Páginas

quinta-feira, 3 de julho de 2014

David Luiz é eleito melhor do Mundial até oitavas

David Luiz passou James Rodríguez / Odd Andersen/AFP

O melhor jogador da Copa do Mundo, após a disputa das oitavas de final, é o zagueiro brasileiro David Luiz. Essa é uma conclusão da Fifa, que organiza em parceria com um patrocinador, um ranking de performance dos atletas.

Em quatro jogos, David Luiz recuperou a posse de bola em 24 oportunidades, acertou 77,9% dos passes e marcou um gol, contra o Chile. Em terceiro lugar ao final da primeira fase, o defensor brasileiro ultrapassou o meio-campista colombiano James Rodríguez, ex-líder e atual goleador da competição.

Mesmo com dois gols diante do Uruguai, Rodríguez caiu uma posição. Ele está à frente do atacante francês Karim Benzema.

A relação dos dez primeiros conta com mais dois brasileiros. O atacante Neymar subiu da oitava para a sexta posição, enquanto o zagueiro Thiago Silva passou de nono a sétimo.

O chileno Claudio Bravo é apontado como melhor goleiro. Na seleção ideal, formada pelos melhores de cada posição, não há espaço para Neymar, nem para o argentino Lionel Messi.

Veja abaixo a relação dos dez melhores:
1º - David Luiz, zagueiro, Brasil, 9,79
2º - James Rodríguez, meia, Colômbia, 9,74
3º - Karim Benzema, atacante, França, 9,7
4º - Arjen Robben, atacante, Holanda, 9,66
5º - Jan Vertonghen, lateral, Bélgica, 9,62
6º - Neymar, atacante, Brasil, 9,59
7º - Thiago Silva, zagueiro, Brasil, 9,56
8º - Ivan Perisic, meia, Croácia, 9,53
9º - Johan Djourou, zagueiro, Suíça, 9,5
10º - Thomas Müller, atacante, Alemanha, 9,48

Por Folhapress

Seleção da Argélia é recebida com festa

Jogadores desfilaram pelas ruas da capital argelina / Farouk Batiche / AFP

A seleção da Argélia fez história na Copa do Brasil. Pela primeira vez em sua história o país africanos conseguiu se classificar para as oitavas de final da competição e sua população soube valorizar o feito. Ao desembarcar em Argel, capital do país, os jogadores foram recepcionados por uma multidão e desfilaram em cima de um ônibus para agradecer o carinho.

A Argélia só foi eliminada após o jogo contra a poderosa Alemanha ser decidido apenas na prorrogação. Os africanos deram muito trabalho para os europeus e deixaram o Brasil de cabeça erguida.

A derrota também acabou com o sonho da Argélia enfrentar a França, país que o colonizou e mantém uma conturbada relação, nas quartas de final, isso, no entanto, não diminuiu o orgulho de sua população pelo time.

Além do feito de chegar a segunda fase da competição, foi no Brasil que a Argélia voltou a vencer uma partida em Copas do Mundo. A vitória por 4 a 2 sobre a Coreia do Sul, encerrou um jejum de 32 anos. A última vez que a seleção tinha ganhado um jogo de Mundial foi contra o Chile, em 1982.

Esta foi a quarta participação argelina em Copas. Antes eles estiveram presentes em 1982, 1986 e 2010.

Fonte Band Esportes

Seleção brasileira já está em Fortaleza

Scolari treina a seleção brasileira nesta quinta-feira em Fortaleza / Bruno Domingos/Mowa Press

Os jogadores e comissão técnica da seleção brasileira já estão em Fortaleza. Eles desembarcaram no aeroporto da capital cearense por volta das 19h15 e da base aérea foram direto para o hotel, sem contato algum com os torcedores.

Aproximadamente 300 pessoas recepcionam a Seleção. Na frente da concentração, alguns fãs também ficaram esperando. Mas os jogadores desceram do ônibus e entraram direto no hotel.

O jogador que teve seu nome mais gritado foi Neymar, mas também David Luiz, que foi eleito o melhor jogador da Copa até às oitavas de final, também era bem requisitado, assim como o atacante Hulk.

A PM esteve no local com 150 homens.

Brasil e Colômbia duelam por uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo na próxima sexta-feira, às 17h. O vencedor encara quem triunfar no duelo das 13h do mesmo dia, entre Alemanha e França.

