Restando apenas três rodadas para o encerramento da Série B do Campeonato Brasileiro, a competição nacional chegou ao seu momento decisivo e de confrontos em que só a vitória interessa. Na fuga contra o rebaixamento, América e ABC traçam os objetivos de olho em quatro adversários diretos: Icasa-CE, Oeste-SP e Bragantino-SP.
No caso do América, a vitória por 2 a 0 sobre o Icasa-CE deixou o clube com 39 pontos e na 17º posição, superando o próprio time cearense na tabela de classificação. Agora são três pontos atrás do Oeste, primeira equipe fora do Z4. Para atingir os 45, possível pontuação necessária para escapar do descenso, segundo matemáticos, será necessário vencer dois dos três compromissos restantes. Ponte Preta (fora), Náutico (casa) e Paraná (fora) serão os jogos do Mecão.
Para o ABC, a situação voltou a ficar alarmante com o empate sem gols no início da semana com a Portuguesa. São apenas três pontos de vantagem sobre o rival potiguar, primeiro dentro da zona. Com 42 pontos e na 14ª posição, o Alvinegro ainda precisa somar pontos em sua sequência final. Os embates serão Ceará (casa), Vila Nova (fora) e Bragantino (casa).
Agora como o mais ameaçado do grupo, o Icasa caiu para a 18ª colocação e permaneceu com os mesmos 39 pontos do América, levando desvantagem nos critérios de desempates. Dessa forma, o Verdão do Cariri precisa vencer dois compromissos e pelo menos empatar no encerramento, chegando assim aos 46. A sequência será Paraná (casa), Vasco (F) e Boa Esporte (C).
Já o Oeste venceu na rodada o Vila Nova por 1 a 0 e conseguiu manter a distância de três pontos da zona de rebaixamento. Por ter desvantagem nos critérios de desempate para todos os adversários, uma vitória e um empate são fundamentais nas contas do Rubrão. O time paulista ainda enfrenta o Náutico (casa), Boa Esporte (fora) e Joinville (casa).
Praticamente com a mesma conta do Oeste, o Bragantino terá duas partidas longe de São Paulo e uma como mandante. Com os mesmos 42 pontos, a Massa Bruta enfrenta Atlético-GO, Paraná e encerra sua participação em Natal contra o ABC.
Além dos citados, o Paraná venceu o Atlético-GO por 2 a 0, chegou aos 44 pontos e, com ainda nove em disputa, ficou muito próximo da permanência na Série B do Campeonato Brasileiro.
Retrospecto
A equipe que se salvou da queda com o menor número de pontos conquistados na história da Série B em pontos corridos foi o Guaratinguetá, em 2012, quando precisou apenas de 43 pontos e 38% de aproveitamento em toda a competição para se livrar da disputa da Série C no ano seguinte.
Confira a sequência dos ameaçados
14º) ABC – 42 pontos: Ceará (C), Vila Nova (F) e Bragantino (C);
15º) Bragantino – 42 pontos: Atlético-GO (F), Paraná (C) e ABC (F);
16º) Oeste – 42 pontos: Náutico (C), Boa Esporte (F) e Joinville (C);
17º) América/RN – 39 pontos: Ponte (F), Náutico (C) e Paraná (C).
18º) Icasa – 39 pontos: Paraná (C), Vasco (F) E Boa Esporte (C);
Por Miguel Medeiros Foto: Wellington Rocha