Páginas

terça-feira, 3 de março de 2015

Natal entra na briga para receber Jogos Escolares da Juventude

Edgar Hubner, Robinson Faria e George Câmara (Foto: Divulgação)

Natal pode receber a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, para atletas de 12 a 14 anos, em setembro deste ano. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira pelo gerente-geral da Juventude e Infraestrutura do COB, Edgar Hubner, em reunião com o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. O secretário de Estado do Esporte e Lazer, George Câmara, também participou do encontro. 

Durante a apresentação, Hubner lembrou que os Jogos Escolares da Juventude já foram realizados em Natal em 2013. Para ter o evento mais uma vez, o Governo do Estado teria de entrar com alguns encargos financeiros. A competição deve reunir 4 mil atletas em 13 modalidades esportivas. A disputa pode trazer até 20 mil pessoas à capital potiguar, incluindo pais, treinadores e equipe técnica do COB, o que significaria uma expressiva ocupação da rede hoteleira.

- É nosso desejo sediar os Jogos Escolares da Juventude. Mas precisaremos fazer uma reunião interna para avaliarmos a questão financeira - afirmou o governador, que pediu um prazo de até 10 dias para dar uma resposta definitiva ao gerente-geral da Juventude e Infraestrutura do COB.

Em uma rede social, Edgar Hubner admitiu que Porto Alegre e Fortaleza também estão na disputa para sediar o evento, que está marcado para o período de 4 a 15 de setembro.

- Estamos vendo toda as possibilidades para sediarmos o evento. Uma boa notícia é que, frente às dificuldades financeiras de vários estados e também o fato de ser início de governo em grande parte do Brasil, o COB tem se disposto a arcar com mais despesas no evento deste ano. Sendo assim, estamos confiantes de que conseguiremos negociar e reduzir custos para o Estado - disse o secretário George Câmara. 

Fonte GE Natal Foto: Divulgação

Troca-troca! Dois deixam clubes e Estadual do RN registra ‘queda’ de um técnico por rodada

Higor César, técnico do Globo FC, não gostou do resultado no Barretão (Foto: Fabiano de Oliveira)

Seis rodadas foram disputadas no primeiro turno do Campeonato Estadual, muitos gols comemorado, vitórias celebradas, derrotas lamentadas, e neste caso, claro, técnicos demitidos. A média, inclusive, é surpreendente mesmo diante do início recente da competição com um técnico “entregando o boné” a cada rodada.

O mais recente a deixar o comando foi o técnico Paulo Moroni. O treinador teria recebido uma proposta “irrecusável” do Piauí e anunciou sua saído do clube mossoroense menos de 24 horas depois de comandar o time que venceu o clássico contra o Baraúnas por 2 a 1, no estádio Nogueirão, no domingo (01). O novo comandante ainda não foi contratado.

Poucas horas antes, foi Higor César a vítima da “dança das cadeiras” promovida pelo Campeonato Potiguar. O treinador foi demitido após a derrota do Santa Cruza para o Alecrim. Wassil Mendes, ex-Potiguar, é cotado para fechar com o clubes.

O próprio Wassil já havia cumprido sua “cota de demissão” no campeonato ao deixar o Potiguar de Mossoró. Após a saída dele do clube mossoroense, Edson Porto assumiu a função, mas sem conseguir grandes resultados. O comandante, inclusive, começa a despertar a desconfiança da diretoria devido a modesta sétima colocação.

Das 10 equipes que disputam a competição, América, Globo, Alecrim e ABC – respectivamente os quatro primeiros colocados – e o lanterna Força e Luz ainda não trocaram de treinador.

A equipe que mais promoveu a mudança no comando foi o Palmeira de Goianinha. O time da região Agreste iniciou a disputa com Roderlei Pachani, teve Rodrigo Alexandre no comando e conta neste momento com o então auxiliar técnico Renato César à frente da equipe.

