Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Felipão faz testes e termina com Fernandinho, Maicon e Ramires


O técnico Luiz Felipe Scolari mexeu na escalação da Seleção Brasileira no primeiro treino coletivo para a partida de sábado, contra o Chile, em Belo Horizonte. A primeira mudança já era esperada: Fernandinho ganhou a vaga de Paulinho, depois de tê-lo substituído muito bem na vitória por 4 a 1 sobre Camarões. Na parte final, Felipão promoveu outras duas e ainda viu David Luiz sair, com dores nas costas.

O time que iniciou a atividade na tarde desta quinta-feira, na Granja Comary, foi formado por Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. Na equipe reserva, Paulinho empatou o placar da primeira metade do treino após Fred ter aberto o placar a favor dos titulares.

Apesar da chance no time de cima, Fernandinho teve atuação discreta. Mostrou empenho logo no começo, conseguindo um desarme de carrinho, mas não repetiu o desempenho dos 45 minutos apresentados diante de Camarões, quando participou de jogadas importantes e também balançou a rede uma vez. Já Paulinho reagiu bem à alteração, chamando atenção entre os suplentes.

No intervalo do treino, Felipão colocou Maicon no lugar de Daniel Alves. O lateral direito reserva, porém, não agradou. Anotou um gol contra, de cabeça, encobrindo o goleiro Júlio César, e perdeu ótima chance de se redimir, quando, de frente para a meta, finalizou para fora.

Mas o pior para o treinador nesta quinta-feira foi ouvir de David Luiz pedir para sair. O zagueiro reclamou de dores nas costas e subiu para a sala do departamento médico, acompanhado do fisioterapeuta Luiz Alberto Rosan. Dantes assumiu seu posto, e Felipão escalou um zagueiro sub-20 do Fluminense na formação reserva.

Em seguida, Hulk deu lugar a Ramires, mas foi outro jogador do Chelsea, o meia Oscar, quem salvou os titulares. Ele recebeu passe dentro da área e chutou em cima de Victor, mas insistiu no rebote e estufou a rede para marcar o último gol do empate por 2 a 2 no penúltimo treino brasileiro antes da partida decisiva contra o Chile.

Por Tossiro Neto, enviado especial Teresópolis (RJ) via Gazeta Esportiva

Müller decide de novo e põe Alemanha nas oitavas; EUA támbem passam


Surge uma grande candidata ao título na tarde desta quinta-feira. Na Arena Pernambuco, a Alemanha dominou os Estados Unidos com propriedade durante o jogo inteiro. Apesar do primeiro tempo frustrante que terminou em zeros, os tricampeões mundiais seguiram com maior posse de bola e procurando mais o gol. O resultado da insistência foi o chute de Müller que morreu nas redes e foi o bastante para a vitória por 1 a 0. Apesar do revés, os EUA não têm muito o que lamentar, já que o outro resultado do grupo também lhe garante vaga nas oitavas de final.

O estilo de jogo da seleção alemã dá novo sentido ao termo “congestionar o meio-campo”. Como se não bastassem cinco criadores na linha de armação, os laterais ainda são acionados com frequência, subindo a sete o número de jogadores ofensivos quando o time de Joachim Löw tem a bola. Viradas de jogo precisas e avanço pelas pontas fazem a tricampeã mundial ser grande favorita ao título. Líderes da chave com sete pontos, nas oitavas de final os alemães encaram o segundo colocado do grupo H, que será decidido ainda nesta quinta-feira. A partida será nesta segunda.

Os Estados Unidos, por outro lado, mostram-se bastante crentes no sistema instituído por Jürgen Klinsmann. Disciplinados taticamente, interceptaram as ações ofensivas alemãs com frequência, dando poucas chances ao adversário pelo meio. O pecado é a fragilidade nas laterais, e os norte-americanos precisarão solucionar o problema antes da terça-feira, quando voltam a campo pelas oitavas de final. O adversário, líder do grupo H, será conhecido nesta tarde.