Fonte Band Esportes

Oito melhores seleções da Copa são definidas com equilíbrio e emoção

Seleção Brasileira volta a campo sexta-feira, contra Colômbia (Divulgação/CBF)

As oito melhores equipes da Copa do Mundo de 2014 são também os oito times que terminaram em primeiro lugar nos seus grupos durante a primeira fase do torneio. Com o fim das oitavas de final, ontem, 56 jogos já foram disputados e agora faltam apenas oito para o fim da competição. Brasil, Colômbia, Holanda, Costa Rica, França, Alemanha, Argentina e Bélgica ainda lutam para levantar a taça.

As quartas de final começam sexta-feira (4), quando a França encara a Alemanha às 13h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. No mesmo dia, o Brasil entra em campo para enfrentar a Colômbia, às 17h, no Castelão, em Fortaleza. No sábado, é a vez de Argentina e Bélgica disputarem uma vaga nas semifinais, às 13h, no Mané Garrincha, em Brasília. Por fim, Holanda e Costa Rica medem forças em partida marcada para as 17h, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

A média de gols do torneio continua alta. Já foram marcados 154 gols em 56 partidas, o que dá uma média de 2,75 por jogo. É a média mais alta desde a Copa de 1982, na Espanha, que teve 2,8. Na Alemanha-2006, a média foi de 2,29 gols por jogo. No último Mundial, na África do Sul, em 2010, o número caiu para 2,26, a segunda pior da história das Copas.

Além disso, o número total de gols marcados na Copa de 2014 também já superou as duas últimas edições. Embora ainda faltem oito partidas para o fim do Mundial, os 154 gols marcados até agora superam as marcas da Copa de 2006, que teve 147 gols em 64 jogos, e da Copa da África do Sul, com 141 gols em 64 jogos.

Entre os estádios que mais viram gols, a Arena Fonte Nova, em Salvador, se destaca. Nada menos do que 24 gols saíram no gramado baiano. A média é de incríveis 4,8 gols por jogo. O Beira-Rio, em Porto Alegre, vem logo atrás. Foram 22 gols em cinco partidas, com média de 4,4.

Fonte Portal da Copa

FIFA cogita implantar 4ª substituição

Medida pretende diminuir impacto físico nos jogadores / Adrian Dennis/AFP


Depois de cinco prorrogações em oito jogos das oitavas de final, a Fifa já cogita aumentar para quatro o número de substituições, pelo menos nos casos em que as partidas sejam decididas no tempo extra de 30 minutos.

Nesta quarta-feira, Gérard Houllier, membro do Grupo de Estudos Técnicos da entidade, afirmou que a mudança está sendo estudada e que será alvo de debate no próximo congresso do comitê, no Panamá, em setembro.

“Normalmente levantamos a questão se precisamos de uma nova substituição, principalmente na prorrogação. Vamos levar essa ideia ao congresso. Acho que, com a intensidade dos jogos atualmente, teríamos menos jogadores com câimbras. Tudo tem acontecido muito rápido, o ritmo tem sido muito intenso, principalmente nos finais das partidas”, declarou Houllier.

Ex-técnico da França e do Liverpool, Houllier aproveita para falar em nome da classe. “Por causa do ritmo, há times entrando em colapso, jogando completamente esgotados. Algumas substituições no momento certo podem dar um novo frescor. Para o técnico é importante”, afirmou.

Atualmente são permitidas apenas três substituições por jogo, mesmo que a partida vá para a prorrogação. No Brasil, em duelos disputados sob forte calor, no início da tarde, muitos jogadores saíram de campo antes do fim por completa estafa.


Por Romulo Tesi do Rio de Janeiro via Band Esportes Foto Adrian Dennis AFP

Jogadores acreditam que vitória do Brasil sobre Chile fortaleceu grupo

Júlio César defendeu dois pênaltis (Getty Images)

A Seleção Brasileira saiu fortalecida após passar pela experiência de encarar a disputa de pênaltis contra o Chile pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Esta é a avaliação do goleiro Victor e do volante Ramires, que participaram da coletiva de imprensa na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), nesta terça-feira (01.07).

“Foi uma vitória e uma classificação que servem para nos fortalecer. A tendência é a de que as coisas se afunilem e fiquem mais difíceis, então, essa experiência serve de referência para o que vamos enfrentar nas próximas fases. No próximo jogo estaremos mais fortalecidos”, avaliou Victor.

