.

Na solenidade de abertura, além da cerimônia formal, hino, juramento e corrida do fogo, haverá apresentações de palhaços e distribuição de picolé, pipoca e algodão doce para as crianças.

Fonte GE RN Foto: Divulgação/SEEC

Potiguares representarão o Brasil no Mundial de Judô para cegos

Atletas do RN integram seleção brasileira de Judô para cegos (Foto: Divulgação)

Os paratletas filiados à Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte (FJERN), Halyson Bôto, Abner Oliveira e Arthur Silva embarcaram para a Coreia do Sul, junto com a delegação brasileira de judô paralímpico para a disputa dos Jogos Mundiais da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos).

Aliando experiência e juventude, o Brasil espera superar o número de medalhas conquistadas na última edição da competição. No último Mundial, na Turquia, em 2011, a seleção canarinho voltou para casa com o ouro de Daniele Silva, a prata de Lúcia Araújo e os bronzes de Antônio Tenório e Giovana Pilla.

Para este ano, Tenório e Lúcia podem repetir a dose e subir no pódio mais uma vez. “Os Jogos Mundiais acontecem a cada quatro anos e contarão com a participação dos principais atletas paralímpicos do mundo, com certeza uma grande parcela dos que estarão disputando as Paralimpíadas do Rio-2016″, explica Tibério Maribondo, presidente da FJERN.

Além dos judocas renomados e com grandes resultados, a comissão técnica aposta também nos novos talentos que surgiram nos últimos anos. Nomes como o dos potiguares Abner Nascimento Oliveira (-73kg), Arthur Silva (-90kg) e Halyson Bôto (-66kg) surgem como novas esperanças para o Brasil atingir os resultados esperados.

Fonte Portal no Ar Foto: Divulgação

Daniel Costa e mais três devem deixar o América-RN antes da estreia na Série C

Daniel Costa e mais três devem deixar o América antes da estreia na Série C

O América entrou no processo de ajustes para o início da disputa da Série C do Campeonato Brasileiro a partir do dia 17. Antes do confronto diante do Águia de Marabá-PA, o clube deverá perder ao menos cinco jogadores, dentre eles, o meia Daniel Costa.

A saída do meiocampista rubro, titular durante boa parte da campanha americana na Copa do Nordeste e na conquista do bicampeonato estadual, se deve ao custo do salário considerado alto pela diretoria do clube.Em condição semelhante, o meia-atacante Junior Timbó já havia sido liberado no início da semana.

De acordo com o diretor de futebol, Eliel Tavares, a questão financeira aparece como única motivação para a saída do atleta. “Daniel Costa vai deixar o clube, não há muito o que fazer neste caso. É um jogador de alto custo para o América e que neste momento, infelizmente não temos condições de arcar”, afirmou o dirigente que não confirmou se o atleta teria proposta de outras equipes.

Mas o processo de dispensas no time rubro não acontecerá apenas para reduzir gastos, mas também para liberar atletas que vinham sendo pouco aproveitados no elenco. São os casos do lateral Julinho, alvo de muitas críticas logo após a sua estreia no time rubro, além do goleiro Léo goleiro e do centroavante Alfredo.

O trio entrará em fase de negociação com a equipe americana a expectativa é de que o desfecho ocorra de maneira rápida. A ansiedade da diretoria rubra, entretanto está voltada para a renovação com o centroavante Max.

Um dos artilheiros na temporada até aqui, o atacante teria recebido propostas de outros clubes e está negociando sua permanência no clube. Segundo Eliel, o atleta teria inclusive sinalizado sua intenção em seguir defendendo a equipe nesta temporada.

“Estamos tentando renovar com ele, pois tem a identificação com o América, o América se identifica com ele. O mais provável é que ele fique, afirmou o diretor de futebol alvirrubro.

Contratações
Quanto às contratações, o clube segue em compasso de espera. Após uma conversa com a comissão técnica, urgências serão avaliadas e caso sejam identificadas, poderão chegar reforços antes da estreia contra o time paraense. Do contrário, o elenco será avaliado nas primeiras rodadas antes de novos ajustes.

“Tudo no América hoje tem que ponderar. Em princípio, (as contratações) só vão oc0rrer depois da estreia, tem que ponderar. Vamos sentar com a comissão, ver onde é mais urgente, se precisar, vamos trazer, senão, iremos ponderar. O time é campeão do centenário, bicamepoeão estadual, então eu como diretor estou animadíssimo”, finalizou.

Por Bruno Araújo

Zagueiro será novidade no ABC para estreia contra o Oeste-SP na Série B

Zagueiro Maurício é a grande novidade na equipe abecedista (Foto: Divulgação/ABCFC)

O ABC está pronto para sua estreia na Série B do Campeonato Brasileiro contra o Oeste-SP, no estádio Frasqueirão, a partir das 19h30. O atacante Fabinho Alves foi liberado e deve retornar ao ataque titular da equipe abecedista pela partida da Segundona da competição nacional.

O técnico Josué Teixeira teve na tarde desta quinta-feira (07) a confirmação de que poderá contar com o atacante titular. Assim, o meia-atacante Chiclete voltou para o time reserva e a dupla ofensiva voltou a ser formada por Fabinho Alves e Kayke.

Na defesa, sem poder contar o zagueiro Leandro Amaro, entregue ao departamento médico, o defensor recém-contratado Maurício foi promovido ao time principal e se junta ao defensor Suéliton.

No meio de campo, Teixeira também vai promover uma alteração. O volante Rafael Miranda também foi vetado pelo DM e não vai a campo. Assim, Michel volta ao time principal. O comandamente abecedista poderá fazer outras mudanças no time, mas não há confirmação.

O técnico espera a regularização do meia Ronaldo Mendes. Caso o jogador fique à disposição, há uma chance de o atleta ganhar a vaga no time. Erivélton e Wellington Bruno ficariam com a posição em risco.

O provável time abecedista para encarar o Oeste-SP é o seguinte: Saulo; Reginaldo, Mauricio, Suélinton e Lima; Fábio Bahia, Michel, Erivélton e Wellington Bruno; Fabinho Alves e Kayke.

Fonte GE RN Foto: Divulgação/ABCFC