Fonte Gazeta Esportiva

Portugal vence, mas não supera saldo de gols dos EUA e está fora da Copa

Célio Messias/Gazeta Press

Pela última rodada do Grupo G, Portugal e Gana se enfrentaram na tarde desta quinta-feira, às 13 horas (de Brasília), em busca de uma vitória com grande diferença de gols. Além disso, as duas equipes dependiam do resultado do confronto entre Alemanha e Estados Unidos, realizado no mesmo horário. No Estádio Mané Garrincha, em Brasília, os portugueses derrotaram os ganeses por 2 a 1, mas ambas seleções não se classificaram para as oitavas de final da Copa do Mundo do Brasil.

No primeiro tempo, a seleção lusitana iniciou pressionando os adversários. Após bola na trave e chance cara a cara, o gol finalmente saiu aos 30 minutos. Miguel Veloso executou bom cruzamento da esquerda para a pequena área, John Boye tentou fazer o corte, mas acabou mandando para o fundo das redes. Gana ainda tentou reagir antes do intervalo, mas não ofereceu grandes perigos os goleiro Beto.

Na volta dos vestiários, a partida ficou mais equilibrada, com as duas equipes chegando aos ataques adversários com perigo. O gol de empate de Gana, então, saiu aos 11 minutos, após belo cabeceio de Asamoah Gyan. Aos 34, Cristiano Ronaldo colocou Portugal à frente do marcador novamente.

Com esse resultado, Portugal e Gana se despedem da Copa do Mundo do Brasil. A seleção lusitana de Cristiano Ronaldo repete o feito de 2002, quando Luis Figo, eleito o melhor do mundo em 2001, também não conseguiu ajudar sua seleção a passar para as oitavas da Copa do Mundo de Coreia e Japão.

Agora, Alemanha e Estados Unidos, primeiro e segundo colocados do Grupo G, respectivamente, aguardam os resultados das partidas do chaveamento H, que acontece na tarde desta quinta-feira. Os germânicos enfrentarão o segundo colocado.

Fonte Gazeta Esportiva

Após mordida Luis Suárez é suspenso por 9 jogos e está fora da Copa


Luiz Suárez está fora da Copa do Mundo. A Fifa anunciou nesta quinta-feira uma suspensão de nove jogos para o atacante uruguaio, após ele ter dado uma mordida no zagueiro italiano Chiellini no clássico da última terça-feira, na Arena das Dunas, em Natal. Assim, o Uruguai fica sem o seu principal jogador para encarar o mata-mata da competição.

O polêmico lance aconteceu aos 36 minutos do segundo tempo, quando Suárez e Chiellini trombaram dentro da área. O uruguaio, então, deu uma mordida no ombro do italiano. Apesar das reclamações dos jogadores da Itália, o árbitro não marcou nada. No final, o Uruguai acabou vencendo por 1 a 0, garantindo vaga nas oitavas de final e eliminando o rival.

Apesar dele não ter sido punido pelo árbitro, a Fifa abriu processo disciplinar no caso. O Uruguai chegou a apresentar uma defesa para Suárez, mas a entidade aplicou uma dura punição ao atacante de 27 anos. Segundo decisão do Comissão Disciplinar, ele cometeu duas infrações: agressão e comportamento antidesportivo com outro jogador.

Assim, Suárez foi suspenso de nove jogos oficiais, valendo já a partir das oitavas de final entre Uruguai e Colômbia, neste sábado, no Maracanã. Ele também foi banido de qualquer atividade relacionada ao futebol pelos próximos quatro meses, não podendo sequer entrar em estádios, o que interfere em seu trabalho no Liverpool. E ainda recebeu multa de 100 mil francos suíços (cerca de US$ 110 mil).

"Tal comportamento não pode ser tolerado em nenhum campo de futebol, principalmente numa Copa do Mundo, quando os olhos de milhões de pessoas estão nos astros no gramado. A Comissão Disciplinar levou tudo isso em consideração para considerar Suárez culpado", anunciou o presidente do órgão da Fifa, Claudio Sulser, ao comunicar a punição.