Os jogadores também negaram que haja um desequilíbrio emocional do grupo, depois de várias pergunta dos jornalistas sobre as cenas de choro dos atletas antes das cobranças decisivas diante dos chilenos.

“Acho que estão falando muito da questão psicológica. Foi uma emoção diferente contra o Chile, mas já passei por isso em decisão de Champions League e vi jogadores experientes chorando. É uma emoção normal antes de uma disputa como essa. Todo jogador está preparado para o que vier e o que passamos contra o Chile nos fortaleceu e vamos estar mais preparados. O emocional foi pela partida, jogar prorrogação, pênaltis, 200 milhões torcendo, calor, mas estamos sabendo administrar bem”, afirmou Ramires.

“O pessoal está colocando a questão emocional como um peso e eu não vejo assim. Estamos vivendo a Copa de forma intensa e extravasamos com o choro. O Julio chorou antes dos pênaltis e fez o que fez. Estamos representando uma nação com 200 milhões de pessoas, é muita responsabilidade, mas que transformamos em motivação. Eu não vejo de forma negativa”, respondeu o goleiro do Brasil.

Fonte Portal da Copa Foto Getty Images

Com titulares em campo, ABC vence UFRN em novo jogo-treino

Zé Teodoro - técnico do ABC (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

Diferentemente do duelo com o Globo FC, na terça-feira, quando observou o rendimento dos reservas, o ABC utilizou a formação principal para bater a seleção da UFRN por 7 a 0, na tarde desta quarta-feira. Os gols foram marcados por Dênis Marques (3), Rodrigo Silva (2), Renato e João Henrique. O jogo-treino foi realizado no Estádio Frasqueirão, em Natal.

O técnico Zé Teodoro escalou o que tem de melhor, com Gilvan, Madson, Marlon, Diego Jussani e Luciano Amaral; Daniel Amora, Michel Benhami, Liel e Xuxa; Dênis Marques e Rodrigo Silva.

Dênis Marques abriu o placar em cobrança de pênalti, logo aos oito minutos. Rodrigo Silva ampliou aos 34. DM9 voltou a marcar aos 38, e Rodrigo Silva fez mais um aos 43.

No segundo tempo, Zé Teodoro promoveu mudanças e o ABC atuou com Gilvan, Madson (Somália), Marlon, Diego Jussani (Suéliton) e Luciano Amaral; Fábio Bahia, Michel Benhami, Renato e João Henrique; Dênis Marques e Rodrigo Silva.

Renato fez um bonito gol aos 29 minutos, o quinto do Mais Querido. Quatro minutos depois, Dênis Marques balançou as redes mais uma vez. João Henrique, em toque por cobertura, fechou a goleada aos 40 minutos.

Fonte Globo Esporte RN Foto Jocaff Souza 

América-RN procura ‘garçom’ para retomada da Série B do Brasileiro

Fase de Pimpão será a aposta do América fora de casa (Foto: Wellington Rocha)

Ter um camisa 10, um meia-armador é o sonho de consumo de qualquer equipe. E o América encontrou esse jogador no jovem Arthur Maia. Infelizmente para os rubros uma lesão no calcanhar tirou o atleta dos últimos jogos da Série B, mesmo que o jogador não tenha sido o mesmo em que levou os rubros ao título Estadual e à semifinal da Copa do Nordeste. Agora, o time potiguar tenta encontrar um substituto à altura para superar a ausência que tem feito falta ao meio de campo.

Contratados, apresentados e treinando com o elenco americano estão os recém-chegados Andrezinho e Morais. A dupla desembarcou em Natal como uma esperança para assumir um setor combalido pelo desfalque de Maia. Para a função, Oliveira Canindé utilizou na ausência do camisa 10 os meias Jeferson e Daniel Costa. A dupla não agradou.

O volante Fabinho e o lateral Wanderson chegaram a ser utilizados na função alternando com jogadores de ofício para dar um reforço ao setor, além dos eventuais recuos do atacante Rodrigo Pimpão para pegar a bola e munir os colegas na direção do gol. E justamente o atacante é o “rei das assistências” no time rubro na Série B

Rodrigo Pimpão foi responsável por originar quatro dos 14 gols marcados pelo Alvirrubro na Segundona deste ano. Não bastasse o número de assistências bem-sucedidas, o jogador ainda foi um dos que mais arriscou, com um total de 23 tentativas. Além disso, ele marcou cinco dos gols americanos na 2ª Divisão.