Confira o ranking do troca-troca de técnicos:
Palmeira: Roderlei Pachani, Rodrigo Alexandre e Renato César;
Potiguar – Wassil Mendes, Edson Porto;
Baraúnas – Paulo Moroni, ?;
Corintians – Rogério Oliveira, Pedrinho Albuquerque;
Santa Cruz: Higor César, ?;
ABC – Roberto Fonseca;
América – Roberto Fernandes;
Alecrim – Anthony Santoro;
Globo – Leandro Sena;
Força e Luz: Ivanildo de Freitas.

Por Bruno Araújo Foto: Fabiano de Oliveira

Série A começará dia 9 de maio com clássicos nacionais

Reunião na CBF, hoje, divulgou tabela básica do Brasileirão 2015 (Divulgação/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou, nesta segunda (2), a tabela básica do Campeonato Brasileiro da Série A 2015. A entidade informa que, posteriormente, no prazo exigido pelo Estatuto de Defesa do Torcedor, disponibilizará os documentos técnicos da competição e o desdobramento da tabela e distribuição dos jogos.

A primeira rodada, que será disputada dias 9 e 10 de maio, no sábado e domingo, prevê clássicos do futebol nacional, como São Paulo x Flamengo, Palmeiras x Atlético Mineiro e Cruzeiro x Corinthians.

Também se enfrentarão na primeira rodada Fluminense x Joinville, Vasco x Goiás, Grêmio x Ponte Preta, Avaí x Santos, Atlético Paranaense x Internacional, Sport x Figueirense e Chapecoense x Coritiba.

Acesse o link da tabela básica do Brasileirão 2015

Fonte CBF

América-RN tem dois desfalques confirmados para jogo contra Vitória

Cascata - meia do América-RN (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

O técnico do América-RN, Roberto Fernandes, tem dois problemas para solucionar para o duelo contra o Vitória, pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Maguinho e Cascata são desfalques confirmados, e o comandante alvirrubro vai precisar mexer na equipe mais uma vez. O jogo está marcado para quarta-feira, às 22h, na Arena das Dunas, em Natal.

Maguinho foi expulso no primeiro confronto contra o time baiano, em Salvador, e cumpre suspensão automática. Já Cascata sofreu lesão na coxa esquerda no clássico contra o ABC, no último domingo. O camisa 10 do Mecão será submetido a uma ressonância magnética ainda nesta segunda-feira para saber a gravidade da lesão.

Sem Maguinho, que tem atuado como volante e lateral-esquerdo, Roberto Fernandes pode ser obrigado a escalar o ala Magalhães, preterido no clássico de domingo. Quanto ao substituto de Cascata, o técnico rubro tem Emerson e Gilmar se optar por uma formação mais ofensiva. A definição da equipe só acontecerá nesta terça-feira, no período da tarde, quando haverá o último trabalho tático antes da partida.

Fonte GE RN Foto: Canindé Pereira

Musa da arbitragem será auxiliar em jogo do América-RN na Arena das Dunas

Fernanda Colombo será atração especial no jogo da Copa do Nordeste (Foto: Divulgação)

A partida entre a América e Vitória-BA, pela quarta rodada do grupo A da Copa do Nordeste, terá um charme e uma atração especial. Além da expectativa de um bom jogo dentro de campo, o trio de árbitro trará a auxiliar catarinense, Fernanda Colombo.

O confronto acontece na próxima quarta-feira (04), na Arena das Dunas, e vale a liderança do grupo na competição regional. A bandeira, antes da Federação Catarinense de Futebol (FCF), passou a integrar no início deste ano o quadro de arbitragem pernambucano.

Fernanda é aspirante Fifa profissional e chamou atenção da mídia nacional após ser elogiada por Muricy Ramalho, técnico do São Paulo. Ela se envolveu, inclusive em uma polêmica no jogo, seguinte após falhar em um Atlético-MG x Cruzeiro, pela Série A do Brasileiro do ano passado.

