Páginas

sábado, 11 de outubro de 2014

Mundial de Ginástica: Artur Zanetti e Hypolito são medalhistas no Mundial

Zanetti obteve 15,733 pontos e perdeu o ouro por dois décimos / Kazuhiro Nogi / AFP

Atual campeão olímpico e mundial nas argolas, o brasileiro Artur Zanetti teve que se contentar com a medalha de prata no Mundial de Ginástica, neste sábado dia 11, em Nanning, na China, enquanto Diego Hypolito conquistou o bronze no solo.

Com 15,733 pontos, Zanetti foi derrotado por dois décimos por um atleta da casa, Liu Yang (15,933). Outro chinês subiu no pódio, You Hao, que dividiu o bronze com o russo Denis Abliazin, por ter obtido exatamente a mesma nota (15,700).

O brasileiro de 24 anos já soma três medalhas em mundiais, depois da prata em Tóquio-2011 e do ouro na Antuérpia-2013.

Já Diego Hypolito deu a volta por cima depois de passar por um momento complicado. O ginasta de 28 anos chegou a Nanning como reserva, mas acabou ganhando mais uma oportunidade de brilhar com a contusão do jovem Caio Souza.

O orgulho do campeão prevaleceu e Diego foi buscar sua quinta medalha em Mundiais, depois de ter conquistado o bi em Melbourne-2005 e Stuttgart-2007, a prata em Aarhus-2006, e outro bronze em Tóquio-2011.

O título foi conquistado pelo russo Denis Abliazin, que conseguiu a nota 15,750, a prata ficou com o japonês Kenzo Shirai (15,733) e o brasileiro conquistou o bronze com 15,700.

Por AFP Foto Kazuhiro Nogi

Tardelli brilha, Messi perde pênalti e Brasil derrota a Argentina no Superclássico

Tardelli marcou um gol em cada tempo no triunfo em Pequim / Fred Dufour / AFP

Com dois gols de Diego Tardelli, a seleção brasileira venceu por 2 a 0 o Superclássico das Américas contra a Argentina, na manhã deste sábado (11), disputado no estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, na China.

A equipe nacional abriu o placar aos 27 minutos do primeiro tempo, quando o atacante aproveitou uma falha da zaga adversária dentro da área, após cruzamento, e finalizou de primeira no canto esquerdo do goleiro.

Antes disso, o time comandado pelo técnico Gerardo Martino mostrava superioridade em campo e chegava com perigo à meta de Jefferson, porém não conseguiu converter nenhuma chance.

Em seguida, a Argentina esboçou reação com o meia-atacante Dí Maria, que avançou pela esquerda e viu o árbitro marcar pênalti de Danilo sobre ele aos 40 minutos de jogo.

Mais uma vez, Jefferson brilhou e conseguiu defender a cobrança de Lionel Messi no lado direito do gol, mantendo a vantagem brasileira no placar antes do invervalo.

No começo do segundo tempo, as duas equipes criaram boas chances, mas foi Tardelli quem voltou a balançar a rede. Aos 27 minutos, ele apareceu na pequena área após escanteio e, de cabeça, ampliou.

Assim, Dunga aproveitou para realizar três mudanças. Primeiro, Tardelli deu lugar a Kaká aos 37 minutos. Depois, o zagueiro David Luiz sentiu lesão muscular e deixou o campo para a entrada de Gil, enquanto Robinho substituiu Neymar pouco antes do apito final.

A partida deste sábado foi a 100ª na história entre as duas seleções sul-americanas. Antes do triunfo em Pequim, o Brasil havia vencido 39, perdido 36 e empatado 24 vezes, além de ter marcado 156 gols e sofrido 155.

Agora, a equipe verde e amarela volta a campo na próxima terça-feira (14), quando tem amistoso marcado diante do Japão, no estádio Nacional de Cingapura.