Um dos principais atacantes do mundo na atualidade, Suárez é reincidente. Em 2010, quando jogava no Ajax, mordeu um jogador do PSV Eindhoven e pegou sete jogos de suspensão. No ano passado, já pelo Liverpool, a mordida foi em Ivanovic, do Chelsea. Na ocasião, levou 10 partidas de gancho. Agora, vai desfalcar a seleção uruguaia na Copa do Mundo.

Por Agência Estado

Com três gols de Shaqiri em Manaus, Suíça passa por Honduras e avança às oitavas



Se em 2010 a Suíça não conseguiu passar de um empate em 0 x 0 com Honduras na terceira rodada da primeira fase da Copa do Mundo da África do Sul, no Brasil a história foi diferente. Quem escreveu o capítulo helvético foi o meia Xherdan Shaqiri, que anotou três gols na partida com os hondurenhos, disputada nesta quarta-feira (25.06), na Arena da Amazônia, em Manaus. O resultado, somado ao empate do Equador diante da França no Maracanã, leva a Suíça às oitavas de final. Honduras volta para casa.

A Suíça terminou a primeira fase do Grupo E em segundo lugar, com seis pontos. A França ficou em primeiro, com sete. A adversária dos suíços na próxima fase é a Argentina (primeira do Grupo F) - o jogo será na Arena Corinthians, em São Paulo, às 13h do dia 1 de julho. Clique na imagem ao lado e veja a tabela completa da Copa do Mundo.

Esta foi a quarta e última partida do estádio na Copa do Mundo. E, apesar de o público manaura ter presenciado jogos com mais estrelas em campo - como Itália x Inglaterra e Estados Unidos x Portugal -, o jogo desta quarta teve o maior público do Mundial em Manaus: 40.322 presentes.

As duas equipes entraram em campo buscando a vitória, pois só assim avançariam na competição. A missão dos suíços ficou mais fácil após um belíssimo chute de Shaqiri de fora da área, aos 5 minutos de jogo. A bola tocou no travessão antes de alcançar as redes do goleiro Valladares.

O segundo gol saiu aos 30 minutos. Em rápido contra-ataque, Drmic encontrou Shaqiri livre na entrada da área. O artilheiro do dia bateu no canto esquerdo do goleiro e aumentou.

Honduras partiu para o ataque e o goleiro suíço Benaglio foi obrigado a fazer pelo menos três boas defesas, alé de uma bola que o lateral Rodriguez tirou em cima da linha para evitar o gol hondurenho.

Shaqiri fechou o placar aos 26 do segundo tempo, novamente em um contra-ataque puxado por Drmic, o meia suíço completou livre, diante de Valladares.

Shaqiri foi o segundo jogador a marcar três gols em uma única partida nesta edição da Copa do Mundo. O alemão Thomas Müller fez três na goleada germânica sobre Portugal, na primeira rodada, na Fonte Nova, em Salvador.

Fonte Portal da Copa foto Getty Images

França empata sem gols com o Equador e enfrenta a Nigéria nas oitavas



O placar não mudou. Mas França e Equador insistiram durante toda partida para sair do 0 x 0 no Maracanã nesta quarta-feira (25.06). O resultado definiu quem passa para próxima fase: França vai em primeiro do Grupo E, com sete pontos, e Equador fica de fora, em terceiro, com três pontos. A Suíça abocanhou a segunda vaga ao bater Honduras na Arena da Amazônia, em Manaus, por 3 x 0.

Quem precisava da vitória era o Equador, mas quem dominou as ações de ataque foi a França (62 dos franceses contra 18 dos equatorianos). O time europeu entrou em campo com seis pontos conquistados em duas goleadas (3 x 0 contra Honduras e 5 x 2 contra Suíça) e aproveitou a tranquilidade para poupar alguns jogadores: Debuchy, Evra, Varane, Valbuena e Giroud. Cabaye estava suspenso.

Fonte Portal da Copa Foto Getty Images