A auxiliar foi ofendida pelo diretor de futebol do Cruzeiro, que a mandou posar para a revista Playboy em vez de apitar.

O Atlético-MG venceu o clássico, e a Raposa só não chegou ao empate porque Fernanda sinalizou impedimento em um lance onde não havia irregularidade. O dirigente do Cruzeiro foi punido, e Fernanda teve de passar por um curso de reciclagem.

Fernanda desembarca em Natal como assistente número 1 do confronto entre potiguares e baianos. O árbitro central da partida será o cearense Francisco de Assis Almeida Filho que terá como segundo auxilar, o conterrâneo Arnaldo Rodrigues de Souza.

Fonte Portal no Ar Foto: Divulgação

ABC e Alecrim estreiam na Copa do Brasil na próxima quarta; América-RN e Globo só em abril


A Copa do Brasil teve início na quarta-feira (25) para algumas equipes, mas os representantes potiguares só iniciam suas respectivas participações na disputa do torneio nacional a partir da próxima semana. Será, inclusive, uma presença recorde com quatro clubes do estado disputando a competição. ABC e Alecrim serão os primeiros, enquanto América e Globo fazem o ‘clássico’ local no mês de abril.

O ABC entra em campo na próxima quarta-feira (04), para encarar o Boavista-RJ, às 16 horas, no estádio Eucy Resende, em Saquarema, no Rio de Janeiro. O Boavista, inclusive, foi o adversário de estreia do rival América na edição passada do torneio. Será a terceira participação do clube carioca na Copa.

Os abecedistas podem se valer do regulamento da competição e, com uma vitória por dois gols de diferença na casa do adversário, garantir a classificação apenas em uma partida, já que a vantagem conquistada eliminaria o jogo de volta, em Natal.

Sem precisar sair do estado para fazer a primeira partida, o Alecrim pega o Tupi-MG no estádio Nazarenão, em Goianinha, às 20h30. A estreia alecrinense, inclusive, já deveria ter acontecido, mas o jogo marcado para 25 deste mês teve que sofrer alteração em função da tabela do Campeonato Potiguar.

A estreia dos dois outros potiguares na competição será com um confronto direto. América e Globo terão seu primeiro encontro na história da Copa do Brasil no dia 01 de abril, no estádio Barretão, em Ceará-Mirim. O Globo fará sua primeira participação na história da competição, enquanto o América vem de uma campanha histórica na temporada passada chegando às quartas de final da disputa.Para o jogo, o América é quem leva vantagem. Além de jogar as duas partidas no estado, ainda poderá eliminar o duelo de volta caso conquiste um resultado com dois gols de diferença sobre a Águia de Ceará-Mirim. O fato de as duas equipes serem do Rio Grande do Norte não tem influência na vantagem da classificação direta pela diferença de gols.

Copa do Brasil
Na primeira fase, serão 40 partidas de ida. Caso o visitante vença por dois ou mais gols de diferença eliminará o confronto de volta. Os confrontos de ida serão realizados de 25 de fevereiro a 2 de abril, e as partidas de volta, as que ocorrerem, serão disputadas até 16 de abril.

Os clubes que disputam a Copa Libertadores – Atlético Mineiro, atual campeão da competição, Cruzeiro, campeão da Série A 2014, São Paulo, segundo colocado da Série A 2014, Internacional, terceiro colocado da Série A 2014, Corinthians, quarto colocado da Série A 2014, e o Fluminense, quinto lugar da Série A 2014 – entrarão na Copa do Brasil 2015 já nas oitavas de final.

Cruzeiro e Grêmio são os clubes que mais conquistaram o título da Copa do Brasil: quatro vezes cada. Flamengo e Corinthians têm três títulos cada. Romário é o maior artilheiro da competição, com 36 gols em 45 jogos. Mas este número pode ser batido esse ano por Fred, que vem em segundo lugar, com 31 gols em 32 partidas.

Por Bruno Araújo Foto Jarbas Fonsêca