A contratação da dupla de meias é uma iniciativa do departamento de futebol americano para encontrar não apenas um substituto à altura de Arthur Maia, mas um jogador que possa desempenhar a função de “garçom” que vem sendo assumida por jogadores de outra posições.

Curiosamente, Arthur Maia, destaque no Estadual e na Copa do Nordeste, não foi o mesmo na Série B. Além de não ter feito gols, o jogador não conseguiu nas partidas em que esteve em campo dar uma assistência sequer para que seus companheiros balançassem as redes, apesar de ter tentado seis vezes.

Os pretensos substitutos, Jeferson e Daniel Costa, juntos, não conseguiram dar uma assistência correta e, mesmo nas tentativas, somam juntos 12 assistências, metade do que Pimpão conseguiu oferecer em campo nos 10 primeiros jogos do América na Série B.

Fabinho, oscilando do ponto de vista ofensivo, também tentou, mas não teve nas assistências seu ponto alto. Wanderson, por outro lado, encaminhou três parceiros para a comemorações, errando outras 15 tentativas.

O América volta a campo pela Série B, no próximo dia 15 de julho, quando enfrentará o Bragantino-SP. A partida está marcada para as 21h50, na Arena das Dunas. O América ocupa atualmente a 11ª posição na Segundona com 13 pontos.

Por Bruno Araújo Foto Wellington Rocha via Portal no Ar

CBF divulga tabela detalhada da Série D do Campeonato Brasileiro

Carrossel Série D (Foto: Divulgação)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela detalhada da Série D do Campeonato Brasileiro de 2014. Clique aqui para conferir. A competição terá início no dia 19 de julho, uma semana após o término da Copa do Mundo, e será realizada até do dia 16 de novembro, quando será disputado o segundo jogo da final.

No total serão 41 clubes de todos os estados do país, um a mais que na edição do ano passado, por conta do rebaixamento de cinco clubes na Série C em 2013, já que o torneio teve a participação de 21 equipes com a inclusão do Rio Branco-AC após acordo na Justiça. Ao todo serão oito grupos com cinco times cada, com exceção da chave A1, que terá seis clubes com a inclusão do Rio Branco-AC.

A grande mudança da Série D 2014 ocorre nos cruzamentos da segunda fase. Os confrontos das oitavas de final não serão mais regionalizados. A CBF adotou o mesmo critério utilizado pela Conmebol na Libertadores: o melhor primeiro colocado enfrentará o pior segundo, e assim por diante. Nas etapas seguintes até a final também será levado em consideração a melhor campanha nas fases anteriores.

Na tabela já consta os nomes do Moto Clube, vice-campeão maranhense, no Grupo A2, e do Pelotas, que conquistou o direito de disputar a Quarta Divisão ao ser campeão da SuperCopa Gaúcha de 2013, no Grupo A8. Na época do sorteio dos grupos foi anunciado por engano as participações do MAC, que foi rebaixado no Estadual, e do Novo Hamburgo.

Confira os confrontos da primeira rodada
Sábado, 19/7
Grupo A7

15h - Ituano x Brasil-RS - Novelli Júnior

Domingo, 20/7
Grupo A1

16h Santos-AP x Princesa do Solimões - Zerão
17h Ariquemes x Atlético-AC - Aluísio Ferreira
19h Rio Branco-AC x São Raimundo-RR - Arena da Floresta

Grupo A2
16h Guarany-CE x River-PI - Junco
16h Remo x Moto Club - A definir

Grupo A3
16h Baraúnas-RN x Central-PE - Leonardo Nogueira
16h Coruripe-AL x Jacuipense-BA - Gerson Amaral

Grupo A4
16h Porto-PE x Globo-RN - Luiz Lacerda
16h Vitória da Conquista x Betim - Lomanto Júnior

Grupo A5
16h Villa Nova x Brasiliense - Castor Cifuentes
17h Itaporã-MS x Anapolina-GO - Douradão

Grupo A6
16h Luziânia x Tombense - Zequinha Roriz
16h Goianésia x Operário-MT - Valdeir de Oliveira

Grupo A7
16h Cabofriense x Guarani-SC - Alair Corrêa

Grupo A8
15h30 Pelotas x Penapolense - Boca do Lobo
16h Metropolitano-SC x Boavista - SESI

Fonte Globo Esporte