Por Band Sport Foto Fred Dufour AFP

Dever de casa! América-RN busca reação contra Z4 diante do Sampaio Corrêa

América projeta vitória em casa contra últimas colocações (Foto: Wellington Rocha)

Na zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro há seis rodadas consecutivas, o América precisa iniciar a reação para deixar as últimas colocações enquanto é tempo. A oportunidade não poderia ser melhor. Neste sábado (11), a partir das 16h20, na Arena das Dunas, em Natal, o Alvirrubro entra em campo para tentar fazer o “dever de casa” contra o Sampaio Corrêa. 

O Alvirrubro potiguar é o 17º colocado com 29 pontos, quatro a menos que o Paraná, primeiro clube fora da degola antes do início desta 29ª rodada. Ainda que a vitória não seja suficiente para tirar o time do Z4 ainda este final de semana, os três pontos podem encaminhar a saída da zona de desconforto. O Sampaio tem 42 pontos ganhos e ocupa a 6 posição na tabela do campeonato Brasileiro da série B.

Por Bruno Araújo Foto Wellington Rocha

Náutico e ABC duelam por objetivos distintos na Arena Pernambuco

Arena PE TR (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Se o Náutico ainda tenta digerir a goleada sofrida para o América-MG, por 4 a 1, em plena Arena Pernambuco, o ABC chega ao estádio em São Lourenço da Mata (Região Metropolitana do Recife) motivado após bater o Avaí na última rodada. Os dois resultados influenciaram diretamente nos objetivos de cada um. O Timbu viu o sonho do acesso praticamente ir pelo ralo, enquanto o time potiguar respirou mais aliviado na briga contra o rebaixamento. Na tarde deste sábado, a bola rola a partir das 16h10. 

Para o ABC, a partida também é decisiva. Com 35 pontos, o técnico Moacir Júnior planeja conquistar mais dez para assegurar a permanência na Série B do próximo ano o quanto antes. O time alvinegro, hoje, ocupa a 13ª colocação, com 35 pontos. Mesmo fora de casa, o treinador quer aproveitar o momento instável do Timbu, que antes de sofrer a goleada para o América, vinha embalado e motivado após duas vitórias. O Náutico soma 41 pontos e está na 8ª colocação. 

Por Globo Esporte São Paulo Foto Aldo Carneiro / Pernambuco Press

Fase final dos JERNS começou nesta sexta-feira e reúne 11 mil atletas em Natal

Fase decisiva conta com 422 escolas (Foto: Alberto Leandro)

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS) chega à fase decisiva da sua 44ª edição nesta sexta-feira (10), com a realização da abertura que teve início as 9h, no ginásio da UFRN, em Natal. A expectativa é de que 11 mil alunos de 422 escolas participem da etapa 2014.

Os jogos tiveram início ao meio dia, desta sexta, e serão finalizados no dia 22 deste mês. Entre as modalidades estão atletismo, badminton, basquete, capoeira, ciclismo, futebol, futebol de areia, futebol society, futsal, ginástica aeróbica, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, handebol de areia, judô, karatê, luta olímpica, nado sincronizado, natação, surf, taekwondô, tênis de mesa, vôlei, vôlei de duplas e xadrez.

Segundo o coordenador do evento, Jorian Fontes, as competições não possuem o mesmo prestígio de antigamente. Conhecidos por lotar estádios e ginásios, os JERNS sofrem com a redução de público e participantes. Apesar disso, ele enalteceu a motivação dos atletas para a edição deste ano.

“As escolas não dão aquele total apoio de antigamente e violência também afastou um pouco, mas a motivação é a mesma, o nível técnico é ótimo com atletas que foram premiados em jogos escolares brasileiros, por exemplo, sempre com grande atletas. Sempre temos bons resultados”, disse Jorian.

Diferentemente de edições anteriores, o JERNS 2014 já tem as premiações garantidas. Os vencedores nos jogos desta sexta-feira irão garantir as primeiras medalhas. “Eles saíram suados e com medalha no peito”, garantiu.

Pela primeira vez a categoria mirim será disputada por atletas de 11 a 12 anos. Já a infantil, com participantes de 13 a 14 anos enquanto a juvenil por atletas de 15 a 17 anos.

Por Miguel Medeiros Foto Alberto Leandro